ITABUNA: VALDINO CUNHA, DAS ÓTICAS DINIZ, SERÁ O NOVO PRESIDENTE DA ACI

ELSON MOURA: PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS ESPERAM RESPEITO DE JERÔNIMO

ITABUNA LIBERA VACINA CONTRA INFLUENZA PARA TODOS OS PÚBLICOS

SUPREMO TORNA RÉUS MAIS 245 DENUNCIADOS POR TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO

CENTENÁRIO DA MORTE DE RUY BARBOSA É TEMA DE EXPOSIÇÃO EM ITABUNA

A CIDADANIA PRECISA SER COMPARTILHADA

TRÂNSITO NA ILHÉUS-ITABUNA TEM LEVE DESVIO EM FRENTE À UESC

JEQUIÉ, ITABUNA E ILHÉUS TÊM 176 VAGAS EM GERÊNCIA, CONSULTORIAS E SERVIÇOS HOJE

WESLEY SAFADÃO É A PRIMEIRA ATRAÇÃO DO SÃO PEDRO DE ITABUNA

Pastor Geraldo Meireles, ao centro, em momento de bênção pelos 66 anos da IBT
Tempo de leitura: 2 minutos

Foi marcado por grande emoção e fé a celebração de aniversário dos 66 anos da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna (IBT), neste sábado e domingo (19 e 20 de março). As comemorações da instituição religiosa que é considerada uma das mais importantes do interior da Bahia contou com uma conferência ministrada pelo professor, psicanalista e pastor Pedro Chagas , da Igreja Batista Lindinópolis, de Ilhéus, preletor dos dois dias.

No domingo (20), o evento contou com a participação do cantor Nani Azevedo, dos mais respeitados representantes da música gospel do Brasil. Ele arrancou aplausos dos fiéis cantando suas canções , verdadeiros hinos de fé. “É uma grande emoção poder celebrar o senhor em Itabuna, especialmente na Igreja Teosópolis, que tanto faz pela promoção da fé e em defesa dos mais humildes”, disse o músico.

Centenas de fiéis participaram das comemorações da IBT

Centenas de fiéis participaram da celebração que manteve rígidos controles sanitários. Não faltou a participação dos talentos locais da Teosópolis, a exemplo do Coral Olga Ribeiro, do Quarteto Masculino, Coral Masculino e Coral Infantil, formados por membros da Teosópolis e filhos.

“É um momento único poder celebrar os 66 anos da nossa igreja. A Teosópolis tem a força do seu voluntariado, que busca fazer a Itabuna do bem, desenvolvendo ações em defesa da comunidade. A nossa igreja esta inserida na comunidade e trabalha por ela”, disse o pastor Geraldo Meireles. “Já estamos dando o pontapé inicial dos 67 anos. Temos projetos em formatação que serão executados em defesa dos mais humildes e em breve apresentaremos a comunidade”, pontuou Geraldo Meireles.

DO BRASIL E DO EXTERIOR, PARABÉNS

Na cerimônia, foram apresentados vídeos com membros da igreja que hoje vivem em países como os Estados Unidos da América, e de antigos membros que estão residindo em outras cidades. Autoridades locais também prestaram homenagens, a exemplo do prefeito Augusto Castro e do presidente da Câmara Municipal, Erasmo Ávila. O Legislativo aprovou Moção de Congratulações proposta pelo vereador Israel Cardoso. A desembargadora Eloína Machado, membro da igreja, também esteve presente na cerimônia.

Fundada em 19 de março de 1956, a Igreja Batista Teosópolis de Itabuna tem sua atuação focada na evangelização e nas ações sociais. É presidida pelo pastor Geraldo Meireles, auxiliado pelo jovem pastor Tiago Nascimento e apoiado por um Conselho Diretor. “Nosso trabalho é evangelizar e promover a solidariedade entre as pessoas”, disse Meireles.

Soane fecha dobradinha eleitoral com o deputado Bacelar durante evento em Salvador
Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ilhéus, Soane Galvão, fará dobradinha com o deputado federal Bacelar em Salvador. A parceria foi fechada durante encontro de Soane com o parlamentar na capital baiana, neste final de semana. Ela é pré-candidata a deputada estadual e Bacelar concorrerá a novo mandato na Câmara Federal.

Bacelar diz que a chegada de Soane marca também a sua primeira dobradinha eleitoral com uma mulher na capital. “Encontramos uma mulher que se identifica com as nossas lutas, tem experiência na administração pública, porque entende as necessidades da mulher baiana, entende dos problemas do trabalhador e da trabalhadora”, disse Bacelar.

