VICE-GOVERNADOR DIZ QUE VIU A MORTE DE PERTO EM TENTATIVA DE POUSO DE AVIÃO EM ILHÉUS

ITAJUÍPE: IVAN JÚNIOR É O NOVO LÍDER DO GOVERNO NA CÂMARA

BRASIL TEM SALDO DE 157 MIL EMPREGOS EM JUNHO, APONTA CAGED

PARTE ANTÔNIO OLÍMPIO E DEIXA SAUDADES

MORRE O PROFESSOR SOANE NAZARÉ, PATRONO DA EDUCAÇÃO SUL-BAIANA

NO SUL DA BAHIA, ITABUNA É PIONEIRA EM COLETA SELETIVA E DESTINAÇÃO CORRETA DE RESÍDUOS

ITABUNA: HOSPITAL SÃO LUCAS SERÁ REABERTO COM ATENDIMENTO 100% SUS

ILHÉUS: AOS 91 ANOS, MORRE O EX-PREFEITO ANTÔNIO OLÍMPIO

ILHÉUS E JEQUIÉ OFERTAM 74 VAGAS NAS ÁREAS DE ENGENHARIA, INDÚSTRIA E SERVIÇOS HOJE (27)

Tempo de leitura: < 1 minuto

No final da manhã desta terça-feira (14), o governador Rui Costa tomou a quarta dose de vacina contra a covid-19, no Instituto Couto Maia, em Salvador. Com a liberação da aplicação da nova dose de reforço em pessoas com mais de 50 anos, o governador, que tem 59, passou a integrar o público-alvo e já completou mais uma etapa do ciclo de proteção contra a doença.

Rui tomou a terceira dose da vacina no dia 6 de janeiro deste ano. As segunda e primeira doses foram aplicadas nos dias 30 de julho e 7 de maio de 2021, respectivamente.

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia tinha, até essa segunda-feira (13), 2.569 casos ativos de Covid-19. Devido ao recente aumento nos registros de casos e com a proximidade dos festejos juninos, foram intensificados os apelos das autoridades de saúde para que a população atualize o ciclo vacinal.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O aplicativo de transporte rodoviário Buser conseguiu autorização judicial para ser usado por consumidores na Bahia, após recorrer ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) contra sentença que havia proibido a sua operação no estado, em fevereiro passado.

Usado para o fretamento coletivo de viagens de ônibus, o aplicativo foi alvo de ação da Rota Transportes, na Subseção Judiciária de Paulo Afonso, mas o processo acabou extinto por desistência da autora, segundo informa a assessoria da Buser em nota divulgada hoje (14).

Depois da extinção do processo, uma nova ação, praticamente idêntica à primeira, foi movida contra a Buser no mesmo juízo, originando a liminar que proibiu sua operação, ainda segundo a nota.

A empresa recorreu ao TRF-1 e, na última quarta-feira (9), o desembargador Paulo Ricardo de Souza Cruz autorizou a operação da Buser, acatando a alegação da incompetência do juiz responsável pela proibição. “Assim, já havendo um elemento objetivo que indicaria que a ação teria sido processada por juiz incompetente, mesmo sem considerar a alegada suspeição do mesmo, tenho que é de serem suspensos os efeitos da sentença”, explicou o magistrado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pessoas com 50 anos ou mais e profissionais de saúde de qualquer idade começarão a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (15), desde que tenham recebido a terceira há quatro meses, pelo menos.

De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, no ato, será necessário apresentar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando as três aplicações anteriores. As pessoas devem ir aos postos com máscara de proteção, locais onde o uso continua obrigatório.

O atendimento ficará disponível nas unidades de saúde do Ilhéus 2, Hernani Sá, Nelson Costa, Parque Infantil, Avenida Esperança, Conquista, Princesa Isabel, Basílio, Avenida Canavieiras, Banco da Vitória e Salobrinho. A Prefeitura não especificou o horário de atendimento. Nas fases anteriores, a maioria das unidades ofertou o serviço pela manhã.

 

Tempo de leitura: < 1 minuto

As repartições municipais de Itabuna terão ponto facultativo na próxima sexta-feira (17), dia seguinte ao feriado de Corpus Christi (16 de junho), conforme decreto do prefeito Augusto Castro (PSD).

