MINISTRO PARTICIPA DE ATO DE INTEGRAÇÃO DA UESC À GIGASUL

ITACAREENSE FATURA MEDALHA DE PRATA NO PAN-AMERICANO DE SURF

ITABUNA: VÍDEO MOSTRA FURTO DE MOTO NO SANTO ANTÔNIO

EMPREGOS: VEJA 153 VAGAS EM ITABUNA, ILHÉUS E TEIXEIRA DE FREITAS NESTA SEGUNDA-FEIRA (15)

ENFERMEIROS DO HOSPITAL DE BASE FAZEM CAPACITAÇÃO PARA TRATAR FERIDAS CIRÚRGICAS

NA BAHIA, MULHER GRÁVIDA DE GÊMEOS É RESGATADA EM CONDIÇÕES DE ESCRAVIDÃO

MORADOR DE BUERAREMA PRECISA DE R$ 220 MIL PARA TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER

MEUS NOVOS AMIGOS DE VIAGEM; SÓ GENTE BOA

ISAQUIAS QUEIROZ CONFIRMA APOSENTADORIA PARA DEPOIS DAS OLIMPÍADAS DE PARIS, EM 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna é a primeira cidade do sul da Bahia a atender o novo Marco Legal do Saneamento, Lei nº 14.0026/20, que estabelece o fechamento dos lixões em todo território nacional, promovendo a correta disposição final em aterro sanitário, por exemplo.

No início de maio, a Prefeitura de Itabuna firmou um contrato com a CVR Costa do Cacau, localizado na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), única empresa credenciada pelos órgãos ambientais para o correto tratamento e recebimento de resíduos sólidos.

Com a contratação, cerca de 140 toneladas de lixo coletadas diariamente no município, são encaminhadas a CVR Costa do Cacau, numa área adequada e licenciada para promover a disposição de resíduos. Outro fator importante é que a destinação correta de resíduos sólidos urbanos , contribuirá para a atração de novos investimentos empresariais no município, contribuindo para a geração de emprego e renda e para a retomada da economia no período pós-pandemia.

PLANO DE SANEAMENTO

O diretor da CVR Costa do Cacau, Rodrigo Zaché, destaca que a adesão ao Plano Nacional de Saneamento, cidades sulbaianas, a exemplo de Itabuna, “terão um impulso no desenvolvimento, uma vez que grandes empresas quando decidem se instalar numa região, um dos pontos levados em consideração é se existe uma destinação adequada e mais abrangente para a destinação dos seus resíduos”.

Para Zaché, “com os serviços de tratamento de resíduos, aliados ao surgimento de grandes empreendimentos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste, estão sendo criadas das condições para o surgimento de um grande polo industrial, numa região que tem uma das maiores biodiversidades do planeta e em que a conservação ambiental deve ser tratada como prioridade”, afirma Zaché.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro ressalta a importância da extinção do lixão da cidade, tanto para a atração de investimentos, como para as pessoas que faziam do lixão seu meio de subsistência. “Com o fim do lixão e a assistência social adequada para as famílias que retiravam o sustento dos resíduos, ali depositados de forma ilegal, vamos despertar o interesse de empresas de todo o país, dispostas a investirem em uma cidade que cumpre o Marco Legal do Saneamento”, acredita Castro.

Segundo o prefeito, além de racionalizar o uso das vagas de estacionamento, projeto vai gerar empregos formais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) sancionou ontem (19) o projeto de lei que recria o sistema de estacionamento rotativo nas ruas centrais de Itabuna. “A implantação da Zona Azul é o primeiro passo para o reordenamento do trânsito em nosso município e, nesse momento de pandemia, com o desemprego em alta, estamos gerando com esse serviço novos postos de emprego para nossa gente”, declarou o mandatário.

Conforme o projeto, que foi apresentado pelo presidente do Legislativo, Erasmo Avila (PSD), a concessionária do serviço vai dar contrapartida financeira ao município, e os recursos deverão ser investidos nos conselhos municipais e em ações educativas no trânsito, além dos projetos e serviços prestados por entidades filantrópicas.

