Em assembleias virtuais realizadas na sexta-feira (5), funcionários do Banco do Brasil de todas as bases sindicais dos estados da Bahia e Sergipe aprovaram paralisação de 24 horas na próxima quarta-feira (10), contra o plano de reestruturação da empresa, que prevê fechamento de centenas de agências e demissão de 5 mil bancários.
A paralisação foi aprovada nas bases dos sindicatos de Irecê, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista, Camaçari, Ilhéus e Extremo Sul da Bahia..
De acordo com o Sindicato dos Bancários de Itabuna, o Banco do Brasil tem papel estratégico para o desenvolvimento do país, pois financia a agricultura, pecuária e atua em cidades onde outros bancos não chegam.
Ainda segundo a entidade, o fechamento de agências vai prejudicar o comércio das cidades menores e obrigar a população a se deslocar para muito longe para ter atendimento bancário.
Na sexta-feira (5), informamos que a Prefeitura de Ilhéus notificou a Embasa para solicitar o reparo de avenidas da zonal sul – veja aqui. Em contato com o blog, a empresa informou que já havia identificado os trechos onde há necessidade de conserto.
A concessionária mantém contato com fornecedores locais para recompor a pavimentação em áreas afetadas pela obra do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Ilhéus-Pontal. Além disso, informa a Embasa, as ruas do bairro Pontal onde há assentamento das redes coletoras de esgoto receberão camada de paralelepípedo e, posteriormente, asfalto, conforme determinação da Prefeitura de Ilhéus.
Ainda segundo a empresa, há ruas por onde a obra passou, mas o pavimento cedeu em função de quebramentos da rede de drenagem de águas pluviais, serviço de responsabilidade da Prefeitura. O tema foi objeto de um ofício entregue à autoridade municipal competente.
A Embasa disponibiliza o telefone 73 3632-8713 para o contato de moradores dos locais afetados pelas obras. O canal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A criação de um protocolo de volta às aulas no território baiano voltou a ser debatida durante uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (8), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB). Participaram prefeitos; gestores e técnicos das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab); representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); dentre outras autoridades.
Liderado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e pelo presidente da UPB, Eures Ribeiro, o encontro deu encaminhamento aos desdobramentos da última reunião do grupo responsável pela criação do protocolo de volta às aulas, realizada via videoconferência, na última sexta-feira (5), com a participação do governador Rui Costa.
“Estamos trabalhando para qualificar o protocolo geral. Há um consenso de que queremos voltar ao processo de aprendizagem, que inicialmente será híbrido, com Tempo Escola e Tempo Casa, mas isso só poderá ser feito quando os indicadores de saúde estiverem mais favoráveis”, destacou o secretário Jerônimo.
Jerônimo lembra que a comunidade também será escutada. “Ao final, teremos criado um protocolo com um olhar unificado. Para tanto, ainda iremos discutir com a sociedade, envolvendo as famílias, órgãos de controle e outras entidades”, sinalizou o secretário.
DECRETO
Foi renovado, neste sábado (6), o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. O documento proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes.
Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.
Dos 33 cursos presenciais de graduação em bacharelado e licenciatura da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), 13 ganharam conceito quatro estrelas e outros 10 curso três estrelas na avaliação Guia da Faculdade, do jornal Estado de São Paulo. Os demais não foram avaliados desta vez.
Os avaliadores explicam que, em 2020, dos mais de 14 mil cursos avaliados apenas 390 conquistaram o conceito máximo – 5 estrelas – e destacam o papel das universidades públicas no Brasil. Entre os cursos que atingiram o conceito de 5 e 4 estrelas, no Guia da Faculdade 2020, cerca de 90% pertencem às instituições públicas.
Na Uesc, com quatro estrelas estão os cursos de Medicina, Ciências Sociais, Comunicação Social – rádio, TV e Internet, Química, Economia, Geografia, Administração, Educação Física, Agronomia, História, Biomedicina, Ciências Biológicas e Medicina. Veterinária.