O decreto não se aplica à UPA 24H, SAMU-192, Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e Policlínica Municipal Dois de Julho, que funcionarão regularmente. A rotina administrativa será normalizada a partir de segunda-feira (20).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, afirmou que ACM Neto (União Brasil), seu adversário nas eleições deste ano, tenta confundir o eleitorado para surfar na popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “O que ele quer, na verdade, é pegar carona. Ele é caroneiro”, declarou o petista ao ser perguntado, nesta terça-feira (14), sobre a escolha do ex-prefeito de Salvador de evitar o enfrentamento com Lula.

“Quem é que está [no Congresso] aprovando as questões mais sensíveis e prejudiciais à classe trabalhadora no Brasil? É o partido dele, é o União Brasil, é o DEM. Eles ficam trocando de nome para as pessoas irem esquecendo disso”, complementou Jerônimo.

Na entrevista à Rádio Mix FM, Jerônimo voltou a assegurar que, se eleito, seu governo reforçará as políticas iniciadas pelo ex-governador Jaques Wagner e ampliadas pelo governador Rui Costa, ambos do PT.

Além disso, na avaliação de Jerônimo, as questões nacionais, como o desemprego, a inflação e a fome, vão interferir nas eleições estaduais. “Não dá para abrir mão de um debate nacional”, disse. “Para o ex-prefeito tanto faz quem vai ganhar as eleições presidenciais?”, questionou, voltando a se referir a Neto.

Ex-secretário estadual da Educação e do Desenvolvimento Rural, Jerônimo classificou o presidente Jair Bolsonaro (PL) como “desastrado” e criticou a falta de projetos estruturantes do Governo Federal na Bahia e no Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Cooperativa de Cirurgiões Cardiovasculares ou Torácicos do Estado da Bahia (Cardiotórax) informou ao Governo do Estado que irá rescindir o termo de adesão ao Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). Com isso, os 72 cirurgiões que integram a entidade deixarão de atender os beneficiários do plano a partir de 23 de agosto.

A decisão, segundo a cooperativa, deve-se à falta de reajuste dos honorários médicos, que impede o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro do acordo entre as partes, firmado em 2012, e a recuperação das perdas inflacionárias dos últimos anos. Conforme a entidade, os valores não são reajustados há 10 anos.

Ainda segundo a cooperativa, o desligamento do Planserv foi decidido após reincidentes notificações sobre a defasagem dos valores dos procedimentos, feitas ao longo de cinco anos.

De acordo com o presidente da Cardiotórax, o médico Leandro Públio, a impossibilidade de avanço das negociações inviabiliza a relação. “Os cooperados realizam procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, prezando pela qualidade e técnicas eficazes, a fim de mitigar os riscos inerentes a qualquer cirurgia. Entretanto, não recebemos a contraprestação justa pelos serviços que são prestados aos beneficiários do Planserv, conforme reconhecido pelo próprio órgão”, acrescentou.

Tempo de leitura: 2 minutos

O Banco de Sangue e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna estão mobilizados, agora em junho, para reforçar a ação voluntária para salvar vidas. Até o final deste mês será realizada, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município, a Campanha Doe Vida, Seja a Esperança de Alguém!.

A campanha foi iniciada nesta segunda-feira (13), com palestras e bate-papo com pacientes da Unidade Básica de Saúde José Renan Oliveira, no Parque Boa Vista. Nesta terça-feira (14), quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, haverá encontro com enfermeiros da rede básica de saúde, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Firmino Alves, no centro da cidade.

Será promovida durante a campanha a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Os agentes mantêm contato quase que diário com os moradores dos bairros. Eles também conhecem a realidade do Banco de Sangue de Itabuna e podem nos ajudar muito nessa campanha de doação de sangue e órgãos”, avalia, a responsável pela triagem do Banco de Sangue, a enfermeira Maria José dos Santos.

A enfermeira destaca que o sangue é essencial para tratamentos e procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. “Ajuda a salvar vidas todos dias, principalmente para atendimento às vítimas de diferentes tipos de acidentes e conflitos armados. Por isso, não pode faltar em estoque”, explica a profissional de saúde. Paralelamente, várias ações estão sendo promovidas com empresas privadas.

