Oito dias depois de perder o filho para o novo coronavírus, o médico Theovaldo Araújo, de 73 anos, também perdeu a batalha para a doença. O cardiologista estava intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, e faleceu neste sábado (22). A informação foi confirmada pela jornalista Maria Antonieta, que é amiga da família.
“Agora é real: Theovaldo Araújo faleceu”, publicou a jornalista em sua página nas redes sociais. Em outra postagem: informou “Theo partiu. Pra tristeza dos seus filhos. Pra enorme saudade dos seus amigos. Pra surpreendente lacuna na comunidade médica do sul da Bahia”.
O médico Theovaldo Araújo era pai do advogado Marco Antônio Ladeia de Almeida Araújo, de 38 anos, que também ficou na Unidade de Terapia Intensiva no Calixto Midlej Filho, e faleceu no dia 14 de maio. Pai e filho foram hospitalizados quase que no mesmo período.
De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, do início da pandemia até agora, foram registrados mais 30 mil casos de Covid-19, sendo que 28.700 pessoas estão recuperadas da doença. São mais de 600 casos ativos.
Há mais de 70 pacientes internados em leitos de UTI e clínicos dos hospitais de Campanha, Calixto Midlej, Manoel Novaes e Base Luís Eduardo Magalhães. O novo coronavírus já causou mais de 530 mortes no município do sul da Bahia.
A polícia de Paranaguá, no litoral do Paraná, está usando imagens de câmeras de segurança para tentar identificar os bandidos que mataram a itabunense Kaylane Freitas de Santana, de 27 anos, o marido dela, Jhonatan Nunes Lourenço, e a filha do casal, Laura, de apenas dois anos. Eles foram mortos na madrugada da última quinta-feira (20), na Vila Rute.
Kaylane Freitas morava em Itabuna, no bairro Parque Boa Vista, antes de mudar-se para o sul do país. A jovem já residia no interior do Paraná há alguns anos. Ela, o marido e dois filhos dormiam no momento em que os atiradores invadiram o imóvel e fizeram os disparos. Mulher, marido e filha morreram no local.
A tragédia não foi maior porque um filho do casal, de cinco anos, conseguiu se esconder dos atiradores. O menino foi entregue à família da avó materna. A polícia suspeita que a ação dos bandidos tenha sido determinada por traficantes de droga.
Jhonatan Nunes foi morto poucos dias depois de escapar de um ataque de bandidos. No mês passado, no mesmo local onde foi assassinado com a família, ele sofreu uma emboscada de dois atiradores, que acabaram presos em flagrante. Agora, a polícia tenta descobrir se as mortes têm relação com o atentado no mês passado.
A Prefeitura de Ibicaraí baixou decreto para suspender o funcionamento de serviços não essenciais e a venda de bebidas alcoólicas durante este final de semana. Já em vigor, as medidas vão valer até as 5 horas de segunda-feira (24).
O município autorizou apenas o funcionamento de farmácias, além de serviços funerários, segurança, saúde e alimentação.
De acordo com o decreto, a decisão levou em conta o cenário epidemiológico da Covid-19 no município e a identificação de variante do novo coronavírus pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O texto não informa a designação da variante identificada.
O projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, recebeu nova avaliação positiva do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial), cofinanciador da iniciativa. Durante esta semana, de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), representantes do projeto e do Banco conduziram a 14ª Missão de Implementação e Supervisão.
O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). De acordo com o governo estadual, somente em ações para aumentar a inclusão produtiva e o acesso ao mercado dos agricultores familiares e outras populações tradicionais, já foram investidos R$ 572.4 milhões, beneficiando 42.293 famílias.
Para levar água e saneamento, com execução da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), órgão vinculado à Secretaria da de Infraestrutura Hídrica Hídrica (SIHS), já foram concluídas 9.307 ligações de água. A meta é alcançar 23.000 novas ligações até dezembro de 2022, beneficiando 95 mil pessoas.
A especialista sênior em Desenvolvimento Rural, do Banco Mundial, Fátima Amazonas, declarou que o resultado da Missão foi satisfatório: “Uma missão bastante importante e nós estamos bastante felizes e animados com tudo que está sendo feito. Um trabalho coletivo, altamente satisfatório. Em conjunto com a equipe do projeto, lançamos desafios e somos sempre surpreendidos positivamente. A expectativa é que possamos concluir as ações antes do fim do projeto, em dezembro de 2022”.
