PM ACUSADO DE EXECUTAR GERENTE DE MERCADO FOGE DE BATALHÃO NA BAHIA

HOSPITAL COSTA DO CACAU FAZ 1ª CAPTAÇÃO DE MÚLTIPLOS ÓRGÃOS DE 2024

SUSPEITO DE ASSALTO A ÔNIBUS DE LINHA DA UESC É PRESO EM ILHÉUS

ILHÉUS DA BAHIA (OU DE BARCELONA?)

JUSTIÇA TORNA RÉU PM ACUSADO DE EXECUTAR GERENTE DE MERCADO NA BAHIA

DE VENDEDOR A FISCAL DE CAIXA E PROFESSOR, VEJA 108 VAGAS EM ITABUNA, ILHÉUS E JEQUIÉ HOJE

INSCRIÇÕES EM CONCURSO DA UESB SE ENCERRAM NESTA QUARTA-FEIRA; SÃO OFERTADAS 96 VAGAS

EM ITABUNA, TOM RIBEIRO DIZ QUE ACEITA SER VICE DE AUGUSTO CASTRO: “TEM COMPETÊNCIA”

VITÓRIA DA CONQUISTA LIDERA CASOS DE DENGUE NA BAHIA, REVELA SESAB

Apostas podem ser feitas até as 19h
Tempo de leitura: < 1 minuto

As seis dezenas do concurso 2.577 da Mega-Sena foram sorteadas na noite desse sábado (25), no Espaço da Sorte, em São Paulo. Nenhuma aposta acertou os seis números: 12 – 18 – 22 – 31 – 44 – 50.

O prêmio de R$ 63.703.777, 84 acumulou. O valor estimado pela Caixa para o concurso 2.578 é R$ 75 milhões.

A quina registrou 123 acertadores. Cada um vai receber R$ 46.928,10. Já a quadra teve 9.192 apostas vencedoras e vai pagar prêmio individual de R$ 898,05.

O próximo concurso da Mega-Sena será na quarta-feira (29). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

A aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Brasil é derrotado por Marrocos || Foto Rafael Ribeiro/CBF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Seleção Brasileira foi derrotada por Marrocos em amistoso disputado no Estádio Ibn Batouta, em Tânger (MAR), neste sábado (25). Casemiro marcou o gol do Brasil, enquanto Boufal e Sabiri assinalaram para os adversários na partida que terminou 2 a 1.

O primeiro tempo começou de forma truncada e com muitas disputas físicas. A Seleção teve uma grande oportunidade aos 23, quando Bono errou a saída de bola, Rony chutou, o arqueiro rebateu e Andrey finalizou para nova defesa do goleiro.

Na altura dos 25 minutos, Vini Jr. foi lançado em velocidade, Bono chutou de forma estranha e o brasileiro tocou por cobertura para as redes, mas o impedimento foi marcado. Já aos 29, Boufal recebeu na área e abriu o placar para os marroquinos.

Após o intervalo, o Brasil voltou ainda mais no ataque em busca do empate. Logo aos dois minutos, Rodrygo arriscou um voleio de fora da área e Bono espalmou. Weverton fez linda defesa em chute de Ounahi, aos oito.

A Seleção Brasileira chegou ao empate aos 21min: Casemiro recebeu de Paquetá na entrada da área e chutou colocado, para vencer o goleiro, deixando tudo igual. No entanto, aos 34, Sabiri finalizou de dentro da área, ampliou para o Marrocos e definiu o placar.

BRASIL: Weverton; Emerson Royal (Arthur), Éder Militão, Ibañez e Alex Telles; Casemiro, Andrey (Raphael Veiga) e Lucas Paquetá (Yuri Alberto); Rodrygo (Vitor Roque), Vini Jr. e Rony (Antony). Técnico: Ramon Menezes.

Chuvas deixaram várias famílias desabrigadas e desalojadas em Itacaré || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

As fortes chuvas que caíram nas últimas horas causaram prejuízos no sul e baixo-sul da Bahia. Em Itacaré, um canal de macrodrenagem não deu conta do grande volume de água e transbordou,  causando a inundação de dezenas de casas no bairro da Passagem. Houve alagamento também no bairro São Miguel. Muitos moradores tiveram que deixar o local às pressas e buscaram abrigo em casa de amigos e familiares. Vários veículos foram inundados e danificados.

