APOSTA DO SUL DA BAHIA FATURA R$ 25 MIL NA MEGA-SENA; R$ 50 MILHÕES FICAM PARA QUARTA

EM ITABUNA, AUGUSTO LANÇA CONCURSO PÚBLICO COM MAIS DE 700 VAGAS; VEJA ALGUNS CARGOS

GRAPÍUNA E JEQUIÉ EMPATAM NA SEMIFINAL DA SÉRIE B DO BAIANO; VEJA OS MELHORES MOMENTOS

MAIS 165 PROFESSORES SÃO CONVOCADOS PARA A EDUCAÇÃO DA BAHIA

HUMOR: PISIT MOTA PROCURA MILIONÁRIOS DE ILHÉUS PARA EXPEDIÇÃO EM SUBMARINO

MULHER E FILHOS SÃO RESGATADOS DE CÁRCERE PRIVADO NO SUL DA BAHIA

GRAPIÚNA ENFRENTA O JEQUIÉ NESTE SÁBADO PELA SEMIFINAL DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BAIANO

FURTADO DUAS VEZES EM SEIS DIAS, EMPRESÁRIO COGITA FECHAR LOJA DE CHOCOLATES FINOS EM ILHÉUS

COM AZUL, GOL E LATAM, VOA BRASIL TERÁ PASSAGEM AÉREA A R$ 200 JÁ EM AGOSTO

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Tom Araújo (UB) anunciou, neste final de semana, que não tentará a reeleição devido à descoberta e ao tratamento de um câncer raro no intestino. “Eu preciso cuidar um pouco de mim”, escreveu ele em uma postagem na rede social Instagram.

– Estou bem, mas preciso parar um pouco, cuidar mais da minha saúde, estar mais perto da minha família, fazer todas as minhas revisões. Por isso eu decidi não disputar as eleições de 2022 – reafirmou o deputado em terceiro mandato e ex-prefeito de Conceição do Coité, no nordeste da Bahia.

O deputado foi diagnosticado ainda no ano passado e foi submetido a cirurgia no intestino em setembro de 2021 para a retirado do tumor. A cirurgia foi considerada um sucesso.

Mais Estudo abre inscrições|| Elói Corrêa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação da Bahia (SEC-BA) prorrogou, até 3 de junho, as inscrições para o processo de seleção dos estudantes para o Programa Mais Estudo, porém a monitoria começa na próxima quarta-feira (1º) para os estudantes identificados no sistema até o dia 27 de maio. Já os alunos identificados até o dia 3 de junho, irão iniciar a monitoria no dia 6 de junho.

São disponibilizadas 52 mil vagas para os estudantes que queiram atuar na monitoria em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica, no turno oposto ao qual estão matriculados. Cada monitor recebe auxílio de R$ 100,00 mensais durante a vigência do Programa Mais Estudo

Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares libertaram cinco vítimas de sequestro, na madrugada deste sábado (28), em Camacan, no sul da Bahia. Elas foram feitas reféns na zona rural de Ibicuí, no médio sudoeste baiano, e levadas para área rural de Camacan. Segundo a polícia, uma das vítimas é o prefeito de Iguaí, Rony Moitinho, além da esposa.

Por volta da 1h30min, policiais da 8ª CIPM foram acionados com a denúncia de que o casal de proprietários e três funcionários de uma fazenda na zona rural de Ibicuí tinham sido sequestrados. No local, a guarnição manteve contato com um dos funcionários da propriedade e encontrou sinais de invasão. Os militares então acionaram a Polícia Civil para dar início às investigações.

Posteriormente, descobriu-se que as vítimas estavam em uma propriedade na zona rural de Camacan. Assim, foi mantido contato com a 62ª CIPM e passadas as informações sobre a localização do cativeiro.

Prontamente, guarnições da companhia chegaram ao imóvel, onde foram recebidas a tiros pelos suspeitos. Houve o revide e, após os disparos, os autores fugiram na caminhonete de uma das vítimas e os policiais resgataram os reféns em segurança. Atualizada às 11h50min.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Centro Cultural OcupaÊ, em Ilhéus, recebe o professor Sérgio Rizzo neste sábado (28), às 19h, para uma roda de conversa sobre audiovisual e mídias digitais. O espaço fica na Primeira Travessa (Rua Fabiana), nº 181, no Nossa Senhora da Vitória.