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito do município, Thales Silva, a prioridade do sistema é garantir a rotatividade do estacionamento de veículos em locais de grande fluxo e movimentação de pessoas.

A Prefeitura informa que iniciará, nas próximas semanas, o processo licitatório para a contratação da empresa que vai explorar a concessão do serviço.

Superintendência da Receita Federal, em Brasília.
Tempo de leitura: 3 minutos

O governo federal lançou um edital de acordo de transação tributária voltado para negociar dívidas com a Receita Federal que estão em litígio, seja administrativo ou judicial. Pela proposta, os contribuintes, tanto pessoa física quanto jurídica, poderão, caso aceitem, quitar os débitos e obter descontos que variam de 30% a 50% dos valores devidos. As adesões começam em 1° de junho e vão até o dia 31 de agosto de 2021.

A medida se aplica aos litígios (discussões) aduaneiros ou tributários decorrentes de relevante e disseminada controvérsia jurídica. Segundo o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, a proposta visa resolver o alto grau de litigiosidade no âmbito da Receita.

“Todos sabemos e temos uma noção clara de que um dos nossos grandes desafios na administração tributária brasileira é o alto grau de litigiosidade tributária, tanto no contencioso administrativo como no judicial”, afirmou o secretário durante coletiva de imprensa realizada hoje (20) para tratar do edital.

O acordo é válido para contribuintes que possuam processos em julgamento por descumprimento da Lei nº 10.101, de 19 de dezembro de 2000, e que tratem sobre a incidência de contribuições previdenciárias e destinadas a outras entidades e fundos incidentes sobre a participação nos lucros e resultados (PLR), este último, foco principal do edital.

Para participar do acordo de transação tributária, os contribuintes têm que desistir das impugnações ou dos recursos administrativos e das ações judiciais, em relação aos débitos incluídos na transação.

De acordo com o Ministério da Economia, existem 109 processos no contencioso administrativo, que, juntos, totalizam R$ 6,5 bilhões em dívidas. Já no contencioso judicial, são 205 processos que totalizam R$ 6 bilhões.

A expectativa do governo é que venham a aderir à proposta cerca de 10% a 20% dos contribuintes que têm disputa administrativa ou judicial. Ao longo de cinco anos, período de duração do edital, é esperada uma arrecadação que varia de R$ 700 milhões a R$ 1,4 bilhão. Em 2021, o governo espera arrecadar de R$ 70 milhões a R$ 130 milhões.

Leia Mais

Ano letivo não vai ter recesso entre os semestres de 2021, informa Secretaria de Educação de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A secretária de Educação de Itabuna, Janaína Alves de Araújo, esclareceu, nesta quarta-feira (19), que as matrículas dos alunos da rede municipal de ensino vão ser renovadas automaticamente. A gestora fez o esclarecimento para tranquilizar pais e responsáveis pelos estudantes. Também lembrou que as aulas dos anos letivos 2020/2021 ocorrerão de forma contínua, ou seja, sem período de férias.

A medida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e permite que as aulas aconteçam sem interrupções e recessos, com 800 horas/aula, cada ano. O período de renovação automática de matrícula será até o dia 21, enquanto o de matrícula para os novos alunos, que será informatizado, ocorrerá entre os dias 26 e 31 deste mês.

“Esses novos alunos deverão acessar o link disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Itabuna e, em caso de impossibilidade ou dificuldade de fazer a matrícula informatizada, eles poderão se dirigir ao Departamento de Planejamento e Pesquisas Gerenciais (DPPIG) da Secretaria Municipal de Educação, no Centro Administrativo Firmino Alves, para obter maiores informações e auxílio”, informa a secretária.

O cronograma de matrículas para os alunos ingressantes está escalonado da seguinte forma: Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) e Ensino Fundamental (1º e 2º ano), dias 26 e 27 de maio; Ensino Fundamental (3º, 4º e 5º ano), dias 27 e 28; Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), dia 31 de maio.

