O Barcelona de Ilhéus será um dos 14 clubes do Baianão Sub-20, que volta em 2021 após o cancelamento da edição do ano passado por causa da pandemia de Covid-19.
O time ilheense está no Grupo do 2, ao lado de Bahia, Atlético de Alagoinhas, Camaçariense, Jacuipense, Unirb e Vitória da Conquista. O Grupo 1 também reúne 7 equipes: Vitória, ABB, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense, Pituação (PFC Cajazeiras) e Juazeirense.
As equipes se enfrentarão apenas uma vez, ao longo de seis rodadas. Avançarão para a segunda fase, de quartas de final, as quatro melhores colocadas de cada grupo.
A Federação Bahiana de Futebol vai divulgar, em breve, o regulamento e o calendário da competição.
O CAPS e o Creas, em Uruçuca, realizaram campanhas da Luta Antimanicomial e do movimento de combate à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, respectivamente. Ambas as campanhas têm o 18 de maio como Dia D.
O CAPS organizou em um mural com fotografias chocantes de pacientes sofrendo em manicômios. A ideia é sensibilizar os transeuntes sobre o tratamento desumano sofrido pelos pacientes em manicômios, uma das razões principais do movimento. Enquanto isso, uma equipe abordava os pedestres para chamar a atenção sobre o tema e explicar o porquê deste dia tão importante.
Já o Creas, organizou um drive thru com distribuição de máscara, doces e fitas laranjas, fixadas nos veículos que transitavam pelo local. Além disso, os profissionais do Creas orientavam motoristas e passageiros da importância das denúncias e a necessidade de não se calar ao saber de situações de abuso a crianças e adolescentes.
O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior (DEM), disse que estas ações são importantes para que as pessoas tomem conhecimento das questões e busquem, através da sensibilidade, ajudar da melhor forma possível, principalmente através de denúncias por canais como o do Conselho Tutelar de Uruçuca, disponível 24h, ou do Disque 100 – Direitos Humanos.
Com o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda chegando ao fim e a alta procura para tirar dúvidas, a Receita Federal criou um assistente virtual para orientar o preenchimento do documento.
O Assistente Virtual da Receita Federal está disponível nas versões do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. Quem já tem o aplicativo instalado, precisa atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar a dúvida.
A Receita explica que o assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial que vai tentar responder diretamente à pergunta, ou então vai direcionar o contribuinte para o menu de assuntos sobre o tema.
O órgão explica que como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo.
O prazo para a entrega da declaração vai até o dia 31 deste mês. A expectativa da Receita é que sejam entregues cerca de 32 milhões de documentos.
Quem perder o prazo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Uma baleia foi encontrada morta, nesta quinta (20), após encalhar na Praia do Espelho, Trancoso, distrito de Porto Seguro. Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente isolou a área onde estava o corpo da baleia e acionou o Instituto Jubarte para acompanhar os procedimentos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, não foi possível identificar a espécie do animal, que apresentava ossos esponjosos e características de baleia juvenil, que tinha 5 metros e 65 centímetros. Especialistas do Instituto Jubarte avaliaram que a baleia era maior que a espécie minke e semelhante à baleia-fin, espécie da qual não se tem notícia de encalhe na região.
“De acordo com exame externo, o animal estava passando por um processo convalescente crônico, devido às mordeduras de tubarão-charuto e tinha emagrecimento aparente”, informa a Secretaria de Meio Ambiente. Após a coleta do material, o animal foi enterrado em área acima do preamar, com o apoio de servidores municipais da Secretaria de Serviços Públicos e da Administração Distrital de Trancoso.
Os prefeitos Antônio de Anízio (Itacaré), Manassés Souza (Maraú) e Enoc Silva (Camamu) se reuniram para avaliar solução definitiva para os lixões dos três municípios das costas do Cacau e do Dendê, no sul da Bahia. Ontem à tarde (20), os gestores municipais conheceram o projeto desenvolvido pelas empresas CVR Costa do Cacau e Marca Ambiental.
Durante o encontro, o diretor comercial das empresas, Rodrigo Zaché, falou das experiências positivas desenvolvidas pela Marca e CVR Costa do Cacau em outros municípios brasileiros e das alternativas dos projetos dos aterros compartilhados. Rodrigo Zaché apresentou todas as etapas da implantação de um aterro obedecendo a legislação ambiental e destacou os projetos de reaproveitamento de cada um dos resíduos.
