O pagamento dos benefícios de aposentados e pensionistas do Estado será realizado antecipadamente no mês de maio. Esta é a décima quarta vez que o governo baiano antecipa a rotina.
Como em meses anteriores, os proventos foram antecipados em um dia e estarão disponíveis nas contas bancárias dos 130 mil beneficiários do Estado nesta sexta-feira (28).
Segundo o Governo da Bahia, a medida – adotada desde março de 2020 – visa evitar filas e aglomerações nos postos e agências bancárias por causa da pandemia de Covid-19.
Já a previsão de pagamento dos servidores ativos, de acordo com a portaria n° 001/2020, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), é para 31 de maio, último dia útil no mês.
O Movimento dos Povos de Terreiros de Ilhéus emitiu nota de pesar pelo falecimento de Sidney Alessandre Santos de Jesus, na manhã desta terça-feira (25), após sofrer infarto fulminante na casa onde morava, no bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade. O Núcleo de Saúde do Renafro-Ilhéus também assina a nota.
Sidney tinha 46 anos e era bisneto de Percília da Costa Nascimento, a mãe de santo que introduziu o Candomblé de Angola no Pontal, nos idos da Segunda Grande Guerra. No Terreiro de Luando, Sidney Nirêcongo, seu nome de iniciado, dava continuidade à tradição que aprendeu com a bisavó. Ele era ogan, responsável por tocar os atabaques da casa.
Amigo do ogan, Marcello Souza Kavungêcy destacou o caráter generoso e amável de Sidney. “[Ele tinha] inúmeras qualidades. Quem o conheceu sabe o que estou tentando passar. Os N’gomas (atabaques) do Luando se calaram”, escreveu numa rede social.
O sindicalista Renilson Gomes, também bisneto de Mãe Percília, disse ao PIMENTA que Sidney era marinheiro de convés. Trabalhou na empresa fluminense Pan Marine Brasil até a aposentadoria precoce por causa da insuficiência renal crônica, condição que o obrigava a fazer três sessões de hemodiálise por semana.
O sepultamento do marinheiro será no Cemitério São João Batista, no Nelson Costa, na manhã desta quarta-feira (26).
Sidney Nirêcongo deixou a esposa Lewacy Maia, as filhas Náthilla, Nathiara e Gabriela e o silêncio dos atabaques do Terreiro de Luando. Atualizado.
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) passou mal na noite desta segunda-feira (24) e foi internada para realizar exames no Hospital Moinho de Ventos, em Porto Alegre (RS). Há a expectativa de que a petista receba alta ainda hoje (25).
De acordo com a assessoria do PT, a ex-presidente sentiu uma indisposição e foi socorrida pelo ex-ministro Miguel Rossetto, que foi até a casa de Dilma e a levou para o hospital.
Ainda segundo o PT, os resultados dos exames médicos foram bons, no entanto a causa do mal-estar não foi definida. A ex-presidente está sob observação médica.
A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) usou as redes sociais para comentar o caso. “Qualquer pequeno evento médico com alguém que a gente gosta é motivo de alerta. Que bom a Presidenta @dilmarousseff está melhor. Agora é medicina, descanso e muito afeto para ficar 100%”, escreveu a parlamentar.
O Ministério da Saúde enviou ontem (24) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido formal para importar 20 milhões de doses da vacina Covaxin contra a Covid-19. O laboratório Bharat Biotech, da Índia, é o responsável pelo desenvolvimento do imunizante.
A Anvisa negou, em março, a certificação de boas práticas à fabricante e, na sequência, um primeiro pedido para importação do imunizante. A certificação é um dos requisitos para que a vacina possa ser usada no Brasil.
Apesar da negativa, as tratativas para a adequação do procedimentos de análise de qualidade da vacina continuaram. “Neste sentido, já foi publicada pela Anvisa a anuência para realização do estudo clínico com a vacina Covaxin no Brasil, conforme Resolução nº 1.938, de 13 de maio de 2021”, informa nota divulgada pela agência.
Uma casa pegou fogo, na manhã desta terça-feira (25), na travessa Francisco Ferreira, no bairro de Fátima, em Itabuna. Segundo as primeiras informações, uma panela esquecida no fogo causou o incêndio.
O Corpo de Bombeiros controlou as chamas. O acidente não teve vítima.
O vídeo abaixo, feito por um cinegrafista amador, mostra a residência em chamas. Confira.
O Rotary Club de Itabuna doou uma cadeira de banho e um cadeira de rodas a Edson Andrade dos Santos, de 54 anos, e a Maria dos Santos, 71, respectivamente, no último sábado (22). Os dois beneficiados são moradores do bairro Ferradas.
A entrega contou com a participação do presidente do clube neste ano rotário 2020-21, Marcus Vinícius Rodrigues, e do governador do Distrito 4391, ano rotário 2019-20, Paulo Pereira.