Dois imóveis no Bairro Novo desabaram em Itacaré

Outros desabrigados dos bairros da Passagem e São Miguel foram levados pela Secretaria de Desenvolvimento Social para escolas no município, segundo confirmou ao PIMENTA a Assessoria de Comunicação de Itacaré, na noite deste sábado (25).  Houve ainda o desabamento de uma casa e uma construção, no bairro Santo Antônio (bairro Novo), onde mais de 70% dos imóveis foram erguidos numa encosta.

Temporal alagou ruas em Itacaré

Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no bairro Santo Antônio para vistoriar os imóveis e recomendou aos moradores próximos de onde ocorreram os incidentes que deixassem o local. Além desses incidentes, houve alagamentos em outras áreas da cidade. A expectativa é de que a secretária de Desenvolvimento Social de Itacaré, Juliana Novais, divulgue, ainda neste domingo (26), um balanço do número de desabrigados e das ações adotadas pelo governo municipal.

Houve incidentes também em Ilhéus. Foram registrados alagamentos em bairros como Teotônio, Vilela, Nelson Costa e São Miguel e no centro da cidade, além de deslizamento de parte de uma encosta no Alto Nerival (foto abaixo). Em Itabuna, houve vários pontos de alagamento, mas nenhuma ocorrência com maior gravidade até o momento.

Houve deslizamento no Alto do Nerival

Em Camamu, no baixo sul-baiano,  foram registrados pontos de alagamento em diversos bairros. A parte de uma igreja desabou. Não houve feridos. Na cidade, choveu 65 mililitros em 24 horas.  De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuva para o sul e baixo-sul da Bahia neste domingo (26).

Publicado o resultado do concurso da terceira etapa do concurso do DPT || Rafael Martins/GOVBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Administração (Saeb) publicou, neste sábado (25), no Diário Oficial do Estado, o resultado provisório da terceira etapa (Prova de Títulos) do concurso público para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Polícia Civil da Bahia. Também foram publicados os resultados provisórios do procedimento de heteroidentificação e da perícia médica nos candidatos que se declararam com deficiência.

Os resultados também estão disponíveis no portal RH Bahia e no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), disponível no endereço www.idecan.org.br. Os candidatos que ingressarem com recurso contra os resultados provisórios da prova de títulos, do procedimento de heteroidentificação e da perícia médica terão dois dias úteis, após a data desta publicação.

Após o resultado final e a homologação do certame, os candidatos serão convocados para exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exames psicológicos) e investigação social. Os considerados aptos serão convocados a realizar Curso de Formação de Policiais Civis. As vagas serão preenchidas de acordo com a classificação final e de acordo com o interesse da administração pública.

O concurso público para o DPT oferece 456 vagas de nível superior. São 166 vagas para perito criminal, 103 para médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico do Departamento de Polícia Técnica. As carreiras integram quadro de pessoal da Polícia Civil e terão carga horária semanal de 40 horas.

Em dezembro de 2022, mais de nove mil candidatos fizeram as provas para concorrer a uma das vagas. O exame foi composto por uma prova objetiva, com 100 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos, além de uma prova discursiva, voltada para a elaboração de texto dissertativo.

Idoso abusou de criança durante viagem de Ilhéus para São Paulo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais prenderam, na sexta-feira (24), em flagrante, um homem de 67 anos por abuso sexual praticado contra uma criança de 7 anos. A prisão ocorreu no interior de um ônibus que seguia de Ilhéus, no sul da Bahia, com destino ao estado de São Paulo. O flagrante ocorreu quando o ônibus trafegava pela BR-116, no município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

De acordo com relatos dos passageiros, o homem percebeu que a mãe da menina dormia e começou a acariciar as pernas e partes íntimas da menor. Na sequência, o violador passou a se masturbar, momento em que os ocupantes do ônibus avisaram o motorista, que parou no posto da PRF e pediu ajuda aos policiais.

O acusado de abuso sexual da menor foi enviado para a Delegacia de Polícia Civil de de Vitória da Conquista. O idoso, que informou ser morador de São Paulo, foi autuado pelos crimes de estupro de vulnerável e satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente. Ele deve ser encaminhado para o conjunto penal.