Mestre em Cinema e doutor em Meios e Processos Audiovisuais, Sérgio Rizzo é professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) e da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e do Colégio Augusto Laranja. Também leciona em cursos livres sobre história e linguagem do cinema no Espaço Itaú de Cinema, Casa do Saber, na Livraria Cultura e em unidades do Sesc.

A roda de conversa é uma iniciativa do projeto de extensão Teatro Popular e Interculturalidade, do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da Universidade Estadual de Santa Cruz, com apoio estrutural da Fundação Fé e Alegria. Com entrada gratuita, o evento terá público limitado de 70 pessoas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna marcou o lançamento do Ita Pedro – Melhor São Pedro de todos os tempos para quarta-feira (1º), às 18h, no Shopping Jequitibá. No ato, o prefeito Augusto Castro (PSD) anunciará as atrações da festa, que vai se estender de 29 de junho a 2 julho, na Praça Hélio Lourenço (antiga Praça da Cotef), no Góes Calmon.

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças, informa que as atrações nacionais e regionais já foram selecionadas. “Não temos dúvida de que o município voltará a promover festejos juninos tradicionais, tipicamente nordestinos, que vão movimentar todos os segmentos socioculturais e econômicos”, acrescentou.

Nesta sexta (27), uma reunião do secretariado municipal discutiu a estratégia de organização do evento, definindo detalhes da infraestrutura, segurança e espaço para atuação dos vendedores ambulantes. Para Aldo Rebouças, já é possível afirmar que o Ita Pedro será das maiores festas de todos os tempos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Concurso 2.485 da Mega-Sena, que será realizado hoje (28) à noite em São Paulo, deverá pagar o prêmio de R$ 100 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

O último concurso, na quarta-feira (25), não teve acertadores, e o prêmio ficou acumulado para hoje.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A enfermeira Fernanda Ludgero foi nomeada, nesta sexta-feira (27), pelo prefeito Augusto Castro (PSD), para a Secretaria de Governo de Itabuna. Até quinta-feira, Judgero ocupava a presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI). A nomeação foi publicada na edição eletrônica nº 5.150 do Diário Oficial eletrônico do Município, por meio do Decreto nº 14.957.

O município informou que a condução de Fernanda Ludgero para a Secretaria de Governo faz parte das mudanças na estrutura da Administração que o prefeito vem efetivando desde o mês abril. Disse ainda que visa atender à necessidade de dinamizar a implantação das políticas públicas e projetos de governo para a retomada do desenvolvimento da cidade, principalmente neste período pós-pandemia.

Além de Fernanda Ludgero, foram nomeados, neste mês de maio, secretários municipais Moisés Figueiredo de Carvalho (secretário de Gestão e Inovação), delegado Humberto Mattos (Segurança e Ordem Pública), Josué Brandão Júnior (Educação), Maico Franco Miranda Souza (Esportes e Lazer) e José Raimundo Araújo e da Indústria, Comércio, Emprego e Renda.

O prefeito Augusto Castro também vai nomear o servidor Roberto Gama Pacheco Júnior para assumir a Presidência da FASI. Já para a Superintendência da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (ARSEPI), foi nomeada Saionara Silva Sales.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Foi sepultado na tarde desta sexta-feira (27), em Itabuna,  o corpo do garçom Jackson Souza Oliveira, mais conhecido como Keno, de 43 anos. Ele estava desaparecido desde terça-feira (24),  e foi encontrado na manhã de hoje. O corpo estava em uma corva rasa, numa área de bambuzal, entre os bairros Vale do Sol e Alto da Conquista.

De acordo com a  Polícia Civil, testemunhas relataram ter ouvido tiros naquela região do bambuzal na madrugada de quarta-feira (25). Informaram ainda que o rapaz, que não tinha passagem pela polícia e era muito querido, vinha recebendo ameaças, possivelmente de um homem com quem teria desentendido, no bairro Conceição.Por causa das ameaças, a vítima teria mudado de endereço pelo menos duas vezes nos últimos dias.

O garçom Jackson Souza foi torturado antes de ser morto. A perícia encontrou um pedaço de madeira enfiado no olho do rapaz, que estava amordaçado. Além disso, existem indícios de que a vítima recebeu pauladas na cabeça.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Bahia jogou mal e perdeu para um time que ainda não tinha vencido uma única partida na Série B do Campeonato Brasileiro. Jogando na noite desta sexta-feira (27), em Minas Gerais, o Tricolor de Aço foi derrotado por 1 a 0 pelo Tombense. O único gol da partida foi marcado aos 11 minutos do segundo tempo, pelo atacante Renatinho, que tabelou com o lateral direito David e finalizou de dentro da área.

