EX-PREFEITO VANE E CONSTRUTORA DO SHOPPING POPULAR TERÃO QUE DEVOLVER R$ 2,3 MILHÕES

MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA QUER BARRAR O SÃO JOÃO DE WENCESLAU GUIMARÃES

FAMILIARES DE RANITLA VIAJARÃO DE EUNÁPOLIS PARA ATO EM ILHÉUS

ILHÉUS: CRIMINOSOS FOGEM DE ABORDAGEM POLICIAL E ABANDONAM CARRO ROUBADO

RUI COSTA TOMA A 4ª DOSE DE VACINA CONTRA A COVID-19

JUSTIÇA AUTORIZA BUSER A OPERAR NA BAHIA

PREFEITURA DE ITABUNA TERÁ PONTO FACULTATIVO APÓS FERIADO

PARA JERÔNIMO, ACM NETO TENTA COLAR EM LULA: “CARONEIRO”

COOPERATIVA DE CIRURGIÕES ANUNCIA SAÍDA DO PLANSERV

Show está marcado para as 17 horas desse domingo (21)
Tempo de leitura: 2 minutos

Três shows musicais serão realizados em Buerarema e transmitidos com acesso gratuito, pelo Youtube da Casa de Cultura Jonas & Pilar, às 17 horas do próximo domingo (21), para marcar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Instituído em 1966 pela Organização das Nações Unidas, em memória ao “Massacre de Shaperville” (69 manifestantes negros foram mortos e centenas foram feridos, na África do Sul, quando uma lei obrigava negros e negras a andarem com identificações que limitavam seu trânsito na cidade de Joanesburgo), este foi o dia escolhido para a realização da Live Show Negritudes.

Além de lembrar o triste episódio, a Live Show “fortalece e amplia essa rede de resistência e de luta pelos direitos de homens e mulheres de ascendência africana, buscando também estimular o reconhecimento e sentimento de pertença da comunidade enquanto população negra”, diz a historiadora Rita Maria de Souza, consultora de assuntos étnico-raciais do projeto.

Todos os artistas têm forte ligação com a cidade e com a temática proposta. Nascidos ou vivendo há décadas na cidade, todos percebem que, apesar da veia artística expressiva e aparente aura de felicidade, Buerarema tem se tornado um ambiente bastante conservador e hostil ao diferente, às comunidades tradicionais e aos cultos religiosos de origem africana. Com expressivo número de habitantes negros, a comunidade não se reconhece como tal. A cultura da negação e do embranquecimento impera.

PABLO GUILHERME

Não-binário, de São José da Vitória, Pablo Guilherme é cantor e abiã da Casa de Logunedé em Buerarema. Revelação do projeto “Maio da Música” (2019), coprodução do Instituto Macuco Jequitibá e Coletivo Casa Flor, em “Samba de Moça”, traz em seu repertório canções dos gêneros Samba e Samba de Roda, com temática religiosa de matriz africana e afro-brasileira.

MOSES FERREIRA

Gênero fluído, nascido no Litoral Sul da Bahia, Moses Ferreira geralmente compõe utilizando o eu-lírico feminino. Apaixonado pela arte da música, da dança e da poesia, são essas as ferramentas que utiliza na luta por seus direitos, abordando temas como preconceito racial, machismo, intolerância e casos de amor. Intitulado IMPÉRIO, seu show traz um repertório que mescla músicas autorais e covers de grandes artistas da cena LGBTQI+, na atualidadetais como Liniker, Pablo Vittar, Gloria Groove, entre outros. Vale conferir.

SHOW INVERSÕES

Três cantoras de ascendência negra (com fenótipos bastante distintos), Ligia Callaz, Claudia Ferreira e Tainá Meoli fazem a releitura deste projeto que foi idealizado e realizado por elas em 2016, na Casa Flor.

Nele, apresentam canções populares mundialmente conhecidas em inglês/espanhol e suas versões para o português e vice-versa. Neste show, trarão um repertório essencialmente produzido por artistas afrodescendentes, como Bob Marley, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Rihanna, Carlinhos Brown, entre outros.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Moradores de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú e Jequié ganham R$ 180 mil na Nota Premiada Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-BA) divulgou a lista dos 91 sorteados de março da Campanha Nota Premiada Bahia. A ganhadora do prêmio máximo reside em Salvador, segundo a Sefaz. Cinara Regina de Santana Silva leva R$ 100 mil.

