Secretária quer ampliar acesso a cursos profissionalizantes em Itabuna
Tempo de leitura: < 1minuto
A secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza Andrea Castro afirmou nesta sexta-feira (17) que a ampliação do acesso a cursos profissionalizantes é uma forma de reduzir a violência urbana. “O combate à violência é uma questão de segurança pública, mas também de ações de inclusão social e de capacitação profissional, especialmente para a juventude, criando novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho em Itabuna”, disse.
Quando desativou o lixão da cidade, no início de maio, a Prefeitura acolheu as famílias que moravam e trabalhavam no local. Desde então, os trabalhadores recebem auxílio financeiro e capacitação técnica para atuar como catadores de material reciclável. A partir de outubro, vão trabalhar no Centro de Reciclagem do programa Recicla Itabuna.
Para Andrea, o caso dos catadores é um exemplo do poder transformador da inclusão social pelo trabalho. A iniciativa do município recebeu elogio público do governo federal (relembre).
A secretária também citou os cursos oferecidos a moradores dos condomínios do Minha Casa, Minha Vida. Ministrados pelo Senai numa parceria com a Caixa e a Prefeitura, os cursos terão 700 vagas. Nos próximos dias, o governo municipal iniciará o cadastramento dos interessados em participar da capacitação.
O senador Jaques Wagner (PT-BA) promete luta para derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei nº 823/2021. Conhecido como Lei Assis Carvalho, o PL propõe medidas de auxílio à agricultura familiar e de combate à fome (veja aqui).
“O presidente prova novamente que não tem projeto pro país e segue na agenda da destruição. Ao vetar a Lei Assis Carvalho, ele penaliza as famílias com comida cara, em vez de prover alimentos baratos e saudáveis por meio da agricultura familiar”, criticou Wagner, ao publicar notícia sobre o veto no Twitter.
No último domingo (12), Ana Margarete Duarte, de 53 anos, caiu do 3º andar do Opaba Praia Hotel, em Ilhéus, no sul da Bahia. Ela foi socorrida e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, mas faleceu na quarta-feira (15).
Com imagens de câmeras de segurança, a Polícia Civil constatou que a queda foi acidental, informa o Blog do Gusmão. Ana estava na área da piscina do hotel, que fica na cobertura do prédio, quando seus óculos caíram na área do parapeito. Ao tentar pegá-los, ela se desequilibrou e caiu de uma altura de 7 metros.
A turista é de Itu, São Paulo, e estava no hotel com o marido, que relatou o caso à Polícia Civil.
O presidente Jair Bolsonaro vetou hoje (17) o Projeto de Lei (PL) 823/2021, que propõe medidas de auxílio à agricultura familiar e de combate à fome.
Criado para ajudar pequenos produtores rurais, PL prevê abertura de crédito de custeio, apoio técnico na elaboração de projetos e inserção de agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos Emergencial (PAE).
Por meio do PAE, os agricultores receberiam R$ 6.000,00 anuais para produzir alimentos que seriam doados a pessoas em situação de insegurança alimentar. Nas propriedades mantidas por agricultoras, o investimento da União seria de R$ 7.000,00 por ano.
O texto também abriria caminho para a renegociação de dívidas e estabeleceria benefício de R$ 2.500,00 para agricultores e de R$ 3.500,00 para agricultoras, em pagamento único.
O impacto orçamentário do PL seria de R$ 500 milhões. Nos seis primeiros meses deste ano, o Governo Federal arrecadou 881,9 bilhões de reais, novo recorde para o período.
Projeto Cabra Macho presta mais de 200 atendimentos, apesar da pandemia || Foto Antonio Carlos Silva
Tempo de leitura: 2minutos
O Mutirão Cabra Macho, promovido anualmente pela Igreja Batista Teosópolis de Itabuna, atendeu 209 pessoas, gratuitamente, com exames de detecção do câncer de próstata neste ano. A nona edição do projeto contou com a participação de 8 médicos urologistas, psicólogos e cerca de 30 voluntários.
“Nesta edição, devido à pandemia, utilizamos o cadastro que temos na igreja, reduzindo o número de atendidos para evitar aglomeração”, informou o pastor Geraldo Meireles, presidente da IBT.