Os responsáveis dos novos alunos que perderem os prazos estabelecidos deverão procurar as unidades escolares ou o Departamento de Planejamento Pesquisas e Informações Gerenciais (DPPIG), acrescentou a gestora.

Já aqueles que apresentarem distorção idade/escolaridade, transferidos de outras redes ou que não possuam vida escolar anterior e que não possam ser classificados, deverão ser matriculados em turmas e unidades escolares específicas que funcionam para a Regularização de Fluxo Escolar – Turmas de Conhecimentos Específicos (TCE 2), conforme Resoluções do CME nº 001/99 e 003/99, de 4 de maio de 2000.

Já em relação aos alunos aprovados, oriundos de outras redes e que apresentam distorção idade/escolaridade fica assegurada a reclassificação, no máximo, em dois anos, no ano e etapa correspondentes à escolaridade, conforme autorização e acompanhamento do processo pelo Setor de Organização Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

A Secretaria informa que não permitirá a efetivação de matrícula de alunos sem vida escolar no ano em curso, no nível de Ensino Fundamental e na EJA, a partir da data em que serão completadas 200 horas letivas.

Também não será permitido matricular alunos com menos de 15 anos na Educação de Jovens e Adultos (EJA Diurno ou Noturno) e, aqueles com menos de 18 anos, só serão matriculados no noturno com autorização por escrito dos pais ou responsáveis.

Tempo de leitura: 2 minutos

Nós, todos, vivemos um ciclo desequilibrado que nos expõe como animais, uns contra os outros, numa espécie de jaula invisível muito poderosa, e que nos destrói.

Manuela Berbert || manuelaberbert@yahoo.com.br

Somos as nossas conexões e experiências, já escrevi isso outras vezes. São elas que proporcionam a nossa visão de mundo e assim as nossas perspectivas. “Manu, o que você vê à sua frente? ”, me questionou um profissional de saúde recentemente. “Você”, respondi. “E eu vejo você, com uma bolsa colorida nas mãos, um sorrisão bonito e olhos curiosos. Você sabe que seus olhos passam essa curiosidade, né? ”, sorriu. “Você não está errada na sua resposta, nem eu na minha. Nós só estamos em um mesmo ambiente, mas vendo coisas completamente diferentes”. Passei alguns dias pensando sobre isso e como transformar essa pauta neste texto que você lê agora.

Dia desses, voltando de Salvador, um amigo teve a ideia de entrarmos em Cachoeira para conhecermos de perto Edson Gomes, cantor e compositor baiano de destaque nos anos 80 e 90 através do reggae. Numa escala de preferências, mesmo sendo uma apaixonada por música e manifestações culturais, confesso que o reggae não configura o topo da minha lista, mas ainda assim topei a empreitada, que foi um desastre. Conseguimos achar a casa dele, que apareceu na sacada e disse que não iria descer para tirar uma foto porque estava ocupado. Passei o restante da viagem rindo da decepção do fã, e essa história me trouxe algumas lições na sequência.

Provavelmente incomodado com o meu descaso com a situação, em todas as oportunidades seguintes ele me mostrava letras do artista que retratavam a desigualdade social, violência e mazelas. E o trecho “quando a polícia cai em cima de mim, até parece que sou fera”, da música Camelô, me trouxe o incômodo necessário para que eu refletisse para além das próprias experiências. E é a primeira frase que me vem à mente quando vejo matérias sobre ações da polícia nas favelas do Rio de Janeiro, por exemplo. Como também me incomoda ter conhecimento das precárias condições de trabalho das delegacias, da falta de estrutura a qual os agentes públicos são expostos diariamente e por aí vai.