Durante evento no Instituto Crescer, em Salvador, Soane contou sua história e a trajetória na gestão pública. “Eu acredito nesse importante trabalho social do Instituto Crescer em favor da saúde da mulher e dos idosos”, disse ela em evento com a secretária do Instituto Crescer, Sandra Fabíola, a subsecretaria de Turismo do Estado da Bahia, Juliana Brito, Janaína Souza e a enfermeira da mulher, Luciana Bacelar.

INFÂNCIA FELIZ

A pré-candidata a deputada já percorreu cidades do sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia para falar de suas propostas. Agora, chega a Salvador. Secretária municipal em Ilhéus e primeira-dama do município sul-baiano, Soane lembra de ações quando titular da Pasta de Desenvolvimento Social, período que implantou o Infância Feliz, que atendeu a 1,8 mil famílias, em 2017.

Valderico Junior perto de formalizar pré-candidatura à Câmara Federal || Foto Facebook/Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário ilheense Valderico Junior está muito perto de oficializar pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil, conforme disse ao PIMENTA, via WhatsApp, na tarde desta segunda-feira (21).

O ex-candidato a prefeito terá nova reunião com o pré-candidato a governador ACM Neto (UB), em Salvador, antes de definir seu futuro político. “É muito provável nossa candidatura”, revela Junior.

Nas eleições de 2020, Junior foi candidato a prefeito de Ilhéus pelo DEM, em sua primeira disputa eleitoral. Obteve 20.265 votos (23,5%) e ficou em segundo lugar, atrás apenas do prefeito reeleito Mário Alexandre, Marão (PSD). No pleito, deixou para trás nomes tarimbados da política local, a exemplo do ex-vice-prefeito Carlos Machado, Cacá (PP), e do ex-vereador Cosme Araújo (PDT).

Motorista de carro fugiu do local do acidente sem prestar socorro às vítimas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu e outro ficou ferido depois que a moto em que seguiam bateu de frente com um carro, na madrugada deste domingo (20), no semianel rodoviário, em Itabuna, sul da Bahia.

A violência do impacto destruiu parte da motocicleta e arremessou os dois homens no asfalto. José Ronaldo da Silva, de 51 anos, morreu no local. Wendel da Cruz foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em estado grave.

Ainda não identificado, o outro motorista envolvido no acidente dirigia um Ford Ka branco e fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou o carro dele escondido dentro de um condomínio próximo ao local da batida.

Otto Alencar, que disputa reeleição, lidera corrida ao Senado e Leão aparece em 2º
Tempo de leitura: < 1 minuto

A pesquisa Opnus/Salvador FM que indica vantagem de 8 pontos percentuais para ACM Neto (UB) ante Jerônimo Rodrigues (PT) na corrida ao Palácio de Ondina (reveja aqui), também aferiu as intenções de voto do eleitorado baiano para a única vaga do estado no Senado Federal em 2022.

De acordo com a pesquisa, o senador Otto Alencar (PSD) tem 27% das intenções de voto. O vice-governador João Leão (PP), que rompeu com o PT para apoiar ACM Neto, aparece em segundo, com 11%.o deputado federal Márcio Marinho (Rep) atinge 6% na corrida ao Senado. Félix Mendonça Júnior (PDT) chega a 3%. Prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB) aparece com 2%.

O levantamento tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais. Segundo o Opnus, 1.500 eleitores foram consultados por telefone. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BA-097/2022.

Segundo Edvaldo, famílias necessitam de auxílio financeiro para reconstruir suas vidas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Edvaldo Gomes (UB) é autor de requerimento em que solicita que seja encaminhado ao prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), pedido de estudo sobre a viabilidade da concessão de auxílio financeiro às famílias prejudicadas pelas chuvas e enchentes que atingiram Ilhéus no Natal de 2021.

Segundo o parlamentar, trata-se de medida de necessidade urgente, para que as famílias possam comprar móveis e outros objetos perdidos a tragédia socioambiental, que devastou comunidades das zonas oeste e norte da cidade. O requerimento também se dirige ao secretário Rubenilton Silva, titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Rui autorizará recuperação de rodovia e construção de escola
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (22), às 9h, o governador Rui Costa (PT) estará em Gandu, no sul da Bahia, onde vai assinar ordem de serviço para a Secretaria de Infraestrutura recuperar a rodovia BA-120, no trecho até Ibirataia.

Na cidade, Rui também vai liberar o começo da construção de uma nova escola para sediar o Colégio Polivalente, com implantação de 36 salas, laboratórios, biblioteca, refeitório, auditório, setor administrativo, quadra poliesportiva coberta, vestiários, campo society dotado de arquibancada e pista de atletismo. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Educação do Estado (SEC).

Além disso, o governador vai autorizar a SEC a firmar convênio com o município de Gandu para construção de três quadras poliesportivas cobertas, nas escolas municipais Manoel Timóteo, Padre Vieira e Enelice Santos Baiardi.

