ISAQUIAS QUEIROZ CONFIRMA APOSENTADORIA PARA DEPOIS DAS OLIMPÍADAS DE PARIS, EM 2024

COM DOIS GOLAÇOS, ITABUNA CONQUISTA TÍTULO DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BAIANO

AUGUSTO INAUGURA PRAÇA NO SANTO ANTÔNIO E ANUNCIA PAVIMENTAÇÃO DE 42 KM DE RUAS

JERÔNIMO E OTTO FARÃO CAMINHADA EM ITABUNA NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA (17)

AGÊNCIA LANÇA PROPOSTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SUL DA BAHIA

ITAJUÍPE E A GASTRONOMIA SUL-BAIANA PERDEM “SEU KITO”, AOS 72 ANOS

EMPRESAS DE TELEFONIA SÃO LIBERADAS PARA ATIVAR SERVIÇO 5G EM SALVADOR

POLÍCIA INDICIA EMPRESÁRIO QUE ATROPELOU E MATOU DENTISTA EM ILHÉUS

VEREADORES ENCAMINHAM INTEGRAÇÃO DE ESCOLA TUPINAMBÁ À REDE DE ILHÉUS

Presidente do PT de Ilhéus comenta declaração do vice-prefeito sobre conversa entre o partido e o governo Mário Alexandre
Tempo de leitura: 2 minutos

O presidente do diretório ilheense do PT, professor Ednei Mendonça, comentou, nesta quarta-feira (19), a fala do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB) sobre a possibilidade de o partido vermelho entrar no governo Mário Alexandre. Bebeto disse que esse diálogo está em fase muito inicial – veja aqui.

Se alguém falou em nome do PT com o vice-prefeito, segundo Ednei, não tinha legitimidade para tal. “Quem fala em nome do Partido dos Trabalhadores de Ilhéus é este que vos fala, o presidente eleito democraticamente pela maioria dos membros filiados. Se alguém está falando em nome do PT, desconheço e não tem legitimidade para falar”, declarou.

Também ressaltou que não foi procurado por Bebeto nem pelo prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), para discutir eventual aliança política, algo que, conforme o dirigente, não está nos planos do partido.

SEGUNDO EDNEI, PT FAZ OPOSIÇÃO AO GOVERNO, NÃO À CIDADE

Ednei Mendonça lembrou que o PT, na eleição de 2020, estava num projeto oposto ao do prefeito reeleito. “De lá pra cá, não mudou nada na posição política do Partido dos Trabalhadores. É tanto que o partido conseguiu construir um bloco de oposição dentro da Câmara [de Vereadores]”.

Acrescentou que o partido se opõe ao governo, mas defende os interesses do município. “É oposição ao governo, não é de oposição à cidade de Ilhéus, porque quem mais faz pela cidade de Ilhéus é o governo do Partido dos Trabalhadores, é o governo de Rui Costa. Se não fosse a gestão do PT no Estado da Bahia, 90% do que aconteceu em Ilhéus, que tem o DNA do Governo do Estado, não teria acontecido”.

Depois de destacar o papel do governo estadual na Princesa do Sul, fez uma provocação. “O que seria do governo Mário Alexandre se não fosse o governo do estado, liderado pelo PT?”, questionou.

VEREANÇA

Ele também elogiou o desempenho dos três vereadores que integram o bloco da oposição na Câmara, Augustão (PT), Cláudio Magalhães (PCdoB) e Enilda Mendonça (PT), irmã do dirigente. “Fazem um grande trabalho no Legislativo e isso contribui para a cidade como um todo. Não tem trabalho de obstrução do governo, mas também não tem nenhuma intenção de alinhamento”, reafirmou.

O prefeito Mário Alexandre deve sancionar, em breve, a reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores. A julgar pelo posicionamento do presidente, se algum petista for nomeado, terá sido à revelia do Diretório Municipal.

Idoso foi morto logo após chegar de São Paulo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi assassinado a tiros, na noite desta quarta-feira (19), na Avenida J.S. Pinheiro, em Itabuna, logo depois de descer de um ônibus que seria do transporte irregular de passageiros. Renailton Evangelista dos Santos, de 46 anos, teria embarcado em São Paulo com destino ao sul da Bahia, onde se encontraria com a família. Não deu nem tempo de abraçar um irmão, que o esperava.