Governador Jerônimo Rodrigues na apresentação do Bahia Sem Fome
Tempo de leitura: 4 minutos

Nesta sexta-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) apresentou o Programa Bahia Sem Fome, em evento realizado no auditório do Colégio Estadual Vila Canária, em Salvador. O programa irá alcançar e dar suporte a cerca de 1,8 milhão de cidadãos que hoje se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional, com a execução de diversas ações de inclusão social e transferência de renda. A primeira etapa da campanha consiste na arrecadação de alimentos, envolvendo órgãos públicos, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada.

Empenhado na causa de garantir a segurança alimentar na Bahia, Jerônimo apela para que toda a sociedade colabore com as ações do programa e reconheça a humanidade de quem está em vulnerabilidade social. “Não chamem as pessoas que estão passando fome de invisíveis, pois todo mundo sabe onde estão. Nós vamos fazer a busca ativa para colocá-los dentro dos programas, e vamos colocar orçamento para essa necessidade”, garantiu.

Durante o evento, o governador realizou a entrega simbólica de cestas básicas para representantes de movimentos sociais, associações de quilombolas, indígenas, marisqueiras, pessoas em situação de rua, povos de terreiro, entre outros. Os alimentos doados foram arrecadados entre servidores, em secretarias e órgãos públicos, e empresas parceiras.

Ainda conforme o governador, o Bahia Sem Fome será oficialmente lançado, após a aprovação de Projeto de Lei que o Governo do Estado enviará para apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). “Hoje apresentamos a primeira etapa, que é o chamamento social. A segunda etapa do programa vai precisar muito dos deputados da Assembleia Legislativa, para transformar isso em lei, pois se não é lei, não é política pública”, destacou.

De acordo com o coordenador-geral das Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira, o programa vai abranger um público alvo muito maior quando virar lei. “Nós estamos elaborando o documento para que o Bahia Sem Fome seja institucionalizado. O documento irá garantir uma rede de equipamentos públicos e privados para o combate à fome, envolvendo o poder público, a escola pública, os bancos de leite materno, iniciativa privada, na agricultura familiar, com os armazéns, as feiras agrícolas e os centros públicos de economia solidária”.

ABASTECIMENTO

Como primeira ação do programa, o Governo do Estado irá realizar uma mobilização de arrecadação permanente de alimentos em órgãos estaduais, nas sedes das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), do Corpo de Bombeiros, das Polícias Civil e Militar, Conder, SineBahia e nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) espalhados pelo estado. Postos do SAC, Centros Sociais Urbanos, colégios e eventos apoiados pelo Estado, além de empresas e organizações da sociedade civil também serão pontos de coleta de alimentos. Os itens serão distribuídos em igrejas, terreiros, centros comunitários e educacionais, sedes de movimentos sociais, Organizações da Sociedade Civil, Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência de Assistência Social.

Para promover a arrecadação de alimentos, o Governo do Estado realizará eventos como festivais regionais de música, eventos estudantis, na sala de cinema Walter da Silveira e espetáculos na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a exemplo do Show Elas à Frente, que será realizado, na próxima terça-feira (28), e terá a cantora Daniela Mercury entre as atrações. A iniciativa é uma parceria das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres (SPM), Educação (SEC), Turismo (Setur) e Cultura (Secult), e vai encerrar a programação do governo do Março Mulher, promovendo as ações do Bahia sem Fome. A entrada do Show Elas à Frente será um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que vai ser revertido para o programa. O acesso ao show também será garantido a quem doar um pacote de absorvente, que será destinado à campanha em favor da dignidade menstrual.

BUSCA ATIVA

Na segunda ação do programa, será realizada a busca ativa de pessoas em situação de vulnerabilidade social de forma articulada com a sociedade civil. Nesta fase, haverá uma atualização cadastral do Cadúnico, que é a porta de entrada para uma série de programas de transferência de renda desenvolvidos pelas esferas federal, estadual e municipal. O objetivo é encontrar, cadastrar e atualizar dados de todas as famílias extremamente pobres para que tenham acesso a programas já existentes, como o Bolsa Família, Bolsa Presença, Bolsa Permanência, Mais Estudo, e a programas de Qualificação Profissional.

