ITABUNA: AUGUSTO VISITA CANTEIROS DE OBRAS DA FEIRA DO SÃO CAETANO E DO NOVO ATAKAREJO

OS SONHOS E OS VOOS DE NININHO

EM SALVADOR, SOLANGE DA SAÚDE PARTICIPA DAS GRAVAÇÕES DO PSOL PARA TV E RÁDIO

CONCURSO DO BANCO DO BRASIL DIVULGA LISTA DE APROVADOS

MULHER É ESFAQUEADA EM ITABUNA; EX-NAMORADO ESTÁ FORAGIDO

“A CIDADE TEM 9 MESES SEM OBRAS COM RECURSOS PRÓPRIOS”, DIZ MARCONE AO CRITICAR LÉO DA CAPOEIRA

VEJA 269 VAGAS DE EMPREGO EM ITABUNA, ILHÉUS, JEQUIÉ E MUCURI NESTA SEXTA-FEIRA (14)

JERÔNIMO: CONTRATO DE R$ 1,2 BILHÃO COM O BB GARANTE CONCLUSÃO DA NOVA ILHÉUS-ITABUNA

MORTE DE HENRIQUE SANTANA GERA COMOÇÃO NA EMASA

Tempo de leitura: 4 minutos

Empresas em Ilhéus e em Itabuna anunciaram mais de 130 vagas de emprego e de estágio para esta sexta-feira (27). Todas elas têm a intermediação do SineBahia. Itabuna oferta maior número de vagas, com 108 de emprego e 2 para estágio remunerado, enquanto Ilhéus reserva 24 oportunidades de emprego.

Os interessados devem procurar o SineBahia em Ilhéus (em frente à Praça Cairu, Centro) e em Itabuna (no andar superior do Shopping Jequitibá, na Beira-Rio). Os documentos exigidos vão de carteiras de Trabalho e de Identidade a CPF e comprovantes de vacinação, escolaridade e residência.

Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, Leonardo Alves, Dodô Huanna, usou a tribuna da Casa e rebateu o que chamou de críticas infundadas e série de fake news que circularam nas redes sociais nos últimos dias. Ao falar sobre o recente Projeto de Lei nº 014/2022, que trata da instalação de câmeras de monitoramento nas escolas públicas municipais, Leonardo Alves reforçou que o PL é constitucional.

“O Supremo Tribunal Federal (STF), ao julgar caso idêntico envolvendo a Prefeitura e a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, reafirmou jurisprudência dominante no sentido de que não invade a competência privativa do chefe do Poder Executivo lei que, embora crie despesa para os cofres municipais, não trate da estrutura ou da atribuição de órgãos do município nem do regime jurídico de servidores públicos”, argumentou.

A matéria, continuou, foi apreciada no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 878911, de relatoria do ministro Gilmar Mendes, e teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual do STF. No caso, o relator explicou que não foi verificado qualquer vício de inconstitucionalidade formal, pois a lei não cria ou altera a estrutura ou a atribuição de órgãos da Administração Pública local nem trata do regime jurídico de servidores públicos.

Já em relação ao Projeto de Lei nº 013/2022, que dispõe sobre o atendimento prioritário a ser dispensado aos advogados que, no exercício da profissão, estiverem representando os interesses de seus clientes nas agências bancárias e repartições públicas da cidade, o vereador afirmou que “não se trata de uma criação/inovação da Câmara de Ibicaraí”.

PRERROGATIVA DOS ADVOGADOS

Dodô Huanna explicou que o PL não é privilégio, mas, sim, “prerrogativa dos profissionais de Direito já prevista na Lei nº 8.906/94 (Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil), e que está apenas sendo regulamentada pela Câmara de Vereadores de Ibicaraí”. Da forma que foi posto por parte da imprensa, afirma o presidente da Câmara, deixou uma falsa impressão de que trará privilégios para os advogados, quando, na verdade, os benefícios serão de toda a comunidade ibicaraiense, que terá maior rapidez e agilidade na resolução dos seus processos judiciais”.

O vereador afirmou ainda que, antes de ser posto em votação, será realizado um amplo debate envolvendo todos os setores da sociedade, com o fito de ouvir as mais diversas opiniões, sempre preservando a democracia. Dodô da Huanna convidou a comunidade a participar do dia a dia da Câmara, “pois só assim poderá comprovar a qualidade e quantidade dos trabalhos” do legislativo.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, nesta quinta-feira (26), o índice máximo de reajuste anual para os planos de saúde individuais e familiares. O aumento poderá ser de até 15,5%. A decisão foi tomada pela diretoria por quatro votos a um.