Vejo alguns chamando as ações de chacina. Leio outros chamando de faxina. Todas as versões me entristecem. A mãe de um bandido não é menos mãe porque o filho é bandido. A mãe do policial não é mais mãe porque o filho é policial. Nós, todos, vivemos um ciclo desequilibrado que nos expõe como animais, uns contra os outros, numa espécie de jaula invisível muito poderosa, e que nos destrói. De um lado, o tráfico crescendo como opção de renda nas periferias. Do outro, o número de policiais adoecendo do corpo e da mente numa curva gigante e assustadora, por diversos motivos. Políticas públicas eleitoreiras e sem alcance real de transformação de ambos os lados, e a grande questão é: por qual visão de mundo estamos olhando?

Manuela Berbert é publicitária e apresentadora do programa Debate Por ElaSS!

Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, alertou, nesta quinta-feira (20), para o crescimento da média móvel de casos ativos da covid-19 no estado. O indicador, que registra a média de casos em uma semana, iniciou o mês de abril abaixo de 15.000 registros e, no início desta semana, a média chegou a praticamente 17.000. Em cerca de 45 dias, aumento foi de mais de 13%.

O gestor da pasta afirmou que o aumento é progressivo, ou seja, tende a continuar evoluindo. E, com o São João chegando, período onde geralmente há grandes aglomerações, ele reforçou a importância de seguir as medidas sanitárias de proteção à doença. “[Para] interromper essa curva, apenas com medidas de distanciamento e uso de máscaras”, afirmou.

Vilas-Boas também citou a demora na chegada de novas remessas de vacinas contra o coronavírus, o que torna a vacinação lenta e não abrange ainda um público imunizado suficiente para a diminuição dos casos e mortes pela doença. De acordo com o consórcio de veículos de imprensa, a Bahia aplicou a primeira dose da vacina em 3.052.551 pessoas até esta quarta-feira (19), o que representa 20,44% da população. Destas, 1.396.873 receberam o reforço: 9,36% dos habitantes do estado.

MAIS DE 20 MIL ÓBITOS

Até esta quarta-feira (19), segundo dados do boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o estado registrou, desde o início da pandemia, 966.268 casos confirmados da doença e 20.131 mortes. A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com covid está em 85%. Informações do Metro1.

O professor Caio Oliveira, que assina nota de repúdio contra ato racista ocorrido em Ilhéus, avalia que, na conjuntura política atual, racistas sentem-se encorajados a vocalizar preconceito
Tempo de leitura: 2 minutos

A seção ilheense da União de Negros pela Igualdade (Unegro) divulgou nota de repúdio ao ato racista sofrido pela estudante de Enfermagem Thaís Carvalho, em Ilhéus, na última segunda-feira (17), quando um homem disse que não aceitaria ser vacinado pela voluntária da campanha de imunização contra a Covid-19 porque ela é negra – veja aqui. Para a entidade, esse tipo de comportamento racista, expresso de forma acintosa, deve ser compreendido dentro de uma conjuntura política-ideológica na qual os racistas se sentem encorajados a sair do armário.

Leia a nota assinada pelo secretário de Comunicação do Unegro-Ilhéus, o professor de História Caio Pinheiro Oliveira.

Nota de repúdio ao ato racista sofrido pela estudante de Enfermagem Thaís Carvalho

É consenso que o racismo no Brasil é tipo exportação. Com passado escravocrata, apesar dos avanços em contrário, nossa sociedade ainda naturaliza a discriminação racial perpetrada contra os negros. Outrora sutis, hoje, tutelados por uma conjuntura político-ideológica favorável, os racistas sentem-se encorajados em sair do armário. Assim, a verborragia racista fez mais uma vítima! Nos referimos a estudante Thaís Carvalho (30).

Prestes a se tornar Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ilhéus, a estudante se voluntariou para participar da campanha de vacinação contra a Covid-19 promovida pela Secretaria de Saúde de Ilhéus-Bahia. Todavia, a despeito da essencialidade do seu gesto, Thaís Carvalho foi impedida de utilizar sua perícia técnica por ser negra. No dia 17 de maio do corrente ano, quando exercia sua função de vacinadora voluntária, a estudante foi impedida de vacinar um idoso, que justificou sua negativa pelo fato da mesma ser negra.

