INI AVALIA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA DOS MUNICÍPIOS DO LITORAL SUL

NOVA ALTA DOS JUROS PREJUDICA ECONOMIA, AFIRMA PRESIDENTE DA CNI

GOVERNO BAIANO ANUNCIA RECUPERAÇÃO DE 655 QUILÔMETROS DE ESTRADAS

SHOPPING JEQUITIBÁ CELEBRA 22 ANOS COM 144 LOJAS E 1.500 EMPREGOS DIRETOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA PISO SALARIAL DE R$ 4,7 MIL PARA ENFERMAGEM

ILHÉUS: CLÁUDIO MAGALHÃES CONFIRMA APOIO A FABRÍCIO FALCÃO

PAULO AZI VAI ESCOLHER RELATOR DE PROCESSO CONTRA EDUARDO BOLSONARO

ILHÉUS: ANNA LIBÓRIO É A CONFERENCISTA DO MOVIMENTO GERA MOVIMENTO NESTA QUINTA (5)

AUDIÊNCIA DISCUTE REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE ILHÉUS

Soane: melhor momento da economia de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do Agravo

O prefeito Mário Alexandre, Marão, vem estudando a viabilidade do nome da sua esposa, a ex-secretária de Assistência Social Soane Galvão, para candidatura a deputada estadual.

A candidatura pode ser pelo PSD, partido atual do prefeito e que tem o senador Otto Alencar como mandatário na região. Ao site PIMENTA, o senador afirmou que o partido estimula a candidatura de Soane.

Mas o PSD não é a única opção para a primeira dama. O PSC é outro partido que vem procurando Soane. Vale lembrar que a sogra de Soane, Ângela Sousa, foi deputada pelo PSC por dois mandatos. Confira mais no Agravo.

Cristiano, o suplente, é suspeito de encomendar a morte de Veronice
Tempo de leitura: 2 minutos

A Policia Civil investiga a participação do suplente da vereadora Veronice Romana, na tentativa de homicídio contra ela, na porta da casa onde a vítima mora, em Itapebi, no sul da Bahia. No último sábado (6), o órgão realizou buscas na casa e na fazenda do suspeito, mas ele não foi encontrado. Até a publicação desta reportagem, a polícia não tinha informações sobre o paradeiro do suplente, noticia o G1-BA.

A polícia afirma que uma das possibilidades é de que o atentado pode estar relacionado a ocupação do cargo de vereador, pois caso Veronice deixe a Câmara, o suspeito, identificado como Cristiano Pereira da Silva, poderá ocupar a vaga dela.

A tentativa de atentado aconteceu na última sexta-feira (5). Apesar do susto, a vereadora não ficou ferida. De acordo com a vítima, ela estava chegando em casa após uma caminhada, quando percebeu um carro parado com dois homens atrás dela. Um dos homens, que estava armado tentou atirar contra ela, mas a arma não disparou. A vítima suspeita que houve algum problema na arma de fogo.

Desde que tomou posse no dia 1º de janeiro deste ano, Veronice afirma que está sendo perseguida. Ela acredita que a tentativa tenha a ver com motivação política, no entanto, disse que não recebeu nenhum tipo de ameaça.

Após o depoimento da vítima, a polícia começou a investigar os interesses políticos como possível motivação do crime.

De acordo com a polícia, a esposa do suplente, informou para os policiais que ele havia acabado de tomar café e tinha saído. Entretanto, o órgão afirma que não havia vestígio que indicasse que ele realmente tomou café em casa.

O órgão informou que, em agosto de 2019, o investigado efetuou disparos durante uma discussão entre ele e a esposa. Na ocasião, o filho do casal, que tinha 12 anos, foi baleado.Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Litoral Sul realizou nesta segunda (8) a entrega de kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a catadores de materiais recicláveis de Itabuna. Ao todo, 57 kits de EPIs, com calça, camisa, bota, máscara com filtros, 18 pares de luva e 6 big bags, além de cesta básica, foram entregues aos agentes ambientais.

Receberam os kits agentes que residem nos bairros Nova Mangabinha, Manoel Leão, Nova Califórnia e Nova Ferradas e nos condomínios Itapoan, Jubiabá e Gabriela, além dos catadores que atuam no lixão de Itabuna.