Trata-se do maior reajuste anual já aprovado pela agência, criada em 2000. As operadoras dos planos de saúde poderão aplicar o índice em mensalidades cobradas entre maio de 2022 a abril de 2023. Mas a atualização dos valores só pode ser realizada a partir da data de aniversário de cada contrato. Caso o mês de aniversário do contrato seja maio, é possível a cobrança retroativa do reajuste.

A decisão não se aplica aos planos coletivos, sejam empresariais ou por adesão. Ela incide apenas nas mensalidades dos contratos individuais e familiares firmados a partir de janeiro de 1999. São cerca de 8 milhões de beneficiários, o que corresponde a 16,3% do mercado de saúde suplementar.

QUEDA NA PROCURA PELOS SERVIÇOS

O aumento histórico ocorre um ano após a ANS ter aprovado pela primeira vez um reajuste negativo. Em 2021, as operadoras foram obrigadas a reduzir as mensalidades em pelo menos 8,19%, porque ficou constatada uma queda generalizada na demanda por serviços de saúde em meio ao isolamento social decorrente da pandemia da covid-19. No período, os planos registraram uma redução de custos.

“Já em 2021, tivemos uma gradativa retomada da utilização desses serviços. É também um ano influenciado por uma forte inflação em todo o país”, disse a gerente Econômico-financeira e Atuarial de Produtos da ANS, Daniele Rodrigues, ao apresentar os detalhes do cálculo do índice.
Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O baiano Iran Santana Alves, o Luva de Pedreiro,  está na França para assistir à grande final da Champions League, que será no próximo sábado (28), entre Real Madrid e Liverpool. A partida entre os gigantes do futebol mundial está prevista para as 16h (horário de Brasília), no Stade de France, em Paris.

Nesta quinta-feira (26), o influenciador baiano encontrou com a cantora internacional Camila Cabello, que ficou famosa após participação no programa The X Factor, que resultou no grupo Fifth Harmony. Nascido no povoado da Tábua, distrito de Quijingue, Luva de Pedreiro ganhou o mundo com vídeos gravados em um campo de terra batida.

Ele conquistou milhões de seguidores nas redes sociais e tem sido destaque na imprensa brasileira por causa dos vídeos imitando movimentos de jogadores como Messi, Neymar, Ibrahimovic e Cristiano Ronaldo. A cada batida na bola e o gol marcado,  o jovem entoa os bordões “Receba!” e “Graças a Deus”.

Luva de Pedreiro não será a única estrela mundial no estádio francês. Vários jogadores brasileiros estarão dentro de campo na disputa de um dos títulos mais importantes do planeta. O Real Madrid conta com Éder Militão, Casemiro,  Rodrygo e Vinícius Jr, considerado o melhor jogador brasileiro atuando no futebol europeu. Pelo lado do Liverpool, as apostas são em Alisson, Fabinho e Roberto Firmino.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Fazenda da Bahia divulgou, nesta quinta-feira (26), o resultado de maio da Nota Premiada Bahia, que contemplou 91 moradores de 19 municípios do estado. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 56 foram para Salvador e 34 para o interior. O prêmio de R$ 100 mil saiu para uma moradora do bairro de Valéria, em Salvador.

Do interior, Lauro de Freitas foi destaque, com quatro pessoas sorteadas. Na sequência estão Simões Filho (3), Feira de Santana (3), Luís Eduardo Magalhães (3), Jequié (3), Brumado (2), Barreiras (2), Ilhéus (2), Vitória da Conquista (2) e Camaçari (2). A lista é completada por oito municípios com um sorteado cada: Alagoinhas, Livramento de Nossa Senhora, Ibirataia, Teixeira de Freitas, Cruz das Almas, Itabuna, Serrinha e Conceição do Jacuípe.

Além dos 91 prêmios mensais, a campanha também realiza periodicamente sorteios especiais de R$ 1 milhão, que contemplam um único participante. O próximo sorteio especial terá o resultado divulgado no dia 4 de julho. Participarão do sorteio milionário todos os bilhetes relativos às compras realizadas entre 1° de junho de 2021 e 31 de maio de 2022. Ou seja, quem ainda quiser concorrer ao prêmio deve fazer suas compras e colocar o CPF na nota até a próxima terça-feira (31).

