NA BAHIA, CORREIOS E MPT SELAM ACORDO DE COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

A EPOPEIA FUTEBOLÍSTICA DE JUCA ALFAIATE

ILHÉUS RECEBE TERCEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL VERÃO GOSPEL

URUÇUCA: MOACYR APONTA RELAÇÃO HARMÔNICA COM O LEGISLATIVO E AVANÇOS DA GESTÃO

CAIXA COMEÇA A PAGAR BOLSA FAMÍLIA DE FEVEREIRO; VEJA CALENDÁRIO ANUAL

UESC CONCEDE TÍTULOS DE DOUTOR HONORIS PARA CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL E CHICO BUARQUE

ACIDENTE DEIXA UMA PESSOA MORTA E OUTRA FERIDA EM ILHÉUS; ASSISTA AO VÍDEO

SANCIONADA LEI QUE AUTORIZA CONCURSO DA CÂMARA DE ILHÉUS

COMUNIDADE DE ILHÉUS VOLTA A FICAR SEM ÔNIBUS POR CAUSA DE LADEIRA DANIFICADA

Objetivo da medida é evitar que fantasias sejam usadas em crimes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré e a Polícia Militar anunciaram, nesta sexta-feira (27), restrição ao uso de fantasias de careta, tradição carnavalesca. Trata-se de medida de segurança para evitar que as máscaras sejam utilizadas como disfarce para ação criminosa. Ocorrência recente, envolvendo disparos de arma de fogo, motivou a decisão.

A fantasia de careta só poderá ser usada no próximo dia 11 e de 17 a 21 de fevereiro, sempre até as 18h, com identificação do folião em crachá, sob pena de a indumentária ser apreendida, segundo nota conjunta da Prefeitura e da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar.

“Nunca saí de careta, mas acho uma tradição top. Porém, enquanto uns saem para realmente manter a tradição e também porque gostam da cultura, outros já saem com objetivo de cometer delitos. Então, perfeita a decisão das autoridades, pensando na segurança da comunidade”, comentou Renato Moreira Alves, morador de Itacaré, na rede social onde as restrições foram anunciadas.

Armas, celulares e outros aparelhos apreendidos em imóvel usado pelo suspeito || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis e militares fazem buscas no extremo-sul da Bahia para localizar um dos suspeitos do assassinato dos jovens pataxós Samuel Cristiano do Amor Divino e Nawir Brito de Jesus, em Itabela, no último dia 17 (relembre).

“Estamos com equipes espalhadas pela região buscando o foragido que possui mandado de prisão temporária”, contou o titular da 23a Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado Moisés Damasceno, neste sábado (28).

Samuel e Nawir foram mortos a tiros no último dia 17

Samuel e Nawir foram mortos a tiros quando seguiam em uma motocicleta pela BR-101. Segundo testemunhas, os autores dos disparos foram dois homens, que também estavam em uma moto e atiraram nas vítimas pelas costas.

Equipes da Força Integrada (FI) de Combate a Crimes Comuns envolvendo Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria da Segurança Pública, revistaram um imóvel usado pelo suspeito, na zona rural de Porto Seguro. No local, apreenderam armas, celulares, rádios comunicadores e outros dispositivos eletrônicos. Segundo a SSP-BA, o homem foragido presta serviço de segurança privada na região.

O comandante do 8° Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre Costa de Souza, acrescentou que unidades territoriais e especializadas da PM atuam em conjunto nas buscas. “O patrulhamento segue reforçado na região por tempo indeterminado”, completou.

João França Santana (último sentado à dir.), com familiares e amigos || Foto Acervo de Sandoval Santana
Tempo de leitura: 4 minutos

“Os vereadores foram surpreendidos com o artigo 10 do Ato Institucional n° 2 (AI-2), que proibiu a remuneração dos vereadores, o que para João França Santana nada mudou no seu posicionamento”.