A ação é resultado do projeto Pró-Catador, executado em parceira com a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com recursos do governo federal. De acordo com o coordenador do Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, a entrega de kits é mais uma oportunidade para qualificar o trabalho executado pelos catadores, proporcionando segurança e conforto aos trabalhadores.

– Estamos concluindo o Pró-Catador com a entrega dos equipamentos de proteção que vão levar bem estar social aos catadores. São trabalhadores que carecem de assistência e, sem dúvida alguma, conseguimos proporcionar a eles com o conhecimento transmitido nas capacitações realizadas no território, bem como agora, com a entrega dos materiais – disse ele.

Até o final de fevereiro serão distribuídos mais EPIs nos municípios de Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Eunápolis e Itamaraju, na Costa do Descobrimento.

Tempo de leitura: 2 minutos

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Rosemberg Pinto (PT), intermediou e participou, nesta segunda-feira (8), de audiências com o governador Rui Costa (PT) e prefeitos que presidem consórcios intermunicipais dos territórios de identidade do Litoral Sul e Médio Sudoeste. No total, 38 cidades estão associadas às entidades municipalistas.

“Esses prefeitos vieram resolver os problemas das suas cidades, mas não esqueceram de deixar uma agenda dos municípios associados aos consórcios, para que a gente possa melhorar a vida das pessoas nas duas regiões”, destacou o líder governista e principal interlocutor dos dois territórios junto ao Estado.

Em comitiva com membros do grupo político do parlamentar: o prefeito de Itajuípe e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), Marcone Amaral (PSD); o prefeito de Itacaré e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), Antônio de Anízio; e Milton Cerqueira (Pode), prefeito de Almadina e presidente do Consórcio Policlínica Regional Itabuna Ilhéus (Ciscau). Nas audiências, os gestores apresentaram ao líder baiano demandas para o desenvolvimento regional e dos municípios que administram.

Rui Costa com Tonho de Anízio e o deputado Rosemberg Pinto

Responsável por 16 municípios, via o CDS-LS, Antônio de Anizío apresentou ao governador proposta de aquisição de maquinários para reforçar a frota do Consórcio. Tonho recebeu, do governador, a confirmação da construção de um novo colégio estadual e obras de intervenção na infraestrutura.

“Vários pleitos foram tratados e já despachados pelo governador. Estamos alegres e gratos com os nossos deputados, que continuam trabalhando pela nossa região”, comemorou o prefeito.

Recém-empossado como presidente da Amurc, que possui 35 municípios associados, Marcone destacou que a agenda na capital baiana, ao lado do deputado Rosemberg, vai dar celeridade a diversas obras que já estavam encaminhadas junto ao governo da Bahia. “Nós falamos sobre o novo Centro de Canoagem, falamos sobre calçamento, uma nova ponte e o governador foi muito solícito. Temos muita fé que logo, logo inauguraremos novas obras”, disse Amaral.

Milton com os deputados Bacelar, Rosemberg e Rui Costa

Milton Cerqueira resumiu a ida em grupo à governadoria. “Faz a diferença, só tenho que fazer elogios, porque realmente tem nos ajudado e tem feito muitas coisas pela nossa região”, concluiu o presidente do consórcio de saúde que possui 30 prefeituras conveniadas.

Na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, participaram do encontro com o govenador, além de Rosemberg e dos prefeitos, os deputados federais João Carlos Bacelar (Pode) e Paulo Magalhães (PSD).

Jovens têm chance de começar a carreira profissional||Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 60 mil jovens de 18 a 24 anos têm a oportunidade de entrar no mercado de trabalho com qualificação profissional. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), as indústrias oferecem 61.218 vagas de aprendizes em 20 estados e no no Distrito Federal nos primeiros meses de 2021.

O candidato precisa ter entre 14 e 24 anos, estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental/Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou ter concluído o ensino médio. Os processos seletivos são realizados pelas empresas, podendo ser divulgados na página do Senai. Mais informações podem ser obtidas nas unidades regionais da instituição.

CARTEIRA ASSINADA

Os cursos são gratuitos e têm contrato de trabalho de até dois anos com carteira assinada em empresas parceiras do Senai. Com o conhecimento técnico, o candidato tem mais chances de ser efetivado após o fim do contrato.