Segundo o secretário da SDR, Josias Gomes, o Bahia Produtiva está sendo um dos investimentos mais bem-sucedidos da agricultura familiar baiana, com uma diversidade de ações nos 27 Territórios de Identidade do Estado. “Em sua execução exemplar, está proporcionando ganhos de produtividade, produção, aumento de renda, diminuição do êxodo rural. Investimentos ocorrem de todas as formas”, concluiu.
Na última quarta-feira (20), homenagens foram prestadas ao Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Profissionais da unidade participaram de um momento de agradecimentos e menções honrosas por parte de membros da equipe do hospital, no refeitório, contando com a presença da secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.
Os profissionais foram recepcionados pela coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Thalita Hevelyn, tendo recebido ainda os cumprimentos pela data da secretária de Saúde, que já foi médica-residente do Hospital de Base. Ela ficou bastante emocionada ao prestar agradecimentos à equipe.
“É imenso meu reconhecimento. Venho aqui agradecer, em uma data tão simbólica, aos profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem, bem como a toda equipe do Hospital de Base, que tanto contribuem para a saúde do município. Nosso carinho a vocês que são a base da saúde”, discursou.
O diretor-médico do Hospital de Base, Fernando Alves, também aproveitou a oportunidade para destacar ser um prazer estar mais um ano com a equipe de profissionais, que são o pilar de toda a ‘cadeia da saúde’. Sem vocês, não conseguiríamos ajudar e dar o suporte ao grande número de pacientes que ajudamos”, declarou.
O diretor-administrativo, Ronaldo Abud, enfatizou que “o técnico de enfermagem é o coração da equipe de saúde, pois, seu serviço é prestado com muito amor à profissão e aos pacientes”. Por último, o diretor-presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), Eduardo Kowalski Neto, prestou um agradecimento especial a toda equipe pelos serviços prestados.
Após as homenagens, houve o sorteio e a entrega dos brindes aos profissionais, a exemplo do técnico de enfermagem, Robson Bezerra, que atua há 10 anos, que destacou a importância do evento em reconhecimento ao trabalho prestado pela categoria.
“Esses eventos nos motivam enquanto profissionais, pois a nossa rotina é pesada, principalmente neste ano de pandemia. Dedicamos nosso tempo a cuidar dos outros. Então, essa é uma forma de afeto, carinho e reconhecimento ao nosso trabalho,” ressaltou.
A responsável técnica da Enfermagem, Patrícia Cafezeiro, disse que todos os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital de Base têm se esforçado como nunca. “Por isso, merecem todas as homenagens e nosso eterno agradecimento”.
O momento festivo foi aberto pelo cantor Cristiano Reis. Ao final do evento, a Orquestra Optimus se apresentou na área externa.
O concurso 2.374 da Mega-Sena sorteará R$48 milhões neste sábado (22). O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP). As apostas podem ser feitas nas lotéricas de todo o país.
Caso apenas um apostador leve o prêmio principal da Mega-Sena e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 76,3 mil de rendimento no primeiro mês. Se preferir investir em imóveis, o prêmio seria suficiente para adquirir 12 casas ou apartamentos de luxo investindo R$ 4 milhões em cada. O valor de uma aposta simples na Mega é de R$ 4,50.
Os governos da Bahia e do Maranhão apresentaram à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) novos documentos dentro de um processo de pedido de importação de doses da vacina Sputnik V.
Os dois estados entraram com a solicitação baseados na legislação que permite a importação pelo Brasil, em caráter excepcional, de vacinas permitidas por outras autoridades sanitárias. A Sputnik V já foi autorizada em diversos países, entre eles, a Rússia.
A nova requisição foi apresentada depois que um pedido anterior, feito pelos governos do Maranhão, da Bahia, do Ceará, de Sergipe e de Pernambuco, foi negado pela Diretoria Colegiada da Anvisa em abril.
Segundo a diretoria da agência, não houve comprovação de segurança e eficácia, especialmente que não houve evidência de que o adenovírus usado na fabricação do imunizante não teria capacidade de replicação no corpo dos pacientes.
INSTITUTO GAMALEYA
Os representantes da Sputnik V, o Instituto Gamaleya e o Fundo de Investimento Direto da Rússia, questionaram a decisão. Eles afirmaram que há segurança e eficácia e que o imunizante não possui risco de replicação do adenovírus.