Walmir Rosário

A sabedoria popular diz – com acerto – que a cada legislatura municipal, os eleitores terão saudades da bancada anterior. De minha parte, juro que não encontro base científica para tal assertiva, mas sou obrigado a dar o braço a torcer. Antes que me tomem como ressentido, vou logo avisando que nada tenho contra os senhores edis com assento nas câmaras municipais por este Brasil afora.

Como dizem que a voz do povo é a voz de Deus, sou impelido a aceitar a sabedoria popular, mormente quando as mídias sociais deixam claro e transparente atos e fatos da vida pública de um vereador. E tomo por base os cinco mandatos do vereador itabunense João França Santana, em tempos idos, o que me dá total garantia da tese elaborada por anos pelo povão de Deus, que conhece como ninguém a política e os políticos.

Pra início de conversa, considero uma das eleições mais difíceis do poder legislativo a do vereador, haja vista a ampla e próxima base de eleitores, formada, na essência, por amigos. E aí é que a porca torce o rabo, pois essa base se torna fácil de ser minada, pois os amigos são os mesmos de mais da metade dos candidatos a vereador. E estou dizendo isso levando em consideração a Itabuna dos anos 1950/60 e 70 do século passado.

E são exatamente esses vereadores do passado os eternos lembrados por terem deixado marcas positivas em seus mandatos. Em Itabuna, políticos do naipe de José Soares Pinheiro, Paulo Ribeiro, Raimundo Lima, Pedro Lemos, Mário César, Plínio de Almeida, Titio Brandão, o próprio João França Santana, e mais recente Edmundo Dourado, Orlando Cardoso, José Japiassú, João Xavier, são vistos como referência positiva.

Assim que se formou em Direito, em Salvador, João França Santana volta a Itabuna e inicia sua atuação na advocacia. Atencioso no trato às pessoas, se destaca como um possível candidato a vereador. Uniu as convicções políticas ideológicas com a amizade e ganhou a primeira eleição. Mesmo assim, seu trato com os colegas no legislativo sempre foi marcado pela cordialidade, independente dos temas partidários.

Por muitas vezes, o vereador esteve na oposição a prefeitos, mas sempre se destacou pela apresentação de bons projetos e, por muitas vezes, foi voto decisivo na aprovação de matérias do executivo. E sempre destacava: “Se o projeto vai beneficiar a população, não tenho o direito de votar contra, pois assumi o compromisso de trabalhar pela cidade e seus habitantes”, justificava com tranquilidade.

E o ex-vereador contava algumas passagens de sua vida legislativa, quando do bipartidarismo – Arena e MDB. Como se não bastasse a oposição entre os dois partidos, cada um deles era dividido em sublegendas. Então existia a Arena 1, 2 e 3, o que não era diferente no MDB. Ele mesmo era filiado da Arena 2 e era oposição ao prefeito José de Almeida Alcântara, da Arena 1. Ele fazia oposição cerrada, mas com o foco em Itabuna.

João França Santana ficou na suplência apenas uma vez, pois contava com um cabo eleitoral muito eficiente, o sogro Antônio Joaquim de Santana, o Marinheiro, forte liderança política no bairro da Conceição. Àquela época, os votos eram as chapas com os nomes de candidatos, largamente distribuídas e colocadas num envelope e depositadas na urna. Era tiro e queda!

Em 27 de outubro de 1965, os vereadores foram surpreendidos com o artigo 10 do Ato Institucional n° 2 (AI-2), que proibiu a remuneração dos vereadores, o que para João França Santana nada mudou no seu posicionamento. Continuou o mesmo vereador dedicado de sempre, procurando cumprir todos os compromissos assumidos quando pedia a confiança dos eleitores e voto.

Personagens de muitas histórias relevantes em sua vida e nos cinco mandatos, além dos anos em que foi consultor jurídico da Câmara de Itabuna, todos os anos, por ocasião do aniversário de Itabuna, João França Santana colaborava contando-as. Pouco antes do dia 28 de julho, ele chegava ao jornal Agora, com um texto histórico pronto, acompanhado de uma ou duas fotos, para publicação.