Somadas as atividades teóricas e práticas, a jornada máxima de trabalho corresponde a seis horas, para quem não concluiu o ensino fundamental, e a oito horas, para quem concluiu o ensino fundamental. A remuneração do aprendiz é calculada com base no salário mínimo/hora e pode ser maior dependendo da área de atuação ou de acordos coletivos. Da Agência Brasil.

Refinaria é vendida para empresa de Abu Dhabi
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Petrobras informou, nesta segunda-feira (8), que concluiu o processo de venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e seus ativos logísticos associados, na Bahia.  O grupo Mubadala, de Abu Dhabi, apresentou a melhor final, no valor de US$ 1,65 bilhão. A assinatura do contrato de compra e venda ainda está sujeita à aprovação dos órgãos competentes.

Criada em setembro de 1950 e primeira refinaria nacional de petróleo, a Landulpho Alves está localizado em São Francisco do Conde, região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Petrobras, na época, operação possibilitou o desenvolvimento do primeiro complexo petroquímico planejado do país e maior complexo industrial do Hemisfério Sul, o Polo Petroquímico de Camaçari.

A Petrobras informou ainda que na Landulpho Alves são refinados, diariamente, 31 tipos de produtos, das mais diversas formas. Além dos conhecidos gás de cozinha, gasolina, diesel e lubrificantes.

A refinaria é a única produtora nacional de food grade, uma parafina de teor alimentício usada para fabricação de chocolates, chicletes, entre outros; e de n-parafinas, derivado utilizado como matéria-prima na produção de detergentes biodegradáveis.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Rui Costa recebe Tonho de Anízio e o deputado Rosemberg Pinto

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu na tarde desta segunda-feira (8) com o governador da Bahia, Rui Costa, em Salvador, onde solicitou série de obras, convênios e serviços para o município. A audiência contou com a presença do deputado estadual Rosemberg Pinto, que também garantiu continuar o apoio através de emendas de obras e serviços para Itacaré. O secretário de Administração, Marcos Japu Souza, acompanhou o prefeito nos compromissos na capital.

Na lista de obras solicitadas pelo prefeito Antônio de Anízio e confirmadas pelo governador Rui Costa, está a construção da nova escola estadual de Itacaré, numa área de aproximadamente 10 mil metros quadrados, muito mais ampla e moderna e que incluirá também o ensino técnico-profissionalizante. De acordo com o prefeito, além de possibilitar melhor estrutura e melhores condições de ensino e de trabalho, a nova escola vai garantir a profissionalização dos jovens e adultos, preparando-os para o mercado de trabalho.

Tonho de Anízio, Rosemberg e secretário Marcos Japu na Governadoria

Outro pedido importante do prefeito Antônio de Anízio e também já confirmado pelo governador da Bahia foi a pavimentação das demais ruas do bairro da Concha, com piso sextavado, deixando o local ainda mais bonito. E, ainda na parte da infraestrutura, está a iluminação de toda a área do novo acesso às praias urbanas de Itacaré, “preparando cada vez mais a cidade para o desenvolvimento do turismo”.

SAÚDE

Já na área da Saúde, o prefeito solicitou ao governador um apoio no custeio para o funcionamento do Centro de Atendimento ao Coronavírus de Itacaré (CACI), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) que fica no Quilômetro 7, enquanto durar a pandemia do Covid-19.

Rui Costa destacou o trabalho desenvolvido pelo prefeito Antônio de Anízio na área de saúde, principalmente nesse período de pandemia, quando Itacaré foi a primeira cidade a implantar as medidas de combate ao coronavírus, e já autorizou convênio entre o Estado e o Município na ajuda de custeio para garantir o funcionamento da unidade.

Atirador persegue homem e faz vários disparos no centro de Porto Seguro.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma tentativa de assassinato, no centro de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, na tarde desta segunda-feira (8), foi flagrado por câmeras de segurança. O ataque  ocorreu na rua Antônio Osório Batista, por volta das 15h30min. A vítima foi identificada como Ricardo de Souza Leite, de 30 anos.