Governadores de diversos estados que participaram da negociação das doses reuniram-se com os responsáveis pela fabricação da vacina para ter mais informações e discutir como atender às demandas da Anvisa, viabilizando a importação. Da Agência Brasil.
Um prestador de serviços de uma agência bancária de Jequié, no sudoeste da Bahia, foi preso por furto qualificado mediante fraude, após investigação dos policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).
O homem, que não teve o nome divulgado, teria sido acionado pelo banco para colher a assinatura de um cliente que estava com problemas de locomoção e desejava fazer um empréstimo bancário. Porém, ele teve acesso as senhas da vítima e furtou R$ 20 mil.
“O golpista, de posse da senha do cliente, baixou o aplicativo do banco e passou a acessar sua conta por meio virtual. Ele pediu ajuda de um vizinho, que estava vendendo o carro, para transferir via PIX a quantia, para que não levantasse suspeita. O vizinho ganhou uma quantia para ceder sua conta”, relatou o titular da DRFR, delegado Ivan Rodrigues Lessa.
O autor confessou o crime, e a Polícia Civil conseguiu recuperar a quantia de R$ 10 mil. “O autor assumiu o compromisso de ressarcir o valor restante à vítima. Ele responderá por furto qualificado mediante fraude e ficará à disposição da justiça”, explicou.
A Emasa transferiu para um local seguro a família de José Eduardo Calixto Santos, residente na Rua Benigno Alves, no Bairro de Fátima, depois do rompimento de uma adutora de 250 milímetros, na noite de ontem (20). A casa da família fica sobre a rede que se rompeu. O imóvel foi interditado depois de ser vistoriado pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil do Município.
Naquela rua todo o quarteirão de casas está em sobre a rede de abastecimento de água que atende parcelas dos bairros São Roque e Fátima. Boa parte dos moradores foi ampliando os cômodos de suas residências sem preocupação. O imóvel afetado hoje foi erguido há quase 50 anos.
Segundo José Eduardo, ninguém da família sabia que pelo terreno passava a adutora da rede de distribuição de água da Emasa. “Moro aqui há 25 anos pelo menos. Meu sogro que ergueu o imóvel. Ontem à noite, tivemos tremendo susto no exato momento em que assistíamos à programação da TV”, relembra.
O problema poderia ter tido maiores proporções, de acordo com o gerente técnico da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), João Bitencourt. Ele disse que algumas famílias vão ampliando seus imóveis de forma irregular, constróem sobre as redes de abastecimento de água e até às margens de canais de drenagem.

“No caso do sinistro, a sorte é que houve pequeno rompimento do duto. Se a adutora tivesse estourado, a casa poderia ter ido abaixo”, ressalta. Ele explica que no local passam duas redes de adutoras, sendo que a que se encontra por baixo das casas da rua está completamente comprometida.
“Estamos fazendo uma nova rede para substituir a encoberta pelos imóveis da Rua Benigno Alves. Dessa forma, vão acabar os riscos de que venha ocorrer uma tragédia”, afirma. “Mas é preciso que as pessoas se informem quando adquirir terrenos ou imóveis na cidade. A prevenção é fundamental”, orienta.
Para acolher a família que teve o imóvel atingido, a Emasa alugou uma casa no próprio bairro e está prestando a assistência social necessária até que a Diretoria Defesa Civil avalie riscos e emita um laudo atestando se há condições de recuperação do imóvel da família Calixto Santos.
O boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostra que mais de 28.700 pessoas conseguiram vencer o novo coronavírus em Itabuna desde o início da pandemia, no ano passado. Entre os moradores do município do sul da Bahia que entraram para essa estatística, nas últimas horas, está o representante comercial Henrique Lima da Silva, de 43 anos, que estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF) desde o dia 12 de abril.
Henrique Lima deu entrada com sintomas da Covid-19, principalmente falta de ar e foi internado em um leito clínico. O quadro do paciente evoluiu para piora nos dias seguintes. Por isso, ele teve de ser transferido para um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no dia 15 de abril. Inicialmente, a equipe optou pelo tratamento para a insuficiência respiratória aguda com Ventilação Mecânica Não Invasiva (VMNI), mas Henrique Lima não evoluiu para melhora e teve de ser intubado no dia 21.
