O investigador da Polícia Civil da Bahia Nilson Quinto morreu, em Itabuna, nesta quarta-feira (10). Lotado na Delegacia Especializada de Atendimento de Proteção à Mulher (Deam), o policial está entre as 386 vítimas do novo coronavírus no município do sul da Bahia.
Infectado pela Covid-19 em dezembro passado, Nilson Quinto estava internado em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho. Portador de diabetes, o quadro de saúde do policial piorou nos últimos dias e ele teve de ser intubado. Acabou não resistindo à doença.
Itabuna registra 20.441 casos de novo coronavírus desde o início da pandemia, no ano passado. Desse total, 19.335 pessoas estão recuperadas. Há 38 pacientes internados no município, sendo que 20 em leitos de UTI e 18 em leitos clínicos. Existem ainda 720 casos ativos.
A informação é do secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, que apresentou hoje (10), na sessão da Câmara de Vereadores, dados sobre a pandemia de Covid-19 em Ilhéus nos últimos meses.
Segundo o secretário, em outubro de 2020, 1.068 pacientes com sintomas da doença foram à Central Covid, que funciona no Centro de Convenções de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes. Esse número cresceu para 1.483 em novembro e disparou em dezembro, quando chegou a 3.071, mais que o dobro do mês anterior. A procura em janeiro de 2021 manteve o mesmo patamar do final do ano passado, com 3.081 casos suspeitos.
Magela foi à Câmara atendendo requerimento do vereador Ederjúnior, do PSL.
Ontem (9), a Prefeitura de Ilhéus publicou o Decreto n. 016/2021, que proíbe festas de Carnaval, libera o uso do passe estudantil, que estava suspenso, e autoriza atividades presenciais dos cursos livres de curta duração – veja mais aqui.
A Prefeitura de Ilhéus publicou ontem (9) o Decreto 016/2021, que proíbe festas de Carnaval, libera o uso do passe estudantil, que estava suspenso, e autoriza atividades presenciais dos cursos livres de curta duração.
O texto autoriza “o exercício das atividades dos cursos livres, como os de idiomas, Kumon e similares”, desde que sejam observados os protocolos de prevenção à Covid-19. As aulas devem durar até 60 minutos, com distância mínima de um metro e meio entre as cadeiras e mesas, aferição da temperatura dos alunos, professores e demais pessoas que adentrarem no estabelecimento, uso obrigatório de máscaras, ventilação natural no ambiente e disponibilização de álcool em gel.
A Prefeitura esclarece que a medida não alcança estabelecimentos como brinquedotecas e espaços infantis, que conservam semelhanças com as atividades presenciais de educação infantil ainda suspensas.
RECADASTRAMENTO DO PASSE ESTUDANTIL
Os estudantes devem realizar o recadastramento e desbloqueio dos cartões do passe estudantil na sede do Sistema Inteligente de Transporte (SIT), localizada no Terminal Urbano, no Centro. Isso é necessário porque os cartões foram bloqueados por inatividade, informa a Prefeitura.
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou hoje (10) que vai iniciar na próxima segunda-feira (15) a aplicação da segunda dose da Coronavac, vacina contra a Covid-19. As vacinas já estão na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, em Simões Filho, e também nos Núcleos Regionais de Saúde, de onde serão distribuídos para os municípios a partir desta sexta-feira (12).
A distribuição da segunda dose começará pelos profissionais da saúde da linha de frente contra o novo coronavírus, idosos acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas aldeados, grupos imunizados na primeira etapa da vacinação. De acordo com a coordenadora de imunização do Estado, Vânia Rebouças, no momento da aplicação da primeira dose, já foi feito o agendamento para a segunda.
A coordenadora recomenda que as pessoas busquem os mesmos locais onde tomaram a primeira dose. Vânia também lembra que devem ser levadas a carteira de vacinação com o registro da primeira dose e um documento de identificação oficial. “É importante que seja levada a carteira de vacinação, pois é onde está assinalado qual o laboratório fabricante da vacina”, explica.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, avalia como positiva a vacinação no estado. “As dificuldades que tivemos no começo já foram superadas. Estamos tendo a colaboração de todos os prefeitos”, afirma. Ele ainda destaca que a Bahia está fazendo um esforço para vacinar mais pessoas, mas que infelizmente tem a limitação do quantitativo de vacinas. “Optamos por iniciar pelos idosos com mais idade e de forma gradual aumentar o público”, pontua.
Iniciada em 19 de janeiro, a vacinação na Bahia alcançou mais de 344 mil pessoas até o momento.