Ao chegar, fazia questão de cumprimentar toda a redação, diagramação e arte, entregava seu artigo ou crônica, tecia comentários sobre os fatos e fazia questão de compará-los com a política atual. Nesses momentos eu aproveitava para consultá-lo sobre outras matérias históricas que estávamos elaborando, tirava nossas dúvidas, trazia à tona novas e importantes informações, já com o seu aval.

Uma curiosidade eram as legendas das fotos, elaboradas em seu escritório, ainda na máquina de escrever (manual). Citava o evento, os personagens e concluía com a seguinte informação: “Fulano e sicrano já mortos, sou o único vivo da foto”. E assim atualizava as informações aos mais jovens sobre a verdadeira história de Itabuna, especialmente na seara política.

Profundo conhecedor do direito público e privado, além das leis e do processo legislativo, João França Santana atuou, por muitos anos, como consultor jurídico da Câmara Municipal de Itabuna, a quem prestou relevante contribuição. Casado com Stella, filha do casal Antônio Joaquim de Santana (Marinheiro) e Joana Oliveira de Santana, morreu em 25 de janeiro de 2020, aos 96 anos, deixando dois filhos e três netos.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado.

Ricardo Capelli concede coletiva em Brasília || Foto AB
Tempo de leitura: 6 minutos

O interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal (DF), Ricardo Cappelli, apontou hoje (27) o acampamento bolsonarista em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília, como central para os ataques golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos três poderes, no dia 8 de janeiro, na capital.

“Isso [a centralidade do acampamento] fica claro e evidente porque todos os atos de vandalismo que aconteceram na capital, passaram, tiveram a sua organização, o seu planejamento e o ponto de apoio naquele acampamento que virou um centro de construção de planos contra a democracia brasileira”, disse.

Cappelli disse ainda que houve falta de comando e responsabilidade do então secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, e do alto comando da Polícia Militar no planejamento operacional relacionado aos atos do dia 8, uma vez que havia um relatório de inteligência mostrando a intenção de prática de violência.

“Na melhor das hipóteses faltou comando e responsabilidade. A Justiça está apurando e esse conjunto de coincidências podem caracterizar algo muito pior do que ausência de comando e responsabilidade”, afirmou.

As considerações de Cappelli foram feitas durante a entrega do relatório detalhado sobre o episódio. A previsão era de que o documento fosse entregue ontem (26), mas houve adiamento para que imagens da depredação ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) fossem analisadas.

O interventor disse que o documento servirá para apurar o que aconteceu e na individualização das condutas das pessoas envolvidas com os ataques. Cópias do relatório foram encaminhadas para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e para o ministro do STF, Alexandre de Moraes, responsável por conduzir o inquérito que apura os atos. Será possível acessar o documento na íntegra, na página do ministério.

De acordo com o interventor, os eventos que ocorreram em Brasília desde o final do ano passado até o ataque terrorista do dia 8 passaram pelo acampamento, entre eles a tentativa de invasão da sede da Polícia Federal, no dia 12 de dezembro, que resultou no incêndio a veículos e a tentativa de explosão de uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília.

“Em todos esses eventos, todos os distúrbios no Distrito Federal, esses elementos saíam do acampamento, praticavam atos e depois regressavam para dentro do Setor Militar Urbano [onde fica o Quartel General do Exército]. Isso é importante registrar: a centralidade daquele acampamento em todos os atos criminosos registrados no Distrito Federal, ao longo de novembro, dezembro e que culminaram no dia 8”, afirmou.