Com a derrota, o Bahia perdeu a segunda colocação para o Vasco, que tem 17 pontos, um a mais que o Tricolor. O líder da competição é o Cruzeiro, que tem 19 pontos e ainda entra em campo nesta rodada. O G4 é fechado com o Sport, que tem 15 pontos e, na abertura da nona rodada, na terça-feira (24), perdeu de 1 a 0 para o CRB, em casa.

O Bahia volta a campo pela Série B do Campeonato Baiano na próxima semana. A partida será no sábado (4), na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 16h, contra o Criciúma. O time de Santa Catarina ocupa a 12ª colocação, com 10 pontos.

Imagem de arquivo do antigo Colégio General Osório, atual Biblioteca Adonias Filho
Tempo de leitura: 3 minutos

No seu primeiro pronunciamento à frente da Diocese de Ilhéus, Dom Giovanni Crippa falou que um povo que não conserva sua memória não tem história. A frase poderia ter passado despercebida, naquela tarde de outubro, se não tivesse sido pronunciada no salão nobre do Palácio Paranaguá. Inaugurada em 1907, a antiga sede da Prefeitura abriga o Museu da Capitania e o setor de tributos do município. O prédio esbanja beleza, história e, hoje, debilidades. O governo municipal tenta levantar recursos para revitalizá-lo, afirma Geraldo Magela, titular da Secretaria Especial de Cultura.

Biblioteca Adonias Filho, antigo Colégio General Osório

O Ministério do Turismo é uma das possíveis fontes dos R$ 4,5 milhões necessários para revitalizar o Palácio. Durante a visita do então ministro do Turismo Gilson Machado a Ilhéus, em junho de 2021, a Prefeitura solicitou recursos para obras, diz Magela.

– Na época, foi prometido justamente isso, a reforma dos quatro pilares do patrimônio público; Paranaguá, General Osório, Teatro e Casa Jorge Amado. Até agora não chegou recurso federal. Há uma promessa de chegar recurso para o Paranaguá, que é o mais caro. O projeto é de R$ 4,5 milhões para reformar ele todo e revitalizá-lo. É o termo correto. Não tem muita restauração, porque tem muito comprometimento já de estrutura.

Teatro será reaberto no aniversário de Ilhéus || Fotos Pimenta

Outra possibilidade é buscar ajuda da iniciativa privada. “Se o governo federal não mandar dinheiro para o Paranaguá, já tem duas empresas que se prontificaram a nos ajudar a fazer uma intervenção emergencial, pelo menos para que revitalize o prédio”, assegura.

Pela estimativa da Secretaria Especial de Cultura, que fez um levantamento da situação do patrimônio histórico material de Ilhéus, a recuperação da Biblioteca Adonias Filho (antigo Colégio General Osório) não exigirá menos de R$ 3,5 milhões. Se a conta incluir o Paranaguá, a Casa de Jorge Amado e o Teatro Municipal, chega a R$ 12 milhões.

Magela estima custo de R$ 12 mi para reformas

TEATRO REABERTO NA FESTA DA CIDADE

Segundo Magela, a Prefeitura faz reparos no Teatro Municipal com objetivo de reabri-lo no próximo dia 28 de junho, aniversário da cidade. A Secretaria Municipal de Infraestrutura consertou a subestação elétrica e o telhado do prédio, que ganhará aparelhos de ar condicionado provisórios para que possa ser reaberto antes da instalação do ar condicionado central.

Na Casa de Jorge Amado, a Prefeitura dividiu a reforma em três fases. A primeira, de pintura e reparos na fachada, já foi concluída. A segunda será a restauração interna e, por fim, a troca do piso.

O PIMENTA comentou que, ao longo da conversa, o secretário mencionou algumas vezes a necessidade de intervenções emergenciais nos pilares do patrimônio arquitetônico de Ilhéus. Perguntamos se o tom é mesmo de emergência. Ele concordou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu um homem com 850 gramas de cocaína pura num bar em Ipiaú, no sul da Bahia, nesta quinta-feira (26). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), ele é proprietário do estabelecimento, que é usado como ponto de venda de drogas. No local, os policiais também apreenderam uma pistola 380, além de crack, maconha, celulares, balança e R$ 732,00.