Há, ainda, outros 90 sorteados e cada um embolsará R$ 10 mil. Destes, 3 são de Itabuna, outros 3 residem em Ipiaú e 2 são de Teixeira de Freitas. Há ganhadores também de Vitória da Conquista, Porto Seguro, Ibirataia.

CLIQUE AQUI E SAIBA QUEM SÃO OS GANHADORES

Além dos 91 prêmios mensais, a campanha também faz sorteio especial de R$ 1 milhão, que contemplam um único participante. O próximo sorteio especial está programado para o dia 30 de junho. Neste caso, serão considerados todos os bilhetes gerados entre 1° de março de 2019 e 31 de maio de 2021.

PARTICIPAÇÃO DA CAMPANHA

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais.

O participante, no ato do cadastro, escolhe até duas instituições filantrópicas que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, uma da área social e outra da área de saúde, para doar as suas notas eletrônicas.

Vereador Ronaldão com o presidente do PL de Itabuna, Fernando Netto
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Ronaldão assumiu hoje (18) a liderança da bancada do PL na Câmara de Itabuna. O comunicado foi feito pelo presidente do partido no município, Fernando Netto. “Ronaldão tem credibilidade, além de larga experiência legislativa, representa a identidade do Partido que é de independência em relação ao Governo Municipal”, disse Fernando.

Reforçando a postura de independência, Fernando diz que a bancada não irá barganhar cargos e buscar interesses pessoais. “Queremos o benefício da nossa cidade e do seu povo. O partido irá cumprir seu papel, contribuindo para os acertos, fiscalizando e cobrando os erros da gestão”, completou, afirmando que o posicionamento está alinhado com o presidente estadual da legenda, José Carlos Araújo.

Além do vereador Ronaldão, a bancada do PL é composta por Sivaldo Reis, vice-presidente da Casa, e Gilson da Oficina. O PL disputou a eleição majoritária municipal com o ex-prefeito Capitão Azevedo. AO PIMENTA, Netto diz que o posicionamento do partido é de independência em relação ao governo municipal e não de oposição, pois é preciso pensar em Itabuna.

Senador foi vítima da Covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por volta das 16h15min desta quinta-feira (18), a equipe de comunicação do senador Major Olimpio (PSL-SP) anunciou a morte cerebral do político, vítima da Covid-19.

De acordo com a assessoria do parlamentar, que divulgou a informação nas redes sociais, a família vai ter que esperar o prazo de 12 horas para a confirmação do óbito, período exigido pela medicina legal.

A equipe médica do Hospital São Camilo, em São Paulo, avalia quais órgãos do senador podem ser doados.

Vacinação ocorre no Pontal e na Avenida Soares Lopes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) iniciou nesta quinta-feira (18) a vacinação de idosos acima de 74 anos no esquema drive-thru. Com atendimento iniciado às 8h, os pontos de vacinação contra a Covid-19 foram montados em dois locais, na Avenida Soares Lopes (perto do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães), e na praia São João Batista, perto da Igreja Católica, no bairro Pontal.

Essa nova etapa da imunização continuará amanhã (19), também a partir das 8h, nos mesmos locais.

A Sesau informa que, para receber a vacina, o idoso deve apresentar RG, cartão de vacinação, cartão do SUS e comprovante de residência.

Legião da Boa Vontade comemora 64 anos de parceria com o povo de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Legião da Boa Vontade (LBV) atua há 64 anos de mãos dadas com a comunidade itabunense e fez questão de marcar essa data investindo na educação de crianças e adolescentes atendidos pelos seus serviços. Ao longo desta semana, a entidade doou 105 kits com materiais pedagógicos para que meninos e meninas continuem seus estudos, mesmo durante a pandemia de Covid-19.

As famílias atendidas pela unidade também levaram pra casa uma cesta de alimentos e um kit de limpeza para que se protejam do novo coronavírus.

Quer fazer parte dessa corrente de solidariedade? Acesse o site www.lbv.org ou telefone para 0800 055 50 99.

Rui Costa anunciou medida nesta quinta-feira (18)
Tempo de leitura: 2 minutos

Assim como aconteceu em 2020, cerca de 860 mil baianos terão novamente a conta de água e esgoto paga pelo Estado da Bahia por um período de três meses em função da pandemia, o que representa um desembolso total de mais de R$ 17 milhões.

A medida é válida para os clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com Cadastro Social e consumo de até 25 metros cúbicos de água por mês. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa (PT), nesta quinta-feira (18), durante transmissão ao vivo em suas redes sociais.

