Uma câmera de segurança flagrou o momento em que um cãozinho da raça poodle foi atropelado e morto, nesta quinta-feira (1º), no Outeiro, em Ilhéus. As imagens foram publicadas pela fotógrafa Julay Santos em seu perfil no Instagram.
Segundo Julay, o atropelamento teria sido proposital, afirmação que não pode ser confirmada ou descartada apenas com o vídeo disponível, que foi publicado com sua velocidade acelerada.
O cachorrinho se chamava Bidu e era irmão de Ziah, cachorro da autora da publicação. O motorista não prestou socorro ao animal. O vídeo a seguir contém imagens fortes.
O Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, será chamado de Evandro Sena Freire, nome do professor e ex-reitor falecido em 2020. A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário, que recebeu a proposta do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).
A trajetória de Evandro na docência se confunde com a história da Uesc, onde ele chegou em 1996, cinco anos após a estadualização da antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi). Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa, era mestre em Processamento e Armazenamento de Produtos Tropicais pelo National College Of Agricultural Engineering, e doutor em Engenharia Agrícola e Biológica pela Universidade da Flórida.
Na Uesc, foi diretor do DCET e participou da implantação dos cursos de Física, Matemática e Química, Ciência da Computação e Engenharia da Produção, e do Programa de Pós-Graduação em Física. Também apoiou a criação dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química, assim como do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat).
Eleito vice-reitor ao da professora Adélia Pinheiro, que foi reitora por 7 anos, Evandro assumiu a Reitoria da Uesc em 2019 e permaneceu no cargo até o fim do mandato, em 2020, quando se aposentou.
“É difícil não reconhecer o legado do professor Evandro Sena Freire para o DCET, para a Uesc e para a região. Portanto, dar ao Pavilhão o nome do professor Evandro se constitui numa justa e merecida homenagem e retribuição à grande contribuição para o desenvolvimento universitário e científico deixada pelo professor e reitor”, disse o professor Aprígio Bezerra, atual diretor do Departamento.
Os cartórios baianos fizeram 3.780 atas notariais que classificam como falsas informações divulgadas via internet em 2021. O número é 31,79% maior do que o de 2020, quanto 2.868 atos desse tipo foram feitos. Os dados são do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), que divulgou levantamento nesta quinta-feira (1ª).
A pesquisa aponta tendência de crescimento contínuo, mas que se acentua sempre às vésperas das eleições, considerando os pleitos de 2014, 2016, 2018 e 2020, quando as chamadas fakes news e os ataques virtuais entre candidatos e seus simpatizantes ganharam maior projeção.
Nas eleições ao Governo do Estado em 2014, foram registrados 189 documentos. Nas disputas municipais de 2016, foram contabilizadas 741 atas notariais, aumento de 292%. Já na corrida para governador de 2018, ano em que as fake news tiveram maior repercussão, o número de atas notariais teve um crescimento de 884% em relação a quatro anos antes, passando para 1.861 documentos emitidos pelos Cartórios de Notas da Bahia.
“Todos os dias somos bombardeados por um volume imenso de informações e nem sempre temos condições de distinguir o que é fato e o que é fake. A internet, de certa forma, vem cada dia mais sendo uma colaboradora da propagação de notícias falsas. Para resguardar as pessoas e os profissionais que são vítimas, os candidatos injustamente implicados e o processo eleitoral, como um todo, a ata notarial constitui uma ferramenta extremamente útil para garantir respaldo jurídico na produção de provas robustas”, diz o presidente do CNB-BA, Giovani Gianellini.
A Polícia Civil busca imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os homens que perseguiram e assassinaram, a tiros, na noite de quinta-feira (1º), no bairro Santa Helena, em Buerarema, no sul da Bahia, o motorista de transporte por aplicativo identificado como André Santos Carvalho, de 28 anos. O jovem era morador do bairro Califórnia, em Itabuna.