De acordo com o titular da Delegacia de Ipiaú, Isaias Neto, o cumprimento do mandado de prisão foi antecedido por inquérito de 10 dias, iniciado após denúncia sobre o movimento suspeito no bar da Rua São Roque. “Desenvolvemos um trabalho de inteligência com monitoramento do local e campana, a fim de identificar o proprietário do imóvel e verificar como funcionava o armazenamento e a venda dos entorpecentes”, acrescenta o delegado.

Autuado por tráfico de drogas, o homem foi submetido a exames de lesões corporais e está à disposição da Justiça. O material apreendido foi encaminhado à perícia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues, voltou a associar seu adversário, ACM Neto, ao presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta (27), na Sabatina Folha/UOL. O petista falou do assunto ao responder pergunta do jornalista Carlos Madeiro sobre a estratégia de Neto de não se vincular a nenhum presidenciável, nem ao correligionário no União Brasil, Luciano Bivar.

“Aos poucos, o ex-prefeito, a política vai cuidando de tirar a máscara dele”, iniciou Jerônimo, antes de lembrar que, no segundo turno da corrida presidencial de 2018, Neto declarou apoio a Bolsonaro. “A partir dali, começou ele se revelar que tinha lado, mas sempre ali, em cima do muro, numa posição sempre dúbia, querendo tirar proveito da situação”, emendou.

Na sequência, Jerônimo afirmou que o adversário tem cargos indicados no governo Bolsonaro, informação que ACM Neto nega. “O que é mais importante pra população baiana e brasileira saberem é que ele é um antipetista. Ele ameaçou, por duas vezes, o nosso presidente Lula. Uma vez ele disse que ia dar uma surra. Ele ainda usa o mesmo modelo do avô dele, de querer usar a violência na política, de querer enfrentar a oposição de uma forma chula, de uma forma pequena, de uma forma baixa. Recentemente, ele disse que o Lula era minha muleta”.

A íntegra da entrevista está disponível no YouTube.

Tempo de leitura: 16 minutos

No ano do seu centenário, o Partido Comunista Brasileiro (PCB) escolheu Sofia Manzano para representá-lo na disputa da Presidência da República. A paulistana de 51 anos é radicada em Vitória da Conquista desde 2013, quando assumiu o cargo de professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde leciona Economia, sua área de pesquisa da graduação na PUC-SP ao doutorado na USP.

Ela é autora do livro Economia Política para Trabalhadores (Ed. Instituto Caio Prado Jr.), título que indica um dos desafios da sua pré-candidatura: levar ao conhecimento da classe trabalhadora as propostas dos comunistas para a economia do país.

A tarefa não é fácil. O PCB está em franca reconstrução, mas ainda longe do protagonismo que marcou sua trajetória no século passado. Some-se a isso os consensos neoliberais no debate público, promovidos por meios de comunicação de massa. As brechas estão na internet, como nas redes sociais, onde os pré-candidatos comunistas acrescentaram a sigla do partido aos seus nomes (@sofiamanzanoPCB, por exemplo) para uniformizar a identificação dos perfis.

Se a missão de falar às multidões é cheia de obstáculos, o apelo dos temas econômicos é forte e incontornável no debate eleitoral. A carestia da vida está nas gôndolas de alimentos, nos postos de combustíveis, na conta de energia, no preço do gás, etc., enquanto o salário mínimo não tem ganho real desde 2017.

Nesta entrevista ao PIMENTA, Sofia Manzano mostra como esse cenário econômico reflete o conjunto da obra do governo Bolsonaro. Também explica como o Dieese chega ao valor recomendado do salário mínimo para as despesas de uma família, que hoje seria de R$ 6,3 mil. Segundo ela, com planejamento econômico, o país tem condições de atingir esse nível de renda mensal familiar. Leia.

PIMENTA – O Comitê de Política Monetária elevou a taxa básica de juros para 12,75%, alegando que isso é necessário para conter a inflação. De um lado, a gente vê reclamações, como as da Confederação Nacional das Indústrias. De outro, tem gente da esquerda defendendo a gestão de Roberto Campos Neto. Qual é o melhor caminho para a política monetária brasileira?