Cappelli também disse que o relatório mostra que o acampamento de apoiadores do ex-presidente tinha uma grande estrutura, com uma grande cozinha, banheiros químicos, geradores, chegando a ter mais de 300 veículos estacionados, entre eles caminhões vindos de diferentes estados do país e que na véspera do ataques do dia 8 de janeiro, o local abrigava cerca de 4 mil pessoas.

Desde que o acampamento foi montado – logo após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais –, foram registradas 73 ocorrências policiais, em casos de roubo e furto. O relatório aponta ainda que houve a tentativa de desmobilização do acampamento, ainda no final do ano passado, mas que houve resistência por parte do Comando Militar do Planalto.

“As nossas polícias, Militar e Civil, em conjunto, tentaram fazer incursões no acampamento para coibir o comércio ilegal, para desmontar. Inclusive houve a mobilização de homens para essas operações registradas e que foram canceladas na véspera por ponderações feitas pelo Exército brasileiro, pelo Comando Militar do Planalto”, disse.

O interventor apontou que após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, houve uma redução no número de acampados, mas que o quantitativo voltou a crescer na antevéspera dos ataques terroristas.

“As investigações vão dizer se isso foi uma tática para despistar ou o que que houve. Mas o fato é que no dia seguinte o acampamento sofre um processo de desmobilização e quando chega no dia seis e sete ele explode novamente e chega a ter ali concentrações de em torno de 4 mil pessoas no dia 7 de janeiro”, disse.

Leia Mais

Meta disponibiliza nova funcionalidade do WhatsApp no Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Meta, dona do WhatsApp, liberou para usuários no Brasil a criação de comunidades com até 5 mil membros no aplicativo de mensagens. O recurso já estava disponível em outros países desde novembro passado, mas a empresa norte-americana retardou seu lançamento no país devido às eleições de 2022.

O adiamento atendeu a uma recomendação do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP). O órgão havia manifestado preocupação de que a nova funcionalidade fosse utilizada para espalhar notícias falsas sobre as eleições.

As comunidades podem reunir até 50 grupos, desde que a soma dos membros deles não passe de 5 mil. O recurso começou a ser liberado ontem (26) no país e, timidamente, aproxima o WhatsApp das funções oferecidas pelo Telegram, que permite grupos de até 200 mil pessoas.

Andrea Castro deixa a Semps e atuará no gabinete do prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

A advogada e primeira-dama Andrea Castro deixou hoje (27) o comando da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Ela será substituída no cargo pela servidora pública Luciene Nascimento, confirmou o governo em nota.

Ainda de acordo com a nota, Andrea deverá atuar no gabinete do prefeito Augusto Castro nas ações de governo. O governo cita no comunicado que a advogada e primeira-dama “desenvolveu significativos avanços na política de assistência social de Itabuna, com acolhimento e assistência às pessoas que se encontravam em situação de vulnerabilidade social”.

Segundo a gestão, Andrea optou por trabalhar em ações transversais ligadas diretamente ao gabinete do prefeito, “onde irá apoiar e atuar com interlocução entre as secretarias, a população e a sociedade civil.

Missa em ação de graças será na Capela do Hospital Manoel Novaes
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste sábado (28), a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna (SCMI) completará 106 anos de história e vai celebrar a data com uma missa em ação de graças, a partir das 9h, na Capela do Hospital Manoel Novaes.

Atualmente, os hospitais administrados pela Santa Casa de Itabuna atendem moradores de mais de 140 municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no sul, extremo-sul, baixo sul e oeste da Bahia. No Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, são feitas cirurgias vascular, geral, otorrinolaringologia, plástica, cabeça e pescoço, aparelho geniturinário, oncológicas, cardíacas, bariátricas e torácicas.

A unidade também realiza procedimentos de implantação de marca-passo, proctologia, aparelho digestivo, urologia e nefrologia, ortopedia, traumatologia, odonto trauma bucomaxilo facial, neurocirurgia, mastologia e ginecologia/histeroscopias.