A polícia investiga várias hipóteses para o assassinato de André Santos. O latrocínio (roubo seguido de morte) está praticamente descartado porque o veículo, um Ford KA, placa PJD-7882, de Itabuna, foi deixado para trás. Testemunhas relataram que o motorista de aplicativo foi perseguido por homens que ocupavam outro veículo. Ao chegar ao bairro Santa Cruz, o carro teria sido interceptado pelos criminosos.
O motorista de transporte por aplicativo ainda tentou escapar, a pé, do cerco dos bandidos, mas foi perseguido e atingido com vários disparos. O corpo da vítima foi levado para o Departamento de Polícia Técnica em Itabuna (DPT). O veículo está no pátio do órgão. O crime é investigado pelo delegado Clodovil Soares.
Nesta sexta-feira (2), o Governo da Bahia deu mais detalhes sobre o concurso para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), que abrirá 166 vagas para perito criminal, 101 para perito médico legista, 10 para perito odonto-legal e 177 para perito técnico. O edital do certame será publicado neste sábado (3).
As inscrições deverão ser feitas no site do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), responsável pelo concurso, no período de 8 setembro a 10 de outubro. A taxa é de R$ 140 ou R$ 160, a depender do cargo pretendido.
Para concorrer aos cargos de perito criminal e perito técnico, é necessário ter ensino superior completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para os cargos de perito médico legista e perito odonto-legal, é exigido bacharelado em Medicina e Odontologia, respectivamente.
As carreiras integram quadro de pessoal da Polícia Civil e terão carga horária semanal de 40h, com remuneração no valor de R$ 12.065,35 e R$ 4.873,18, a depender do cargo. O certame reserva 5% das vagas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararem negros, de acordo com a legislação vigente.
ETAPAS
O concurso terá três etapas. As duas primeiras, ambas de caráter eliminatório e classificatório, têm data prevista para 11 de dezembro deste ano, no turno matutino, em Salvador. As provas objetivas terão 100 questões de múltipla escolha. A prova discursiva será composta de um texto dissertativo. Já a terceira etapa será a prova de títulos, de caráter classificatório.
Após o resultado final e a homologação do certame, os candidatos serão convocados a realizar exames pré-admissionais (teste de aptidão física, exames médicos e exames psicológicos) e investigação social. Os considerados aptos serão convocados a realizar Curso de Formação de Policiais Civis. As vagas serão preenchidas de acordo com a classificação final e de acordo com o interesse da administração pública.
O concurso terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período.
A Câmara de Itabuna aprovou o projeto do vereador Erasmo Ávila (PSD) que muda o gerenciamento da Zona Azul na cidade. As mudanças na legislação convergem para a geração de empregos, caso o sistema de estacionamento rotativo remunerado seja reimplantado via licitação. “Todos queremos mobilidade urbana, mas é crucial garantirmos a empregabilidade para o itabunense”, comentou Erasmo.
Segundo o texto enviado à sanção do prefeito, a Zona Azul de Itabuna terá que ser operacionalizada com, no mínimo, 50% de mão de obra humana. Apenas metade do sistema poderá ser totalmente automatizado. “Como o equilíbrio da equação homem/máquina afeta encargos trabalhistas, a gente acredita que a tarifa ficará mais barata”, explicou Sivaldo Reis (PL), autor da emenda que modulou o percentual (inicialmente era 80%).
O projeto aprovado pelos vereadores ainda fixou um percentual mínimo de arrecadação junto à concessionária que irá operar a Zona Azul itabunense. O texto estabelece que, pelo menos, 10% do faturamento líquido (ao invés do bruto) da empresa deve ser repassado ao Tesouro Municipal. Nesse ponto, o projeto mira a bitributação para evitar que a concessionária seja cobrada duas vezes pelo mesmo imposto.
SANÇÃO
As mudanças na Zona Azul precisam ser sancionadas pelo prefeito em até 15 dias úteis, ou promulgadas – em caso de veto derrubado pela Câmara Municipal, para que se torne lei.