A proposta dos prefeitos é promover uma solução completa, desde a coleta, o gerenciamento dos resíduos, a coleta seletiva com a separação do lixo, até mesmo as questões de sustentabilidade e projetos socioambientais. A solução poderá envolver mais municípios da região. Os três prefeitos avaliam a construção de aterro sanitário de uso compartilhado, seguindo todas as normas ambientais, facilitando a coleta e diminuindo os custos de manutenção.
Tonho, Manassés e Enoc solicitaram à empresa Marca e CRV a elaboração de um projeto detalhado contemplando esses municípios regionais, apresentando a logística de transportes, gerenciamento e os custos, além da questão social e ambiental.
O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, reafirmou que a proposta é, além de garantir destinação sustentável dos resíduos sólidos, acabar de vez com os lixões e criar campanha coletiva envolvendo toda a comunidade, incluindo os moradores, empresários e turistas, para implantar a coleta seletiva, separando o lixo entre os materiais secos e molhados. Essa medida, além de diminuir a quantidade de lixo, ainda garante a geração de renda para os catadores, que poderão reciclar grande parte desse material de forma muito mais rápida e segura.
Uma canoísta de Itacaré, no sul da Bahia, está na final da 2ª Etapa da Copa do Mundo, disputada em Barnaul, na Rússia. Nesta quinta-feira (20), a atleta Valdenice Conceição disputou a prova do C1 200 metros e ficou na terceira posição na classificatória.
Com o resultado desta quinta, a baiana garantiu sua vaga para a final direta da categoria que acontecerá na madrugada desta sexta-feira (21) às 04h24min pelo horário de Brasília. As provas da competição são classificatórias para as Olimpíadas da Canoagem Velocidade, em Tóquio, no Japão.
“Hoje não foi uma prova muito fácil, sai bem e acabei me surpreendendo com o vento nos últimos 50 metros. Graças a Deus não fui desclassificada e consegui passar para a semifinal direto. Isso que foi o melhor e amanhã vamos com tudo em busca da nossa vaga (nas Olimpíadas) “, afirmou a itacareense Valdenice.
O coordenador Regional da Polícia Civil, o delegado André Aragão, informou nesta quinta-feira (20), que o homem morto no início da noite de ontem (19), na Avenida J. S. Pinheiro, no Centro Comercial de Itabuna, foi vítima de vingança. Renailton Evangelista dos Santos, de 46 anos, acabou assassinado ao descer de um ônibus de transporte clandestino de passageiros que fazia a linha São Paulo-Itabuna.
De acordo com o delegado André Aragão, um dos acusados de envolvimento na morte de Renailton Evangelista foi preso logo depois do crime. O suspeito, segundo a polícia, é Juliano Aguiar Oliveira, de 27 anos. O criminoso recebeu informações sobre a chegada da vítima a Itabuna, de onde tinha fugido depois de cometer assassinato em 2008.
Segundo André Aragão, a pessoa morta há 13 anos era parente de Juliano Aguiar, que decidiu fazer justiça com as próprias mãos. Uma pistola, que pode ter sido usada no crime, foi apreendida com o suspeito. Juliano, o Dhuli, teve a ajuda de outro criminoso. O segundo atirador é procurado pela polícia, informou o delegado.
ACUSADO É EX-PRESIDIÁRIO
O delegado regional destacou que a arma que teria sido usada no crime é de difícil acesso. Ainda conforme a autoridade policial, Juliano Aguiar saiu do presídio em setembro do ano passado, após cumprir pena de 4 anos de prisão por tráfico de drogas e seria integrante de uma facção criminosa que atua em Itabuna.
Renailton Evangelista morava em São Paulo desde 2008 e retornou a Itabuna para visitar o pai, que está adoentado. Além de Evangelista, o motorista do ônibus que fazia o transporte clandestino de passageiro foi atingido, mas foi atendido no Hospital de Base e liberado logo em seguida. A polícia deve concluir o inquérito em 10 dias.
Prefeito Augusto Castro visita obras de ampliação da loja em Itabuna
O Grupo Pai Mendonça vai gerar 50 novos empregos após as obras da nova loja de Itabuna. Segundo o diretor-executivo Luiz Orleans Mendonça, a Pai Mendonça de Itabuna terá mais de 3 mil metros quadrados de área construída. A previsão é de que seja inaugurada em junho.
Nesta quarta (19), o prefeito Augusto Castro visitou as obras de ampliação da nova loja e parabenizou o grupo pelo empreendimento. “A loja contará com o que há de mais moderno no segmento de materiais de construção e acabamento”, disse Luiz Orleans Mendonça.