“A medida começa a valer cinco dias após a sanção do Governo do Estado, mas antes disso, o projeto deve ser aprovado na Alba. É mais uma ajuda indireta às pessoas de baixa renda, contribuindo para que o eventual recurso financeiro que tenham em mãos, elas possam utilizar para a subsistência da família”, explicou Rui.

PRORROGAÇÃO DO IPVA

Os proprietários de veículos de transporte escolar e turístico e de autoescolas terão o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2020 e 2021 prorrogado por dois anos como forma de atenuar as dificuldades destes segmentos em função da pandemia do coronavírus. De acordo com decreto a ser assinado pelo governador Rui Costa, o IPVA de 2020 fica prorrogado para julho de 2022, e o de 2021, para julho de 2023.

Os beneficiários terão a opção de pagar em cota única, com desconto de 5%, ou parcelar o imposto devido em três vezes.

A cota única para pagamento do IPVA 2020 vencerá no dia 29 de julho de 2022. No caso de parcelamento, as datas de pagamento estão fixadas em 29 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro de 2022.

Já a cota única para pagamento do IPVA 2021 fica prorrogada para 31 de julho de 2023. Quem parcelar terá as datas de 29 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro de 2023 para efetuar os pagamentos.

A medida não inclui a taxa de licenciamento anual, cujos prazos de pagamento permanecem inalterados e deverão ser observados para efeito de expedição do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

SUS abriu mais dez leitos de UTI Covid para atender pacientes de Ilhéus e região
Tempo de leitura: < 1 minuto

O número de mortes causadas pela Covid-19 em Ilhéus subiu de 348 para 351 entre segunda (15) e terça-feira (17), informa a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que ainda não publicou o boletim epidemiológico de quarta-feira (18).

De acordo com a Sesau, 68 dos 70 leitos de UTI Covid dos hospitais de Ilhéus estavam ocupados na terça (17).

Ontem (18), o Governo da Bahia anunciou a abertura de 10 novos leitos de UTI Covid no Hospital Regional Costa do Cacau. Com isso, considerando os contratados pelo SUS nos hospitais privados, a região de saúde de Ilhéus passou a ter 80 leitos de terapia intensiva para o tratamento da doença.

O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro
Tempo de leitura: 2 minutos

O Diário Oficial da União traz hoje (18) a publicação da Medida Provisória (MP) nº 1.036/21 que prorroga os prazos para adiamento e cancelamento de serviços, reservas e eventos de turismo e culturais afetados pela pandemia de covid-19. O texto foi assinado ontem (17) pelo presidente Jair Bolsonaro.

A medida altera a Lei 14.046/2020, para estender seus efeitos ao ano de 2021. Até então, a medida valia para eventos adiados ou cancelados até 31 de dezembro do ano passado. A MP tem validade imediata após publicação no Diário Oficial da União, mas precisa ser votada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para não perder a validade.

Na hipótese de adiamento ou de cancelamento de serviços, de reservas e de eventos, incluídos shows e espetáculos, até 31 de dezembro de 2021, em decorrência da pandemia de covid-19, o prestador de serviços ou a sociedade empresária não será obrigado a reembolsar os valores pagos pelo consumidor.

No entanto, eles devem assegurar a remarcação do serviço cancelado ou a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos até 31 de dezembro de 2022. Caso nenhuma dessas ações seja possível, o prestador deverá restituir os valores pagos pelo consumidor. Além disso, os créditos já adquiridos pelo consumidor antes da edição da MP também poderão ser utilizados até o dia 31 de dezembro do ano que vem.

A prorrogação também vale para artistas, palestrantes ou outros profissionais já contratados para os eventos cancelados. Eles também ficam dispensados de reembolsar imediatamente os valores recebidos, desde que o evento seja remarcado para até 31 de dezembro de 2022.

Estão incluídos na lei, no setor do turismo, os meios de hospedagem (hotéis, albergues, pousadas, aluguéis de temporada, airbnb), as agências de turismo, as empresas de transporte turístico, os organizadores de eventos, os parques temáticos e os acampamentos. No setor da cultura, os cinemas, teatros, plataformas digitais de vendas de ingressos pela internet, os artistas (cantores, atores, apresentadores e outros) e demais contratados pelos eventos. Agência Brasil.