Os nomes dos 91 ganhadores são homologados pela Auditoria Geral do Estado (AGE), de acordo com o regulamento da Nota Premiada Bahia. Os bilhetes vencedores são definidos com base em sorteio da Loteria Federal. Acesse aqui os nomes dos vencedores do sorteio desta quinta-feira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Arthur Maia (UB-BA) não percebeu que o microfone à sua frente estava ligado quando chamou Mário Negromonte Junior (PP-BA) para uma conversa ao pé do ouvido, nesta quarta (25), em reunião da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, presidida pelo primeiro. O diálogo dos deputados vazou na transmissão da TV Câmara.

“Eu fui lá no extremo-sul [baiano] e sua fama de comedor está foda. Puta que pariu! É só o que se comenta: ‘comeu não sei quem, comeu a prefeita’”, disse Arthur. “Não, não. Comi não”, respondeu Negromonte Junior, com um sorriso. Na sequência, Arthur percebe que o microfone está ligado e o desliga. Confira.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna informa que os serviços de troca e manutenção do guarda-corpo da Ponte Francisco Lacerda, que liga o Centro ao São Caetano, estão em fase de conclusão. O reparo foi necessário devido à segunda maior cheia da história do Rio Cachoeira que, no Natal de 2021, devastou cerca de 40% do território da cidade.

“Fizemos todo o guarda-corpo para restaurar a segurança da população e vamos concluir a pavimentação asfáltica da ponte e do entorno do Jardim do Ó até sábado”, explica Almir Melo Júnior, titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, responsável pelo serviço.

A maior parte dos danos decorreu da retirada das baronesas que ficaram presas ao guarda-corpo. A remoção danificou parte da estrutura. Agora, conforme o secretário, está tudo em perfeito estado.

Matéria do PIMENTA, publicada em março passado, mostrou a situação de abandono dos equipamentos da Avenida Beira-Rio, o que afastava jovens e idosos dessa importante área de convivência e lazer da cidade.

Guarda-corpo ficou danificado por quatro meses || Foto Pimenta

PONTE DO MARABÁ

A recuperação das pontes sobre o Rio Cachoeira começou pela Miguel Calmon, conhecida como Ponte do Marabá, que liga o Centro ao Góes Calmon. O guarda-corpo também foi reparado.

No entanto, o elo ainda não pode ser usado por veículos de grande porte. A liberação total do tráfego depende de estudos técnicos que, segundo Francisco Souza Lino Filho, superintendente de Serviços Públicos, serão concluídos em breve.

BUEIROS

A Prefeitura de Itabuna também substituiu seis tampas de bueiros que foram furtadas. Segundo o governo municipal, o crime é investigado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um cinegrafista amador fez imagens do momento em que um ônibus da Viametro produziu labaredas de fogo, nesta quinta (26), em Ilhéus, no sul da Bahia. O veículo estava parado diante do semáforo do cruzamento da Avenida Princesa Isabel com a Avenida Itabuna. As chamas aparecem no espaço entre os eixos, na parte inferior da lataria.

Na gravação, é possível ouvir os gritos de um homem alertando alguém, provavelmente o motorista, sobre as chamas. “É fogo, tá saindo fogo!”. As imagens também mostram fumaça sobre o ônibus. Confira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente na BR-101, no quilômetro 613, próximo a São João do Paraíso, distrito de Mascote, matou na manhã desta quinta-feira (26) o empresário itabunense Patrick Souza Cardoso. Ele era dono da Hamburgueria Elshas. O acidente envolveu dois caminhões e um carro de passeio, no qual estava Patrick.

O empresário estava viajando para Porto Seguro, onde era proprietário de uma pizzaria, quando aconteceu o acidente. A morte de Patrick causou muita comoção em Itabuna, e repercutiu nas redes sociais, onde muitas mensagens de pesar foram postadas. Informações d’O Trombone.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Estadual de Defesa da Agropecuária da Bahia (Adab) divulgou edital de processo seletivo para contratação de 184 profissionais em diversos municípios baianos. Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia, e Teixeira de Freitas, no extremo-sul do estado, estão na lista de cidades contempladas.