Nesta quinta-feira (20), após evolução muito boa no quadro de saúde para melhora, Henrique Lima recebeu alta médica da UTI para concluir a recuperação em casa. “O paciente foi extubado no último dia 14 e deixou a unidade com quadro de saúde bom e deve ser acompanhado por especialistas para recuperar integralmente os movimentos”, relata a coordenadora de Enfermagem da UTI Covid-19 do Calixto Midlej, Larissa Cavalcante.
Na saída da unidade, Henrique Lima fez questão de enaltecer o trabalho de toda a equipe de profissionais que o acompanharam nos dias em que esteve internado. “Gostaria de agradecer a cada um de vocês pelo cuidado, o tratamento minucioso que recebi. Sem esse atendimento, provavelmente, eu não teria sobrevivido. Gostaria que vocês soubessem que o meu agradecimento será eterno. Ainda vamos nos reencontrar. Essa história não acaba aqui”, disse.
Ao deixa a UTI, o representante comercial foi recebido com aplausos pelos profissionais de saúde e familiares. Como ocorre desde o início das altas de pacientes positivados para o novo coronavírus, Henrique Lima recebeu, das mãos da diretora técnica do HCMF, a médica Maria Carolina Reis, o “Certificado de Etapa Vencida”. Agora, ele será acompanhado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica do município.
O vídeo abaixo mostra o momento em que Henrique recebeu alta e agradeceu à equipe do Hospital. Assista.
Os funcionários do comércio de Itabuna decidiram, em assembleia, não aceitar a abertura das lojas no Dia de Corpus Christi, que neste ano será em 3 de junho, e mantiveram a folga prevista em convenção.
Nesta sexta-feira (21), a Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) lamentou a decisão da categoria. A entidade patronal informa que mais de 50 empresas sinalizaram interesse em abrir as portas no dia 3 de junho, a exemplo do que acontecerá em Salvador e Feira de Santana.
“Lembrando que o comércio de Itabuna, juntamente com o setor de serviços amargam uma crise com a redução do número de vagas de emprego no primeiro trimestre de 2021”, diz a nota divulgada pela ACI.
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna ainda não se manifestou sobre o posicionamento dos seus membros.
A direção do Sindicato dos Comerciários se manifestou, na noite de sexta (21), sobre a abertura ou não do comércio no feriado. Segue posicionamento abaixo:
O Sindicato dos Comerciários de Itabuna vem a público esclarecer a toda população itabunense que não tem poder para suspender o feriado de Corpus Christi, que este ano será no dia 03 de junho.
O Sindicato tomou conhecimento, através dos veículos de comunicação, que o segmento patronal reivindicava junto ao prefeito o cancelamento do feriado de Corpus Christi.
Não é atribuição de uma entidade sindical determinar a suspensão de um feriado religioso, que tem relação com todas as demais categorias profissionais e com toda a sociedade.
No entendimento do Sindicato dos Comerciários, tal decisão cabe exclusivamente ao executivo e ao legislativo municipal.
É importante que, diante do aumento no número de contaminados e de óbitos pela Covid-19 em nossa cidade, qualquer decisão acerca de ampliação da atividade econômica seja precedida de avaliação fundamentada na ciência sobre o atual estágio endêmico e as consequências desta decisão. Esperamos que o segmento patronal use sua força e influência para cobrar do governo federal mais celeridade na aquisição de vacinas, único caminho para a retomada da normalidade econômica.
Itabuna, 21 de maio de 2021
Joab Alves Batista
Presidente Sindicato dos Comerciários de Itabuna
Em virtude do vídeo que circula nas redes sociais e aplicativos de mensagem com a presença do prefeito Mário Alexandre em um restaurante na cidade de Salvador, a Administração Municipal informa que o gestor e sua equipe cumpriram uma extensa agenda de trabalho, com o intuito principal de dialogar sobre pautas de interesse público, propostas para a cidade de Ilhéus. Devido ao dia exaustivo de reuniões, sequer foi possível almoçar.
O prefeito, juntamente com a equipe finalizou os trabalhos por volta das 20h, e logo após, se dirigiu a um famoso restaurante da capital baiana, acompanhado de familiares. Os presentes foram orientados pela gerência do estabelecimento sobre o horário limite de funcionamento e o cardápio foi escolhido a fim de que todos pudessem jantar dentro do horário permitido.