A Yalorixá do Ilê Axé Onã Omí Tafá Oyá, Tâmara Bonfim, foi uma das convidadas para a apresentação do programa, e identificou que sua comunidade de terreiros está incluída nas ações programadas. “O Bahia Sem Fome foge do assistencialismo, é um trabalho que infelizmente tem que existir neste momento, mas é necessário para manter nosso corpo alimentado e vivo. E nós, enquanto povo preto, sabemos o quanto a fome nos atravessa, e para, além disso, no campo espiritual, a alimentação e a comida é o que me reconecta com meus ancestrais. Espero que, muito em breve, esteja nas cozinhas comunitárias e também garanta a água tratada para todos os que precisam”.

EIXOS

O programa Bahia Sem Fome é uma política transversal de apoio a produção, abastecimento, arrecadação, distribuição e acesso à alimentação saudável. Para atingir esses objetivos macros, o programa foi divido em seis eixos: Inclusão Social e Socioprodutiva; Abastecimento alimentar e hídrico; Acesso a serviços públicos; Gestão do Sisan (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) no estado e apoio aos municípios; e Participação popular e controle social.

Uma das prioridades iniciais do Bahia sem Fome é promover o abastecimento alimentar, com a doação de cestas alimentares e alimentos prontos, estimulando equipamentos públicos e integrados de combate à fome no âmbito da assistência social, educação, saúde, agricultura familiar e economia solidária. O programa também busca fortalecer os sistemas de abastecimento alimentar e estoques estratégicos de alimentos. A articulação de restaurantes populares é uma das estratégias, com o aumento da oferta, para que funcionem também durante o período noturno e em finais de semana, além ampliação das unidades em Salvador e implantação de novas unidades em municípios-polo.

A disponibilidade de água também é uma preocupação do programa, uma vez que a restrição de acesso à água em quantidade e qualidade mantém relação direta com a insegurança alimentar. Através da Secretaria de Infraestrutura e Hídrica e Saneamento (Sihs), o Bahia Sem Fome propõe a criação de ações para a disponibilidade de tecnologias sociais de acesso à água.

BC manteve taxa básica de juros|| Foto Marcello Casal Júnior
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) criticou a decisão do Banco Central do Brasil (BCB) de não alterar a taxa Selic em 13,75%. “Entendemos que a taxa Selic se encontra em patamar exagerado, sendo a maior taxa de juros reais do planeta”, observa a entidade por meio de nota.

Para a direção da FIEB, a manutenção da taxa de juros básicos da economia neste patamar reduz “a demanda por consumo, encarecendo o custo do crédito, dificultando as atuais condições financeiras, sufocando as indústrias e condenando operacionalmente o giro das suas atividades”.

O reflexo da medida do Banco Central, reforça a nota da FIEB, pode “agravar ainda mais o quadro fiscal do país”. Confira a íntegra da nota divulgada pela FIEB nesta sexta-feira (24).

Taxa Selic mantém economia em condições restritivas

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) acredita que a política monetária deve priorizar o controle da inflação e o desenvolvimento do país. A decisão do COPOM de não alterar a taxa SELIC, hoje em 13,75% a.a., mantém a economia brasileira em condições restritivas, reduzindo a demanda por consumo, encarecendo o custo do crédito, dificultando as atuais condições financeiras, sufocando as indústrias e condenando operacionalmente o giro das suas atividades.

A redução da atividade econômica e a consequente retração dos empregos, da renda e da arrecadação do estado podem agravar ainda mais o quadro fiscal do país. Entendemos que a taxa SELIC se encontra em patamar exagerado, sendo a maior taxa de juros reais do planeta.

Reiteramos que o desenvolvimento do país passa pela estabilidade das ações da política econômica, tanto em âmbito fiscal quanto monetário, além de outras ações coordenadas que busquem entregar as reformas estruturantes que produzam as condições de competitividade e eficiência no longo prazo.

Federação das Indústrias do Estado da Bahia

24.03.2023

Polícia Militar de Sergipe prende foragido de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um foragido da Justiça de Ilhéus foi preso, nesta sexta-feira (24), no bairro Coroa do Meio, Zona Sul de Aracaju, em Sergipe. O bandido, que não teve o nome divulgado, foi detido por uma equipe do Batalhão de Policiamento de Radiopatrulha. Acusado de tráfico de drogas, ele tem mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal de Ilhéus.

O marginal foi preso outras vezes por tentativa de homicídio e tráfico de drogas, segundo informou a Polícia Militar de Sergipe. O foragido de Ilhéus e um comparsa foram encaminhados à Central de Flagrantes, em Aracaju. O bandido deve ser transferido para o município do sul da Bahia nos próximos dias.