Na sessão desta quarta-feira (10), o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) rejeitou as contas do exercício financeiro de 2019 da Prefeitura de Camacan. A Corte multou o ex-prefeito Oziel Rodrigues Bastos, Oziel da Ambulância (PSD), em R$ 36.450,00. Já o atual prefeito, Paulo César de Oliveira (Podemos), que foi vice-prefeito de Oziel e governou por três meses naquele ano, recebeu multa de R$ 12.150,00. A gestão infringiu a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e admitiu servidores sem realizar concurso público, apontaram os conselheiros do TCM.
Conforme a decisão, a Prefeitura não adotou medidas para reduzir o percentual da Receita Corrente Líquida (RCL) usado para cobrir as despesas com o funcionalismo. Os gastos com pessoal chegaram a R$ 42.215.243,65, o que equivale a 69,21% da RCL do município em 2019, que foi de R$ 60.996.050,74.
Segundo o TCM, Oziel Bastos também não recolheu duas multas, o que gerou prejuízo de R$53.600,00 aos cofres públicos.
Oziel e Paulo também foram multados em mais R$8 mil e R$2 mil, respectivamente, por outras irregularidades apontadas pela equipe técnica do Tribunal.
A Corte considerou baixa a cobrança da Dívida Ativa do Município, identificou falta de recursos para quitar despesas de 2019 e apontou divergências no pagamento da remuneração devida aos agentes políticos.
Os técnicos do TCM também identificaram irregularidades em procedimentos licitatórios, a exemplo de deficiência de publicidade e contratações feitas de forma direta, sem respaldo legal.
A segunda semana de fevereiro começou com boa notícia para quem procura emprego na Bahia. As Lojas Americanas abriram processo seletivo para contratar novos funcionários em 26 cidades do estado. Para participar da seleção, é necessário ter ensino superior completo.
As cidades com vagas abertas são Porto Seguro, Salvador, Teixeira de Freitas, Vera Cruz, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bomfim, Juazeiro, Conceição do Coité, Irecê, Jacobina, Luis Eduardo Magalhães, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Xique Xique, Brumado, Camaçari, Candeias, Dias d’Ávila, Guanambi, Itapetinga, Lauro de Freitas, Santo Amaro, Santo Estevão e Vitória da Conquista.
O processo seletivo será a distância, com provas de Matemática e Língua Portuguesa, além de entrevista.
De acordo com o site Correio 24h, o salário oferecido é compatível com os valores praticados no mercado de trabalho. Além de ajuda de custo para refeição e transporte, os futuros contratados também vão ter direito a plano de saúde e programa de desconto em estabelecimentos e instituições.
Interessados podem se inscrever na página do Programa Supervisor de Varejo.
O Núcleo Regional de Saúde Sul, antiga Dores, recebeu mais 10.200 doses da vacina Coronavac para seguir com a vacinação contra o Covid-19. As doses chegaram para atender mais 6% dos trabalhadores de saúde e 100% da população idosa de 87 a 89 anos e estão sendo distribuídas aos 68 municípios que compõem a região sul à medida em que eles alcançam 75% das doses aplicadas.
Segundo a coordenadora do NRS Sul, Domilene Borges, a equipe técnica vem apoiando e orientando os municípios a fim de garantir que a vacina chegue ao público alvo estabelecido para cada fase. “Para que não tenhamos vacinas em estoque num momento em que a vacinação é extremamente necessária, procuramos fazer com que as doses cheguem o mais rápido possível ao seu destino e que assim possamos diminuir a circulação do vírus”, afirma Domilene.
Ela alerta que o sul da Bahia vem mantendo uma taxa de ocupação de leitos para Covid 19 em torno de 83%, com dias em que a ocupação de leitos de UTI em Itabuna chegam a 100%, a mais alta entre todas as outras regiões do Estado.
PREVENÇÃO
Os municípios de Itabuna e Ilhéus totalizam cerca de 33 mil casos confirmados e destacam-se entre os que possuem maior número de casos ativos de Covid-19 na Bahia, quase 1.110 casos ativos, enquanto a Macrorregião Sul desponta como a segunda no Estado com maior número de casos ativos.
Domilene Borges ressalta a necessidade de que as pessoas continuem mantendo o distanciamento social, utilizando máscara e álcool gel, lembrando que essas medidas também continuam valendo para as pessoas que já receberam doses da vacina. “Já percorremos um longo caminho até aqui, mas essa luta não está sendo fácil e não chegou ao fim. Vamos todos nos mobilizar em torno da vida”, afirma.
Com sede em Itagibá, no sul da Bahia, a empresa Atlantic Nickel confirmou que a projeção é dobrar a capacidade produtiva de minério, com o início da operação subterrânea na Mina Santa Rita, prevista para 2028. Para isso, cerca de US$ 355 milhões devem ser investidos nos primeiros cinco anos desta nova fase
De acordo a companhia, os novos investimentos vão possibilitar a elevação do tempo de vida útil da mina em Itagibá de oito para 34 anos – 8 anos de mina a céu aberto mais 26 anos de mina subterrânea.