A loja, na Avenida Juracy Magalhães, terá arquitetura moderna, garagem coberta, elevador, sistema de climatização e maior mix de produtos do segmento.
NOVA LOJA EM ILHÉUS
Orleans Mendonça também anunciou que Ilhéus também contará com uma nova unidade, já em construção, e esses investimentos fazem parte do plano de expansão do Grupo Pai Mendonça, presente na região há 38 anos.
Divulgado nesta quinta-feira (20) o resultado do sorteio de maio da Nota Premiada Bahia, que contemplou 91 moradores de 20 municípios do estado. O prêmio de R$ 100 mil foi para um participante de Salvador, que mora no bairro de São Marcos. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 56 foram para capital e 34 para o interior.
Entre os municípios do interior da Bahia que tiveram ganhadores, destaque para Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas, cada um com quatro pessoas sorteadas no sorteio. Na sequência, Itabuna (3), Camaçari (3), Itanhém (2) e Vitória da Conquista (2).
A lista é completada por 112 municípios com um sorteado cada: Madre de Deus, Cachoeira, Maragogipe, Ubatã, Jacobina, Riachão das Neves, Euclides da Cunha, Palmas de Monte Alto, Barreiras, Ilhéus, Ipiaú e Santo Amaro.
Além dos 91 prêmios mensais, a campanha também realiza periodicamente sorteios especiais de R$ 1 milhão, que contemplam um único participante. O próximo sorteio especial está programado para o dia 30 de junho. Neste caso, serão considerados todos os bilhetes gerados entre 1° de março de 2019 e 31 de maio de 2021.
A lista completa dos ganhadores pode ser consultada no site da campanha e ainda no Instagram (@notapremiadabahia) e nas redes sociais da Secretaria da Fazenda da Bahia (Instagram @sefazbahia, Facebook @sefaz.govba e Twitter @sefazba).
COMO PARTICIPAR
Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site da campanha e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra feita em estabelecimentos comerciais.
Os nomes de cada um dos 91 ganhadores são homologados pela Auditoria Geral do Estado (AGE), de acordo com o regulamento da Nota Premiada Bahia. Os bilhetes vencedores, como acontece desde o lançamento da campanha, são definidos com base em sorteio da Loteria Federal.
Todas as compras feitas pelos participantes e associadas ao CPF cadastrado no site da campanha, após autorização da Sefaz para a emissão do documento fiscal, são convertidas em bilhetes eletrônicos de dez números cada, que podem ser conferidos no site da Nota Premiada.
Para conferir, basta acessar o site, fazer o login e, no menu “Minha Conta”, escolher a opção “Bilhetes”. A busca pode ser filtrada pelo período de emissão da NFC-e.
Cumprindo agenda de dois dias na Chapada Diamantina, ACM Neto ouviu produtores e trabalhadores rurais sobre melhoria, construção de estradas e investimentos do estado em infraestrutura de telecomunicação e internet. Hoje, Neto visitou duas fazendas na região, uma em Mucugê (Progresso) e a outra em Ibicoara (Igarashi). O ex-prefeito de Salvador é pré-candidato a governador da Bahia pelo DEM, partido do qual é presidente nacional.
Neto ainda visita Barra da Estiva, onde conhece a Peterfrut, que investe na agricultura familiar, sobretudo na produção de morangos. Amanhã (21), a agenda é em Abaíra, na cooperativa de produtores de cachaça, e em Piatã, num encontro com produtores de café gourmet.
– Assegurar recursos para essas duas áreas vai ajudar também a estimular ainda mais o turismo na região. Quando se tem estradas melhores e sinal de telefonia celular com mais qualidade, isso permite com que Mucugê e Ibicoara avancem tanto na produção rural quanto na atração de visitantes – disse ACM Neto.
Acompanham ACM Neto, na viagem à Chapada, a prefeita de Mucugê, Ana Medrado, e os deputados federais Paulo Azi (DEM) e Arthur Maia (DEM), além do ex-governador Paulo Souto (DEM) e do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (DEM), bem como o ex-deputado Luciano Ribeiro (DEM), que faz a articulação política do ex-prefeito de Salvador. A viagem é parte de uma série de visitas a municípios baianos até 2022.
A Prefeitura de Ilhéus informou, nesta quarta-feira (19), que o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta saldo positivo de 409 empregos formais no município, considerando o 1º trimestre de 2021.