De acordo com testemunhas, assim que Renailton Evangelista desceu do ônibus e caminhou alguns passos, os dois assassinos, a bordo de uma motocicleta, apareceram. Eles fizeram cerca de 20 disparos em direção ao homem, que aparentava ter 60 anos. O homem ainda tentou escapar mas, atingido, morreu no local. Um dos atiradores acabou preso pela Polícia Militar momentos depois do crime.

Houve pânico e correria. Além da vítima, o motorista do ônibus foi baleado nas pernas e braços. Ele foi socorrido por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Após atendimento médico, o motorista foi liberado e já está em casa.

Adson Franco, Rosivaldo, Ângelo e Sônia discutem projeto de parceria
Tempo de leitura: 2 minutos

A despoluição e a recuperação do Rio Cachoeira foram discutidas em uma reunião nesta quarta (19), do gerente de Planejamento e Expansão da Emasa, Ângelo Lucena, com a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, e o diretor de Projetos da Secretaria, Rosivaldo Pinheiro, e o empresário Adson Franco, representante da Santo Agostinho e BR Infra, empresas que contam com a parceria da dinamarquesa Ramboll.

As empresas representadas por Adson Franco elaboram projetos necessários para a captação de recursos em diversas áreas, com ênfase nas áreas ambiental e saneamento. No encontro, foi debatida a possibilidade de elaboração de projetos para captação de recursos a serem aplicados em projetos de recuperação da Bacia do Rio Cachoeira, que engloba Itabuna, Itororó, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Santa Cruz da Vitória, Jussari, Buerarema e Itapetinga.

Segundo Franco, a dinamarquesa Ramboll é uma empresa global de consultoria em serviços ambientais, que supervisiona e executa programas nessa área em países como Cingapura, na Ásia. No Brasil, desenvolve o Programa de Reparação Integral da Bacia do Rio Doce.

“A Remboll atua também no projeto-piloto de despoluição do Rio Pinheiros, em São Paulo. Temos acesso a tecnologias que estão sendo aplicadas no país asiático, que também podem ser usadas na Bacia do Rio Cachoeira”, atesta Franco.

PARCERIAS PARA RECUPERAR O CACHOEIRA

Segundo o gerente de Planejamento e Expansão da Emasa, Ângelo Lucena, a empresa tem interesse em firmar parcerias com a iniciativa privada para recuperar o Rio Cachoeira. “Essa é nossa tratativa inicial, que tende a evoluir. Considero esse o maior desafio da atual gestão, ‘devolver a vida’ ao Cachoeira”, avalia Ângelo Lucena.

Já a secretária municipal de Planejamento, Sônia Fontes, lembra que o Rio Cachoeira é uma preocupação não só do município de Itabuna, mas de toda a população regional que com ele se identifica. “O Cachoeira é a identidade de Itabuna e tem que ter a sua recuperação priorizada não só no trecho que corta a cidade, mas em toda a sua bacia hidrográfica”, defende.

O diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento, Rosivaldo Pinheiro, cita que “Itabuna é a maior cidade dentre aquelas que fazem parte da Bacia do Rio Cachoeira”. “É preciso atrair os demais municípios para integrar esse projeto, pelas ideias inovadoras de que se reveste, inclusive com expertise internacional”.

Thaís Carvalho foi vítima de atitude racista enquanto trabalhava voluntariamente na campanha de vacinação em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus repudiou, em nota divulgada hoje (19), o ato racista do homem que não aceitou ser vacinado pela estudante de enfermagem Thaís Carvalho Silva Santos, de 30 anos, voluntária da campanha de imunização contra a Covid-19. Ele disse que não aceitaria ser imunizado por Thaís porque ela é negra. O caso aconteceu no bairro Jardim Savoia, na última segunda-feira (17) – veja aqui.

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), solidarizou-se com a voluntária e disse que agressões racistas devem ser repudiadas e combatidas por todos. “Infelizmente, ainda nos deparamos com comportamentos mesquinhos, que humilham as pessoas. Mas não vamos parar de lutar por uma sociedade justa e igualitária, combatendo qualquer tipo de violência e crimes de ódio e discriminação”, acrescentou.

De acordo com a nota da Prefeitura, cabe às autoridades competentes tomar as providências legais sobre o comportamento do homem. “A Administração Municipal continuará empenhada para combater a discriminação, a intolerância e o preconceito racial em todas as esferas sociais”, conclui o texto.