DÉFICIT

De acordo com a enfermeira, há muito tempo que os bancos de sangue e hemocentros em todo o país travam uma batalha diária para evitar que milhares de pessoas deixem de receber o atendimento médico. Ela relata que a situação fica mais crítica no início e final de ano, períodos como carnaval e festejos juninos, quando cai o número de doadores e aumenta a quantidade de pacientes necessitando de transfusão de sangue nos hospitais.

Em Itabuna, o déficit é maior para o tipo RH negativo. Nesta segunda-feira, por exemplo, o estoque estava praticamente zerado. O Banco de Sangue precisa ter um estoque com, pelo menos 1.200 bolsas mensais, mas hoje conta com 70% dessa quantidade. Por mês são feitas de 780 a 890 transfusões de sangue nos hospitais de Itabuna e cidades vizinhas.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

Após filiar-se ao PDT no período da janela partidária e de filiações, o ex-prefeito Capitão Azevedo confirmou sua pré-candidatura a deputado federal, nesta segunda-feira (13), quando se reuniu com o presidente estadual da legenda, Félix Júnior.

Azevedo fez a defesa do voto regional ao anunciar a pré-candidatura. “Itabuna e o sul da Bahia merecem ter um deputado federal que vive aqui, que conhece de perto a realidade daqui. Na Câmara, vou poder trabalhar para atender as demandas do município e de toda a região, pois sei de perto quais são os problemas e as carências”, afirmou.

O presidente estadual do PDT prevê que o seu partido saia das urnas, em 2 de outubro, com a eleição de 3 deputados federais. “O PDT fará pelo menos três deputados federais nesta eleição. E Capitão Azevedo tem todas as chances de ser um deles, pela força política que ele tem em Itabuna e região. Sem dúvida alguma, a eleição dele seria importante para todo o sul da Bahia”, acrescentou Félix.

APOIO DE ACM NETO

A pré-candidatura de Capitão Azevedo também foi estimulada pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que irá disputar o governo da Bahia. O PDT mantém diálogo com Neto, e espera indicar o vice na chapa majoritária. O nome até aqui posto, pelos pedetistas, é o empresário Ângelo Dourado.

Tempo de leitura: 3 minutos

As unidades do SineBahia nos municípios de Itabuna, Ilhéus e Porto Seguro têm oferta de 78 vagas de emprego e de estágio nesta terça-feira (14). O maior número de oportunidades é da unidade de Itabuna, com 46 vagas de emprego, seguido por Porto Seguro, com 18. Ilhéus oferece 13 vagas de emprego e uma de estágio hoje.

Os interessados devem procurar o SineBahia nestes municípios, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de endereço, vacinação e escolaridade. As vagas disponíveis em cada unidade podem ser conferidas mais abaixo (Leia mais).

Leia Mais

Secretária Eliane Oliveira estima que escolas municipais devem retomar aulas em meados de agosto, após a imunização completa dos servidores contra a Covid-19 || Foto Secom/Ilhéus
Tempo de leitura: 5 minutos

A manobra que suspendeu a votação de autorização de empréstimo de 30 milhões de dólares, na quarta passada (8), foi dos principais fatos políticos da semana que passou em Itabuna. A matéria deve ser colocada na ordem do dia da Câmara de Vereadores na próxima quarta-feira (15). Pelo menos, é no que acredita o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), segundo afirmou em conversa com a coluna Arriba Saia, do PIMENTA.

Ele avalia que o adiamento da votação não significou resistência à matéria. “Não tem resistência. O projeto foi apresentado e estamos aguardando só, basicamente, passar detalhes técnicos para poder votar”, disse. Abaixo, os trechos principais da conversa do prefeito com esta coluna.

PIMENTA – O senhor observa algum erro na apresentação do projeto à sociedade?

Augusto Castro – Claro que não. Itabuna tem quase 220 mil habitantes e precisa de obras estruturantes e de infraestrutura nos bairros. Itabuna cumpriu todos os requisitos necessários junto à União, ao Tesouro Nacional, para ser contemplada com o aval da União. Apresentamos ao Ministério da Economia uma carta consulta, colocando o projeto em anexo, para viabilizar o financiamento com o aval da União, até porque cumprimos todos os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal e estamos com nota B no Tesouro. Isso dá condição ao município de pleitear esse empréstimo. Enviamos [o projeto] à Câmara. Toda a equipe técnica [esteve lá], detalhando para os vereadores e a sociedade. Foi uma audiência pública, uma reunião aberta, com a presença da sociedade e das entidades [civis] para detalhar [as propostas].