Os exames de PSA foram realizados previamente, no mesmo dia, em grupos de 50 pessoas. Já os exames com os urologistas foram realizados em quatro etapas.
Dos 209 homens atendidos, 43 (20,57%) repetiram o exame do PSA no laboratório LAP, um dos parceiros do Projeto. Também foram feitas 13 biópsias (6,22%) e 19 USG e outros encaminhamentos (9,09%).
Atendimento respeitou os protocolos de saúde para evitar contágio pela covid-19
“No próximo ano, certamente com a queda da pandemia, queremos voltar a oferecer uma média de 900 exames como nas edições anteriores”, disse Gilson Pinheiro, do Ministério da Ação Social da IBT.
UNIDADE DE SAÚDE NA IBT
A Igreja Batista Teosópolis de Itabuna cedeu em cessão não onerosa (gratuitamente) para a Secretaria de Saúde de Itabuna, espaço para o funcionamento provisório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lavignia Magalhães.
A unidade passa por reforma e está funcionando provisoriamente, durante três meses, nas instalações cedidas pela Igreja Batista Teosópolis, na Rua Santo André, 231, Bairro Conceição.
ACM Neto, acompanhado por Moacyr, conhece projeto educacional em Serra Grande || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2minutos
O Centro de Educação Integral de Serra Grande, em Uruçuca, foi muito elogiado pelo presidente nacional do DEM e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto. Ele visitou o município nesta quinta-feira (16). “Fico impressionado e feliz em poder testemunhar esse projeto, a grandiosidade dessa iniciativa na área de educação. Não dá pra pensar no futuro de uma Bahia forte, desenvolvida sem priorizar a educação, que tem que ser prioridade absoluta”, disse ele ao lado do prefeito Moacyr Leite Júnior.
Neto argumentou que nem sempre os políticos têm esta visão. “Esse complexo educacional vai ser uma referência não só pra região, mas pra toda a Bahia, uma obra importante que o prefeito Moacyr está realizando”, disse o ex-prefeito de Salvador, avaliando positivamente a gestão. “A gente sai daqui empolgado com tudo que está vendo e mais feliz ainda porque existem prefeitos como Moacyr, comprometido e que tem no coração, a certeza de que investir na educação é construir o futuro”, finalizou.
ÍNDICES EDUCACIONAIS
O deputado federal Paulo Azi (DEM), que foi fundamental no trabalho de liberação dos recursos para a construção do Centro Educacional, falou da importância do projeto. “É exatamente por saber a importância que ACM Neto dá à educação e o belíssimo trabalho que foi feito em Salvador, ao longo de oito anos, elevando todos os índices, que fizemos questão de trazê-lo aqui para conhecer esse projeto maravilhoso de perto. Só um homem da estatura, da competência e da seriedade de Moacyr pra pensar em construir uma obra dessa que será referência pra Região, pra Bahia e pra todo o Brasil”, concluiu Azi.
O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (DEM), agradeceu a visita de ACM Neto e sua comitiva e lembrou e agradeceu a parceria com o Instituto Arapyaú. “Foram e estão sendo muito importantes, no projeto de arquitetura e engenharia, e estão participando da elaboração, junto conosco, do projeto pedagógico”.
“Essa gestão batalhou muito para que este projeto saísse do papel, e a cada dia, poder contemplar a materialização desse sonho de desenvolvimento educacional que vai transformar a vida de muitas crianças e jovens de Serra Grande, Uruçuca e região, nos deixa felizes e esperançosos”, disse o prefeito.
AGRADECIMENTO
Moacyr fez questão de agradecer o trabalho do deputado federal e presidente do Conselho de Ética da Câmara Federal, Paulo Azi. “Nosso parceiro em todos os projetos, está sempre disposto a contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade”.
Placa da obra na Barra, em Salvador, onde vizinhança não tem sossego
Tempo de leitura: < 1minuto
A construção de um prédio na Marquês de Caravelas, na Barra, em Salvador, está tirando o sossego de toda a vizinhança. Apesar da lei definir que o horário da execução é das 8h às 18h de segunda a sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados, os trabalhos são iniciados às 7h e vão até as 18h, 19h. Na última terça-feira (14), foram até as 21h30min.
Moradores e moradoras reclamam, mas não tem jeito.