Tempo de leitura: 2 minutos

Aldo e Diego apresentaram o CadCulti ao secretário de Administração de Itacaré, Marcos Japu (ao centro)

O secretário municipal de Administração de Itacaré, Marcos Japu, visitou a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), nesta terça (18) para conhecer o Cadastro Cultural e de Turismo de Itabuna (CadCulti), ferramenta inovadora lançada pela gestão do prefeito Augusto Castro.

Durante um encontro com o presidente da FICC, Aldo Rebouças, e com o supervisor administrativo-financeiro da fundação, Diego Pitanga, o secretário Marcos “Japu” conheceu detalhes da plataforma pioneira na região sul do Estado que resultará em um importante banco de dados para a Fundação.

Para Marcos, o projeto é um grande marco da gestão do prefeito Augusto Castro, principalmente para Itabuna, que é polo de cultura regional. O secretário de Itacaré disse que a ferramenta poderá proporcionar melhores condições coletivas aos segmentos de cultura e de turismo.

– Itacaré é uma cidade que respira cultura e é um destino turístico completo. Conhecer ferramentas que proporcionem melhores condições aos coletivos e segmentos é de extrema importância, conforme direcionamento do nosso prefeito Antônio de Anízio – disse Marcos Japu ao PIMENTA.

A plataforma, avalia Japu, é indispensável para, a partir das informações colhidas, traçar metas e dinâmicas e vê como incrível a plataforma utilizada pela FICC. “O prefeito Tonho de Anízio, vai avaliar a possibilidade de criar uma ferramenta/plataforma ideal para Itacaré, dentro da realidade local”, disse o secretário.

O CADCULTI

Lançado na segunda (17), o CadCulti é destinado a atores culturais e de turismo, micro e pequenas empresas; cooperativas e instituições culturais e de turismo; organizações; associações; espaços; grupos; coletivos culturais e comunidades tradicionais.

O cadastramento da classe artística e do segmento do turismo é feito pelo site oficial cadculti.ficc.com.br, onde os profissionais e artistas preenchem o formulário, anexando os documentos solicitados. Com essa plataforma, Itabuna se destaca na preocupação e dedicação em valorizar as classes cultural e de turismo e também em dar um pontapé inicial para que outros municípios da Região Cacaueira da Bahia visualizem as possibilidades de seguir caminhos inovadores.

O general Eduardo Pazuello, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado || Reprodução/TV Senado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello disse hoje (19), em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado sobre a pandemia de Covid-19, que foi demitido do cargo por ter cumprido a missão dada pelo presidente Jair Bolsonaro, sem partido.

“Missão cumprida”, resumiu o general de três estrelas do Exército, ao responder pergunta do senador Renan Calheiros (MDB-AL) sobre o motivo da sua saída do Ministério da Saúde.

A maior missão do ex-ministro foi o enfrentamento da pandemia. Até o momento, a Covid-19 tirou a vida de 439 mil brasileiros. O Brasil é o segundo país com mais mortos pela doença, atrás apenas dos Estado Unidos, onde o coronavírus já matou 587 mil pessoas.

Vivaldo Filho foi encontrado morto dentro da casa onde morava, na última segunda-feira (17), no município do sul da Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis e militares prenderam ontem (18), em Uruçuca, dois homens suspeitos de matar o cozinheiro Vivaldo Oliveira Filho, de 41 anos. O crime aconteceu na manhã de segunda-feira (17), na mesma cidade do sul da Bahia. Vivaldo foi morto a pauladas na casa onde morava.

Segundo a Polícia Civil, a dupla confessou que pretendia roubar a moto da vítima. Um dos suspeitos era vizinho de Vivaldo. Eles pularam o muro da residência para cometer o latrocínio.

Ainda de acordo com a Polícia, os homens roubaram o celular e R$ 60 do cozinheiro.

O telefone foi encontrado com um terceiro suspeito. Preso em flagrante pela receptação do aparelho, ele foi solto após o pagamento de fiança. Os outros dois suspeitos vão continuar presos por tempo indeterminado.

Vivaldo foi sepultado nesta terça-feira, sob forte comoção de familiares e amigos.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa inaugura, nesta quinta (20), o Mercado Municipal de Itagimirim. A solenidade está prevista para as 9h.

Ainda no município do extremo-sul, também deverão ser entregues 30 barracas padronizadas e 30 kits de feira para a prefeitura. As ações, que beneficiam feirantes, foram articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Rui Costa também vai participar da inauguração da Praça da Bíblia, na sede do município, e da iluminação da entrada da cidade, com instalação de totem.