A iniciativa solidária faz parte de uma das campanhas permanentes da entidade sem fins lucrativos, o Banco de Cadeiras de Rodas, que beneficia pessoas que não têm condições econômicas de adquirir o equipamento de locomoção.
O retorno das aulas presenciais em formato híbrido será tema de debate em Sessão Especial na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (27), às 14h. De acordo com o Movimento Volta às Aulas Itabuna, a discussão vai permitir o esclarecimento de dúvidas sobre a proposta de retomada das atividades presenciais nas escolas.
Uma das líderes do movimento, Danielle Rocha, argumenta que a proposta do formato híbrido permite que cada família decida se o estudante vai participar de forma remota ou presencial das aulas.
A reabertura das brinquedotecas, de acordo com Danielle, foi um passo importante para o debate sobre as condições das aulas presenciais nas escolas durante a pandemia de Covid-19.
O Movimento Volta às Aulas Itabuna reúne psicólogos, médicos, professores, pais de alunos e gestores escolares.
CONSULTA PÚBLICA
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou consulta pública para ouvir a comunidade escolar e a população em geral sobre as condições para a retomada das aulas presenciais no município.
Interessados em contribuir com o levantamento de informações podem acessar a página do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) na internet e preencher os formulários da consulta. Há formulários específicos para pais e responsáveis por alunos, comunidade escolar e população em geral. A colaboração poderá ser feita até esta quarta-feira (26).
Representantes da Prefeitura de Itacaré se reuniram nesta segunda-feira(24) com o diretor-geral da Superintendência de Desporto da Bahia (Sudesb), José Vicente Neto, para discutir projetos de apoio ao esporte nas mais diversas modalidades. Durante o encontro foi firmada parceria com a Sudesb no apoio a diversos eventos realizados pela Prefeitura de Itacaré, a exemplo de torneios de artes marciais, Campeonato Ruralzão e iniciação no surf, além dos Jogos Estudantis da Rede Pública, quando as condições sanitárias permitirem.
Representando o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, participaram do encontro o secretário de Esportes, Mulher e Juventude, Marcelo Barros, a diretora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Liane Reis, e o professor de Jiu-jitsu Jadson Machado. A reunião contou ainda com a participação do presidente da Federação Baiana de Jiu-Jitsu, Evandro Nascimento, juntamente com o diretor Ricardo Caldeiras.
O prefeito Antônio de Anízio falou da importância da parceria da Prefeitura com o Estado nesse trabalho de apoio e incentivo ao esporte. De acordo com o prefeito, através dessa parceria tem sido possível realizar importantes projetos no município, a exemplo do Centro de Canoagem, dos Jogos Estudantis da Rede Pública e do Verão Costa a Costa, além do apoio a diversos eventos esportivos realizados em Itacaré. O secretário Marcelo Barros adiantou que outras novidades estão por vir, fruto dessa parceria, para movimentar ainda mais o esporte em Itacaré.
Pelo segundo ano consecutivo, os festejos juninos estão suspensos na Bahia. Em Ibicuí as perdas em volume de negócios chegam a cerca R$ 5 milhões por causa do cancelamento, segundo informações da prefeitura municipal. A cidade do sul da Bahia é uma das mais procuradas no estado, nesta época do ano.
Segundo o prefeito de Ibicuí, Marcos Galvão, o prejuízo é imenso para a cidade. “Vamos para o segundo ano que Ibicuí não se veste para o São João. Quem conhece nossa cidade e nossa história, sabe como ela se prepara e se transforma para os festejos juninos. É triste”, comenta.
Quem também sentiu o impacto do cancelamento do São João foi o motorista Davi Malta. Ele alugava casas para turistas durante o período. “Com a falta desse dinheiro as contas apertam, porque já fazia uma programação com o dinheiro do São João”, explicou.
MAIS UM ANO SEM FATURAMENTO
Já o funcionário público Cláudio Carvalho de Oliveira conta que montava barracas de bebidas nas festas juninas há pelo menos 15 anos. Ele diz que o valor arrecadado em junho superava a renda obtida com o trabalho formal, durante todo o ano. “O período junino chega a ser mais lucrativo do que o trabalho de todo o ano. Então está fazendo muita falta”, disse o funcionário público.
O corretor de imóveis Edson Mendes disse que conseguiu alugar 56 imóveis para turistas em 2019, último ano de realização da festa. “São João aqui chega a 100% a procura de imóveis para alugar. Fora dessa época, praticamente a taxa é zero. Então é uma época que me assegurava um certo valor”, lamenta.
Os festejos juninos não serão permitidos na Bahia por causa da pandemia Covid-19. A decisão foi anunciada na semana pelo governador Rui Costa, que afirmou também que o transporte intermunicipal será suspenso entre os dias do São João e São Pedro, para evitar aglomerações no interior. Do G1.
A Receita Federal recebeu, até esta segunda-feira (24), 23.535.609 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. Faltando 9 dias para o final do prazo a expectativa é que cerca de 32 milhões de documentos sejam enviados. O prazo termina no próximo dia 31.