Ricardo de Souza foi atacado ao descer de um carro. As imagens mostram que a vítima estava sendo seguida por dois homens em uma motocicleta, que não teve a placa identificada até o momento.  O  homem, que estava na garupa, desceu da moto e fez o primeiro disparo. A vítima ainda tentou fugir,  mas  foi perseguida e atingida outras vezes.

Depois dos disparo, o atirador retornou para a motocicleta e fugiu do local com o comparsa.  A polícia continua em busca dos suspeitos. Ricardo de Souza foi levado para o Hospital Luís Eduardo Magalhães por uma equipe do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Não há informações sobre o estado da vítima.

Investimento em iniciativas sociais e ambientais é promessa de campanha de Vinícius Alcântara
Tempo de leitura: 2 minutos

Em janeiro, o vereador Vinícius Alcântara (PV) investiu R$ 3,9 mil na limpeza e terraplanagem da área onde funciona a Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (Coolimpa), responsável pela coleta seletiva de Ilhéus. A iniciativa cumpre promessa de campanha do parlamentar, que vai destinar recursos do seu salário para projetos sociais e ambientais do município.

A obra, fundamental para a construção do prédio administrativo da cooperativa, é pleiteada pelos cooperados há, pelo menos, um ano, tornando-se realidade somente agora com o mandato voluntário de Vinícius. O vereador ainda tem apoiado a Coolimpa com assistência técnica, jurídica, contábil e de comunicação a fim de garantir mais eficiência na coleta e melhores condições de trabalho aos catadores.

“A prioridade é ajustar todas as áreas da cooperativa para que os cooperados tenham uma renda adequada e a Coolimpa seja vista como um agente socioambiental importante para manter a cidade mais limpa e sustentável”, explicou Vinícius.

A presidente da Coolimpa, Deizemeire Santos, agradeceu e parabenizou a iniciativa do parlamentar. “Todo apoio dado pelo vereador Vinícius e seus assessores tem sido fundamental para a manutenção e crescimento da cooperativa e, com isso, termos um serviço de coleta seletiva cada vez melhor”.

Os próximos passos, de acordo com o parlamentar, são a instalação de um muro e um portão na área a fim de garantir maior segurança para os cooperados, além de ampliar a coleta seletiva para condomínios, empresas e bairros que ainda não são atendidos pelo serviço.

Para isso, ele tem mantido discussões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), o Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos, empresas privadas e organizações da sociedade civil, como o Instituto Nossa Ilhéus (INI), Grupo de Amigos da Praia (GAP) e Ecolev.

“Nos últimos três anos, como presidente do GAP e membro do Condema, atuei em parceria com outras instituições para melhorar o trabalho da cooperativa. Fico feliz de, agora como vereador, estar colaborando de forma mais efetiva para o fortalecimento da cooperativa”, ressaltou Vinícius.

COOLIMPA

A Cooperativa de Catadores Consciência Limpa (Coolimpa) foi fundada no ano de 2010, em Ilhéus, e conta hoje com 80 cooperados registrados, sendo 25 efetivos. A criação da cooperativa permitiu que várias famílias de catadores saíssem do Aterro Sanitário do Itariri e, com isso, pudessem iniciar um sistema de coleta e venda de material reciclável de forma eficiente, sustentável e segura, reduzindo a destinação de lixo ao aterro.

A cooperativa atende 22 bairros da cidade, recolhendo mensalmente, em média, 15 toneladas de materiais recicláveis, entre papel, papelão, cobre, alumínio, ferro e plástico. Para realizar a coleta, os cooperados dispõem, atualmente, de dois caminhões (um disponibilizado pela Prefeitura de Ilhéus e outro fretado pela cooperativa), além de um galpão, onde realizam a triagem, limpeza e venda do material para redes de reciclagem.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Todos os cinquenta leitos de terapia intensiva mantidos pelo SUS em Ilhéus para tratamento dos casos graves de Covid-19 estão ocupados. Na primeira semana de fevereiro, apenas nos dias 3 e 6 o município não registrou ocupação máxima.

Até o momento, 292 moradores da cidade perderam a vida na luta contra o novo coronavírus. Por outro lado, 10.267 pessoas tiveram contato comprovado com o vírus e venceram a doença.

As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde publicado nesse domingo (7).

VACINAÇÃO

Conforme balanço divulgado no sábado (6) pela Prefeitura de Ilhéus, 7.424 moradores de Ilhéus receberam vacina contra a Covid-19.