Além disso, a Atlantic Nickel já comemora a recente descoberta de um novo depósito com potencial significativo de recursos de níquel a apenas 26km de distância, e no mesmo cinturão geológico, de onde já funciona a Mina Santa Rita.
A empresa informou que a proximidade desta nova área com a infraestrutura em operação e a viabilidade de integração logística apontam para o sucesso dos estudos de expansão.
ENCONTRO VIRTUAL
Na noite de terça-feira (9), representantes de veículos de comunicação do sul e sudoeste da Bahia participaram de encontro virtual sobre práticas e cotidianos de jornalismo. Promovido pela empresa Atlantic Nickel, o evento teve o objetivo repassar para os profissionais informações sobre as condutas de transparência e compromisso com a verdade.
O coordenador de Comunicação e Sustentabilidade da Atlantic Nickel, Felipe Blanco, conversou com jornalistas, radialistas e blogueiros e falou da importância do evento. “A imprensa cumpre um papel de enorme importância para a nossa sociedade. A empresa acredita no diálogo franco e responsável com os jornalistas para levar nossas informações aos diversos públicos”, resumiu.
O encontro virtual reuniu 21 representantes de veículos como emissoras de rádios, sites e blogs de sete municípios das duas regiões do estado. O bate-papo durou cerca de 1h30min, com interação ao vivo entre os participantes. Do sul da Bahia, participaram profissionais de Itabuna, Ilhéus, Ipiaú e Itagibá.
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) do estado da Bahia divulgou edital de seleção para contratar 25 profissionais formados em Engenharia Civil (19) e Administração (6). Os selecionados vão trabalhar em Salvador.
O salário será de R$ 2.729,78 por mês, com jornada semanal de 40 horas. Os contratados também vão receber ajuda de custo para refeição e transporte.
O período de inscrição começará às 8 horas da próxima segunda-feira (15) e seguirá até as 18 horas de 19 de fevereiro. O formulário vai ficar disponível neste link.
A secretaria vai selecionar os aprovados por meio de avaliação curricular. A contratação terá um ano de validade, podendo ser renovada pelo mesmo período.
Acesse o edital.
Ilhéus registrou, na última segunda-feira (8), mais uma morte provocada pela Covid-19. A doença já matou 293 moradores do município.
Há três semanas, os hospitais localizados na cidade registram alta ocupação dos leitos de terapia intensiva mantidos pelo SUS para o tratamento de infectados pelo novo coronavírus.
Por causa da saturação do sistema de saúde no sul do estado, o Governo da Bahia vai abrir mais vinte leitos no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes.
Até o momento, cerca de 7.500 moradores da cidade receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Antônio Lopes traz seleção pessoal de textos em A bela assustada
A bela assustada, uma seleção pessoal de textos de Antônio Lopes, está sendo posta no mercado de livros pela editora itabunense A5, a partir deste mês. Com 260 páginas, a seleção recupera trabalhos publicados pelo cronista bueraremense em jornais e livros, e acrescenta vários textos inéditos.
Na apresentação, a professora Evelina Hoisel, titular de Teoria da Literatura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ex-diretora do Instituto de Letras da UFBA e coordenadora da Pós-Graduação do Programa de Letras e Linguagem (PPGLL), ex-presidente da Associação Brasileira de Literatura Brasileira (Abralic) e da Academia de Letras da Bahia, destaca:
São muitas as estratégias escriturais do cronista Antônio Lopes,
intérprete voraz de obras literárias e artísticas. Impressiona a argúcia
com que ele articula a matéria vivida em relatos engenhosamente
construídos, recorrendo ao diálogo com um variado repertório de
escritores, de artistas, de obras literárias, cinematográficas e musicais.
Para Marcel Santos, diretor da A5, “editar Antônio Lopes, justamente num livro-síntese de sua obra, é coisa que extrapola o campo dos negócios e se confunde com o prazer. Fico muito feliz por ele ter dado essa prova de confiança ao nos escolher para publicar sua antologia pessoal”. Segundo Marcel, com A bela assustada a A5 encampa um projeto editorial ousado, imaginado por Lopes e executado por Ulisses Góes, projeto que, além do conteúdo literário, surpreende pela forma como foi concebido e executado, numa homenagem ao escritor argentino (nascido na Bélgica) Julio Cortázar, mas sem perder de vista uma plêiade de comunicadores regionais, pessoas a quem o autor respeitosamente lembra e saúda.