No Hospital Manoel Novaes, anualmente, milhares de pessoas são atendidas nos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Pediátrica e Neonatal, Oncohematologia, Unidade Canguru; nos centros ginecológicos e obstétricos, ambulatório, radioterapia e Banco de Leite Humano, dentre tantos outros serviços que são referência no interior da Bahia.

Já em Barra, no oeste do estado, o Hospital Ana Mariani oferta assistência de média complexidade, com atendimento de emergência e cirurgias, além de clínica médica, cirúrgica, obstetrícia e pediatria. Disponibiliza o total de 39 leitos, sendo 10 leitos para alojamento conjunto e três leitos PPP’s (pré-parto, parto, pós-parto). O atendimento é 100% SUS.

FUNDAÇÃO

Fundadores da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna

Lideranças da cidade fundaram a Santa Casa de Itabuna no dia 28 de janeiro de 1917. A lista de fundadores inclui Monsenhor Moysés Gonçalves do Couto, Benjamin Andrade, Ruffo Galvão, Ramiro Nunes de Aquino, Celso Fontes Lima, Armando Freire, José Fontes Torres (escrivão), Adolpho Maron (tesoureiro), Antônio Menezes de Sousa, José Firmino Alves, Lafayette Borborema, Paulino Vieira e Francisco Ribeiro.

Primeiro provedor da instituição, Monsenhor Moysés ficou no cargo de 1917 a 1924, sendo substituído por Celso Fontes Lima. Desde a fundação até hoje, a Santa Casa teve 34 provedores, incluindo o atual, o advogado e professor Francisco Valdece, reeleito em junho de 2021.

Ao invés de 1º de fevereiro, abertura do ano legislativo será no próximo dia 7
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Abraão Santos (PDT), adiou a primeira sessão ordinária de 2023 em uma semana. Ao invés de iniciar os trabalhos no dia 1º de fevereiro, o Legislativo ilheense abrirá os trabalhos do ano no próximo dia 7.

De acordo com a Portaria nº 32/2023, que formalizou o adiamento, foi levado em consideração o fato de que vereadores de Ilhéus estarão em Salvador, no dia 1º de fevereiro, prestigiando a cerimônia de posse dos deputados estaduais.

Internado no Hospital Costa do Cacau, Yuri precisa ser levado a centro de cardiologia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O jovem Yuri Oliveira Santos, de 21 anos, está internado no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, e precisa ser transferido para um centro especializado em cardiologia, segundo relatório médico. “A transferência é urgente”, disse a mãe do paciente, Marilene Oliveira, ao PIMENTA, nesta sexta-feira (27).

Yuri deu entrada no Hospital no último dia 3, após exame de ultrassom revelar que ele sofreu um derrame pleural. Hoje, ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebe medicamento para estabilizar as funções cardíacas. Segundo Marilene, sem o tratamento, o coração do filho pararia.

Como hipótese de diagnóstico, o relatório médico aponta uma miocardite aguda e solicita que Yuri seja transferido para unidade onde possa ser avaliada a necessidade de transplante cardíaco ou de dispositivos mecânicos de assistência circulatória.

Marilene afirmou ao PIMENTA que Yuri recebe bom atendimento, mas precisa da transferência imediata para ter chance de continuar lutando pela vida. “Meu filho está sendo bem assistido, sim, isso eu não posso negar. Ele está sendo estabilizado até que se encontre a vaga. Porém, o Hospital não tem o recurso [para tratá-lo]”, declarou. A família buscou o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), pedindo ajuda para agilizar o procedimento.

A equipe responsável pelo atendimento do paciente solicitou a transferência na noite de quarta-feira (25). Consultada pelo PIMENTA nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou o registro do caso na Central Estadual de Regulação e informou que ainda procura vaga em unidade habilitada para casos como o de Yuri.