Na semana passada, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, disse ao PIMENTA que o próximo grupo prioritário a ser vacinado, quando o município receber mais doses do imunizante, será o dos idosos com 75 anos ou mais.

Tempo de leitura: 3 minutos

Jogo duro, aquele. Ninguém queria se arriscar e a marcação era feita homem a homem. Jogo pra “pirão”, narravam Orlando Cardoso e Geraldo Santos. Era uma partida para ficar nos anais da Desportiva.

Walmir Rosário 

Quem não conheceu a tabelinha Pelé e Coutinho no auge do time do Santos Futebol Clube? Claro que todos os desportistas daquela época (décadas de 1950/60). Mas eu garanto que se não fosse o poder da mídia paulista e carioca, com suas emissoras de rádios potentes e com poderes de dominação cultural, essa dupla seria fichinha se comparada a que jogava pelo Botafogo de Rodrigo: Pedrinha e Mundeco.

Nada se comparava a essa espécie de irmãos siameses do futebol do bairro Conceição, em Itabuna, que fazia vibrar os torcedores do Botafogo, além dos gritos estridentes de Rodrigo, que ecoavam no campo da Desportiva a cada jogada da dupla. Essa tabelinha era tão importante para o time, que Rodrigo – após o último treino de apronto – tomava todas as precauções com a saúde dos dois atletas.

Na verdade, Rodrigo tratava Pedrinha e Mundeco com o desvelo de um pai – principalmente antes dos jogos –, dando orientações e conselhos. Como um psicólogo, tentava mergulhar numa análise do subconsciente de cada um deles, auscultando-os sobre as dores da alma e outros problemas que os afligiam cotidianamente.

Esses problemas nada mais eram do que as incursões que os dois faziam, na calada da noite, pelo jardim da Estação Ferroviária (hoje praça José Bastos) à “caça das gatas” (chamadas maldosamente de graxeiras, por serem empregadas domésticas). Para dar coragem de enfrentá-las, ambos não dispensavam umas doses de “verdinhas”, tomadas nos botecos da cabeceira da ponte velha.

Era aí que morava o perigo, e disso bem sabia o experiente Rodrigo Antônio dos Santos, que tinha a mesma habilidade ao cuidar de tipos frios e impressões de sua gráfica, como das escapadas noturnas de seus atletas. Afinal, nem por sonho poderia entrar para o jogo do Campeonato Amador da cidade, justamente contra o Flamengo, desfalcado dos seus meio campistas. Pedrinha e Mundeco eram os maestros que regiam a orquestra botafoguense.

E o receio de Rodrigo não era infundado. Véspera do jogo, nada de Mundeco comparecer ao treino das cinco da manhã, no campo da Desportiva. Mais tarde, após algumas diligências, o todo-poderosos presidente do Botafogo era informado da notícia que menos queria ouvir: Mundeco estava acamado com uma forte gripe contraída nas noites de sereno embaixo dos pés de fícus do jardim da Estação.

Domingo, após lamentar a terrível baixa, o time do Botafogo se dirige à Desportiva para enfrentar seu mais ferrenho adversário, o Flamengo, que acabara de contratar quatro novos jogadores e prometia se vingar da última derrota sofrida pelo rival da “Abissínia”, como chamavam pejorativamente o bairro Conceição.

Jogo duro, aquele. Ninguém queria se arriscar e a marcação era feita homem a homem. Jogo pra “pirão”, narravam Orlando Cardoso e Geraldo Santos. Era uma partida para ficar nos anais da Desportiva.

Aos quarenta e quatro minutos do segundo tempo, Pedrinha, que até então não tinha acertado uma – era impossível jogar sem seu parceiro de tantos anos –, descobre o centroavante Danielzão na grande área e lança a bola. O centroavante matou a redonda no peito e, na hora de mandar a bomba, recebeu uma tesoura voadora do zagueiro flamenguista. Pênalti! Apitou o árbitro. Finalmente a pátria alvinegra estaria salva.

Silêncio total na velha Desportiva. De longe, Rodrigo grita:

– É sua, Pedrinha, bata esse pênalti – autorizou.

