O juiz da 27ª Zona Eleitoral, Alexandre Mota Brandão de Araújo, nesta sexta-feira, dia 18, às 9h30min, fez a entrega do diploma ao prefeito eleito de Itapé, Naeliton Rosa Pinto (PP), representado pelo seu advogado José Carlos Costa Júnior. O prefeito reeleito está em isolamento domiciliar por conta da contaminação pela Covid-19.

Na mesma solenidade foram empossados o vice-prefeito, André Cunha Jatobá (Podemos), nove vereadores e suplentes. A Câmara Municipal terá PC do B (3), PP (3), PSD (2) e DEM (1) na composição partidária.
Meia hora antes, o juiz titular da 28ª Zona Eleitoral, Antonio Carlos Rodrigues de Moraes, fez a entrega de diplomas ao prefeito eleito de Jussari, Antonio Carlos Bandeira Valete (PSD), ao vice-prefeito José Amaral da Silva Dias (Republicanos), nove vereadores e suplentes. A Câmara Municipal PSD (4), PP (3), PT (1) e REPUBLICANOS (1) na representação partidária do quadriênio 2021-2024.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Francisco Valdece Ferreira, recebeu alta médica do Hospital Calixto Midlej Filho, na tarde desta sexta-feira (18), ao som do hino do Flamengo, time do coração. Infectado pelo novo coronavírus, Valdece estava internado desde o dia 12 de novembro e vai concluir o tratamento em casa, ao lado da família.
O provedor foi recebido com aplausos de familiares, amigos e funcionários da instituição, que também cataram o hino do Flamengo. Em seguida, fizeram uma oração. Bem humorado, o provedor perguntou qual dia o time do coração jogaria. “Se a partida for hoje, vai vencer por 3 a 0, se amanhã também será 3 a 0. Esse também será o placar se a partida ocorrer no domingo”, brincou.
Na saída, muito emocionado, Valdece recebeu, das mãos da diretora técnica do Hospital Calixto Midlej Filho, a médica Lívia Mendes, um certificado de etapa vencida do novo coronavírus. Ele agradeceu a Deus pela chance de ter conseguido sobreviver a doença. Agradeceu ainda pelas orações e palavras de apoio.
Francisco Valdece chegou a ficar entubado, entre os dias 12 de novembro e 14 de dezembro, em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No último dia 14 deixou a UTI e passou para um leito comum, onde permaneceu até hoje. De acordo com a diretora técnica do HCMF, o provedor vem apresentando evolução diária no quadro de saúde e, por isso, recebeu alta médica.
“A Comunicação do Estado na Crise da Pandemia” foi o tema abordado pelo secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello, que participou na terça-feira, dia 15, da Mesa Redonda do Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação da Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador.
O secretário abordou as estratégias e os bastidores da comunicação do governo com a sociedade durante a crise sanitária atual, com destaque para o trabalho planejado e a responsabilidade pública do Governo do Estado e da Prefeitura de Salvador que deram as mãos e adotaram medidas importantes. “Em momento algum a gente passou informação errada ou tentou esconder a realidade”, destacou.
Curvello lembrou ainda da campanha “Todos unidos contra o coronavírus”, que contou com a presença de empresas, cooperativas, e outras entidades para fazer a máscara virar um hábito na Bahia. “Uma boa parte das nossas campanhas foram feitas em celular. Eu mesmo filmei entrevista do governador pra matéria do Jornal Nacional. Precisamos aprender muita coisa nova nesta pandemia”, disse.
O presidente da ACB, Mário Dantas, aproveitou o momento para alertar sobre a necessidade de se pensar com brevidade em uma campanha de vacinação para o estado. “Podemos montar uma ampla frente público-privada para esta intervenção, pois pelo que me parece este seria o caminho mais rápido para resolver este problema”, pontuou.
Curvello também vê como agenda prioritária uma ampla estratégia de comunicação sobre a vacina, mas indica que o grande desafio é enfrentar o descrédito do governo. “Muita gente olha as campanhas e quando vê que é do governo já não acredita. Já acha que é mentira. Por isso, pesquisa do Datafolha indica que 22% dos brasileiros dizem que não tomarão o imunizante”, complementou.
Coordenada pelo vice-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, a mesa teve as participações da jornalista Monique Melo, do estrategista Marcelo Lyra, e do professor Zilan Costa e Silva. “Todos temos nossa função social. Sejam empresas, cidadãos ou governo, cada um tem que fazer a sua parte. Por isso este Encontro é importante. Conhecer boas práticas de comunicação permite que governo e sociedade atuem juntos neste momento”, finalizou Cavalcanti.