Oliveira à frente de uma das nove turmas de pilotagem de drone que já formou na região
Tempo de leitura: 2 minutos

Nos seus vídeos no YouTube, Oliveira costuma pedir que os internautas procurem pelo binômio “drone Itabuna” no Google. Quando o pedido é atendido, os primeiros resultados da busca mostram os canais da Zédrone na internet. Essa é uma maneira certeira de demonstrar que a marca é referência na produção de imagens aéreas na cidade. Mas, em 2017, quando registrou o nome da empresa em homenagem ao filho, os voos da Zédrone ainda eram incipientes, recorda Oliveira José Miranda Júnior. “Todo início é difícil, é complicado”.

O produtor associa o boom de seu canal à cobertura de duas realidades bem diferentes. Nascido em Itabuna e morador da Urbis IV, ele foi um dos milhares de cidadãos que viram seus bairros tomados pelas águas do Rio Cachoeira, na enchente de dezembro de 2021, considerada a maior em quase 60 anos. Um dos vídeos da Zédrone, com mais de 270 mil visualizações, mostra o bairro completamente inundado, assim como a Rua de Palha (Maria Matos).

O sucesso do canal, segundo Oliveira, também se deve à cobertura das transformações da paisagem urbana de Itabuna e Ilhéus. Ele notou essa demanda nos comentários dos internautas sobre as primeiras imagens aéreas que fez das obras da BA-649, construída pelo Governo do Estado ao lado direito do curso do Rio Cachoeira. Nessa época, muita gente questionava o andamento da construção.

“Então, eu falei: vamos ver se essa obra é de verdade mesmo, se está acontecendo, e comecei a fazer o vídeo. Informava o período da execução e dava uma dimensão [do andamento da obra] para as pessoas entenderem, porque muita gente hoje ainda não entende que essa obra está sendo feita para desafogar o fluxo de veículos entre as duas cidades e é uma coisa de grande importância”, relata.

CURSO E MERCADO

Além da experiência dos anos de prática, Oliveira aperfeiçoou sua formação e deu início a um curso de pilotagem de drones. Com carga de 8h, o curso alia estudo teórico à aula prática em ambiente controlado, além de simulações. A próxima edição será neste sábado (25), no Estádio Luiz Viana Filho, em Itabuna.

A pedido do PIMENTA, Oliveira também listou os requisitos para se pilotar um drone no Brasil, seja de forma profissional ou amadora. Primeiro, o equipamento deve ter registro homologado pela Anatel. Segundo ele, os aparelhos disponíveis no mercado brasileiro já vêm registrados, enquanto os importados devem ser submetidos ao procedimento, que é gratuito.

Além disso, todo voo deve ser comunicado, antecipadamente, ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Essa obrigação é especialmente importante para a segurança do espaço aéreo, sobretudo em locais com aeroportos e helipontos, explica Oliveira Júnior.

Zédrone orienta manuseio de controle do drone por aluno

No curso, o aluno também é apresentado às diferentes categorias e maneiras de uso profissional do equipamento.  “Apontamos cem possibilidades de inserção no mercado, o drone é um instrumento útil para diversas atividades, desde o audiovisual, que é o nosso foco, ao trabalho no agronegócio, monitoramento e levantamento de áreas”, exemplifica Oliveira. No próximo dia 29, a produtora lançará uma versão online do curso teórico. Mais informações podem ser obtidas no perfil da Zédrone no Instagram.

José Nazal receberá título de Doutor Honoris Causa da Uesc || Foto Rodrigo Macedo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Numa das mais justas homenagens da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a instituição concederá o título de Doutor Honoris Causa a José Nazal, fotógrafo, memorialista e ex-vice-prefeito de Ilhéus.

A proposta de concessão do título foi apresentada pelo reitor da Uesc, Alessandro Fernandes Santana, e aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) hoje (24).

José Nazal, 67 anos, é dos profundos conhecedores da história, da geografia e das pessoas do chão sul da Bahia. Um mestre! Mais recentemente, também comandou a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus. É membro do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus.

É da lavra de Nazal uma das principais obras que narram a história da sua terra, Minha Ilhéus – Fotografias do Século XX e um Pouco de Nossa História. Com suas lentes mágicas, registra – e também participa da – história e evolução do sul da Bahia nas últimas décadas.