O governo teve nova conversa com os vereadores para assegurar a votação na quarta?

Conversamos constantemente com a base, com as comissões, com a equipe de planejamento, para alinhar [com os vereadores] a importância que tem esse projeto pra cidade.

Quais seriam as obras mais importantes?

Pavimentação dos bairros, drenagem, novas avenidas… Uma ponte. Itabuna precisa ganhar uma nova ponte [no São Caetano]. A que a gente tem hoje tem muitos anos; tem a região toda da ponte do São Caetano; a via da região da Bananeira, uma nova via; e a pavimentação das avenidas importantes para o desenvolvimento econômico da cidade e a infraestrutura.

Confiante na aprovação do projeto?

Estou confiante. Quero que a Câmara possa, quarta-feira, votar essa matéria, até porque isso aí não é uma sinalização de 100% de aprovação. Nós dependemos também do Ministério da Economia e do Senado Federal, para daí a União dar o aval para contrair o empréstimo com juros de 2,5% [ao ano], sendo que no Brasil, hoje, os juros estão em 12.75%.

_____________

PRESENTE

Na última sessão da Câmara de Itabuna, quase metade do plenário era de funcionários do município. Curiosos observaram que a nova secretária de Governo, Fernanda Ludgero, quis mostrar serviço, pois naquela sessão seria votada a lei autorizativa para o empréstimo de US$ 30 milhões. A votação acabou adiada para esta quarta (15), mas um pronunciamento marcante da sessão ainda ecoa.

Sonia Fontes, nova Dama de Ferro?

MEL PERSUASIVO 

Na oportunidade, o vereador Danilo Freitas (ex-PSL) mencionou a secretária Sônia Fontes (Planejamento), imputando a ela o desejo de “votar de qualquer jeito o projeto” e passar mel na sua boca (a dele, claro). Aí, as almas que queriam falar atribuíram a presença dos servidores no plenário a uma orientação expressa daquela que chamaram de nova Dama de Ferro do município, Sônia Fontes, que, coincidentemente, é elogiada pela original, Maria Alice Pereira. O assunto tende a render, porque milhão e São João tem tudo a ver.

_____________

 

Dando Leone: perda de cargos na gestão municipal

SABOR AMARGO

O prefeito Augusto Castro (PSD) resolveu exercer o poder da caneta nos últimos dias. A Bic entrou em ação contra o vereador Dando Leone (PDT), que, na semana passada, se juntou aos oposicionistas Pancadinha e Danilo Freitas ao também pedir vista ao projeto que autoriza o município a contrair empréstimo de US$ 30 milhões.

Augusto sacou a caneta do bolso e determinou a exoneração de todos os ocupantes de cargos de confiança no governo que tenham sido indicados por Dando.

E TEM MAIS

No governo, o comentário é de que a caneta ainda está carregada.

A conferir.

_____________

Jerbson Moraes não nega desejo de um novo mandato, mas silencia-se sobre o assunto

SUCESSÃO 

Na Câmara da vizinha Ilhéus, o debate não é sobre milhões, mas movimenta os bastidores. O presidente Jerbson Moraes (PSD) esboçou investida para alterar o regimento interno da Casa, com aval do plenário, para autorizar a reeleição à presidência da Mesa Diretora. No entanto, segundo ele afirmou à coluna, o assunto está suspenso.

SUCESSÃO 2 

A eventual recondução à presidência é vista como termômetro do poder de Jerbson para se a viabilizar em outra sucessão, a do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), em 2024. A julgar pelo estreitamento da relação política do prefeito com Bebeto Galvão, que atraiu Soane Galvão para o PSB, sob as bênçãos de Rui Costa, o vice surge como nome forte para disputar a bênção de Mário.

SUCESSÃO 3 

O vereador Paulo Carqueija (PSD) desejava, mas não disputou a presidência da Câmara em 2021, abrindo caminho para Jerbson unificar a base do governo em torno da sua candidatura. Parlamentar experiente, Carqueija deu um passo atrás e mirou em 2023. Na época, não se tinha notícia da hipótese da reeleição.