Vista aérea da BA-649, à direita do curso do Cachoeira || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: 2 minutos

A BR-415 vai ser interditada totalmente na altura do quilômetro 25 do trecho Ilhéus-Itabuna, às 14h desta sexta-feira (27), para a detonação controlada de uma rocha na estaca 340 da BA-649. Medida estabelecida em protocolos de segurança, a interdição foi comunicada pelo Consórcio SVC/PavService, responsável pela construção da nova estrada.

De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, a interrupção do trânsito será de 15 minutos e outras duas detonações serão feitas nos dias 1º e 3 de fevereiro, no mesmo horário, também com o bloqueio total da BR-415.

Construída pelo Governo da Bahia, a BA-649 se estenderá por 18 km, à direita do curso do Rio Cachoeira. As obras devem ser concluídas até 2024. Clique aqui para ver imagens recentes da futura estrada.

_______________________
Publicidade

NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE
DE SE TORNAR UM PILOTO DE DRONE!

O Curso de Pilotagem em Drone é ideal para todos aqueles que desejam adquirir habilidades e conhecimentos para operar esses dispositivos de forma segura e eficiente. Com uma abordagem voltada tanto para iniciantes quanto para usuários com nível avançado, o curso oferece uma variedade de conteúdos que vão desde a introdução básica às operações avançadas.

Os alunos iniciantes aprenderão sobre os principais componentes dos drones, como controlar e manter a estabilidade do aparelho, além de técnicas de voo seguro. O instrutor (Zé Drone) é um especialista na área, com anos de experiência na operação de drones, e os alunos terão acesso a equipamentos de última geração para praticar as habilidades adquiridas. Além disso, o curso inclui uma parte teórica e prática, com aulas teóricas e simulações, além de exercícios práticos e voos de campo.

E aqui vem a melhor parte: os 5 primeiros alunos leitores do PIMENTA terão R$ 100,00 de desconto no valor total do curso!

Se você está interessado em aprender a pilotar drones, seja como hobby ou para fins profissionais, este curso é a escolha perfeita para você. Não perca essa chance única de adquirir habilidades valiosas e se destacar na área.

Matricule-se agora e garanta seu desconto pelo telefone (73) 98885-8216 ou clique aqui e fale com o Zé pelo Whatsapp.

Telhado desaba e Defesa Civil interdita 30% da área coberta da feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Parte do telhado da Feira Livre da Califórnia, em Itabuna, desabou na madrugada desta sexta-feira (27). Ninguém ficou ferido. A estrutura metálica de sustentação do telhado cedeu com a ventania acompanhada de chuva. Imagens mostram forte oxidação da estrutura, o que já havia sido constatado em laudo emitido pela Defesa Civil em 2022.

A parte do telhado afetado, onde funcionavam açougue e peixaria, corresponde a 30% da área coberta da feira livre. Toda a área foi interditada pela Defesa Civil.

Há pouco, o governo municipal informou que, após o desabamento, deverá ser feito novo laudo pela Defesa Civil. O documento será encaminhado ao governo do estado, em caráter emergencial, para acelerar o trâmite do projeto de reforma da feira livre.

O secretário de Segurança e Ordem Pública, Humberto Mattos, esteve no local. Ele lamentou a situação de abandono em que as feiras livres e o Centro Comercial de Itabuna, principal entreposto distribuidor de hortigranjeiros da cidade, foram encontrados, em janeiro de 2021.

Humberto Mattos e a secretária de Planejamento e de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, visitaram o local nesta manhã de sexta-feira. “Além do desgaste natural, no caso da feira da Califórnia, como os feirantes trabalham com produtos que contém sal e em condições de umidade, o desgaste da estrutura pode ter se acelerado”, afirmou Humberto.

ONG apresenta bichinhos para adoção responsável || Foto Planeta dos Bichos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A ONG Planeta dos Bichos promoverá nova edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, neste sábado (28), das 10h às 16h, ao lado da Catedral São Sebastião, no Centro Histórico de Ilhéus. Para adotar um bichinho, é necessário ter 18 anos ou mais, além da apresentação de RG e comprovante de residência.