Algumas pessoas se mudaram da região por não poder trabalhar, medo de adoecer ou agravar a doença. O barulho é infernal. A obra é da empreiteira Santa Helena, da família do ex-prefeito ACM Neto. A vizinhança vai se reunir para definir uma série de ações, inclusive protesto na porta do prédio.
Atlantic produz níquel sulfetado em Itagibá, no sul da Bahia || Foto Nitro
Tempo de leitura: < 1minuto
Caetité (18%), Jacobina (17%) e Itagibá (16%) responderam por 51% da Produção Mineral Baiana Comercializada em Agosto. A variação em relação ao mesmo mês de 2020 foi de 58%, saindo de R$ 566 milhões para R$ 895 milhões, segundo o Sumário Mineral de setembro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).
Além desses três municípios, destaque também para Jaguarari, Sento Sé, Piatã, Barrocas, Andorinha, Juazeiro e Brumado. Atualmente gerando 13.467 empregos diretos no estado, o setor de mineração está em franca expansão mesmo com a crise econômica.
Os resultados levaram a aumento na arrecadação com a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), ainda em agosto, atingindo R$ 91,6 milhões na Bahia ante R$ 57 milhões do mesmo período do ano passado. O resultado, aponta a Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM), coloca a Bahia em terceiro lugar no ranking nacional de arrecadação de CFEM, atrás apenas de Pará e Minas Gerais.
A expectativa é de que, já em setembro, o valor ultrapasse os R$ 94 milhões arrecadados durante todo o ano de 2020. Os dados são da Agência Nacional de Mineração (ANM). “Atualmente temos o ferro, o ouro e o níquel como os principais bens minerais produzidos na Bahia, e junto a outros completam uma grande variedade que nos anima num crescimento contínuo e sustentável do setor”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Nelson Leal.
Laune di Paulo ministrará palestra com foco no crescimento em vendas pelo Instagram
Tempo de leitura: < 1minuto
Na próxima quarta-feira (22), a partir das 9h, o Sebrae em Ilhéus promove encontro coletivo com os participantes do movimento Renova Varejo, aberto também para os empresários do comércio regional, no Hotel Praia do Sol, na zona sul de Ilhéus. A palestrante será Luane di Paulo, que vai abordar o tema Mindset Empreendedor e falar como transformar ideias em oportunidades.
A palestra é gratuita e para participar do encontro o empresário precisa fazer a inscrição online e confirmar presença pelo link https://www.sympla.com.br/palestra-mindset-empreendedor__1341457. Por causa da pandemia, as vagas ainda estão sendo limitadas, respeitando todos os protocolos de segurança.
Durante o evento o participante irá receber dicas de como conquistar boas oportunidades para o seu negócio, de forma a se aproximar dos seus objetivos com mais celeridade.
SOLUÇÃO PARA DRIBLAR DESAFIOS
De acordo com a Karla Peixoto, gestora do Renova Varejo em Ilhéus, nos últimos anos, o Brasil tem experimentado o mindset empreendedor como uma solução para driblar os desafios do mercado de trabalho. “Uma pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor mostrou que, em 2018, 52 milhões de brasileiros entre 18 e 64 lideravam algum tipo de negócio. Esse número representa não apenas empresas já consolidadas na área, mas também quem está começando nessa empreitada, com ideias simples, mas inovadoras”, diz.
O encontro marca o encerramento do Renova Varejo 2021, que é um programa que tem transformado o comércio baiano, ajudado a impulsionar as vendas no presencial e também no digital, por meio de consultoria especializada em estoque, gestão, vendas, marketing e digitalização. Com aporte financeiro do Sebrae, o empresário tem até 70% de desconto na hora da inscrição. Para o ano de 2022 as inscrições já estão abertas e são limitadas.
Marcone, primeiro à direita, destaca anúncio de investimentos em visita de Rui a Camacan
Tempo de leitura: 2minutos
O presidente da Amurc e prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, acompanhou o governador Rui Costa em viagem a Camacan, no sul da Bahia, onde ocorreram anúncios de obras e inauguração de quadra poliesportiva, nesta quarta-feira (16).