Com o conceito três estrelas, no Guia, os cursos de Matemática, Engenharia Química, Filosofia, Física, Pedagogia, Engenharia Civil, Letras (português), Engenharia da Produção, Engenharia Elétrica e Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais.
O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.
Ao menos nove presos fugiram do Complexo Penitenciário de Salvador, no bairro da Mata Escura, na capital baiana, na tarde deste domingo (7). A fuga foi tornada pública pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) e confirmada pela secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) na manhã de hoje (8).
Segundo o sindicato, os nove internos utilizaram cordas improvisadas – as chamadas Terezas, feitas com lençóis – para escalar o muro do pavilhão principal e chegar até a rua, onde se embrenharam pelo matagal que cerca o complexo prisional e escaparam em direção a bairros próximos. De acordo com o sindicato, a ação foi facilitada pela falta de vigilantes.
No momento da fuga, 13 policiais penais trabalhavam no complexo penitenciário na tarde de domingo, vigiando 816 detentos. Segundo o sindicato, o local não conta com câmeras de monitoramento, bloqueadores de sinal de telefonia e nem barreiras externas que limitem o acesso de pessoas. O patrulhamento do entorno da unidade, que o sindicato afirma caber à Polícia Militar, não estaria sendo realizado.
“Vale salientar que a vigilância perimetral das unidades prisionais baianas ainda está sob responsabilidade da Polícia Militar da Bahia, apesar da criação da Polícia Penal, pelo Congresso Nacional, no final de 2019”, informou o sindicato, em nota divulgada nas redes sociais.
“Somando à grave escassez de policiais penais, a guarda do perímetro e das muralhas, que ainda está sob competência da Polícia Militar, não está sendo realizada. A PM retirou todos os seus prepostos das muralhas dos estabelecimentos penais.”
FUGA
O sindicato divulgou um vídeo da fuga, que disse ter sido filmada por uma pessoa que mora próximo ao complexo penitenciário. Nas imagens é possível contar 12 homens se esgueirando por entre o mato em uma via próxima à Avenida Gal Gosta. De acordo com o sindicato, parte deles teria ajudado o grupo de detentos a fugir.
Em nota, a Seap afirma que a fuga foi constatada por volta das 15h30min, quando policiais penais que faziam ronda na área externa do complexo penitenciário encontraram uma corda improvisada. Após conferência geral, foi confirmada a falta de nove detentos: Vitor Perreira dos Santos, Yuri Carlson Santana Santos, Luís Felipe Barros Cerqueira, Luciano Santos de Jesus Júnior, Lailson Campos Souza, Claudiomar Santos de Santana, Janderson dos Santos Silva, Carlos Diran Silva Machado e Luis Lima dos Santos.Leia Mais
A Bahia perdeu, na madrugada de hoje (8), o compositor, cantor e humorista Renato Fechine. O artista faleceu na casa onde morava, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana. Fechine teria sofrido infarto.
A morte ocorre mais de seis meses depois de Fechine sofrer acidente de moto. O artista atuou como radialista e foi guitarrista de Luiz Caldas a Margarete Menezes.
A primeira edição do Enem digital atingiu abstenção de 71,3%, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. Eram esperados 93.079 candidatos, mas compareceram 26.709 (28,7%) e faltaram 66.370 (71,3%).
O número exclui os inscritos no Amazonas (que teve as provas suspensas na pandemia) e candidatos de um local de prova de Macapá, que teve problemas estruturais e a prova foi cancelada. Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul são os estados com as maiores taxas de abstenção do país: 77,2%, 76% e 75,2%.
Otto diz que PSD se compromete a ajudar candidaturas de Soane e Marcone
O senador baiano e presidente estadual do PSD, Otto Alencar, disse que o seu partido estimula as candidaturas a deputado estadual de Marcone Amaral e de Soane Galvão.
Marcone é presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (Amurc) e prefeito de Itajuípe. Primeira-dama de Ilhéus, Soane Galvão foi secretária de Desenvolvimento Social do segundo mais populoso município sul-baiano.