Pague Menos compra a Extrafarma em negociação de R$ 700 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Pague Menos, hoje com 1.101 lojas e presente em todos os estados e Distrito Federal, formalizou, nesta terça (18), a aquisição da Extrafarma, rede de farmácias com 402 lojas. O negócio é avaliado em R$ 700 milhões. A Extrafarma pertence a Ultrapar (UGPA3), que está entre as seis maiores do país.

Com a aquisição, a Pague Menos terá 1.503 lojas, R$ 9,6 bilhões em vendas e 7% do market share nacional e torna-se a segunda maior rede de farmácias do Brasil em número de lojas. A primeira é a Drogasil, que também tem forte presença no Nordeste, com 2,3 mil lojas no total.

A aquisição acelera em três anos o plano de expansão da Pague Menos e, segundo o CEO da rede, Mário Queirós, amplia a presença do grupo no Norte e Nordeste e na classe média expandida. “Além disso, continuaremos com nosso plano de expansão orgânica”.

CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO

A malha logística da Companhia será reforçada com quatro centros de distribuição nos estados do Maranhão, Ceará, Pará e São Paulo. Atualmente, a Pague Menos conta com centros de distribuição na Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás e Minas Gerais.

As lojas adquiridas deverão impulsionar o crescimento pela diversificação e oferta de serviços que compõem o Hub de Saúde Pague Menos. A companhia acredita que até 70% das unidades da Extrafarma têm potencial de implementação do Clinic Farma e apresentam alta adesão para seu público-alvo.

As operações da Pague Menos no digital, acrescenta, serão fortalecidas com esses 402 novos pontos para retirada de produtos e, no caso de São Paulo, estado com alta penetração do digital, ainda haverá expansão de 50% do footprint de distribuição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para o processo seletivo do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) foram prorrogadas até a próxima segunda-feira, dia 24. São 107 vagas de contratação imediata e 1.070 de cadastro reserva – todas temporárias.

As vagas são para cargos que exigem formação acadêmica de nível superior em arquitetura e engenharia civil, ambiental e sanitarista, elétrica, mecânica e mecatrônica, com salário que varia de R$ 6.242 (analista técnico de obras) a R$ 8.293 (especialista técnico de obras).

Os interessados devem acessar o site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (Idib), endereço http://www.idib.org.br, até as 23h59min do próximo dia 24. A taxa de R$ 60,00 deverá ser paga até 24 horas após a emissão do boleto no ato da inscrição.

A prova objetiva será aplicada em 13 de julho. O certame tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois, conforme o Depen.

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, foi alvo de operação da PF || Foto Lula Marques
Tempo de leitura: < 1 minuto

Crimes contra a administração pública, como corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando, praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro, são o alvo da Operação Akuanduba, da Polícia Federal, nesta quarta-feira (19). Um dos alvos da operação é o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informa a Folha de São Paulo.

Na ação, cerca de 160 policiais federais cumprem 35 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Pará. Além das buscas, o STF determinou o afastamento preventivo de 10 agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), dentre eles o seu presidente, Eduardo Bim, e no Ministério do Meio Ambiente.

As investigações foram iniciadas em janeiro deste ano a partir de informações obtidas junto a autoridades estrangeiras noticiando possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.

Akuanduba, que dá nome à operação, é uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o estado do Pará. Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.

Andrea Castro, secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Com blitz na rótula de acesso à região do São Caetano e ação itinerante em unidades de saúde e feiras livres, Itabuna abriu, nesta terça (18), as ações de enfrentamento ao abuso e exploração sexual infantil. Promovidas pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, as atividades foram coordenadas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Creas/Paefi).

O 18 de maio é o dia de enfrentamento aos crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil. Em níveis nacional, regional e local têm o objetivo de conscientizar a sociedade, apresentando medidas de proteção à criança e ao adolescente, buscando alternativas para este grave problema. A data lembra o assassinato da garota Araceli, de oito anos, em maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

Segundo Andrea Castro, secretária da Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna, as ações continuarão com equipes volantes na cidade até sexta-feira (21), principalmente em feiras livres. “A sociedade deve se engajar nessa luta pelo fim da violência sexual de crianças e adolescentes”, disse.