O governador anunciou mais de R$ 14 milhões em novos investimentos para o município, como a requalificação das rodovias BA-671, entre Jussari e o distrito de Palmira, em Itaju do Colônia; e da BA-662, entre o Palmira e Camacan, que contará com um recurso de R$ 4,3 milhões.
Para o presidente da Amurc, o pacote de obras agrega não somente benfeitorias para o município de Camacan, de forma isolada, mas enaltece aspectos positivos para a luta contínua para o desenvolvimento da região.
SENSIBILIDADE
“É notório que os prefeitos enfrentam, diariamente, dificuldades tremendas para garantirem o bem-estar social dos munícipes. Não tem outra palavra além de felicidade por nossa querida Camacan, depois do anúncio do governador de melhoramentos que durante muito tempo vêm sendo aguardados. Quando administramos com a sensibilidade, percebemos que juntos expandimos o nosso apelo e conseguimos contribuir para a concretização do crescimento da nossa região”, expressou Marcone Amaral.
Também fazem parte deste pacote de investimentos um convênio de regularização fundiária; a autorização do processo licitatório para a reforma de um ginásio de esportes, na sede do município; e a assinatura de ordem de serviço para obras de reforma e ampliação das instalações do Colégio Estadual Polivalente.
Durante o pronunciamento, Rui Costa destacou que o intuito do Governo do Estado é equipar cada vez mais as escolas estaduais, para que os estudantes tenham a possibilidade de realizar esportes e atividades culturais.
“No próximo ano, teremos um número muito maior de escolas em tempo integral, modernizadas e equipadas, onde o aluno chega, toma café da manhã, almoça, estuda e, no contraturno, possa fazer atividades esportivas e culturais ou um curso técnico”, destacou o governador.
Obras do campus Jorge Amado serão concluídas no primeiro semestre
Tempo de leitura: 2minutos
A Diretoria de Infraestrutura da Pró-reitoria de Planejamento de Administração (Dinfra/Tropa) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) anunciou novos prazos para a conclusão das obras dos campi de Jorge Amado, em Itabuna, e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. Pelo novo cronograma apresentado na quarta-feira (15), o campus de Itabuna será concluído em março do próximo ano.
Com 60 mil metros quadrados de área construída, o Jorge Amado tem 79,48% das obras concluídas. O campus deveria ser entregue em dezembro do ano passado, mas os cortes nos repasses pelo Governo Federal comprometeram o cronograma. Por causa da falta de recursos, as obras ficaram seis meses paradas em 2019 e foram retomadas em fevereiro do ano passado.
As obras incluem serviços como de macro e micro drenagem, sistema viário, pavimentação, abastecimento e tratamento de água, estação de tratamento de esgoto com separação das águas residuárias, cobertura em painéis fotovoltaicos para os edifícios, paisagismo com espécies da Mata Atlântica, rede de energia elétrica, iluminação pública, cabeamento estruturado (dados e telefonia), subestação primária e subestação secundária.
De acordo com o projeto, no Campus Jorge Amado, serão instalados o Instituto de Humanidades, Artes e Ciência e Centros de Formação em Tecnociência e Inovação e Agroflorestais, Núcleo Pedagógico, edifício de salas de aulas e laboratórios; Núcleo de Vivência e Gestão Acadêmica, que abrigará a coordenação do campus e o corpo docente, além de áreas de convívio social.
CAMPUS DE TEIXEIRA DE FREITAS
As obras do campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, estão ainda mais atrasadas que as do Jorge Amado. Por lá, somente 56,08% do prédio foi concluído até agora. A previsão é que o campus seja concluído em novembro do próximo ano. O prédio está sendo erguido numa área de 9 mil metros quadrados.
Os trabalhos incluem serviços de terraplenagem, rede elétrica, subestações, sistemas eletrônicos, cabeamento estruturado, macro e micro-drenagem, pavimentação, abastecimento e distribuição de água e energia fotovoltaica, que permitirá a redução dos custos na conta energia elétrica.
Servidora do município de Itapetinga consegue direito de reduzir jornada para cuidar de filho
Tempo de leitura: 2minutos
A Justiça do Trabalho deferiu pedido de diminuição da jornada, sem redução da remuneração, de uma servidora pública do município de Itapetinga, no sudoeste da Bahia. A trabalhadora solicitou o benefício para cuidar de um filho portador de deficiência.