Itabuna tem 5 vagas para o cargo de auxiliar de fiscalização, de nível técnico médio, sendo 3 de ampla concorrência, 1 para pessoa com deficiência e 1 para negro, além de 1 vaga para médico veterinário e outra para engenheiro agrônomo, ambas de ampla concorrência. Já Ilhéus tem 1 vaga para médico veterinário.

As oportunidades de trabalho em Teixeira de Freitas são para as três profissões, sendo 2 para auxiliar de fiscalização (ampla concorrência e cota para negros), 1 para engenheiro agrônomo e 1 para médico veterinário.

A remuneração mensal varia de R$ 2.460,45 a R$ 2.996,90 por jornada semanal de 40h, além de vale-refeição de R$ 12,00 e auxílio-transporte por dia trabalhado.

As inscrições deverão ser feitas de 30 de maio a 3 de junho, no site selecao.ba.gov.br. O certame da autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) não tem taxa de inscrição. O profissionais serão selecionados por meio de avaliação curricular. Mais informações podem ser obtidas no edital.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus divulgou, nesta quarta (25), nota de esclarecimento sobre vídeo que mostra a retirada de cadeiras de rodas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) construída pelo Governo do Estado na Avenida Esperança. Segundo a Prefeitura, as cadeiras foram levadas para que seus pneus fossem cheios e, após o serviço, foram devolvidas à unidade.

“As cadeiras de rodas foram retiradas unicamente para esta finalidade. Os pneus foram enchidos no posto de gasolina mais próximo e, logo em seguida, os equipamentos retornaram à unidade, onde já se encontram disponíveis para utilização”, diz trecho da nota da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau).

O vídeo não passa de um factoide, segundo a Sesau, e os autores serão identificados e responsabilidades por sua veiculação. “A Sesau lamenta a postura de pessoas que disseminam informações falsas com o intuito de atrapalhar o andamento da gestão e inviabilizar o trabalho dedicado e comprometido que a administração municipal vem realizando nos últimos cinco anos”, concluiu o texto.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) afirmou que a iminente falta de diesel para o abastecimento do mercado interno, denunciada pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), é consequência direta do desmonte que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) impõe à Petrobras. “Não é justo a gente ter óleo, capacidade de refino e a população pagar mais caro por isso”, declarou o líder do governo Rui Costa, nesta quarta (25), em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

De acordo com a FUP, o risco de desabastecimento se anuncia para o início do segundo semestre deste ano, motivado pela escassez da oferta de diesel no mercado internacional num contexto em que os estoques mundiais já estão baixos. O Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, mas importa cerca de 25% do diesel que consome, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP).

Ex-diretor sindical dos petroleiros, Rosemberg afirma que a gestão do governo Bolsoanro desmontou o parque de refino da Petrobras, além de ter mantido a paridade por preço de importação (PPI) para definir os preços dos combustíveis vendidos ao consumidor brasileiro, política iniciada em outubro de 2016, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O deputado também se referiu à oposição ao governo Rui Costa, que, segundo ele, tenta culpar o governador pelos preços dos combustíveis, como se esse fosse um problema exclusivo da Bahia. “A política de preço do Governo Federal com relação ao petróleo deve ser modificada. Todo dia eu digo, a responsabilidade é de alguns que elegeram este presidente e hoje têm vergonha de dizer que é aliado dele [Bolsonaro]”.

Na sua fala, Rosemberg também associou Jair Bolsonaro ao grupo do pré-candidato a governador ACM Neto (UB), chamado por ele de “BolsoNeto”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O subsídio definido pelo governo federal para financiamento de imóveis do Programa Casa Verde Amarela, voltado a famílias de baixa renda, será ampliado em percentuais que variam de 12,5% a 21,4%.

O acréscimo varia conforme região, renda familiar e população do município. A informação é do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Segundo a pasta, a ampliação do subsídio tem, como objetivo, facilitar a aquisição da casa própria e ampliar o número de moradias entregues. A medida entra em vigor no início de junho e vale até 31 de dezembro de 2022.

“Uma família de São Paulo com renda mensal média bruta de R$ 1,8 mil, por exemplo, terá o subsídio médio ajustado de R$ 38,1 mil para R$ 42,9 mil. Já para uma família de João Pessoa (PB) com renda mensal média bruta de R$ 1,8 mil, o subsídio médio passará de R$ 29,9 mil para R$ 34 mil”, detalhou o ministério, em nota.