O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), comemorou o resultado do município. “Ilhéus mantém o saldo positivo que vem apresentando nos últimos 8 meses, desde agosto de 2020. Isso reflete um cenário de crescimento econômico no último ano. Uma tendência iniciada em maio de 2020 que, de acordo com os dados levantados, permanece até março de 2021. Motivo de alegria e orgulho para todos nós, ilheenses”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ilhéus, Vinicius Briglia, a recente desaceleração das contratações, registrada em março, é momentânea, pois reflete os impactos econômicos das medidas restritivas contra a Covid-19. “Contudo, entendemos que não afeta o ciclo de crescimento que Ilhéus tem apresentado, haja vista que, com a retomada e regularização das atividades, os postos perdidos devem ser retomados normalmente”, previu.
O saldo de empregos é extraído da dedução entre as admissões e demissões em cada mês. Assim, em janeiro foram 765 admissões, 637 em fevereiro e 593 em março, contra 544 desligamentos em janeiro, 483 em fevereiro e 559 em março.
Casos ativos de Covid-19 crescendo quase 50% em Itabuna em intervalo de 10 dias e 9 mortes confirmadas tendo a doença como causa em menos de 48 horas no município…
É momento apropriado, adequado para retomar projeto esportivo na Beira-Rio?
O porquê do questionamento:
Há pouco, a Prefeitura de Itabuna anunciou a nova edição do projeto “Movimente-se Itabuna”, na Avenida Aziz Maron, no domingo (23), com atividades físicas e aulas de dança, pela manhã e tarde, para público de todas as idades.
Chama-se gente e pede para que se movimentem na Beira-Rio em plena pandemia.
Vice-prefeito e secretário de Esporte, Enderson Guinho justifica a retomada do projeto em um momento que pode ser novo pico (ou terceira onda) da pandemia da Covid-19 em Itabuna:
“Nossos jovens e adultos precisam ser incentivados e estimulados à prática esportiva, independente da modalidade. Este é o nosso papel: apoiar, promover e incentivar a comunidade nessa prática saudável”, disse Guinho, reunindo lá que sejam as melhores intenções, mas num momento de subida, escalada da Covid-19.
Cabe ao prefeito Augusto Castro, que sentiu na pele e teve perda profunda com a covid-19, chamar seus secretários das áreas afins para reavaliar a promoção deste tipo de evento no próximo domingo.
Juízo, Itabuna!
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.182 casos de Covid-19 e 4.187 recuperados. O boletim epidemiológico desta quinta-feira (20) também registra 74 óbitos.
Dos 971.450 casos confirmados desde o início da pandemia, 932.687 já são considerados recuperados, 18.558 encontram-se ativos e 20.205 tiveram óbito confirmado.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.250.376 casos descartados e 215.699 em investigação.
REGULAÇÃO DE LEITOS
Às 12h desta quinta-feira, 94 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 constavam no sistema da Central Estadual de Regulação. Outros 75 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema. Este número é dinâmico, uma vez que transferências e novas solicitações são feitas ao longo do dia, explica a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
VACINÔMETRO
Até o momento, a Bahia vacinou 3.082.299 com a primeira dose de vacina contra a Covid-19, sendo que 1.424.431 receberam também a segunda.
O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 em Ilhéus reportou, nesta quarta-feira (19), mais duas mortes. O total de vidas perdidas para a doença no município chegou a 449.
Até o momento, o novo coronavírus infectou, comprovadamente, 17.476 moradores de Ilhéus, e 16.725 se recuperam da infecção.
QUASE MIL CASOS ATIVOS OU SUSPEITOS
Os casos ativos em Ilhéus são 302, enquanto 662 pessoas aguardam o resultado do exame RT-PCR para confirmar ou descartar a suspeita de contágio pelo vírus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid nos hospitais de Ilhéus é de 81.48%, ou seja, 66 dos 81 leitos estão ocupados.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tem dito, em entrevistas recentes, que votaria no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2022, num eventual segundo turno entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nesta quarta-feira (19), Lula retribuiu a declaração, citando entrevista de FHC ao portal UOL.
“Eu gostei da entrevista do FHC. Sempre tivemos uma disputa civilizada. Ele me conhece bem, conhece o Bolsonaro. Fico feliz que ele tenha dito que votaria em mim e eu faria o mesmo se fosse o contrário. Ele sempre foi um intelectual e sabe que não dá pra inventar uma candidatura”, escreveu o petista no Twitter.
Líder nas pesquisas eleitorais, Lula confirmou, nesta quinta-feira (20), a intenção de disputar a corrida presidencial do próximo ano.

