Sofia Manzano – É um equívoco a gestão do Banco Central independente do Roberto Campos, porque ele está fazendo uma política monetária que visa, simplesmente, o interesse do mercado financeiro. Essa política de aumentar a taxa Selic é muito ineficiente para conter a inflação. O que eles alegam é que a inflação está – e de fato está – muito elevada e crescendo. Por isso, eles aumentam a taxa de juros, pensando sempre num modelo de teoria econômica bastante ultrapassada, que é a teoria quantitativa da moeda. A ideia de que, se os preços estão subindo, é porque a demanda está muito elevada, então tem que aumentar a taxa de juros para conter a demanda.

Só que sabemos que o nosso processo inflacionário não decorre do aumento da demanda. Muito pelo contrário. Tínhamos, antes da pandemia, quando não havia uma inflação tão elevada, uma população se alimentando e consumindo. Com a pandemia e o empobrecimento da população por causa da reforma trabalhista, hoje temos mais de cem milhões de pessoas com insegurança alimentar. Elas não têm dinheiro para comprar o básico, o alimento. Portanto, a demanda, que é a procura por bens e serviços, não está aumentando, está retraindo. A inflação atual não é causada por um excesso de demanda, mas por pressões de custo.

Quais?

A principal é a política de preços da Petrobras. O lucro trimestral da Petrobras aumentou 3.000%, R$ 44,5 bilhões. Ora, não é a Petrobras empresa: o governo que está comandando essa empresa é que faz uma política que só visa o lucro, com aumentos constantes dos combustíveis e gás, que entram no custo de toda a produção. Para produzir qualquer coisa tem que ter energia e transporte. Se a energia e o transporte sobem, o preço desses produtos vai subir.

Leia Mais

MEC amplia prazo de convocação no Fies
Tempo de leitura: 2 minutos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou até o dia 30 de junho de 2022, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, do primeiro semestre de 2022.

Portaria 312/22 com esse objetivo foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União.

A norma também prorroga até 30 de junho, o prazo para realizar a transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitar dilatação de prazo para utilizar o financiamento, respectivamente, referentes ao primeiro semestre de 2022.

O processo de renovação deve ser feito por meio do sistema SisFies. O período vem sendo estendido para garantir que os estudantes possam realizar os aditamentos no período de pandemia da covid-19.

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao banco para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Os contratos do Fies devem ser renovados semestralmente. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades no SisFies.

A prorrogação feita pelo FNDE vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Os contratos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm cronograma definido pela Caixa.

Tempo de leitura: 2 minutos

Em 1992, o Golf R32 foi o primeiro carro da Volkswagen a receber a logo “r”. E em seu vigésimo aniversário, a VW resolveu comemorar e revelou o Golf R “20 Years” (20 anos). Essa edição especial do hatchback tem um atrativo de “tirar o chapéu”. Um propulsor que gera 333cv, e faz com que esse “jovem adulto” receba o título de Golf mais potente (produzido em série).

A VW pegou o mesmo motor equipado nas versões GTI e R, o 2.0 turbo de 4 cilindros e 320cv, e aumentou a sua potência em 13cv, continua equipado com o velho câmbio conhecido, DSG de 7 velocidades, e dupla embreagem. Esse é o conjunto responsável por “tocar” a tração integral – 4motion –, mesmo sistema utilizado na Amarok.

O pacote R-Performance deixa der ser opcional e passa a ser item de série. Foi adicionado um aerofólio, sistema de vetorização de torque e os modos de condução special e drift.

Aparece a logos “R” na grade frontal, laterais, tampa do porta-malas e no encosto dos bancos dianteiros.

Os detalhes azuis arremetem aos carros elétricos, porém essa não é a proposta dele, e o cliente pode optar pelos detalhes na cor preta.

Os emblemas “20” foram posicionados nas colunas “B”, e ao abrir as portas, acendem luzes de cortesia direcionadas ao chão, também com o número 20.

Outro destaque fica pelo uso de fibra de carbono no painel e nas portas (primeira vez utilizado pela VW). Mas, para você que está pensando que ele será o concorrente do “foguete sobre rodas”, o Golf R 20 Years não será comercializado aqui no Brasil.

Ícaro Mota é consultor automotivo e diretor da I´CAR. A coluna é publicada às sextas-feiras.

Clique e confira mais no Instagram.