_____________

Eliane foi exonerada da Secretaria de Educação

“CANETADA” EM ITACARÉ

O prefeito Tonho de Anízio (PT) exonerou a secretária de Educação de Itacaré, Eliane Camargo, na última quinta-feira (9). As razões para a tábua de graxa são desconhecidas até aqui, mas ela tornou público desejo de fazer campanha para ACM Neto (UB). Irmão de Eliane, Ed Camargo, que respondia pela Comunicação do governo desde 2017, também foi exonerado.

_____________

Marão ainda não tornou público os gastos com o Viva Ilhéus || Foto Pimenta/Arquivo

E AÍ, MARÃO?

Itabuna divulgou os valores pagos por cada contratação para o Ita Pedro.

Na vizinha praiana, a comunidade ainda espera igual gesto do prefeito Marão Alexandre, Marão (PSD), sobre a conta do Viva Ilhéus.

_____________

Rui sobre Nilo: ator global || Reprodução Jornal da Chapada

A GLOBO TÁ PERDENDO…

O governador Rui Costa (PT) chamou de “ator global” o deputado Marcelo Nilo (Republicanos). Nilo e Rui eram unha e carne. Mas Nilo deixou o grupo – e atirando contra o seu ex-líder.

Após falar de humildade e gratidão numa entrevista nesta segunda (13) à Rádio Metrópole, Rui respondeu a um ouvinte:

– Muitas pessoas não passavam de fingimento ao meu lado. Eram verdadeiros atores globais. Mas eu me concentro no bem. Tenho muita coisa para entregar ainda até o final do ano.

Era sobre Nilo, mas ficou nítido que também falava de um certo “Bonitão”…

Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo do Estado anunciou a construção de um centro de treinamento (CT) de surf na Praia da Tiririca, em Itacaré, sul da Bahia. Será o primeiro equipamento desse tipo nas regiões Norte e Nordeste. Pico famoso no Brasil e exterior, o município já foi palco de sete edições da Liga Mundial de Surf (WSL na sigla em inglês).

O CT contará com sala de simulação de surf e de fisioterapia, auditório, academia, local para guardar pranchas, além de um centro técnico para competições nacionais e internacionais. A segunda etapa prevê, ainda, a construção de dormitório para receber as delegações de atletas de outras cidades.

Para a execução do projeto, o Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), firmou convênio com Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul- CDS-LS.

Segundo o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, o centro, orçado em R$ 583 mil, será mais um importante equipamento esportivo tocado Governo do Estado nos últimos dois anos. “Neste período, obras para a melhoria da infraestrutura esportiva dos baianos estão sendo construídas e autorizadas num investimento estimado em R$ 213, 7 milhões. Ao todo, são 206 obras previstas, atendendo a 164 municípios baianos”.

CENTRO RECEBERÁ ATLETAS DE TODO O PAÍS

Para Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), o centro vai garantir apoio fundamental para o desenvolvimento dos dos atletas baianos. Além disso, segundo ele, a ideia é atender atletas vindos de todo o país, o que vai tornar o Centro de Surf referência para outros estados.

“O CT de Surf vai servir tanto para o município como também para atletas de todo o Brasil que queiram fazer estágios e passar temporadas em um dos melhores picos de surf brasileiro. Em Itacaré, as praias proporcionam as melhores condições de surf da Bahia e do Nordeste”, assegura.

Tempo de leitura: 2 minutos

O PIB do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), totalizou R$ 22,7 bilhões no primeiro trimestre de 2022, representando 24,3% do PIB estadual para o período. Essa participação é superior à verificada no mesmo trimestre de 2021 quando era equivalente a 24% do PIB total baiano. Ou seja, entre os dois períodos o agronegócio baiano aponta trajetória de aumento de participação na economia.

Apesar da ampliação da participação no total da economia, o PIB do agronegócio registrou recuo de 0,7% no primeiro trimestre de 2022 quando comparado ao primeiro trimestre de 2021. Neste período, o agregado I (produção de insumos) e agregado III (processamento dos produtos agropecuários) aumentaram as participações no PIB da Bahia, passando de 1,65% para 1,77% e 3,57% para 6,59%, respectivamente.