HONORIS CAUSA

A expressão Honoris Causa é expressão latina (“por causa de honra”), utilizada quando uma universidade deseja conceder título de honra “para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho”.

Jerônimo fala sobre cobrança de vereadores itabunenses no WhatsApp || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou que honrará os compromissos assumidos pelo Governo do Estado com a população de Itabuna. Após mencionar diálogo recente com o prefeito Augusto Castro (PSD), ele disse que foi apertado por vereadores itabunenses no WhatsApp. Os parlamentares, acrescentou, queriam novidades de obras já anunciadas.

O petista falou sobre o assunto nesta quinta-feira (23), na inauguração do Colégio Estadual de Tempo Integral Carlos Roberto Arléo Barbosa, em Ilhéus, ao ser questionado pelo PIMENTA sobre os ciúmes dos itabunenses quando comparam os investimentos do Estado em Itabuna e na vizinha litorânea. Segundo o governador, é necessário olhar a relação das cidades inserida num contexto maior, o da região sul da Bahia.

– Ilhéus e Itabuna, você vê uma característica de irmã mesmo, né? Irmão e irmã são assim em casa. Quando tá naquela idade que o pai ou a mãe vacila, tá um puxando o cabelo do outro, mas depois se juntam e a gente tem que mostrar a força que Ilhéus e Itabuna têm, que a região tem. A gente não pode nem ficar mais [falando] só Ilhéus e Itabuna, porque a região compreendeu isso – iniciou.

No caso de Itabuna, como relembrado pelo site na pergunta ao governador, a expectativa gira em torno da requalificação da Avenida Beira Rio e das soluções viárias dos acessos à cidade e à BA-649. Na resposta, Jerônimo assegurou esses e outros investimentos, a exemplo da reforma do Itabunão, mas voltou a enfatizar que, no município, sua prioridade é resolver a crise de distribuição de água.

“Quero combinar com a comunidade de Itabuna que vou me esforçar para fazer os dois deveres, todas as outras coisas e essas duas [acessos da BA-649 e Beira Rio], mas, se você botar na mesa, tenho certeza que a comunidade precisa que seja cuidado da água logo. Não estou dizendo que não vou fazer, estou fazendo conta. Conversei com o prefeito, vereadores me apertaram hoje no Zap. Falei: se acalmem, pra gente poder fazer uma coisa e entregar com a decência que o povo de Itabuna merece”, declarou Jerônimo.

Gastronomia internacional marca abertura da Campanha de Missões Mundiais da Igreja Batista
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Igreja Batista Teosópolis (IBT) de Itabuna lançará, neste domingo (26), às 18h, a Campanha de Missões Mundiais, durante evento simultâneo em todas as Igrejas Batistas do país. Após o culto de lançamento, os participantes poderão desfrutar da Feira Gastronômica, que terá comidas típicas de treze países. O objetivo da iniciativa é arrecadar recursos para projetos da Junta de Missões Mundiais.

No evento, os visitantes poderão degustar especialidades culinárias de Portugal, Arábia Saudita, Moçambique, Rússia, México, França, Brasil, Espanha, China, Itália, Angola, Estados Unidos e Japão. As barracas serão instaladas no espaço de comunhão da quadra do Colégio Batista de Itabuna e os atendentes estarão caracterizados com trajes típicos do país representado.

A campanha busca desenvolver novas ideias para a celebração da fé no cumprimento da missão da Igreja de Jesus, segundo afirmou Gils Magnavita, Coordenador de Missões. Já o pastor Geraldo Meireles, titular da IBT, falou do impacto do trabalho solidário como forma de partilha da fé.

“Será um grande momento para apreciar as influências gastronômicas presentes em vários países do mundo e, também, uma excelente oportunidade de comunhão com aqueles que, através de tarefas simples, cumprem propósitos divinos. Isso fortalece a nossa fé”, declarou Geraldo.

Eduardo Salles (de verde, à dir.) escuta discurso de Jerônimo Rodrigues em Ilhéus || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

Apesar de quase ter sido liquidada no primeiro turno, a última eleição para o Governo da Bahia foi a mais disputada em duas décadas. Durante toda a pré-campanha e mesmo no período eleitoral, as sondagens do comportamento do eleitorado apontavam amplo favoritismo do ex-prefeito ACM Neto, que ostentava a boa avaliação de seus mandatos em Salvador, milhões de reais do fundo eleitoral do União Brasil e um nome forte no imaginário baiano.