O prefeito eleito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), foi diplomado pelo juiz da 27ª Zona Eleitoral, Alexandre Mota Brandão de Araújo, na manhã desta sexta-feira, dia 18. Em entrevistas disse saber do “compromisso e da responsabilidade em trabalhar firme por Itabuna para fazer uma cidade mais feliz”. Também foram diplomados o vice-prefeito Enderson Guinho (Cidadania), 21 vereadores e suplentes.
Augusto Castro prometeu avançar no transporte público, na saúde, educação e infraestrutura do município e nas ações do que necessita funcionar para atender a população. O prefeito eleito reconheceu que a cidade tem muitos problemas, mas está montando uma equipe de secretários e assessores que têm a cara do povo e vai trabalhar dia e noite para melhorar a vida do itabunense.
No início da tarde, Augusto anunciou em entrevista à Record TV Cabrália nomes do primeiro escalão do governo, que terá 13 secretarias: Andrea Simas, Assistência Social; Paulo Bicalho, Saúde, que terá ainda o médico infectologista Fernando Romero; engenheiros Almir Melo Júnior, para Desenvolvimento Urbano, e Sônia Fontes, Planejamento; Josué Brandão Júnior, Governo; e o vice-prefeito Enderson Guinho, Esporte.
Também foram anunciados os nomes de José Alcântara Pellegrini, Relações Institucionais; Aldo Rebouças, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A nomenclatura de cada secretaria dependerá do Projeto de Reforma Administrativa encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores. Com a mudança, a futura gestão faz economia de R$ 150 mil de acordo com o prefeito eleito.
Na cerimônia simples realizada no andar térreo do imóvel que abriga os cartórios da 27ª e 28ª zonas eleitorais na Avenida Francisco Ribeiro Júnior, o juiz Alexandre de Araújo parabenizou os eleitos e disse que a civilização humana é medida pelo jogo democrático com eleições. “Cargo público é prêmio e ônus. A população espera bom desempenho e compromisso de cada um dos diplomados nesta solenidade”.
Já a promotora eleitoral Renata Lazzarini lembrou que a Constituição Federal e a legislação exige que os mandatários da representação popular cumpram sua obrigação. “Cada um dos senhores é servidor público, portanto, deve estar a serviço do povo”. O chefe do Cartório da 27ª Zona Eleitoral, Marcelo Brito, afirmou que a concessão do diploma no direito significa nomeação. “Portanto, os senhores estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro”, concluiu.
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu que o sistema de disputa entre as 10 equipes que participam do Campeonato Baiano em 2021 permanece o mesmo. A instituição tomou a decisão
em reunião do Conselho Técnico da Série A, junto com os dirigentes.
Serão nove rodadas na primeira fase, com jogos únicos. Os quatro melhores colocados se classificam para a semifinal, e os vencedores à final. As duas fases mata-mata serão disputadas em partidas de ida e volta.
No encontro, estiveram presentes Ricardo Lima, presidente da FBF, o vice-presidente Manfredo Lessa e a diretora de competições Taíse Galvão. Além de representantes do Atlético, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacuipense, Juazeirense, ECPP Vitória da Conquista, Vitória e UNIRB, clubes que vão disputar a elite do estadual na próxima temporada.
O Baianão 2021 dará uma vaga para a Copa do Brasil de 2022 para o primeiro, segundo e terceiro colocado. Para a Copa do Nordeste de 2022 serão classificados a partir do estadual campeão do Baiano, o clube mais bem posicionado do estado no Ranking Nacional de Clubes da CBF o vencedor da Pré-Copa do Nordeste, que será disputada pelo clube que tiver a melhor colocação no estadual, excluindo as equipes que já tiveram as duas primeiras vagas.
As duas equipes melhores posicionadas no Baianão que ainda não estiverem disputando o Campeonato Brasileiro, terão direito a duas vagas na Série D também na temporada seguinte.
O Campeonato Baiano está previsto para iniciar no dia 21 de fevereiro e ser finalizado em 23 de maio.
A tabela com os duelos da primeira rodada da competição prevê: Bahia de Feira x Jacuipense; Unirb x Vitória; Vitória da Conquista x Doce Mel; Fluminense de Feira x Atlético de Alagoinhas; e Bahia x Juazeirense.
O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, foi diplomado nesta sexta-feira (18), para exercer o seu quarto mandato como chefe do Executivo municipal. Moacyr foi reeleito em 15 de novembro.
Na solenidade, transmitida ao vivo pelas redes sociais para evitar aglomerações, foram também diplomados o vice-prefeito eleito, Dinho Argôlo, e os vereadores eleitos e reeleitos em 15 de novembro.