– Marcone e Soane têm todas as condições de representar o PSD na região sul na Assembleia [Legislativa]. O partido estimula e se compromete a ajudá-los nessa caminhada – disse o senador Otto Alencar ao PIMENTA.
Questionado se o partido terá outros nomes do sul da Bahia na disputa de 2022 por vagas na Assembleia Legislativa, ele disse que é algo possível. “Pode ser que outros apareçam para a disputa até o fim de março de 2022”.
O mototaxista Edson Augusto Farias faleceu em acidente na Rodovia Ilhéus-Itabuna. Edson retornava para casa, em Itabuna, quando houve a colisão da moto que pilotava com uma outra que seguia em sentido contrário. Não há informações sobre o que causou a colisão.
O acidente ocorreu numa região de curva, após o Motel Encontros, na Região do Vilela. Edson, que era bastante conhecido na região do Santo Antônio, em Itabuna, teve morte instantânea. O outro motociclista teve fratura exposta numa das pernas e seria encaminhado para o Hospital Costa do Cacau, que fica próximo ao local da colisão.
A Bahia ultrapassou, neste final de semana, a marca dos 600 mil casos de covid-19. Do início da pandemia até a tarde deste domingo (7), são 607.946 pessoas infectadas e com resultado positivo para o novo coronavírus, das quais 584.179 são consideradas já recuperadas da doença.
O número de pessoas ainda em recuperação (casos ativos) chega a 13.394. No período, o número de pessoas que não resistiram à doença chegou 10.373 até hoje, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Ainda de acordo com a Sesab, o estado registrou, nas últimas 24 horas, 1.884 novos casos de Covid-19 e 2.039 recuperados (+0,4%). Também de ontem até hoje, o número de óbitos chegou a 39.
Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,81%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes, até aqui, são Ibirataia (12.114,68), Itororó (10.573,05), Itabuna (9.688,45), Muniz Ferreira (9.444,89) e Conceição do Coité (9.103,46).
Ex-presidente estadual do MDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima disse hoje (7) que a ex-vereadora e ex-candidata a prefeita de Itabuna Charliane Sousa será prioridade do partido na disputa por vaga na Assembleia Legislativa em 2022 no sul da Bahia. Ao PIMENTA, o ex-deputado federal revelou os planos do MDB para a ex-vereadora.
Antes, em um grupo de WhatsApp que reúne jornalistas, empresários, políticos e profissionais do marketing, o Diálogos sem Platão, Lúcio Vieira respondeu ao colunista Marco Wense que Charliane Sousa terá todo o apoio do MDB para uma candidatura a deputada estadual. Na resposta, disse que a ex-vereadora é mulher, parda, de garra e leal.
Ao ser questionado pelo PIMENTA, por telefone, Lúcio repetiu e lembrou que Charliane tinha reeleição certa como vereadora, mas foi leal e parceira do MDB ao disputar a Prefeitura de Itabuna, lutando contra todos, “políticos e, inclusive, imprensa”.
E reforçou: – A candidatura de Charliane é um desejo do partido. Tem muita gente se mobilizando e disposta a apoiá-la em 2022. [O presidente da Câmara de Salvador,] Geraldinho Júnior, Marcelo Guimarães, que está voltando ao partido, e Luizinho Sobral [pré-candidatos a deputado federal] já se comprometeram a fazer dobradinha com ela – afirmou ao site.
Segundo Lúcio, a ex-vereadora não se limitará apenas ao sul da Bahia na corrida por uma vaga em 2022. “Não é só Itabuna e o sul da Bahia, mas regiões como as de Irecê, Salvador”, completou o ex-deputado, reforçando que CharlIane, além de ser “leal e parceira” é de uma região de grande importância política e econômica, o sul da Bahia.
Ao interpretar I Don’t Want To Talk About It, canção de autoria de Danny Whitten, o cantor Juarez Caseh foi um dos destaques, na tarde deste domingo (7), do programa The Voice+, da Rede Globo.