Hoje, com a obra pronta e olhando em retrospectiva, a quinta vitória seguida do PT na Bahia não pode ser chamada de surpreendente, mas, há um ano, ACM Neto havia acabado de tirar o PP da base governista e viria a lançar sua candidatura com apoio de 14 partidos, número inédito para um candidato da oposição. Essa conjuntura, agora sabemos, levou muita liderança a apostar errado.

Esse erro terá preço, a julgar pela declaração do governador sobre o assunto, nesta quinta-feira (23), durante inauguração de uma escola em Ilhéus. “Aqueles e aquelas que não nos acompanharam na eleição passada, eu vou ter que dizer a vocês que eu preciso amadurecer a nossa humildade, que eu acabei de dizer aqui, porque eu vou começar tratando, primeiro, daqueles que nos acompanharam [na eleição], que deram suor e comeram sal comigo”, disparou Jerônimo Rodrigues.

Conforme o governador, a prioridade aos aliados não impedirá o Governo de atender demandas de municípios administrados por quem não o apoiou.

– A gente faz política com coragem, com razão, mas somos feitos de coração. Por isso, se o prefeito não me acompanhou, mas tiver um projeto de extrema necessidade naquele lugar, não vou ter dificuldade de recebê-lo, de tratar, de resolver. A ponte quebrou? Eu não vou esperar o partido do prefeito; o hospital tá assim ou assado, não vou perguntar o partido do prefeito nem em quem ele votou lá atrás. Mas, se não for de urgência, eu vou sentar com meus pares, pra gente não ficar falando pela metade ou pelas costas. Na política, a gente fala olhando nos olhos. Eu vou tratar os companheiros e as companheiras como me trataram em 2022 -.

E foi assim, olhando nos olhos, que Jerônimo se voltou para o deputado estadual Eduardo Salles (PP), sentado à sua direita no palanque, e citou o parlamentar como exemplo de aliado que, em 2022, fez campanha na oposição. Em tom de elogio, Jerônimo disse que Eduardo teve a coragem necessária para conversar francamente e se dispôs a votar ao lado do Governo sempre que o tema em discussão na Assembleia Legislativa seja do interesse do povo baiano. De todo modo, essa é uma relação a ser “reconstruída”, emendou o governador.

Após ser campeão da Série B, Itabuna ficou em terceiro no Baianão de 2023, apesar da arbitragem
Tempo de leitura: 3 minutos

 

Esperemos que a diretoria continue no esforço e consiga manter uma equipe aguerrida e preparada para derrotar as jogadas extracampo que, por certo, teimarão em dar o ar da graça (totalmente sem graça) nos próximos certames.

 

Walmir Rosário || wallaw2008@outlook.com

Bastou o “Meu time de fé”, agora chamado de “Dragão do Sul”, se soltar dentro das quatro linhas dos campos baianos para incomodar uma legião de personalidades, chamadas, por engano, de desportistas. Foi pinote pra tudo quanto é lado, principalmente pras bandas de Salvador, pois não gostaram do assanhamento dos meninos vestidos de azul e branco pra cima deles, como se fosse proibido dar um chute na hegemonia soteropolitana.

Em 2022, o Itabuna Esporte Clube volta aos campos baianos, dá uns dribles desconcertantes e se sagra campeão baiano da série B (reveja aqui). Até a disputa final foi parar na justiça, como se a vitória mais bonita não fosse em campo, com jogadas alegres, algumas delas convertidas em gol para o delírio da torcida vencedora. Contra tudo e contra (quase) todos, venceu e convenceu.

Relembrando 53 anos passados, a modesta equipe do Itabuna, porém compromissada com o bom futebol, tem o desplante de baixar, saravá, e incomodar, vencendo, seguidamente, os adversários. Foi como mexer num vespeiro. Sem quê nem pra quê, a surpresa dos adversários se transformou em ameaça, não de violência dentro e fora de campo, mas da soberania no futebol baiano.

Entra ano e sai ano, o Campeonato Baiano é aquela mesmice, com Bahia e Vitória disputando as finais, uma ou outra ganhando, às vezes, por anos seguidos, salvo algumas intromissões de pouquíssimos clubes do interior. Acredito, até, que o culpado foi o próprio time do Itabuna, empolgado com a vitória do campeonato da série B, resolveu “meter o ferro na boneca”, como dizia França Teixeira.