A servidora foi admitida pela Prefeitura de Itapetinga em junho de 2009 para exercer o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais, trabalha 40 horas semanais e acompanha o seu filho em tratamento multidisciplinar e neuropediátrico. Mas o Município não concedeu, administrativamente, a redução da jornada para 20 horas. Por isso, ela abriu processo no Judiciário Trabalhista.
O juiz substituto da Vara do Trabalho de Itapetinga, Antônio Souza Lemos Junior, deu a decisão em caráter tutela de urgência. Ele viu prova das alegações da servidora, uma vez que atestados médicos demonstraram a existência da enfermidade do seu filho, bem como comprovaram a necessidade de que ela o acompanhe em diversos procedimentos.
LEI FEDERAL
Ainda segundo o magistrado, a inexistência de lei municipal que aborde o tema não pode ser obstáculo para o direito da trabalhadora, pois tal direito é previsto no Estatuto dos Servidores Públicos Federais, Lei nº .8.112/90, e deve ser aplicado ao caso por analogia, como tem se decidido nos tribunais Superiores, como o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal Superior do Trabalho. Também deve-se levar em conta a Convenção Internacional dos Direitos de Pessoas com Deficiência, mencionada na jurisprudência.
O juiz entendeu também que a redução da jornada não deve implicar redução de vencimentos, pois isso inviabilizaria a pretensão da genitora, que passaria a ter tempo para cuidar de seu filho, mas não os recursos financeiros necessários para esse fim.
Além disso, salientou a urgência na aplicação da medida, considerando-se que a criança precisa realizar cotidianamente vários procedimentos em que é indispensável o acompanhamento de sua mãe.
“O direito à saúde e a proteção à criança com deficiência, se sobrepõem às demais análises de cunho administrativo, pois visam assegurar bem maior”, declarou o magistrado. A carga horária da servidora foi reduzida para 20 horas semanais, sem prejuízo de sua remuneração. O processo deve aguardar julgamento definitivo do mérito.
Ação institucional da CVR marcou Dia do Cliente, comemorado nesta quarta-feira (15)
Tempo de leitura: < 1minuto
A CVR Costa do Cacau, empresa de coleta de resíduos sólidos do sul da Bahia, marcou o Dia do Cliente, comemorado nesta quarta-feira (15), com entrega de mudas de cacau e outras espécies nativas ou adaptadas à Mata Atlântica.
De acordo com o gerente comercial da CVR, Maurício Ramos Sena, disse que a iniciativa reafirma o compromisso da empresa com a conservação do meio ambiente, pois incentiva o plantio de árvores e o respeito à natureza. “Mais do que clientes, temos parceiros num projeto que traz benefícios sociais, econômicos e ambientais para o sul da Bahia”, concluiu.
Localizada às margem da BR-415 (Ilhéus-Itabuna), a CVR Costa do Cacau atende cerca de 35 instituições públicas e empresas, a exemplo das prefeituras de Itabuna e de Ibicaraí, do Shopping Jequitibá e da Bahia Mineração (Bamin).
Bahia se aproxima de 80% de vacinados contra a covid-19, segundo Sesab
Tempo de leitura: < 1minuto
A estratégia de cobertura vacinal completa de servidores e trabalhadores do município de Itabuna foi definida, nesta quinta-feira (16), durante reunião no Ministério Público da Bahia (MP-BA). Entre as ações deliberadas estão a identificação e convocação de todos os servidores que ainda não compareceram para tomar a segunda dose da vacina.
O MP-BA cobrou do município esclarecimento sobre a falta de campanha educativa sobre a importância da segunda dose. Durante o encontro, foi definido que a Prefeitura de Itabuna solicite das empresas a relação dos trabalhadores com a imunização completa, sob pena de suspensão de alvará de funcionamento, caso haja alguém com esquema vacinal atrasado.
Ficou estabelecido ainda que o município estudará a possibilidade de encaminhar à Câmara de Vereadores projeto de lei que estipule prazo para cada servidor municipal comprovar a conclusão do esquema vacinal, com previsão de instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e afastamento provisório do servidor até apuração dos fatos e motivos da ausência de vacinação completa.