Carne e embutidos apreendidos pela Vigilância em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 400 quilos de carne bovina e 12 quilos de linguiça suína foram apreendidos pela Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Itabuna nesta semana. A fiscalização encontrou as carnes e os embutidos acondicionados, inapropriadamente, em bandejas e caixas plásticas de açougue estragadas, em bandejas enferrujadas ou em embalagens plásticas sujas, com graves riscos para a saúde da população.

O proprietário do estabelecimento foi autuado, levou multa e teve o alvará de funcionamento retido. Segundo nota da Prefeitura, o estabelecimento só poderá reabrir depois de cumprimento de medidas que lhe serão impostas pela Secretaria da Indústria e Comércio e Vigilância Sanitária, já que refrigeradores e freezers estão desligados e sem condições de armazenamento adequado dos alimentos. A câmara frigorífica também foi interditada.

Pedro é o primeiro médico residente do Costa do Cacau
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, recebeu, na última sexta-feira (12), o primeiro médico residente da unidade. Em dezembro de 2020, o hospital conseguiu a aprovação para implantar os Programas de Residência Médica de Clínica Médica e Cirurgia Geral.

De acordo com a médica Rosângela Melo, coordenadora do Programa de Residência Médica e da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HRCC e vice-coordenadora do curso de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a residência é uma modalidade de especialização sob a forma de treinamento em serviço. “Na Bahia é ofertada através de um concurso regulado pela Comissão Estadual de Residência Médica, denominada SUS-Bahia”, disse.

A médica explicou que todas as instituições que atendem a clientela do SUS e promovem programas de residência médica, se qualificam para o edital de seleção da comissão estadual, onde disponibilizam suas vagas. “Os alunos recém-graduados médicos ou que se formaram há algum tempo, mas ainda não fizeram a residência ou fizeram de outras especialidades, e querem obter novos treinamentos, prestam a seleção e se destinam as diversas instituições que oferecem esses programas”, esclareceu.

Rosângela Melo destaca que o HRCC fortaleceu suas estruturas, competências pedagógicas, formou equipe e alcançou condições para desenvolver seus programas de residência médica, com visão e missão para construção de um processo de ensino aprendizado. “Iniciamos com a clínica médica e cirurgia geral, programas oferecidos chamados de pré-requisito, enquanto nos preparamos para ampliar outras especialidades que vislumbramos para 2022, como cardiologia, ortopedia e traumatologia. No Brasil se entende que para construir o especialista médico no padrão ouro, é residência médica”, pontuou.

O médico Pedro Henrique Silveira, graduado pela Uesc e primeiro residente do HRCC, diz que faz parte de história que está sendo escrita, o primeiro programa de residência de Ilhéus “É uma enorme honra. Espero, dessa forma, devolver para a comunidade em todos os níveis de atenção à saúde todo o conhecimento que o ambiente do hospital irá me propiciar. Espero muito que os primeiros passos deste programa sejam um ensinamento a todos os que dedicam seu trabalho ao hospital e à comunidade. Para assim, reforçar sempre que nosso papel como profissional de saúde é acolher e oferecer a cada um a equidade necessária de atenção.”

Tempo de leitura: 2 minutos
Às vésperas de retomar o pagamento do auxílio emergencial, a Caixa Econômica Federal convida os usuários do aplicativo Caixa Tem a atualizar os dados cadastrais no aplicativo. Clientes nascidos em março podem fazer o procedimento a partir de hoje (18).

A atualização é feita inteiramente pelo celular, bastando o usuário seguir as instruções do aplicativo, usado para movimentar as contas poupança digitais. Segundo a Caixa, o procedimento pretende trazer mais segurança para o recebimento de benefícios e prevenir fraudes.

Ao entrar no aplicativo, o usuário deve acessar a conversa “Atualize seu cadastro”. Em seguida, é necessário enviar uma foto (selfie) e os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço).

O calendário de atualização seguirá um cronograma escalonado, conforme o mês de nascimento dos clientes. O cronograma começou no domingo (14) para os nascidos em janeiro e encerrará em 31 de março, para os nascidos em dezembro.

Confira o cronograma completo abaixo:

Mês de nascimento Data de atualização
Janeiro 14/3 (domingo)
Fevereiro 16/3 (terça)
Março 18/3 (quinta)
Abril 20/3 (sábado)
Maio 22/3 (segunda)
Junho 23/3 (terça)
Julho 24/3 (quarta)
Agosto 25/3 (quinta)
Setembro 26/3 (sexta)
Outubro 29/3 (segunda)
Novembro 30/3 (terça)
Dezembro 31/3 (quarta)

No ano passado, a Caixa abriu mais de 105 milhões de contas poupança digitais, das quais 35 milhões para brasileiros que nunca tiveram contas em banco. Além do auxílio emergencial, o Caixa Tem foi usado para o pagamento do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm).