Natural de Maceió, Juarez Caseh, hoje com 64 anos, é um artista que fez grande sucesso no sul da Bahia. “No final da década de 70 e início da de 80, Juarez integrou a banda Super Som Lordão, lembrou o jornalista Ederivaldo Benedito, que cedeu ao PIMENTA a imagem da capa de disco do Lordão que ilustra esta matéria.
Antes de deixar o Lordão e seguir carreira em Salvador, onde foi vocalista da Banda Mel, Juarez – ao lado de Mimide, Filemon, Jô Carlos e Kocó – gravou, em 1979, o primeiro LP da banda. Dois dos sucessos da gravação, foram Tempo e o Vento, de Datan Coelho, e Melô do Sufoco, de Mimide.
A apresentação de Juarez empolgou os técnicos, que viraram as cadeiras ainda nas primeiras notas. O artista escolheu o time de Claudia Leitte, que se emocionou ao saber da carreira musical de Caseh e ouvir que o cantor foi vocalista de bandas famosas no estado, como Banda Mel, Lordão e Furtacor.
A reação de Claudia Leitte à apresentação de Caseh:
– Meu Deus! Não tô acreditando. Vocês tão entendendo que vocês estão diante de uma estrela?
Confira a apresentação que “quebrou” a última rodada da audição às cegas do The Voice+.
Clique aqui e confira a apresentação de Caseh e a reação dos jurados do programa da Rede Globo.
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostrou que 52% dos trabalhadores brasileiros sofrem de ansiedade enquanto estão no local de trabalho. Outros 47% disseram se sentir cansados com frequência, enquanto o desânimo e a frustração foram apontados como principal sentimento por 22% e 21% dos profissionais entrevistados. A observação da falta de empatia dentro das empresas foi observada como importante para 89% dos colaboradores.
Aplicada nas cinco regiões do Brasil em empresas nacionais e multinacionais de pequeno, médio e grande portes, de quase todos os setores da economia, a pesquisa inédita Comunicação Não Violenta nas Organizações retrata a forma como 327 profissionais percebem a prática dessa abordagem a partir de cada um dos tópicos elencados em quatro níveis diferentes: minha equipe, meus pares, liderança e empresa.
Os dados mostram que dos dez estados emocionais mais citados pelos funcionários entrevistados, cinco correspondem a sentimentos ligados a necessidades não atendidas, sendo que os dois mais identificados são ansiedade e cansaço, seguidos de apreensão, desânimo e frustração, explicado pela falta de empatia. Quando as necessidades são atendidas, os sentimentos que surgem são despreocupação, segurança, calma, realização e satisfação, ou seja, os menos mencionados na pesquisa.
Um capítulo importante na história do futebol será escrito por duas mulheres brasileiras neste domingo (7). A árbitra Edina Alves Batista (FIFA/SP) e a auxiliar Neuza Back (FIFA/SP) foram escaladas para comandar o jogo entre Al Duhail e Ulsan Hyundai, pelo Mundial de Clubes da FIFA. A partida começa daqui a pouco, às 12h.
As brasileiras farão parte do primeiro trio 100% feminino a comandar um jogo masculino profissional de uma competição FIFA. Elas serão acompanhadas pela auxiliar Mariana de Almeida, da Argentina. O jogo vale pela disputa do quinto e sexto lugar no Mundial.
Além do trio, ainda completam a equipe de arbitragem: o quarto árbitro Abdelkader Zitouni (TAH), o auxiliar reserva Humberto Panjoj (GUA) o árbitro de vídeo Nicollas Gallo (COL) e o auxiliar do árbitro de vídeo Julio Bascunan (CHI).
Sem aposta vencedora na noite deste sábado (6), o prêmio da Mega-Sena sorteará, no próximo concurso, na noite de quarta-feira (10), R$ 7,5 milhões. No sábado à noite, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, foram sorteadas as seguintes dezenas: 17-20-24-27-40-60.
No sorteio de ontem, houve 35 apostas que acertaram a quina e cada uma receberá o prêmio de R$ 51.441,93. A quadra pagará R$ 1.151,85 para cada uma das 2.233 apostas que acertaram quatro números. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.
