O número de cervejarias registradas no Brasil cresceu 12% em 2021 na comparação com o ano anterior, mostra a mais nova edição do Anuário da Cerveja, lançado hoje (31) em São Paulo, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O levantamento indica que existem 1.549 estabelecimentos do tipo no país. Em 2020, primeiro ano da publicação, eram 1.383 cervejarias. Em relação a 2000, quando existiam 40 unidades, o crescimento do setor é de 3.678%
Em 2021 foram registrados 200 novos estabelecimentos, enquanto outros 34 cancelaram o registro. Houve, portanto, um aumento real de 166 cervejarias em relação a 2020. A secretária-executiva adjunta do Mapa, Mara Papini, destacou que, “apesar da pandemia, das dificuldades,” há motivos para comemorar os números e que o ministério tem se empenhado em desenvolver o setor.
O Mapa é o órgão responsável por registrar e autorizar as cervejarias a funcionarem, considerando a atividade e linha de produção, bem como a capacidade técnica e condições higiênico sanitárias. Todos os estabelecimentos produtores, padronizadores, engarrafadores, atacadistas, exportadores e importadores devem ser registrados, assim como todas as bebidas produzidas no país. O certificado de registro tem validade de 10 anos.
ANÁLISE POR REGIÃO
As regiões Sul e Sudeste reúnem 85,8% dos estabelecimentos, somando 1.329. São Paulo, novamente, lidera o total de cervejarias, com 340 unidades. Em seguida está o Rio Grande do Sul, com 285, e Santa Catarina, com 195 cervejarias registradas. Os estados com maior crescimento no número de cervejarias em 2021 foram Rondônia, que agora tem três cervejarias, Acre, que passou de uma para duas unidades, e Piauí, que agora tem cinco cervejarias.
O levantamento mostra ainda a densidade de cervejarias por habitantes. Santa Catarina tem o maior indicador, com um estabelecimento para cada 37.633 habitantes. Em nível nacional, o Brasil tem uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes.
“A nossa cadeia produtiva é extensa, ela vai do campo ao copo. [Representa] 2,02% do PIB, uma massa salarial de 27 bilhões de reais por ano, uma geração de tributos da ordem de R$ 25 bilhões. O setor é resiliente, passou bem pela pandemia, com percalços pontuais”, pontuou Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicato Nacional da Cerveja (Sindicerv). Ele avalia que há margem para crescimento no setor. “Você tem uma nova geração, que demanda novos produtos. Tem algo que a gente explora pouco ainda que é o turismo cervejeiro”, propõe.
EXPORTAÇÃO
O anuário aponta que houve um aumento de 66 milhões de quilos do volume exportado em relação ao ano anterior, representando um faturamento de mais de 131,5 milhões de dólares. A América do Sul corresponde a 99% das vendas, tendo o Paraguai como principal destino, seguido por Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai.
Em relação à exportação, em 2021, o volume importado somou mais de 18 milhões de quilos, representando 15 milhões de dólares. Na avaliação do Mapa, verifica-se a diminuição do consumo de cervejas estrangeiras influenciado pelo aumento da oferta do produto nacional.
Apesar de o mercado brasileiro estar concentrado em três grandes indústrias, Ambev, Heineken e Petrópolis, destaca-se o movimento de microcervejarias. “[O consumidor] busca produtos diferenciados, que antes tinham que ser importados, mas com esse movimento cervejeiro, esse produtos de qualidade começaram a ser fabricados no Brasil, ganhando muito prêmios internacionais, inclusive”, relata Glauco Bertoldo, diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa. Da Agência Brasil.
Unidades do SineBahia na região sul têm oferta de 72 vagas de emprego nesta primeira quinta-feira de setembro. Das vagas anunciadas, 59 são em Itabuna e 13 em Ilhéus.
Os interessados devem procurar o SineBahia até as 15h30min. O atendimento em Itabuna é feito no andar superior do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio). Já em Ilhéus, a unidade funciona em frente à Praça Cairu, Centro.