Bola na marca do pênalti. Todas as duas torcidas na expectativa e o árbitro finalmente trila o apito. Pedrinha se encaminha para a bola e chuta. Todos acompanham a trajetória da bola e, pasmem, ela faz uma curva parabólica ao contrário e se encaminha para o morrinho onde hoje está localizada a Igreja de Santa Maria Goretti.

Ninguém entendeu nada, era impossível Pedrinha errar o gol, já que uma de suas marcas era chutar colocado. Poderia, no máximo, o goleiro pegar, mas errar daquele jeito, nunca. Recomeça o jogo e o árbitro apita final de partida. Um raquítico zero a zero que não interessava a nenhuma das duas equipes. Rodrigo entra em desespero e, no vestiário, entre lamentos e palavrões cobra explicações ao seu craque.

Passada a aflição, Pedrinha enfim, pode se explicar. Ao se encaminhar para a bola e bater o pênalti, ele ouve o sinal característico do seu parceiro Mundeco pedindo o passe, com aquela tossidela combinada. Aí então ele não contou conversa, passou a bola para o seu parceiro de tabelinhas. Para quem não conheceu a dupla, o que aconteceu foi o seguinte: como Mundeco estava gripado, foi assistir ao jogo do morro da igreja, seu local preferido. Ao vir descendo a ladeira, uma irritação na garganta o fez tossir. Aquele hã-hã característico foi o suficiente para que Pedrinha atendesse ao sinal combinado do seu parceiro.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado, além de editar o Blog Walmir Rosário.

Novo aumento passará a valer nesta terça-feira (9)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (8), a Petrobras anunciou o terceiro aumento do preço da gasolina neste ano. O valor médio do combustível nas refinarias vai subir R$ 0,17 a partir de amanhã (9), chegando a R$ 2,25 por litro.

Já o diesel ficará R$ 0,13 mais caro a partir dessa terça-feira, custando R$ 2,24 por litro. A estatal também aumentou o preço do gás de cozinha (GLP). As distribuidoras passarão a pagar R$ 37,79 pelo botijão de 13 kg, um aumento de R$ 1,81.

Até o momento, estado recebeu 945.600 doses do imunizante
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em Itabuna, parentes ou cuidadores de idosos com dificuldade de locomoção já podem cadastrá-los para vacinação contra a Covid-19 no posto de saúde mais próximo. A medida é necessária para que tomem a vacina contra o novo coronavírus em casa tão logo novas doses sejam disponibilizadas pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Segundo a coordenadora da Rede de Frio da Secretaria de Saúde de Itabuna, Camila Brito, no ato de cadastramento, é necessário apresentar carteira de identidade (RG), Cartão SUS, CPF e comprovante de residência. Pode ser efetuado cadastro de quaisquer idosos acamados ou com dificuldade de locomoção.

A Secretaria Municipal de Saúde também adverte que calendários falsos de vacinação (fake news) estão sendo divulgados nas redes sociais. Além de prejudicar a programação oficial de vacina, o repasse cria falsa expectativa nas pessoas. A recomendação da prefeitura é para que os munícipes aguardem a divulgação do procedimento nos canais oficiais do município.

Para Carlos Pereira, ACM Neto passa longe do poder ostentado pelo avô
Tempo de leitura: 3 minutos

ACM Neto não tem nem de longe o poder do avô. Evidentemente, vem de uma escola familiar, é de direita, oportunista, inteligente e habilidoso. É apenas uma pequena parte do antigo poder do carlismo, mas em situação histórica totalmente diversa.

Carlos Pereira Neto Siuffo

ACM foi um político que predominou na política baiana por quase trinta anos. Começou na UDN com Juracy Magalhães, antes do golpe de 1964. Depois rompeu, e posteriormente alternou o poder disputando com outras correntes das classes dirigentes (o juracisismo, o vianismo e, meio outsider, com Roberto Santos).

ACM era dirigente da direita tradicional, conhecia muito das virtudes e fraquezas humanas e sabia manipular os instrumentos de poder como poucos. Eram conhecidos os slogans divulgados por seus seguidores: “quatros anos de pau sem pão”; “aos amigos os favores da lei, aos inimigos os rigores da lei”; ” a bolsa ou chicote”. Sabia corromper e bater, tinha arte em extorquir empresários e, também, agradar intelectuais e jornalistas.