Eis uma postura digna de condenação, mas que reflete a forma pela qual o racismo estrutura nossas relações sociais. Nesse sentido, são elucidativas as palavras do geógrafo Milton Santos, ao considerar que “ser negro no Brasil é, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá embaixo, para os negros”.

Diante do exposto, a União de Negros pela Igualdade, seção Ilhéus (UNEGRO-ILHÉUS), vem através desta prestar irrestrita solidariedade a Thaís Carvalho, ao tempo que refuta todo e qualquer comportamento racista. Somos uma maioria numérica, mas continuaremos lutando para ver expressa essa maioria nos espaços de poder e no exercício das profissões com reconhecido prestígio social. Lugar de preto é onde o preto quiser. Axé!

UNEGRO-ILHÉUS

Caio Pinheiro Oliveira (Secretário de Comunicação)

Ilhéus, 19 de maio de 2021“.

Submetralhadoras, revólveres e munição foram apreendidos com adolescentes
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois adolescentes e um homem foram flagrados, no município de Ilhéus, com uma submetralhadora e quatro revólveres por homens da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os dois adolescentes e as armas foram apreendidos nesta quarta-feira (19).

As equipes faziam rondas para apurar uma denúncia sobre seis homens armados, no Novo Ilhéus, e, ao chegarem no local, as guarnições encontraram o grupo que, para tentar escapar, atirou nos policiais. Eles correram para uma área de mata, os PMs iniciaram o acompanhamento e, durante as diligências, apreenderam os dois adolescentes e capturaram um adulto.

Com eles foram encontrados uma submetralhadora calibre 380, quatro revólveres calibres 38 e 32, carregador, um colete balístico e munições. Outros três integrantes do bando fugiram. A ocorrência foi registrada na 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Ilhéus.

Diêgo Raniery e Beto Dourado vão apresentar o "Boa Educação" || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Rádio Boa FM (96,1) estreia neste sábado (22) um novo programa em sua grade, o Boa Educação. O programa é o primeiro do segmento no sul da Bahia e terá o comando dos professores Diêgo Raniery, que também é jornalista, e Beto Dourado.

A atração, segundo a emissora, é voltada a estudantes de Ensino Médio, graduandos e concurseiros, além de professores e comunidade em geral. Quadros como o “Tô de Boa no Enem”, com a participação de professores renomados em diversas áreas do conhecimento, serão um dos destaques. Outro quadro será o “Boa Profissão”, em que, a cada semana, será entrevistado o profissional de uma área de atuação, com foco no mercado de trabalho e empregabilidade.

No Boa Educação um dos segmentos que serão destacados é o professor. No quadro, alunos e comunidade poderão homenageá-los por meio de mensagens de áudio, valorizando este importante profissional no processo de aprendizagem. Além disso, o programa pretende fazer uma conexão com as redes sociais com a produção de materiais extras nas plataformas da rádio.

“PAPEL EDUCATIVO E SOCIAL”

Para Diêgo Raniery, que atua como professor universitário há mais de 12 anos e que também tem formação em Comunicação Social, o programa surge em momento oportuno, onde o tema educação merece ser debatido, sobretudo em tempos tão difíceis de distanciamento social. “O Boa Educação pretende levar para o rádio muito aprendizado cumprindo o papel educativo e social que é próprio deste veículo de comunicação”, enfatiza.

Atuando há mais de 30 anos como professor de Física para alunos do ensino médio e concursos, Beto Dourado diz que o programa é um espaço de extrema importância e mostra o compromisso da rádio com programas educativos e de qualidade. “Informação e cultura é um dos principais ingredientes para este programa que fará a diferença na vida dos estudantes e da comunidade em geral”, declarou.

O programa Boa Educação será transmitido todos os sábados, das 8h às 9h, na rádio Boa FM. Para ouvir acesse https://www.radios.com.br/aovivo/boa-fm-961/170390.