Sereno e emocionado, Moacyr garantiu não descansar um dia sequer e, junto com o seu vice eleito e toda a equipe administrativa, melhorar cada dia mais a vida do cidadão uruçuquense.
A médica Tais Sousa Teixeira Barreto foi encontrada morta no banheiro do apartamento, em Itabuna. O corpo da profissional foi achado por um porteiro do prédio, que teria recebido uma ligação da mãe da profissional, com pedido para verificar o que estava ocorrendo com a filha. Ele já a encontrou sem vida. A suspeita é que a médica tenha cometido suicídio.
Segundo amigos, os pais de Tais Barreto são de Jequié, e estiveram com a filha, em Itabuna, até a manhã de quinta-feira, quando retornaram para o município do sudoeste da Bahia. A médica passou o dia no hospital pediátrico Manoel Novares, onde fazia residência médica desde março. Ela atuou até o início da noite de quinta-feira (17) e fazia planos para os próximos dias, inclusive de passar o Natal com os pais.
De acordo com os colegas, a médica lanchou e almoçou e, durante todo o dia, conversou bastante. Sem apresentar qualquer descontrole emocional, ela deixou a unidade hospitalar por volta das 18h30min. Ainda não se sabe exatamente que horas o incidente ocorreu. O corpo da médica será sepultado neste sábado (19), em Jequié.
A Santa Casa de Itabuna emitiu nota de pesar e decretou luto de três dias. “O provedor em exercício da Santa Casa de Itabuna, o médico Antônio Augusto Monteiro, decretou luto oficial de três dias. Em nome da instituição, ele solidariza-se com os familiares, amigos e colegas de trabalho da doutora Tais Barreto, que foi encontrada sem vida na residência dela. A médica era uma pessoa cativante, meiga e parceira”, diz em nota.
A Secretaria Municipal de Saúde vai agendar o atendimento nas unidades da Atenção Básica nos períodos festivos dos dias 21 a 24 e de 28 a 31 de dezembro, datas em que as demandas são menores nos postos. Os agendamentos serão em sistema de revezamento das escalas dos profissionais de saúde.
Nos feriados dos dias 25 de dezembro e no dia 1° de janeiro de 2021, está garantido o funcionamento normal de todas as unidades da média e alta complexidade, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da Conquista, o Pronto Atendimento (PA) 24 horas da zona Sul, o Centro Covid-19 no Centro de Convenções e o hospitais, inclusive durante todo o período festivo e demais dias, pois são serviços emergenciais que não param em nenhum momento.
Pontualmente, nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro, é que os servidores dos postos de saúde, estarão em recesso, voltando o funcionamento regular nos dias 26 e 27 de dezembro, e do dia 4 de janeiro em diante.
“No entanto, em 25 de dezembro e 1° de janeiro, a população estará devidamente amparada com o funcionamento das unidades da média e alta complexidade, estando, portanto, garantido o acesso da população aos serviços essenciais de saúde”, explicou o secretário de saúde, Geraldo Magela.
O Ministério Público Eleitoral (MPE)apresentou à Justiça denúncia de fraude em cota de gênero nas eleições no Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo o promotor de Justiça José Junseira Oliveira, as candidaturas de Jaqueline Rocha Santos e Fabiana Lima Lopes ao cargo de vereador foram fictícias.
As candidatura serviram apenas para cumprir a cota de gênero do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). Na ação judicial, o MPE solicita a inelegibilidade de 25 pessoas e a cassação dos diplomas/registros dos candidatos eleitos.
As duas mulheres tiveram seus registros de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral para concorrer ao cargo de vereadora, mas, conforme apurado pelo promotor de Justiça, elas não tinham a intenção real de concorrer.
“O requerimento do registro de candidatura foi apenas para que o PRTB atendesse a exigência legal da cota de gênero, consistente em 70% para um gênero de 30% para o outro, no mínimo”, explica José Junseira.
O governo Augusto e Guinho não pode falhar. Não pode ceder às pressões do toma lá dá cá, que tanto fez Itabuna parar no tempo.
Mark Wilson
Itabuna tem com Augusto Castro e Enderson Guinho outra grande oportunidade de retornar aos trilhos do desenvolvimento, pois são jovens sintonizados entre si, bem articulados e conhecedores dos problemas com propostas viáveis representando o clamor de mudanças. É um governo que promete harmonia, lisura, transparência, competência técnica e inovação.