No mesmo dia, às 14h, Rui Costa participará de reunião com prefeitos do Consórcio Intermunicipal da APA do Pratigi e de Municípios das Regiões Circunvizinhas.

Prefeitura aguarda recursos federais para concluir obras do CIEI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca anunciou a retomada das aulas presenciais nas escolas do município. No distrito de Serra Grande, crianças de 4 a 5 anos voltaram a frequentar a Creche Eva Santos. Já as crianças maiores e os adolescentes assistem às aulas na Escola Eliés Haun, também em Serra, enquanto o novo colégio do distrito está em fase de construção.

Trata-se do Centro Integrado de Educação Integral (CIEI). Reunido com representantes da comunidade, o prefeito Moacyr Leite Júnior (UB) informou que a obra foi orçada em R$ 18,6 milhões e que a Prefeitura de Uruçuca aguarda a liberação de recursos federais para concluir o projeto.

“A última liberação de recursos aconteceu em setembro de 2021 e, antes disso, houve um intervalo de mais de um ano sem repasse”, revelou Moacyr. Ainda segundo o mandatário, a verba é destinada ao município pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A situação de Uruçuca é a mesma de diversas cidades brasileiras, informa o prefeito. “Outras obras federais no Brasil estão paradas pelo mesmo motivo, não é um caso exclusivo de Serra Grande”, acrescentou.

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL 

Chamado de “Nova Escola” pela comunidade de Serra Grande, o CIEI tem projeto arquitetônico doado pelo Instituto Arapyaú, assinado pela arquiteta Bia Goulart. O desenho segue os princípios da arquitetura inovadora e sustentável e recebeu menção positiva em publicação especializada da Universidade Havard.

Protesto da comunidade de Sapucaeira acabou por volta das 11h40min
Tempo de leitura: < 1 minuto

Por volta das 11h40min desta segunda-feira (21), os manifestantes que protestavam na BA-001, em frente ao Aeroporto Jorge Amado, na zona sul de Ilhéus, desinterditaram as pistas. Devido ao longo congestionamento, o trânsito flui lentamente no sentido do Centro. A manifestação desta manhã cobrou melhorais para a estrada de Sapucaeira, comunidade da zona rural do município (veja aqui).

Suspeito foi detido com espingarda e duas munições || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na tarde deste domingo (20), equipe da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) prendeu um homem no bairro de São José, na zona noroeste de Ilhéus. Segundo a PM, ele estava em atitude suspeita quando foi visto pelos policiais, que o abordaram e localizaram uma espingarda escondida perto do suspeito.

Além da arma, os policias apreenderam duas munições. O material apreendido e o homem foram levados para a 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), no Centro da cidade.

Manifestação interdita vias da BA-001 em frente ao Aeroporto de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde o início da manhã desta segunda-feira (21), manifestantes bloqueiam as pistas que dão acesso à zona sul de Ilhéus e, no sentido contrário, à Ponte Jorge Amado, nas imediações do Opaba Praia Hotel.

Manifestante cobram recuperação da estrada de Sapucaeira

O protesto reúne indígenas da etnia Tupinambá de Olivença e pequenos produtores rurais da região de Sapucaeira e Santana. Eles reivindicam melhorias para as estradas da zona rural de Ilhéus.

Agentes da Superintendência de Trânsito de Ilhéus estão no local e negociam o desbloqueio das vias. Segundo as primeiras informações, os manifestantes decidiram liberar o tráfego de forma intermitente, retomando o bloqueio após a passagens de parte dos veículos, que formam longa fila na BA-001.

Confira vídeo em que cinegrafista amadora explica as razões do protesto:

Hospital da Criança será inaugurado nesta segunda-feira (21) em Jequié
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital da Criança de Jequié será unidade médico-hospitalar pediátrica de referência para 26 municípios do entorno do segundo mais populoso município do sudoeste baiano. Construída em formato externo de castelo, o Hospital terá tecnologia de ponta e, segundo o governo, atendimento de excelência.

 

A unidade será inaugurada nesta segunda-feira (21) pelo governador Rui Costa. O espaço contará com emergência pediátrica, composta por 23 leitos destinados ao internamento pediátrico clínico, 9 de observação, 11 poltronas para medicação/hidratação/nebulização e 2 leitos de estabilização. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a estrutura terá, ainda, consultórios, sala de acolhimento e brinquedoteca.

Com equipe multiprofissional, a primeira etapa do Hospital da Criança de Jequié contará com 174 profissionais, entre enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e fisioterapeutas. A equipe médica especializada será composta por neuropediatra, dois cirurgiões pediátricos e 12 pediatras.