O candidato deve levar carteiras de Identidade (RG) e de Trabalho, CPF e comprovantes de endereço, vacinação e escolaridade, além de certificados de curso na área. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.
A atuação dos cães farejadores K9 Friedel e Kaleu ajudou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) a apreender 26,8 quilos de maconha, na tarde desta quarta-feira (31), no Km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A droga era transportada por uma passageira.
A maconha foi descoberta durante abordagem a passageiros de um ônibus de turismo que ia de São Paulo para o Ceará. Ao inspecionar o bagageiro do veículo, os cães encontraram os entorpecentes em uma das malas. Foi realizada a checagem da bagagem e identificada a responsável pelo transporte da droga. Foram apreendidos 18 tabletes (24 quilos) de maconha.
Com a dona da mala, os policiais rodoviários federais encontraram, numa bagagem de mão, mais 4 tabletes, pesando 2,6 quilos de maconha. A mulher alegou aos policiais que recebeu as malas de uma pessoa desconhecida, nas proximidades da rodoviária do Tiête, em São Paulo. Disse ainda que ganharia R$ 2.600,00 para levar o material para Fortaleza (CE)
A passageira foi encaminhada com a droga para a Delegacia da Polícia Civil em Vitória da Conquista e deverá ser transferida para o presídio. Ela responderá pelo crime de tráfico de drogas.
Itacaré vai curtir o melhor do rock, neste final de semana, em um grande evento com motoclubes do país e grandes bandas regionais. O Rock BA será neste sábado (3), a partir das 17h30min, na Praça São Miguel, região central do município praiano.
Lula Palmeira, organizador do evento, afirma que será montada megaestrutura de palco, som e luz para receber bandas como a Tri Ruero´s, Dr. Rock e Os Aloprados.
O Rock BA terá a participação dos grupos de motoclube Navegadores (Porto Seguro), Ubatã Moto Oficial, Bodes do Asfalto, Caveiras Nômades e Los Fragas/MG 21, além de motociclistas de outras partes do país que já estão se dirigindo para o município sul-baiano.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
Quem for à Praça São Miguel, poderá curtir grandes shows gratuitos das bandas Tri-Ruero´s, Dr. Rock, Mariah Basul, Natasha, Professor Doidão, Os Aloprados (Salvador), Pecados Capitais e Scrupulous. “Os shows começam às 17h30min e adentram a madrugada”, afirma Lula Palmeira.
Realizado pela APP Produções, o Rock BA conta com patrocínio da Bahiagás e apoio da Secretaria de Turismo de Itacaré. Mais informações do evento podem ser obtidas pelo telefone (73) 99933-9008.
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) abriu, nesta quarta-feira (31), inscrições em três concursos públicos com oferta de 143 vagas para os campi de Vitória da Conquista, Camaçari e Salvador. As oportunidades são para candidatos que possuem níveis médio, técnico e superior.
As inscrições podem ser feitas pela internet até o dia 11 de outubro e custam de R$ 80 a R$ 100, a depender do cargo. Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais têm até o dia 8 de setembro para solicitar a isenção da taxa. A jornada de trabalho varia de 20 a 40 horas semanais, a depender do cargo. Acesse aqui o edital 06.
As provas serão aplicadas no dia 4 de dezembro nas cidades de Barreiras, Juazeiro, Salvador, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas. O maior número de vagas é para o campus da capital, com destaque para o cargo de assistente administrativo. Com exigência de ensino médio completo ou médio profissionalizante, são 75 vagas. Acesse aqui o edital 005.
Os candidatos que concorrem aos cargos de nível superior farão prova pelo período da manhã, a partir das 8h. No período da tarde, as provas serão aplicadas das 14h às 18h para quem concorrerá aos cargos de nível médio e/ou profissionalizante. O prazo de validade dos concursos é de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.