Gestões anteriores infelizmente não observaram que secretarias-fim (como educação, saúde, esporte, obras e serviços, assistência social, etc.) deveriam obter apoio irrestrito das secretarias-meio (como administração, finanças e procuradoria) e das secretarias-assessoria (como planejamento, controladoria, e gabinete do prefeito). Foi isto que ao longo dos últimos anos resultou em balbúrdias políticas e administrativas sendo todas elas rejeitadas pelo voto popular.
A história nos mostra que com organização e diálogo surgem boas alternativas de soluções em contraponto às bajulações ou desmandos.
Vale lembrar que Augusto Castro se criou em um bairro periférico, se formou em administração e que hoje é a própria imagem de competência em assessorias na administração pública municipal, podendo se tornar agora em um dos principais líderes para a criação de nossa tão sonhada região metropolitana.
Acredito que após breve diagnóstico no governo de transição irá acontecer um grande planejamento estratégico municipal aproveitando o cabedal intelectual e científico da Uesc, Ufsba, Ceplac, e dos grandes profissionais da prefeitura, servidores efetivos que já trabalham com maestria na elaboração de projetos e captação de recursos.
Assim sendo, uma ótima gestão tem que começar com ótimos propósitos, planejamento e equipe competente que esteja unida e atenda aos anseios populares numa equação razoável entre governabilidade, e principalmente, governança, pois esta última é quem realmente traz resultados práticos para a sociedade.
Enfim, o governo Augusto e Guinho não pode falhar. Não pode ceder às pressões do toma lá dá cá, que tanto fez Itabuna parar no tempo. Acredito que Augusto e Guinho irão fazer uma gestão competente visando a felicidade do itabunense que clama por desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida. Nisto acredito e ponho fé.
Mark Wilson é graduado em Administração e possui especializações em Administração Pública & Gerência de Cidades; Elaboração & Gestão de Projetos Sociais; e em Gestão Pública Municipal.
A Prefeitura de Ilhéus vai lançar neste sábado, dia 19, a Operação Verão Seguro com a participação e parceria de instituições como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, SAMU-192, Guarda Civil Municipal e Corpo de Salva Vidas.
Para a definição dos últimos detalhes da operação, que vai acontecer no km 3 da Praia dos Milionários, durante toda a alta estação, até o dia 21 de fevereiro, uma reunião foi realizada na quarta-feira. Seis stands com salas climatizadas serão utilizados para as ações do Verão Seguro.
“Essa importante união e parceria institucional tem a missão de promover a segurança e conscientização dos cidadãos na estação mais quente do ano, onde, em conjunto, nossos propósitos comuns de bem servir as pessoas são agregados para realizar um trabalho benéfico para a sociedade, sobretudo nesse período de pandemia, em que as atenções e cuidados devem ser redobrados”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
No encontro, participaram o comandante major da 69ª Companhia Independente de Polícia Militar, Manoilzo Bonfim Cordeiro das Neves; o Delegado da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, Comandante Giovane Andrade; o Comandante do 5° Grupamento de Bombeiros Militar de Ilhéus, Tenente-coronel BM Ednei Factum, que veio acompanhado dos tenentes Silva e Rômulo Nunes.
Ainda, o comandante da Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Itabuna, Major Brito Júnior, acompanhado do subcomandante Capitão Encarnação; o assessor especial do Gabinete Municipal, Gabriel Bittencourt; os secretários de Comunicação Social, Mauro Alves; de Cultura e Turismo, Fábio Júnior; e de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Briglia.
Também participaram o diretor Regional do SAMU-192, Cyomar Dias, acompanhado dos coordenadores Bárbara Kruschewisky, do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, José dos Santos Júnior, da frota, e Edson Freitas, do administrativo; bem como o chefe de divisão dos Salva Vidas, Anderson Gusmão.
O governador Rui Costa (PT) comemorou nas redes sociais a publicação do edital de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Ele lembrou que em novembro, foram iniciadas as obras para implantação do Porto Sul, projeto do Governo da Bahia com a Bamin.
“A construção deste novo terminal logístico no sul da Bahia retomou outro projeto, a Fiol, que teve edital de concessão aprovado pela ANTT, no trecho entre Caetité e Ilhéus”, digitou no Twitter.
Rui lembrou que sem o Porto Sul não existe a Fiol, porque é através do terminal que a produção transportada pela ferrovia vai ganhar o mundo. “Vamos continuar trabalhando para garantir a execução de projetos como estes, que geram emprego e renda para baianas e baianos”, conclui.
O setor de Recurso Humanos (RH) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, implantou treinamento de integração para novos funcionários. A ação tem como objetivo dar boas-vindas a esses profissionais, com abordagem sobre temas relacionados às atividades e gestão da unidade hospitalar.