Conselho do FGTS deverá decidir hoje sobre distribuição de lucros
Tempo de leitura: < 1 minuto

A maioria das negociações salariais no mês de abril não repôs a inflação, mostra o Boletim Salariômetro da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). No período, 59,7% das negociações não repuseram a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

O reajuste mediano ficou em 6%, enquanto a inflação ficou em 6,9%. Apenas 14% ficaram acima do INPC, representando um ganho real para as categorias.

O levantamento mostra ainda o piso médio em abril, que ficou em R$ 1.335. No cálculo anual, o valor médio é de R$ 1.319. E nos últimos 12 meses, de R$ 1.407.

Observa-se também que continua a crescer a proporção de instrumentos com vigência acima de um ano. Em 2021, essas negociações representam 19,3% dos acordos e 18% das convenções.

TELETRABALHO

Sobre as condições de teletrabalho, as negociações mostram avanço na autorregulamentação. Entre as cláusulas negociadas, 27% detalharam questões como equipamentos fornecidos pelo empregador. Em seguida, com 8,5%, estão questões relacionadas à prevenção e promoção da saúde ocupacional, ergonômica e mental.

Entre os benefícios concedidos, a ajuda de custo para manutenção do equipamento também ganhou relevância, com alta de 18,9% entre as cláusulas negociadas. Nos assuntos sindicais, a reivindicação de direitos idênticos aos dos trabalhadores presenciais teve alta de 7,4%.

METODOLOGIA

O acompanhamento das negociações coletivas é feito por meio dos acordos e convenções registrados no Mediador do Ministério da Economia. A Fipe coleta os dados e informações disponíveis no sistema, tabula e organiza os valores observados para 40 resultados da negociação coletiva, reunidos em acordos e convenções e também por atividade econômica e setores econômicos.

Saulo Góes em foto com a esposa, a coach Carla Silveira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Saulo Salomão Góes é a 531ª vítima do novo coronavírus em Itabuna. Funcionário da área de logística da Cargill, Saulo estava internado há mais de duas semanas por causa da covid-19 e faleceu na noite desta quarta-feira (19).

Ele estava internado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, desde o dia 2 de maio. Familiares e amigos iniciaram uma corrente de orações pela recuperação do jovem, porém ele não resistiu após 17 dias lutando pela vida.

Saulo tinha 38 anos e deixa a esposa, a gestora de RH e coach Carla Silveira. O velório será restrito a familiares, seguindo protocolos da pandemia. Nas redes sociais, familiares e amigos lamentam a morte prematura. Deixa legião de amigos, dentre eles a head trainer e gestora de RH e Qualidade Jaciara Santos.

COVID-19 EM ITABUNA

Nas últimas 24 horas, Itabuna registrou oito mortes provocadas pela Covid-19, conforme números divulgados pela Vigilância Sanitária e o registro desta noite.

Até o final da tarde, o município havia confirmado 530 óbitos, com 631 casos ativos (pacientes internados ou em isolamento em casa), 7 leitos de UTI disponíveis e total de 29.879 casos confirmados, dos quais 28.718 curados.

Acusados de estuprar adolescente são presos em Coaraci
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpriu, na terça-feira (18), com o apoio da Polícia Militar, mandados de busca e apreensão na residência de um rapaz acusado de ter divulgado, por meio de um aplicativo de mensagens, fotos de uma adolescente nua.

Os mandados foram cumpridos em Coaraci, no sul da Bahia, pelo promotor de Justiça Inocêncio de Carvalho, que é autor do pedido de busca e apreensão. Carvalho ouviu o acusado no escritório do MP-BA naquele cidade.

De acordo com o promotor de justiça, em junho de 2020, a adolescente encaminhou algumas fotos para o seu namorado, residente em São Paulo, que teria repassado o material para um amigo. No dia 11 de março deste ano, a mãe da adolescente soube, por uma amiga, que fotos da sua filha nua estariam circulando em grupos de um aplicativo de mensagens.