Carlos Castelo Branco conta que ele mandava buscar jornalistas do sul para almoços na Bahia. E muitos intelectuais outrora de esquerda eram seus amigos (dentre eles, Jorge Amado). Comandava a Bahia com dengo e chicote. Era um populista de direita e patrocinava a cultura popular. Fazia da Bahia um sincretismo. Católico tradicional, afagava o candomblé.

Praticamente dizia a “Bahia sou eu”, a ponto de incorporar os símbolos e as cores do Estado em suas propagandas partidárias.

Comandava as instituições do Estado com mão de ferro (todas). As polícias eram milícias suas. Também era dono do judiciário. Era famosa a sabadada dos desembargadores no beija-mão.

Agradava e socorria amigos (desde que não o comprometesse) e era impiedoso com os adversários. Tinha espírito de moleque de rua e tanto telefonava quanto mandava fac-símile expressando xingamentos horríveis para jornalistas.

ACM foi o modernizador por cima da economia baiana. Uniu as oligarquias rurais com o capitalismo moderno e se cercava de tecnocratas competentes. Desde que não fizesse política contra ele internamente, não se importava com pessoas de esquerda nos órgãos do Estado. De quando em quando, cooptava algumas – era conhecida a esquerda baiana na Seplantec. Boa parte de suas bancadas estadual e federal eram compostas de seus tecnocratas, forçava os oligarcas regionais a votar neles.

Rompendo com a ditadura em seus estertores, manteve um grande poder no governo Sarney. Com isso, sufocou o governo estadual de Waldir Pires e o de Lídice em Salvador. Alertando que ele continuava com grande força nas instituições estaduais.

A coligação PSDB e PFL manteve forte o carlismo. Mesmo após o rompimento com FHC, ACM continuou forte e cooptando políticos antes adversários, como fez com parte do PSDB, cujas lideranças comandam o PP da Bahia.

O principal cálculo de poder de ACM era fazer Luís Eduardo Magalhães presidente do Brasil. A morte do filho começa a fazer desandar o carlismo, por falta de um sucessor natural.

O carlismo era formado no mando ditatorial e nos interesses econômicos e fisiológicos dos seus “fiéis seguidores”. Internamente, era um ninho de cobras, cada qual querendo picar a outra.

A morte de ACM dispersa o carlismo. A maioria dos seus então seguidores hoje apoia o governo petista. As instituições também não são mais as mesmas. O carlismo morreu e não existe mais. Seu poder era alicerçado nos muitos interesses econômicos e fisiológicos das classes dirigentes e nas características pessoais de um líder de direita, inclusive muito bem articulado nacionalmente.

ACM Neto não tem nem de longe o poder do avô. Evidentemente, vem de uma escola familiar, é de direita, oportunista, inteligente e habilidoso. É apenas uma pequena parte do antigo poder do carlismo, mas em situação histórica totalmente diversa.

O carlismo foi um fenômeno histórico. Os antigos seguidores do carlismo hoje estão no governo de Rui Costa e também na oposição. O fenômeno carlista deixou de existir.

Não esquecer que Oto Alencar chegou a ser governador pelo antigo carlismo. Não esquecer!

Carlos Pereira Neto Siuffo é professor de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Agências de Itabuna, Ilhéus e outras cidades não vão funcionar nessa quarta-feira, anuncia sindicato
Tempo de leitura: < 1 minuto

Em assembleias virtuais realizadas na sexta-feira (5), funcionários do Banco do Brasil de todas as bases sindicais dos estados da Bahia e Sergipe aprovaram paralisação de 24 horas na próxima quarta-feira (10), contra o plano de reestruturação da empresa, que prevê fechamento de centenas de agências e demissão de 5 mil bancários.

A paralisação foi aprovada nas bases dos sindicatos de Irecê, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Camaçari, Ilhéus e Extremo Sul da Bahia..

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Itabuna, o Banco do Brasil tem papel estratégico para o desenvolvimento do país, pois financia a agricultura, pecuária e atua em cidades onde outros bancos não chegam.

Ainda segundo a entidade, o fechamento de agências vai prejudicar o comércio das cidades menores e obrigar a população a se deslocar para muito longe para ter atendimento bancário.