Além disso, a integração pretende reforçar a relação institucional entre empregado e empresa. Com a abordagem mais ampla, durante a integração o colaborador recebe informações e conhece a estrutura e os serviços ofertados na unidade hospitalar e é orientado sobre seus diretos e deveres no ambiente de trabalho.
O treinamento também aborda: Gestão da Qualidade, Acreditação Hospitalar, Segurança do Trabalho, Biossegurança; Medidas de proteção e prevenção para Covid-19, Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Higienização, Definição de Bactérias e Vírus, Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), Núcleo e Segurança do Paciente (NSP), Tecnologia e Informática (TI), entre outros temas.
O programa de integração acolhe os novos colaboradores e apresenta a história e os valores da unidade hospitalar, assim como, as metas a serem alcançadas. De acordo com o hospital, é um momento importante de transmitir informações e orientações, mas também de descontração e de confraternização de boas-vindas, integrando a equipe a novos funcionários ao seu ambiente de trabalho.
A Bahia vai participar dos testes da fase 3 da vacina russa Sputnik V. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (17), pelo governador Rui Costa (PT) por meio de suas redes sociais.
“Está confirmada a fase 3 da testagem da vacina Sputnik V na Bahia. Ontem (quarta-feira), em Brasília, o governo da Bahia se reuniu com representantes do governo russo e da União Química, empresa brasileira que vai produzir as vacinas no Brasil, para dar continuidade ao trabalho conjunto”, anunciou, no Twitter.
“Em paralelo à testagem para certificação da Anvisa, em janeiro a União Química dará início à produção das vacinas para que elas estejam disponíveis assim que a Sputnik V for autorizada. Já asseguramos 50 milhões de doses, caso seja necessário fazermos a compra pelo governo da Bahia”, acrescentou o governador.
O governador disse que a Bahiafarma poderá auxiliar a distribuição do imunizante para outros Estados e até mesmo disponibilizar sua estrutura para as etapas finais da produção da vacina. “Precisamos da vacina e vamos continuar trabalhando incansavelmente para que baianas e baianos sejam imunizados”, disse.
O Supremo Tribunal Federal seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR) e decidiu, na quinta-feira, dia 17, que é constitucional a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19. Assim como o procurador-geral da República, Augusto Aras, os ministros destacaram, no entanto, que a compulsoriedade não significa vacinação à força.
Para eles, sanções e restrições podem ser aplicadas aos indivíduos que não se vacinarem. O Plenário do STF também decidiu que cabe ao governo federal determinar a obrigatoriedade da vacina, mas os estados podem estabelecer a medida em caso de omissão da União.
O tema entrou em debate no julgamento conjunto de duas ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) que tratam do tema. Na ADI 6.587, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) questionava a possibilidade de vacina obrigatória contra a covid-19 prevista no art. 3º, inciso III, alínea “d” da Lei 13.979/2020, como medida de combate à pandemia do novo coronavírus.
Já na ADI 6.586, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pedia que o STF interpretasse a Lei 13.979/2020 para declarar a competência dos estados e dos municípios para decidir sobre a imunização compulsória contra a covid-19.
Em sustentação oral no início do julgamento, na sessão dessa quarta-feira (16), o procurador-geral reiterou posicionamento exposto em pareceres enviados ao STF no âmbito das ações. Segundo ele, a vacinação compulsória já está prevista na legislação brasileira.
A medida não fere os direitos individuais nem a dignidade humana, e tem o objetivo de preservar a saúde pública. “Numa situação de emergência nacional e de pandemia que coloca em risco a saúde da coletividade, é razoável que o direito individual ceda em prol do direito de todos”, afirmou.
No mesmo julgamento, os ministros analisaram o Recurso Extraordinário 1.267.879, que discute se os pais podem deixar de vacinar os filhos em razão de convicções pessoais, filosóficas ou religiosas. Por unanimidade, e também seguindo o entendimento da Procuradoria-Geral da República, os ministros entenderam que os pais têm a obrigação de vacinar os filhos, independentemente de suas convicções pessoais, filosóficas ou religiosas.
O caso, com repercussão geral, trata de pais veganos que se recusaram a vacinar o filho, hoje com cinco anos de idade. Para garantir o direito da criança à imunização, o Ministério Público de São Paulo ajuizou ação civil pública e, em segunda instância, obteve decisão determinando a vacinação. O caso chegou ao STF por meio de recurso dos pais.
Em parecer, Augusto Aras argumentou que a liberdade de convicção dos pais não pode se sobrepor ao direito das crianças à saúde e à vida. Ele lembrou que a Constituição estabelece o princípio da proteção integral à infância e adolescência como dever da família, da sociedade e do Estado.

