FOTOS COMPARTILHADAS EM GRUPOS

As investigações concluíram que as fotos teriam sido compartilhadas nos grupos após serem repassadas pelo acusado, que teve o celular apreendido. Em depoimento, o homem alegou que as fotos teriam sido divulgadas sem intenção, num dia em que estava com os amigos em um ponto de churrasco, numa avenida da cidade.

Ele disse que, na ocasião, seu aparelho estaria conectado via bluetooth, com o aparelho de som ambiente e, assim, circulou por várias pessoas, que, segundo o acusado, poderiam ter postado as fotos, sem querer ou deliberadamente. Ele disse ainda ser possível que, com o celular, no seu bolso desbloqueado, tenha postado as fotos involuntariamente. O celular apreendido será periciado pelo MP-BA.

Inscrições começam dia 24 deste mês
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) publicou, nesta quarta-feira (19), Edital que visa o preenchimento de 18 vagas destinadas ao cargo de defensor público. As inscrições começam às 10h da próxima segunda-feira (24) e devem ser feitas pelo site www.concursosfcc.com.br até as 14h do dia 23 de junho. A taxa é de R$ 280,00.

O concurso será realizado em quatro etapas eliminatórias e/ou classificatórias e as provas serão aplicadas em Salvador. A prova objetiva seletiva será no dia 1º de agosto de 2021; as Provas Discursivas de Caráter Específico serão aplicadas nos dias 2 e 3 de outubro de 2021.

Já o prazo para envio das comprovações para a Avaliação de Títulos é de 6 a 10 de janeiro de 2022 e a Prova Oral será aplicada no período de 15 a 17 de janeiro de 2022. A previsão é que o resultado final seja publicado no dia 17 de março de 2022. O concurso tem validade de dois anos a partir da homologação. Esse prazo pode ser prorrogado por igual.

Do total de 18 vagas iniciais, 12 são para ampla concorrência, 1 vaga para candidatos com deficiência e 5 vagas são reservadas aos candidatos integrantes da população negra. O concurso prevê, também, a vaga reservada aos povos indígenas, que será oferecida quando o total de vagas (somando as iniciais e as que surgirem durante o prazo de validade) chegar a 26.

Itabuna está com 100% dos leitos Covid-19 ocupados
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna prorrogou, até o próximo dia 24, o toque de recolher, das 22h às 5h. A decisão foi anunciada hoje (19) e segue decreto estadual. Com a restrição de circulação noturna, estabelecimentos comerciais e de serviços devem funcionar até as 21h30min.

De acordo com novo decreto, as missas e cultos religiosos também poderão ocorrer até as 21h30min. Academias e centros de treinamento, além de bares, restaurantes e similares seguem o mesmo horário. Ficam proibidas atividades e eventos tais como festas, shows e similares que causem aglomeração, bem como atividades físicas coletivas que envolvam o contato físico.

A Prefeitura de Itabuna permitirá som ao vivo (som ambiente) em bares, restaurantes e similares, desde que haja distanciamento social e demais medidas de saúde e segurança de acordo o protocolo. Os estabelecimentos que promoverem aglomeração poderão ser multados e até fechados.

CINEMA E EVENTOS

Estão permitidos eventos científicos ou profissionais, com ocupação de até 50% da capacidade do local, limitado a 100 pessoas. O mesmo vale para o funcionamento do cinema, com capacidade de 50% e o cumprimento das medidas de segurança estabelecidas no protocolo.

Também está permitido o funcionamento das Escolinhas de Futebol, devidamente regularizadas pela Prefeitura, seguindo o protocolo de prevenção específico, em anexo ao decreto publicado nesta terça-feira, dia 28.

O prefeito Augusto Castro lembra que as medidas de restrição que o município propõe não se trata de punição, mas, sim, conter a circulação de pessoas nas ruas, avenidas, praças e vias públicas em horários pré-determinados.