MAIS DE 50% SEM A SEGUNDA DOSE
A coordenadora de Imunização da Saúde de Itabuna, Camila Brito, informou, durante a reunião, que quase 53% dos professores e servidores de educação municipais ainda não concluíram a cobertura vacinal, apesar de já estarem dentro do prazo para aplicação da segunda dose e de não ter faltado vacina.
Participaram da reunião os promotores de Justiça Renata Caldas Lazzarini, Suzila Ribeiro, Inocêncio de Carvalho, a secretária municipal de Saúde Lívia Mendes, a secretária de Segurança e Ordem Pública, Mariana Alcântara, o secretário de Transporte e Trânsito, Thales Rodrigues, e o procurador-Geral do Município, Álvaro Ferreira.
Para ACM Neto, ainda não é hora de discutir sucessão presidencial || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 3minutos
Passava das 11h desta quinta-feira (16) quando o táxi aéreo de ACM Neto pousou em Ilhéus, no sul da Bahia, onde o presidente do DEM e pré-candidato ao governo estadual cumpre agenda política.
No saguão do Aeroporto Jorge Amado, o PIMENTA perguntou se Neto pretende caminhar ao lado do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ou do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2022. “Eu não estou discutindo sucessão presidencial nesse momento. Nós ainda temos muito tempo pela frente. O nosso foco está inteiramente na Bahia. Eu tenho dito que, caso os baianos me escolham como o seu próximo governador, eu estarei pronto para governar a Bahia com qualquer que seja o presidente escolhido pelos brasileiros”, respondeu.
Também disse que, nos 8 anos à frente da Prefeitura de Salvador, foi capaz de governar e transformar a cidade enquanto outras esferas de gestão estavam ocupadas por adversários políticos, a exemplo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o democrata, isso jamais prejudicou a administração do município. “Ao contrário, nós fizemos muito mais do que prometemos”.
Após uma digressão de 4 minutos, com críticas à política de segurança pública do governo Rui Costa, Neto retomou o fio da meada. “Só pra fechar. Em relação à questão presidencial, nós vamos tratar no momento certo, não será agora. Nosso foco é a eleição para o governo e qualquer que seja o presidente escolhido, a Bahia, se me escolher, os baianos terão um governador que vai encarar os seus desafios, que não vai procurar culpados nem desculpas”.
“EU SOU CONTRA A LEGALIZAÇÃO DAS DROGAS”Neto cumprimenta apoiador na saída do Aeroporto Jorge Amado || Foto Pimenta
Antônio Carlos Magalhães Neto, 42 anos, costuma falar de forma pausada. Isso o ajuda a organizar o pensamento para discursar com facilidade. Está na vida política desde os tempos de escola. Foi presidente de grêmio estudantil no ensino médio. Nas três eleições que disputou para a Câmara dos Deputados, em 2002, 2006 e 2010, ostentou o título de mais votado da Bahia. Atingiu altos índices de aprovação popular à frente da Prefeitura de Salvador e abriu caminho para o sucessor, o também democrata Bruno Reis.
Recentemente, ACM Neto disse representar o futuro da Bahia, enquanto o projeto petista representaria o passado. Hoje, em Ilhéus, assumiu posição conservadora no debate sobre o uso e o tráfico de entorpecentes.
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, tem defendido que o Brasil repense a política de combate às drogas. Na avaliação dele, o modelo atual é falido e produz mais violência do que resultados positivos, além de expor as forças de segurança do estado ao risco elevado de morte e fortalecer grupos criminosos.
O posicionamento do secretário, reafirmado em entrevista recente, chocou o presidente do DEM. “Eu confesso, fiquei perplexo, como é que o secretário fala o que falou, defendendo a legalização das drogas. Eu sou contra a legalização das drogas”, disse ACM Neto.
Para o democrata, o caminho contra a violência do tráfico de drogas é o fortalecimento das polícias, com melhores equipamentos e maior efetivo nas ruas, para expulsar os criminosos da Bahia. “O estado tem que enfrentar [o problema], dá suporte à polícia, ajudar a polícia a fazer o seu trabalho e botar os bandidos pra fora”.
Também não faltou alfinetada no governador Rui Costa. Neto disse que o petista sempre aparece sob os holofotes de pautas positivas, mas não se manifesta em momentos críticos, como após a morte de policiais.