Bem humorado, Lopes diz supor que, “às vésperas dos 80 anos e, estatisticamente, de dar o suspiro derradeiro”, este será seu trabalho final, marco do limite da criação, uma espécie de despedida. A bela assustada seria, visto desse curioso ângulo proposto pelo autor, uma espécie de canto de cisne, o aprontar das malas a que se referiu o poeta famoso.
“Velho, desempregado, um tantinho preguiçoso e acometido por mazelas próprias da idade, decidi me despedir em grande estilo: pela lei das probabilidades, após esse lançamento, ocorrerá, ainda sem data e horário marcados, meu dilúvio pessoal. Enquanto seu lobo não vem, é louvar a vida (ou que dela resta), apesar da aspereza destes tempos”, resume o cronista. O livro está à venda no site www.a5editora.com.br – contato@a5editora.com.br.
A polícia ainda tenta prender dois homens que balearam e mataram um mototaxista, na terça-feira (9), no limite dos bairros Califórnia e Nova Califórnia, em Itabuna. Everaldo Sobral Silva, de 45 anos, foi atacado quando retornava para casa, no condomínio Jardim América, no bairro Nova Califórnia, depois de um dia de trabalho.
De acordo com informações preliminares, dois bandidos tentaram assaltar Everaldo Sobral, que ainda acelerou para escapar, mas acabou baleado. Ele chegou a ser levado parra o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães por uma equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), mas faleceu horas depois da chegada na unidade.
Everaldo Sobral foi atingido, por pelo menos, três disparos. Evangélico, casado, ele era uma pessoa muito querida pelos amigos e colegas de profissão. No local da tentativa de assalto foram encontradas a motocicleta, uma moto Honda Fan, e sacolas de compras de alimentos da vítima.
As obras de construção do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab) na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) já começaram. O projeto tem recursos oriundos da empresa privada Gepexpan e resulta de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da empresa com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com dois pavimentos, o prédio está sendo construído em frente ao Pavilhão Pedro Calmon, na Uesc, na Rodovia Ilhéus-Itabuna.
O Nepab é um núcleo de pesquisas vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/Uesc), autorizado pelo Iphan, para desenvolver atividades de pesquisa arqueológica e a guarda de acervos. Agrega pesquisadores, estudantes e técnicos de várias áreas do conhecimento e se configura como um grupo de pesquisa no Diretório do CNPq e como um laboratório multiuso.
Segundo a Uesc, o Núcleo busca realizar pesquisas arqueológicas de ethos acadêmico, executar procedimentos curatoriais nas coleções sob sua guarda institucional – integrando ensino, pesquisa e extensão em estudos de Arqueologia e Cultura Material e oferecer apoio e suporte científico para os programas de graduação e pós-graduação da Universidade, dentre outros objetivos.

O prédio foi projetado para atender em espaços amplos, arejados e bem iluminados, em condições de excelência, com isolação térmica e acústica, tanto dos ruídos urbanos como daqueles gerados no próprio estabelecimento. A proposta arquitetônica explora a simplicidade e um bom padrão de qualidade reunidos em uma edificação para se obter uma economia nos recursos aplicados. O acesso ao prédio será por uma rampa e, internamente, se dá por corredores largos, sem dificuldades ou obstáculos.
Será construído para comportar os acervos e documentos arqueológicos já existentes, que ficarão sob guarda e cuidados permanentes da Uesc, como também os acervos que chegarão, no futuro, para atender a necessidade imediata.
Durante audiência com o deputado federal Paulo Azi (DEM-BA), o prefeito Moacyr leite obteve do parlamentar a garantia de que irá viabilizar recursos para reforço de patrulha mecânica e obras em Uruçuca, por meio de emendas próprias e ao Orçamento Geral da União (OGU). A audiência ocorreu em Salvador.
Dentre as solicitações feitas pelo prefeito, estão o maquinário para melhoramento das estradas vicinais – retroescavadeira e rolo, construção de vestiários e campo de areia no Estádio Ferreirão, nova creche e uma nova escola, a construção do parque municipal, ao lado do Centro Administrativo Rubi Mancuso, reforma completa do Mercado Municipal, a qualificação e construção de praças no Município, além de abastecimento de água para regiões da zona rural.
O prefeito Moacyr Leite Júnior, acompanhado do vice-prefeito Dinho Argôlo, solicitou, ainda, investimentos para o tratamento do esgoto, pavimentação, represa do Balneário de Serra Grande, carro com Consultório Odontológico para zona rural e alambrado do campo de Serra Grande.
Moacyr ressaltou o apoio incondicional do deputado federal, Paulo Azi na viabilização de recursos para melhorias no Município. “Como eu disse na campanha, não descansaremos um só dia e vamos trabalhar muito pra que nossos munícipes sintam cada vez mais orgulho da nossa terra”, afirmou o prefeito.