DECRETO MUNICIPAL N° 14.415 – 18/5/2021

☑️ Proibição de circulação noturna (toque de Recolher), das 22h às 5h;

☑️ Funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, até as 21h30min;

☑️ Atos litúrgicos religiosos poderão ocorrer até as 21h30min;

☑️ Academias e Centros de Treinamento poderão funcionar até as 21h30min;

☑️ Bares, restaurantes e similares poderão funcionar até as 21h30min;

☑️ Proibida a comercialização de bebidas alcoólicas, inclusive por delivery, após as 21h30min;

☑️ Permitido o som ao vivo nos bares, restaurantes e similares (som ambiente), mantendo o devido distanciamento e demais medidas de saúde e segurança; (OS
ESTABELECIMENTOS QUE PROMOVEREM AGLOMERAÇÃO SERÃO FECHADOS)

☑️ Transporte Coletivo Municipal funcionará até as 22h;

☑️ Proibidas as atividades e eventos (públicos ou particulares) que causem aglomeração, bem como as atividades físicas coletivas que promovam contato físico;

☑️ Está permitida a realização de eventos científicos ou profissionais, com ocupação de até 50% da capacidade do local, limitado a 100 pessoas.

☑️ Liberado o funcionamento do cinema, com capacidade de 50% e cumprimento de todas as medidas estabelecidas no protocolo de segurança;

☑️ Proibida a realização de festas, shows e similares;

☑️ Permitido o funcionamento das Escolinhas de Futebol, devidamente regularizadas, seguindo o protocolo de prevenção específico, em anexo ao decreto.

Presidente do PT de Ilhéus comenta declaração do vice-prefeito sobre conversa entre o partido e o governo Mário Alexandre
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente do diretório ilheense do PT, professor Ednei Mendonça, comentou, nesta quarta-feira (19), a fala do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) sobre a possibilidade de o partido vermelho entrar no governo Mário Alexandre. Bebeto disse que esse diálogo está em fase muito inicial – veja aqui.

Se alguém falou em nome do PT com o vice-prefeito, segundo Ednei, não tinha legitimidade para tal. “Quem fala em nome do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus é este que vos fala, o presidente eleito democraticamente pela maioria dos membros filiados. Se alguém está falando em nome do PT, desconheço e não tem legitimidade para falar”, declarou.

Também ressaltou que não foi procurado por Bebeto nem pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), para discutir eventual aliança política, algo que, conforme o dirigente, não está nos planos do partido.

SEGUNDO EDNEI, PT FAZ OPOSIÇÃO AO GOVERNO, NÃO À CIDADE

Ednei Mendonça lembrou que o PT, na eleição de 2020, estava num projeto oposto ao do prefeito reeleito. “De lá pra cá, não mudou nada na posição política do Partido dos Trabalhadores. É tanto que o partido conseguiu construir um bloco de oposição dentro da Câmara [de Vereadores]”.

Acrescentou que o partido se opõe ao governo, mas defende os interesses do município. “É oposição ao governo, não é de oposição à cidade de Ilhéus, porque quem mais faz pela cidade de Ilhéus é o governo do Partido dos Trabalhadores, é o governo de Rui Costa. Se não fosse a gestão do PT no Estado da Bahia, 90% do que aconteceu em Ilhéus, que tem o DNA do Governo do Estado, não teria acontecido”.

Depois de destacar o papel do governo estadual na Princesa do Sul, fez uma provocação. “O que seria do governo Mário Alexandre se não fosse o governo do estado, liderado pelo PT?”, questionou.

VEREANÇA

Ele também elogiou o desempenho dos três vereadores que integram o bloco da oposição na Câmara, Augustão (PT), Cláudio Magalhães (PCdoB) e Enilda Mendonça (PT), irmã do dirigente. “Fazem um grande trabalho no Legislativo e isso contribui para a cidade como um todo. Não tem trabalho de obstrução do governo, mas também não tem nenhuma intenção de alinhamento”, reafirmou.

O prefeito Mário Alexandre deve sancionar, em breve, a reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores. A julgar pelo posicionamento do presidente, se algum petista for nomeado, terá sido à revelia do Diretório Municipal.