Foi só mexer nos brios dos velhos caciques que a maré começou a ficar “caroçuda” e elementos estranhos ao (bom) futebol passaram a interferir nos resultados. E isso já era esperado pelos mais antigos, ou experientes, como manda a regra do politicamente correto. Também foi muito atrevimento um time do interior, hibernando por longos anos, acordar para o futebol de vitórias.

Na realidade, se os meninos do Itabuna chegassem de mansinho, comendo o mingau pelas beiradas, não despertaria tamanha ira dos dominantes, e como na capoeira, ao final, aplicasse um asfixiante, uma ponteira, deixando o adversário estendido ao chão. Às vezes acredito que a culpa tenha sido do técnico que orientou “mal” os seus atletas incitando-os a ganhar todos os jogos.

O Itabuna pensava que era quem? A seleção amadora de Itabuna da década de 1960, que vencia e convencia, não se importando nem mesmo com os árbitros? Pois é, esse tempo já passou e hoje para se formar um time vencedor custa muito dinheiro, depende de investidores, que somente colocam seus recursos para colher os resultados, de forma imediata. É toma lá, dá cá.

Não sou um especialista em futebol, apesar de ter trabalhado na comunicação esportiva. Muito menos do Itabuna, do qual sou apenas fiel torcedor. Mesmo de fora, acompanhei como pude a formação do time, modesto mas aguerrido. Sempre estava atento aos jogos, acompanhando em canais no YouTube. A cada jogo analisava a coragem da diretoria em formar uma equipe após 12 anos fora do campeonato baiano da série A.

Barreiras por toda parte, a começar pela falta de estádio para treinar e mandar seus jogos junto de sua torcida, sem falar na contratação da comissão técnica e jogadores e a manutenção de toda a estrutura. Pensando nisso, vinha à memória o Itabuna Esporte Clube mantido pelos cacauicultores, pecuaristas, industriais e comerciantes, isso há cinco décadas. Os tempos são outros.

Em cada jogo que assistia me vinha à mente os jogadores do passado e os atuais, cuja comparação não pode mais ser feita, haja vista – também – a qualidade dos adversários. E me perguntava se não seriam válidas nos treinos as presenças de jogadores como Carlos Riela, para mostrar como desarmava o adversário e construía uma jogada; e de Bel (Abelardo Moreira), que posicionado frente a nossa defesa dava um passe certeiro na cabeça do centroavante, posicionado na área adversária, para finalizar com um gol.

Mas tudo tem seu tempo, os mais experientes param pela ação dos anos e aos novos ficam a obrigação de fazer um futebol melhor, dar a alegria aos torcedores sempre que colocar a bola no fundo das redes adversárias. Se pensamos assim para os que se posicionam dentro de campo, esperamos que comportamento igual seja destinado aos que mandam no futebol. Ou será uma simples utopia?

Parabéns ao Itabuna que continua no campeonato baiano da série A, disputará o campeonato brasileiro da série D e ainda participará da Copa Brasil. Mas como o calendário cheio é em 2024, esperemos que a diretoria continue no esforço e consiga manter uma equipe aguerrida e preparada para derrotar as jogadas extracampo que, por certo, teimarão em dar o ar da graça (totalmente sem graça) nos próximos certames.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Itabuna possui 20 vagas para motorista hoje, via SineBahia || Foto UFPB
Tempo de leitura: 3 minutos

Encarregado civil, gerente de loja, operador de máquinas pesadas são algumas das profissões com oferta de vagas nesta sexta-feira (24) pelo SineBahia nos municípios de Jequié, Ilhéus e Itabuna, onde também há 50 vagas para Jovem Aprendiz.

São 119 vagas em Itabuna, 48 em Jequié e 36 em Ilhéus nesta sexta-feira.

Os candidatos devem procurar a unidade do SineBahia nestes municípios. Em Itabuna, no andar superior do Shopping Jequitibá, no Jardim Vitória (Beira-Rio) e em Ilhéus na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Jequié atende na Avenida Octávio Mangabeira, no bairro Mandacaru.

O atendimento vai até as 15h30min. Para cadastramento, o candidato precisa apresentar originais das carteiras de Identidade e de Trabalho (impressa ou digital), CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade, além de curso para a área desejada, caso possua certificado. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.Leia Mais