A Receita Federal alerta os contribuintes que deixem para a última hora. O sistema de recepção de declarações funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
A indústria baiana apresentou, no primeiro trimestre deste ano, saldo positivo de 16,4 mil novos postos de trabalho formais. Em março, o segmento gerou cerca de 4,2 mil empregos, que foram puxados pelos setores de produtos derivados do petróleo e de Bicombustíveis, além dos produtos de metal.
“Nos últimos 12 meses, os números também foram positivos. O informe executivo apresenta que o segmento gerou mais de 18 mil empregos, mesmo diante da crise causada pela Covid-19, que completou um ano em março. Apesar disso, desde o início da pandemia, uma das prioridades do Governo da Bahia tem sido a preservação dos empregos e da renda das famílias baianas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.
De acordo com o secretário, o segmento Couros e Calçados está espalhado por boa parte do interior baiano, em territórios como Bacia do Jacuípe, Baixo Sul, Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Litoral Norte e Agreste Baiano, Litoral Sul, Médio Rio de Contas, Médio Sudoeste da Bahia, Metropolitano de Salvador, Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Portal do Sertão, Recôncavo, Sertão do São Francisco, Sisal, Sudoeste Baiano e Vale do Jiquiriçá.
Nelson Lea afirma que o Estado vem incentivando a industrialização do interior da Bahia atraindo importantes empresas do segmento calçadistas, como Vulcabras Azaleia, JBS S.A, DASS NE, Ramarim, Ferracini e Lialine, entre outras.
As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) elevaram a projeção para a expansão da economia brasileira pela quinta semana consecutiva. A previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – subiu de 3,45% para 3,52%.
Para o próximo ano, a estimativa de crescimento do PIB caiu de 2,38% para 2,30%. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 2,50%.
As estimativas estão no boletim Focus de hoje (24), pesquisa divulgada semanalmente pelo BC, com a projeção para os principais indicadores econômicos.
INFLAÇÃO
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano subiu de 5,15% para 5,24%, na sétima alta consecutiva.
Para 2022, a estimativa de inflação passou de 3,64% para 3,67%. Tanto para 2023 como para 2024 a previsão para o índice é de 3,25%.
A estimativa para 2021 está quase no limite superior da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. O centro da meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.
O centro da meta de inflação para 2022 é 3,50% e para 2023, 3,25%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para os dois anos.
TAXA DE JUROS
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, fixada atualmente em 3,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic termine 2021 em 5,5% ao ano. Para o fim de 2022, 2023 e 2024, a estimativa é de que a taxa básica encerre estes períodos em 6,5% ao ano.
CÂMBIO
A expectativa para a cotação do dólar permaneceu em R$ 5,30 ao final deste ano. Para o fim de 2022, a previsão é de que a moeda americana também fique em R$ 5,30. A previsão anterior era R$ 5,35. Agência Brasil.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.380 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 2.750 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (24) também registra 71 óbitos.
Dos 984.967 casos confirmados desde o início da pandemia, 947.006 já são considerados recuperados, 17.462 encontram-se ativos e 20.499 tiveram óbito confirmado.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.259.590 casos descartados e 218.054 em investigação.
LEITOS
Às 12h desta segunda-feira (24), 130 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 127 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia.
VACINÔMETRO
Até o momento, 3.183.126 pessoas tomaram a primeira dose de vacina contra a Covid-19 na Bahia, sendo que 1.453.997 receberam também a segunda.
O deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do PDT na Bahia, pediu ao médico Antônio Mangabeira que ele continue no comando do partido em Itabuna. Os dois se reuniram nesta segunda-feira (24), em Salvador, com a presença da esposa de Mangabeira, Célia Kalil.
No ano passado, o médico foi candidato a prefeito de Itabuna pelo PDT. Hoje, é suplente do próprio Félix na Câmara dos Deputados. “No encontro, reafirmei a minha admiração e confiança em Mangabeira e pedi que ele continuasse à frente do PDT em Itabuna, pois goza da nossa total confiança. É uma pessoa altamente qualificada para ficar na política”, concluiu Félix.
O contexto do pedido de Félix foi a sinalização recente, feita por Mangabeira, de que estaria de saída da vida política. Mangabeira estaria desiludido por causa das duas derrotas consecutivas na corrida à Prefeitura de Itabuna, em 2016 e 2020. Hoje, é suplente de deputado federal.
O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 informa que Ilhéus tem 234 casos ativos da doença e 503 suspeitas de infecção, que aguardam resultado de exame para descartar ou confirmar o contágio pelo novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 17.693 pessoas tiveram contato comprovado com o vírus no município e 17.008 se recuperaram da infecção.
O SUS mantém 81 leitos de terapia intensiva para tratamento da Covid-19 em Ilhéus e 63 estão ocupados, sendo 32 por pacientes do município.
O novo coronavírus já tirou a vida de 451 pessoas de Ilhéus.
