Os salários variam de R$ 2.446,96 a 4.180,66, auxílio alimentação de R$ 458, mais incentivo à qualificação. As provas serão aplicadas pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). Acesse aqui o edital 007.
A campanha de vacinação antirrábica bateu a marca de 20.625 cães e gatos imunizados em Itabuna. Hoje (31), o serviço volante chegou aos bairros Pau Caído, Taverolândia, Emmanoel Leão e à comunidade Gogó da Ema, no Sarinha Alcântara. O trabalho é coordenado pela Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde.
Inicialmente, a meta da Prefeitura de Itabuna era imunizar 21 mil animais, explica a coordenadora da DCZ, Ellen Gleicer Lima dos Santos. Segundo ela, o trabalho é importante para a saúde pública, além dos próprios bichinhos, pois o vírus da raiva (Lassyvirus) pode infectar pessoas.
O contágio ocorre por mordidas, arranhões ou lambedura de animais contaminados com o vírus. Os sintomas mais comuns são alterações neurológicas e salivação excessiva. “Nossa orientação é que a pessoa mordida por um animal infectado procure atendimento médico imediato”, disse a coordenadora.
Além do serviço de porta em porta, os tutores podem levar os animais receber a vacina na Divisão de Controle de Zoonoses, que funciona em endereço na Rua A, número 37, no Vale do Sol. O cidadão pode esclarecer eventuais dúvidas ou obter mais informações por meio do telefone (73) 3212-3439.
O número de mortes violentas na Bahia caiu 11,5% no primeiro semestre de 2022, informa a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA). A marca colocou a Boa Terra entre os dez estados que mais reduziram esse tipo de crime ao longo dos seis primeiros meses do ano.
Além da Bahia, também apresentaram reduções os estados de Roraima (34%), Distrito Federal (21%), Rio Grande do Norte (18%), Amapá (17%), Maranhão (17%), Espírito Santo (16,5%), Rio de Janeiro (16%), Acre (15%) e Goiás (14%).
“Policiais militares, civis e técnicos, além dos bombeiros, provam diariamente a competência no combate à criminalidade. Os baianos sentem orgulho de vocês. Parabéns a todos os profissionais baianos”, declarou o secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, ao comentar o dado estatístico.
De acordo com a SSP-BA, na capital baiana, no primeiro semestre de 2022, a queda das mortes violentas foi de 13,6%. A Região Metropolitana de Salvador (RMS) terminou o período com redução de 3%. Já o interior da Bahia contabilizou a diminuição de 12,2%. Em julho, o estado completou dez meses consecutivos de redução de homicídios e outros crimes contra a vida (veja aqui).
Motoristas que atuam nos serviços municipais de Uruçuca participam do curso de capacitação promovido pela Prefeitura. O objetivo da atividade é qualificar os condutores a partir dos princípios da direção defensiva, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e também para o atendimento adequado dos cidadãos.
Outro propósito da formação, segundo a Prefeitura de Uruçuca, é conscientizar os trabalhadores sobre os cuidados necessários para a conservação do patrimônio público, como os veículos usados na prestação dos serviços.
Até o momento, o curso de qualificação foi desenvolvido com duas turmas de motoristas, nos dois últimos finais de semana.
A Villa 73, em Ilhéus, vai receber a próxima edição da Feira de Adoção de Cães da ONG Planeta dos Bichos, no dia 10 de setembro, um sábado, das 10h às 16h. O espaço fica no estacionamento do GBarbosa, no Pontal.
De acordo com Maria da Conceição Barbosa, presidente da ONG, para adotar os animais, que estão castrados e vermifugados, é necessário ter acima de 18 anos e apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Na feira, além de conhecer os bichinhos e, eventualmente, adotá-los, os visitantes poderão desfrutar de um festival de tortas. O objetivo é arrecadar recursos para a manutenção das atividades da ONG, que também receberá doações no local. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus.
