ACM Neto atinge 41% com apoio de Ciro e Jerônimo alcança 33% com apoio de Lula e Rui
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisa encomendada pela Nova Salvador FM ao Instituto Opnus mostra apenas 8 pontos percentuais de diferença entre o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) e o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), na corrida ao Governo da Bahia quando combinados aos nomes de presidenciáveis. Os números do levantamento foram divulgados nesta segunda-feira (21).

Neto aparece com 41% das intenções de voto quando associado a Ciro Gomes (PDT) e Jerônimo chega a 33% se associado a Lula e ao governador Rui Costa. João Roma, apoiado por Bolsonaro, atinge 14% das intenções de voto, enquanto Kleber Rosa (PSOL) chega a 1%.

Neste cenário, brancos e nulos representam 4% e não responderam apenas 7%.

CENÁRIO SEM OS APOIOS

Quando o cenário testado não tem os apoios federais, ACM Neto atinge 65% das intenções de voto. João Roma alcança 8% e Jerônimo angaria 5%, enquanto Kléber Rosa pontua com 1%. O percentual de branco e nulo chega a 6% e o de não sabe ou não respondeu 14%.

O Opnus aferiu, também, a rejeição aos nomes postos na corrida à sucessão de Rui Costa. Kléber Rosa tem 34% de rejeição, seguido por João Roma (33%), Jerônimo (28%) e ACM Neto (20%).

A pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas, por telefone, no período de 16 a 18 de março e tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais. Ela está registrada sob o número BA-097/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tandick (de branco), Marcelo (à esq. do vereador) e Joceval (à dir. de Tandick) || Foto Cidadania
Tempo de leitura: < 1 minuto

O defensor público Tandick Resende, vereador de Ilhéus, filiou-se ao Cidadania neste domingo (20). Ao PIMENTA, o presidente do Cidadania-Ilhéus, Marcelo Bandeira, afirmou que o parlamentar tem nome forte para ser candidato a deputado estadual neste ano. Entretanto, o martelo da candidatura ainda não foi batido.

“Dr. Tandick vem se destacando no cenário regional como um dos vereadores mais atuantes dos últimos tempos devido a um trabalho de fiscalização qualificado, bem como de aproximação direta com a comunidade em ações realmente efetivas, sendo cotado como forte pré-candidato a deputado estadual, o que gera grande expectativa da sociedade”, disse Marcelo.

Ainda segundo Marcelo Bandeira, Tandick chega ao “Cidadania para fortalecer um partido orgânico, que age de forma independente e tem força grupo”.

O ato contou com a presença do vereador de Salvador Joceval Rodrigues, pré-candidato a deputado federal pelo Cidadania. Também se filiaram ao partido Lau Sabino, Major Rosivaldo e Chico Xavier, que já foi presidente do MDB em Ilhéus. Atualizado às 9h54min.

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, revogou, neste domingo (20), a ordem de bloqueio ao aplicativo Telegram após o cumprimento de determinações da Corte que estavam pendentes.

Na véspera, o ministro havia dado prazo até este domingo para indicação de representante oficial no Brasil, envio de informações sobre providências para combate à desinformação e cumprimento integral de decisões que determinaram retirada de conteúdo ou bloqueio de canal.

Conforme a decisão deste domingo, o Telegram indicou Alan Campos Elias Thomaz como representante legal no Brasil. “Alan tem experiência anterior em funções semelhantes, além de experiência em direito e tecnologia, e acreditamos que ele seria uma boa opção para essa posição enquanto continuamos construindo e reforçando nossa equipe brasileira. Alan Campos Elias Thomaz tem acesso direto à nossa alta administração, o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do Tribunal e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”, informou o Telegram.

O aplicativo afirmou ainda que, como medidas para combate à desinformação no Brasil, tem feito monitoramento dos 100 canais mais populares no país; tem acompanhado a mídia brasileira; estabelecerá relações de trabalho com agências de checagem; restringirá postagem pública para usuários banidos por espalhar desinformação; além de atualizar termos de serviços e promover informações verificadas.

DESINFORMAÇÃO SOBRE LEIS BRASILEIRAS

Entre as medidas de combate à desinformação enviadas pelo Telegram está uma análise das leis brasileiras e previsão de cooperação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em mensagem assinada por Pavel Durov e equipe, o Telegram voltou a se desculpar com o Supremo Tribunal Federal. “Pedimos ao Tribunal que permita que o Telegram continue suas operações no Brasil, dando-nos a chance de demonstrar que melhoramos significativamente nossos procedimentos”.

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, o Telegram efetivou o cumprimento de todas as decisões. “Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão de completa e integral suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil, proferida em 17/3/2022, devendo ser intimado, inclusive por meios digitais – , o Presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz Wellisch, para que adote imediatamente todas as providências necessárias para a revogação da medida.”

O ministro também determinou que as demais empresas envolvidas suspendam as ações de bloqueio do aplicativo.