João Paulo Caetano, coordenador de Contas Regionais da SEI, explica porque mesmo com taxa de crescimento negativa, o Agronegócio ganhou participação. “Quando analisamos a participação de um segmento no PIB, estamos considerando, além das variações em termos reais, as variações em termos de preços. Nesse sentido, podemos ter, por exemplo, uma queda em termos reais, mas ainda assim a possibilidade de aumento de participação em decorrência de uma oscilação nos preços superior à queda calculada em termos reais. Como os preços agrícolas apresentaram alta, esse efeito se verificou na economia baiana”.

O primeiro trimestre, observa Caetano, apesar da relevância pela ocorrência de algumas importantes safras, não é o principal para o agronegócio haja visto que a maior parte da produção agropecuária baiana se desenvolve no segundo trimestre e isso caracteriza impactos positivos tanto no próprio segmento agropecuário (agregado II) quanto nos demais segmentos, especialmente nos segmentos de transporte e comercialização que compõem o agregado IV.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Semana do Meio Ambiente foi marcada por uma série de ações da CVR Costa do Cacau, a exemplo de estande temático, no Shopping Jequitibá, com exposição de painéis mostrando a atuação da empresa. No estande, também foram distribuídos aos visitantes cerca de 650 mudas de jambo, ipê amarelo, ipê roxo, limão rosa, murta e graviola.

O estande também ofereceu um espaço instagramável para interação nas redes sociais. Na sexta (10), a CVR Costa do Cacau entregou à Prefeitura de Itajuípe 50 mudas de plantas para reforçar a arborização no município.

Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que reuniu colaboradores da empresa, teve como temas a segurança no trabalho e conservação ambiental. Os colaboradores receberam orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual e a importância do respeito ao meio-ambiente.

RESÍDUOS

“Com a destinação correta dos resíduos coletados por prefeituras e empresas privadas, a CVR Costa do Cacau tem contribuído com a conservação ambiental, além e valorizar ações de educação ambiental e apoiar a coleta seletiva de lixo através da Central de Triagem da Associação dos Catadores”, afirma o gerente comercial Maurício Ramos Sena.

Um dos projetos da CVR Costa do Cacau, já em execução, é a implantação do Centro de Educação Ambiental, para a promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem da educação socioambiental. O local estará aberto a visitas de escolas, faculdades, empresas e outras instituições.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Diretório Central dos Estudantes Carlos Marighella (DCE), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), está com inscrições abertas para a eleição de sua nova diretoria, que conduzirá o órgão no biênio 2022-2023. O edital, o requerimento de inscrição e o calendário eleitoral estão disponíveis neste link. Interessados devem se inscrever até sexta-feira (17), na sede do DCE.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Ilhéus se organizam para fazer um protesto na BA-001, onde a cirurgiã-dentista Ranitla Scaramussa Bonella foi atropelada e morreu. A manifestação, que tem o nome da jovem, seria às 7h mas foi remarcado para as 12h desta quarta-feira (15), em frente à Faculdade de Ilhéus.

O modo como o ato será feito ainda é discutido. Uma das propostas é a ocupação das faixas de pedestres dos dois sentidos da rodovia, por três minutos, antes de liberar o tráfego e repetir o movimento a cada dez minutos, ao longo de 1h30min. A cada parada, distribuirão panfletos e exporão cartazes aos condutores.

A pauta de reivindicações inclui a construção de passarelas sobre a rodovia e de nova rótula de acesso aos bairros São Francisco e Nelson Costa, além da redução do limite de velocidade na via para 40km/h (o limite atual é de 60km/h).

FISCALIZAÇÃO DA RODOVIA CABE À PRE, INFORMA SERPA

Ao PIMENTA, o superintendente de Trânsito do município, Valci Serpa, explicou que a responsabilidade de fiscalizar a via é da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Perguntamos se a Prefeitura de Ilhéus já fez alguma solicitação ao Estado com o propósito de reduzir o risco de acidentes na BA-011, a exemplo da construção de passarelas. “Já fizemos vários expedientes, por isso colocaram radares e diminuíram a velocidade”, respondeu Serpa. (Atualizado às 20h de 14 de junho de 2022)