Ressalta-se que o cidadão responsável pela gravação e veiculação do vídeo fez acusações infundadas. Conforme o plano de retomada econômica de Salvador, a cidade encontra-se na fase amarela. Restaurantes e similares, portanto, estão autorizados a funcionar até as 21h30. O vídeo foi gravado às 21h07, horário permitido para permanência da clientela, uma vez que o período de vigência do toque de recolher na capital é das 22h às 5h.
O cidadão estava completamente alheio à situação e de maneira difamatória expôs a imagem do prefeito, acusando o mesmo sem respaldo para tal. O fato revela o único objetivo: minimizar todo o trabalho realizado pela gestão, que vem buscando de maneira constante investimentos não apenas para Ilhéus, mas para a região.
Reitera-se que não houve desrespeito ou descumprimento do decreto nem por parte dos clientes e nem do proprietário do estabelecimento. A Prefeitura de Ilhéus repudia fake news e lamenta a postura de pessoas que disseminam esse tipo de material. O Município está à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.
Funcionária da Avatim em Ilhéus, Daniela Brito Santana faleceu na noite desta quinta-feira (20), no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, vítima de complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral (AVC), aos 34 anos.
A Avatim divulgou nota de pesar pelo falecimento da colaboradora. Conforme o texto, Daniela estava de férias e passou mal no último dia 13, quando foi levada para o hospital da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Na unidade, os médicos descobriram que ela sofrera um AVC.
Ainda segundo a nota, Daniela era uma colaboradora dedicada e sua morte consternou a equipe da Avatim.
Dani, como era conhecida, morava no bairro Salobrinho e atuava há cinco anos no setor de montagem de pedidos da fábrica da Avatim, que ficou fechado nesta sexta-feira (21).
Do G1.
Uma carga de cerveja avaliada em R$200 mil que havia sido roubada em Jaguaquara, sudoeste da Bahia, foi recuperada nesta quinta-feira (20), em Ilhéus, sul do estado, durante ação policial. O comerciante que estava com o material foi preso em flagrante.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas em Rodovias (Decarga), delegado Gustavo Coutinho, explicou que as investigações começaram após o motorista do caminhão registrar o roubo, ocorrido na BR-116.
“Iniciamos as apurações e diligências, até identificar que um dos integrantes da quadrilha teria levado a carga até Ilhéus”, informou o delegado.
Com a informação, equipes da Decarga, em conjunto com a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilheús), conseguiram localizar o material e prender o comerciante que estava com a carga. Ele foi autuado por receptação qualificada.
“Ele confessou ter comprado as bebidas sem nota fiscal, mas um comerciante tem o dever de saber a origem do produto e exigir esse documento”, acrescentou o delegado Evy Parternostro, coordenador da 7ª Coorpin/Ilhéus.
O caminhão vazio foi localizado pela Polícia Militar, na cidade de Itabuna, vizinha a Ilhéus, e será submetida a perícia. “Outros receptadores já foram identificados e as diligências continuam na região de Ilhéus para a recuperação total da carga, além da prisão dos envolvidos”, completou Coutinho.
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou consulta pública para ouvir a comunidade escolar e a população em geral sobre as condições para a retomada das aulas presenciais no município durante a pandemia de Covid-19.
Interessados em contribuir com o levantamento de informações podem acessar a página do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) na internet e preencher os formulários da consulta. Há formulários específicos para pais e responsáveis por alunos, comunidade escolar e população em geral. A colaboração poderá ser feita até a próxima quarta-feira (26).
Com base nos dados obtidos, a Secretaria definirá estratégias de ação que atendam os anseios e necessidades da sociedade e de coordenadores pedagógicos, gestores e funcionários administrativos das redes de ensino. O trabalho levará em conta as medidas de combate ao novo coronavírus.
Segundo a secretária de Educação, professora Janaína Araújo, as discussões sobre a possibilidade de retorno ou não das aulas presenciais ou em formato híbrido foram iniciadas pela equipe técnica da pasta. “Sabemos as graves consequências de ordem financeira e social devido à pandemia que a sociedade está enfrentando. Mas, precisamos pensar coletivamente nas soluções. Neste sentido, optamos por realizar a Consulta Pública para que todos possam informar o quanto se sentem seguros em relação à retomada das aulas presenciais em 2021”, explicou a gestora.
Janaína Araújo informou que os resultados do levantamento serão amplamente analisados e, posteriormente, divulgados para toda a sociedade.