PROGRAMA HABITACIONAL

Nos primeiros quatro meses do ano, o programa já possibilitou a contratação de 100 mil unidades habitacionais, segundo o MDR. Com o aumento do subsídio, a expectativa do governo é de que haja a contratação de 400 mil unidades ao longo de todo o ano.

Em 2021, cerca de 350 mil famílias se beneficiaram do programa, por meio de financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“A alteração no subsídio deve ser imediatamente implementada pelo principal agente financeiro, a Caixa Econômica Federal”, explicou o ministério ao garantir que a medida “não implicará em mudanças no orçamento de descontos aprovado pelo Conselho Curador do FGTS, correspondente a R$ 8,5 bilhões em 2022”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Trabalho (MPT) fechou o cerco contra a pedalada de empresas que não cumprem a obrigação de preencher parte das vagas dos seus quadros com jovens aprendizes e pessoas com deficiência (PCDs). Segundo o órgão de controle externo, na Bahia, o desrespeito à legislação foi corroborado pelo Sindilimp-BA, o Sinttel e o Sindicato dos Rodoviários, que representaram os trabalhadores em acordos coletivos que excluíam a obrigatoriedade das vagas para aprendizes e portadores de deficiência.

Notificadas pelo MPT, as três entidades classistas firmaram termos de ajuste de conduta (TACs) nos quais se comprometem a não aceitar, nas negociações coletivas, cláusulas que violem o direito social ao trabalho de jovens e PCDs.

“Iniciamos uma ofensiva contra essa prática tanto por meio de ações anulatórias dessas cláusulas quanto com ajustes de conduta em que pelo menos uma das partes fique impedida da assinar convenções com essa previsão”, explica o procurador do Trabalho Marcelo Travassos, responsável pelos acordos com os sindicatos.

Apenas em 2022, ao menos dez convenções coletivas que excluíam as cotas legais tiveram essas cláusulas anuladas em ações na Justiça do Trabalho. “Essa é a natureza mais pura da atuação do MPT, pois cada atuação dessa impacta a vida de milhares de pessoas e permite oportunizar aprendizagem profissional para centenas de jovens e trabalho para outras centenas de pessoas com deficiência”, conclui o procurador.

Tempo de leitura: 2 minutos

A valorização de resíduos em escala industrial engloba a capacidade de processar materiais recicláveis que a princípio eram considerados inservíveis. Trata-se de um processo pelo qual os resíduos voltam ao ciclo produtivo para serem reprocessados, sendo inseridos novamente na cadeia de valor. Entre seus benefícios estão a redução do desperdício, da demanda e utilização de recursos naturais como matéria prima e o fortalecimento da economia circular.

No sul da Bahia, o tratamento adequado de resíduos, que atende as determinações da Politica Nacional de Resíduos Sólidos, bem como o Marco Legal do Saneamento, é realizado pela CVR Costa do Cacau, localizada as margens da Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna). Em uma área licenciada pelos órgãos ambientais Inema e Ibama, a CVR atende empresas e as Prefeituras de Itabuna, Ibicaraí e Itajuípe, contribuindo dessa forma para a erradicação dos lixões desses municípios.

DIFERENÇA ENTRE LIXÕES E ATERRO SANITÁRIO

Existe uma grande diferença entre os lixões e os aterros sanitários. Nos lixões, os resíduos são dispostos a céu aberto, gerando danos irreversíveis tanto para o meio ambiente, quanto para a sociedade. Já no aterro sanitário, como o da CVR Costa do Cacau, o rejeito é disposto em uma área licenciada, com devido tratamento e proteção ao meio ambiente, oferecendo um destino mais nobre e seguro a população!

Nos aterros sanitários, os rejeitos são dispostos em uma área impermeabilizada com geomembranas de PEAD (polietileno de alta densidade), com sistema de drenos para os percolados e gases e os resíduos dispostos são compactados através de ação mecânica, impossibilitando qualquer contato direto com o solo.

COLETA SELETIVA

A coleta seletiva é uma prática que vida recolher os resíduos passiveis de serem reciclados de forma previamente separados. Graças a coleta seletiva, os resíduos que são segregados na fonte geradora, são encaminhados para reciclagem, podendo retornar ao ciclo produtivo.

Dentre os materiais recicláveis gerados podemos citar papeis, plásticos, metais e vidros. Estes quando separados e destinados a locais adequados, além de evitar a poluição do meio ambiente, retorna ao processo produtivo gerando renda a diversas famílias que sobrevivem dessa matéria-prima.