Uma lei sancionada no fim de outubro autorizou a ampliação do uso das contas poupança digitais para o pagamento de outros benefícios sociais e previdenciários. Desde dezembro, os beneficiários do Bolsa Família e do abono salarial passaram a receber por essa modalidade. Da Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (18) a Operação Kindergarten, que visa reprimir fraudes em licitações e o desvio de recursos públicos destinados à Educação repassados pela União ao município de Barreiras, no oeste baiano.

São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Barreiras, São Desidério e Salvador, além de Belo Horizonte, Contagem e Divinópolis, em Minas Gerais.

Segundo informações da PF, as investigações que deram origem à operação foram iniciadas no ano de 2020, com base em informações apresentadas pelo Ministério Público Federal. O inquérito indica a contratação fraudulenta de um consórcio formado por empresas sem estrutura operacional para a reforma de escolas municipais.

Após atuação conjunta da Polícia Federal com o Ministério Público Federal, identificou-se a contratação de outras empresas do ramo de Engenharia, por meio de procedimentos licitatórios fraudulentos, com indícios de superfaturamento, para a elaboração de projetos executivos, reformas e construção de escolas.

Os responsáveis pelas condutas delitivas investigadas responderão pelos crimes de fraude a licitação, falsidade ideológica, corrupção passiva, corrupção ativa, organização criminosa, crime de responsabilidade e lavagem de dinheiro. Com informações do Metro1.

Celulares importados têm imposto reduzido
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo Federal reduziu, nesta quarta-feira (17), em 10% o Imposto de Importação de bens de capital e de informática e telecomunicações. Aprovada pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), do Ministério da Economia, a medida visa baratear a importação de máquinas e equipamentos usados por todos os setores produtivos, além de diminuir o preço de itens importados como celulares e computadores.

A redução da alíquota começa a valer sete dias após a publicação de Resolução Camex com a decisão, o que deve ocorrer nesta quinta-feira (18). Hoje, essas taxas variam de zero a 16% na Tarifa Externa Comum (TEC). Com a redução aprovada, uma máquina que hoje paga 10% de imposto, por exemplo, passará a pagar 9%.

Já um eletrônico que paga 16% de imposto, passará a pagar 14,4%. Adicionalmente, todas as alíquotas de 2% serão reduzidas para zero, diminuindo a burocracia e facilitando a vida dos importadores e consumidores.

A medida beneficia o consumidor brasileiro e os pequenos e médios empresários, com a redução de tarifas de importação de produtos como aparelhos celulares e notebooks, de 16% para 14,4%, e de equipamentos médicos de raio-X e microscópios óticos, de 14% para 12,6%.

Terão as alíquotas reduzidas, também, máquinas para panificação e fabricação de cerveja. Outro benefício será a redução do custo logístico e da construção civil, por meio da redução das alíquotas de guindastes, escavadeiras, empilhadeiras, locomotivas e contêineres, entre outros itens.

Jovens foram sequestrados em Porto Seguro. O corpo de um deles foi encontrado ontem.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia suspeita que integrantes de uma facção criminosa são responsáveis pelos assassinatos de dois jovens em Caraíva, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. O corpo de Ícaro Carvalho dos Santos foi encontrado na manhã de terça-feira (16), na Aldeia Indígena Xandó, com lesões profundas na cabeça e nos braços.

O amigo de Ícaro Carvalho, Davi Santos Souza está desaparecido. A polícia suspeita que o jovem também foi morto por integrantes do grupo conhecido como “Tribunal do Crime”. Testemunhas contaram que os amigos foram sequestrados pelos integrantes da facção criminosa.

Os dois jovens eram moradores de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo da Bahia, e teriam viajado ao extremo-sul do estado para trabalhar numa pousada durante a alta temporada. Os familiares das vítimas acreditam que os dois foram confundidos com outros bandidos.

Levado para o município de Santo Antônio de Jesus, o corpo de Ícaro Carvalho foi enterrado nesta quarta-feira. A polícia segue com a investigação para tentar localizar Davi Souza. Ninguém tinha sido preso até o início da noite de hoje.