A Feira também é uma oportunidade para quem deseja colaborar, voluntariamente, com o trabalho da Planeta dos Bichos, que não tem fins lucrativos. Outra forma de ajudar é por meio da doação de materiais de limpeza e ração. Há pontos de coleta na sede do Grupo Amigos da Praia (GAP), ao lado da Catedral São Sebastião; e na Calzin Cortes e Assados, em frente ao Supermercado Meira, no bairro Nelson Costa.

Mesa Diretora para biênio 2023-2024 tem estreia de Piçara (1º à esq.)
Tempo de leitura: < 1 minuto
Diego Pitanga assume mandato na Câmara de Itabuna

A nova composição do legislativo de Itabuna e da sua mesa diretora são duas novidades na reabertura dos trabalhos na próxima quarta-feira (1º). A mesa diretora, empossada no início deste ano, tem agora como terceiro-secretário o vereador Antônio Félix Nascimento (Piçarra), do Solidariedade.

Também do Solidariedade, o vereador Fabrício Pancadinha deixa a Câmara para assumir mandato de deputado estadual exatamente na quarta-feira.

A vaga de Pancadinha no legislativo itabunense será ocupada por Júnior do Trator (PMN), que vai para o segundo mandato.

Primeiro suplente do PT, Diego Pitanga assume em lugar de Manoel Porfírio, que hoje preside a Fundação Marimbeta (Sítio do Menor).

Ainda há dúvida quanto à presença do prefeito Augusto Castro (PSD) na solenidade, já que, também na quarta-feira (1º), há a posse e eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. Caso ele não compareça, a mensagem do Executivo deverá ser lida por um representante do governo.

Barcelona, de vermelho, empata com o Bahia de Feira em 0 a 0 || Imagem TVE-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Barcelona de Ilhéus conseguiu um pontinho no jogo contra o Bahia de Feira, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Encerramento da quarta rodada do Campeonato Baiano de Futebol, a partida terminou sem gols, na noite desta quinta-feira (26).

Com o resultado, a equipe ilheense chegou aos 5 pontos e caiu para a sexta colocação devido às vitórias de Juazeirense e Jacobinense na rodada. As duas equipes somam 6 pontos cada uma e estão em quarto e quinto lugares, respectivamente.

JOGO CONTRA O LANTERNA

O Barça de Ilhéus tem novo compromisso no domingo (29), às 18h, no Estádio Mário Pessoa. Pegará o lanterninha da competição, o Doce Mel, que tem apenas um ponto em quatro jogos. Ontem (26), a equipe de Ipiaú perdeu para o Vitória por 3 a 0, no Barradão, em Salvador.

Sucesso mundial, Mágico de Oz é atração de encerramento do projeto no Jequitibá
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Projeto Super Férias, que faz parte da campanha Verão Jequitibá, chega ao final com muitas atividades para o público infantojuvenil neste final de semana. A programação começa hoje (27) e vai até domingo (29). A Turma do Sesi, parceira do Shopping Jequitibá na ação, promove oficinas gratuitas do programa Jovens Cientistas no piso superior.

Os instrutores do Sesi irão apresentar experimentos que podem ser feitos com produtos do dia a dia, além de aulas de robótica, uma atividade que já rendeu vários prêmios nacionais aos alunos do Sesi Ilhéus.

As oficinas serão na sexta e no sábado, das 15h às 19h, e no domingo, das 13h às 16h30min, e buscam mostrar às crianças a importância da ciência na região e o quanto isso impacta positivamente para produzir novas experiências que melhorem a vida da sociedade.

Fechando a programação do Super Férias, no domingo, às 17h, a turma do Teatro e Fantasia apresenta a peça O Mágico de Oz, um clássico mundial. Mais informações sobre a campanha Verão Jequitibá nas redes sociais do shopping ou em www.shoppingjequitiba.com.br.