A rede de proteção a crianças e adolescentes, em Itabuna, conta, além da Pasta da Promoção Social e Combate à Pobreza, com o Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública do Estado da Bahia, polícias Civil, Militar e Federal e Conselho Tutelar, dentre outras instituições.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza oferece atendimento psicossocial por meio do Creas/Paefi, centro de referência especializado para esse acompanhamento. Conforme Andrea Castro, as famílias estão sendo acompanhadas com atendimento jurídico, proporcionando mais segurança e acolhida para os assistidos.

O Creas/Paefi de Itabuna atende a 60 famílias encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Polícia, Vara da Infância e Juventude e outros organismos públicos, que integram uma rede de proteção. De acordo com dados da Secretaria, a maioria dos abusos ocorre em ambiente familiar, cometidos pelos parentes da vítima. Os números para denúncias são o “Disque 100”, ligação gratuita de qualquer terminal, e o telefone do Conselho Tutelar de Itabuna, o (73) 3215-6030.

Thaís foi vítima de injúria racial
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma estudante de Ilhéus foi vítima de injúria racial numa unidade de saúde do município do sul da Bahia. Thaís Carvalho, de 30 anos, que é estudante de enfermagem e voluntária, denuncia que, por ser negra, um homem não aceitou ser vacinado por ela contra o novo coronavírus, na segunda-feira (17).

Voluntária na campanha de vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus, Thaís Carvalho atua no Centro de Referência e Assistência Social Norte (Cras), no bairro Jardim Savóia. “Entendo que a população precisa ser vacinada, sim, eu decidi doar um tempo para a imunização”, explica.

A voluntária relata ter sido surpreendida após uma mulher pedir que uma das vacinadoras fosse até o carro dela para aplicar a dose de imunizante em um homem, que seria o pai dela.  Thaís Carvalho dirigiu-se até o veículo e perguntou se o homem queria que ela o vacinasse logo.

O senhor teria respondido que não. ” Perguntei: o senhor já fez a ficha? Ele respondeu: minha filha está fazendo,  mas você, não [vai me vacinar].  Foi aí que questionei: por que não eu? O homem  respondeu: porque você é negra. Na hora, eu não tive reação”,  relatou a vacinadora voluntária.

Thaís Carvalho disse ter imaginado que estaria preparada para situação parecida. “Eu sempre pensei: se isso acontecer comigo, eu agirei de tal maneira. Mas não consegui, senti-me completamente impotente. Fui fazer outra vacinação e, quando voltei, o homem já tinha deixado o local”, contou.

QUEIXA NA DELEGACIA

A voluntária informou que não desistiu de buscar punição para o agressor. Ela vai prestar queixa contra o homem e espera que ele seja identificado.

O secretário de Saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, condenou a atitude do criminoso. “Mesmo em um país miscigenado, a gente ainda observa comportamentos como esses, que deveriam ser abolidos da sociedade. Devemos apoiar totalmente essa funcionária e agradecê-la por estar como voluntária no processo de vacinação”, disse o secretário de saúde.

De acordo com o Código Penal, a injúria consiste na conduta de ofender a dignidade de alguém, com elementos referentes à sua raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência. Em caso de condenação, o acusado pode pegar até três anos de prisão. Da Redação, com informações da TV Santa Cruz.

Acidente morre em acidente no sul da Bahia|| Foto Itororó Já
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desabamento do portão de um galpão causou uma tragédia no distrito de Itati, no município de Itororó, no sul da Bahia, na tarde desta terça-feira (18). O portão caiu sobre Erik Márcio Santos de Jesus, de apenas sete anos, que estaria brincando de bicicleta com outros amigos, não ficaram feridos.

O menino teria encostado com a bicicleta no portão, que estava numa estrutura precária e caiu. A criança ainda foi  socorrido para o Hospital de Itororó, mas já chegou à unidade de saúde sem vida. A polícia deve instaurar inquérito para investigar as causas do acidente e de quem são as responsabilidades.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante o programa Papo Correria desta terça-feira (18), o governador Rui Costa anunciou mais três mudanças no secretariado. O ex-prefeito de Camaçari Luiz Caetano (foto) assume a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) em lugar de Jonival Lucas.

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) passará a ser comandada por João Carlos Oliveira, que deixa a Secretaria da Meio Ambiente (Sema).

Maurício Bacelar, da cota do Podemos, assumirá a Secretaria do Turismo (Setur), hoje ainda sob comando de Fausto Franco. Bacelar deixa a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O governador, ainda nos próximos dias, deverá anunciar o novo secretário de Meio Ambiente. Outras pastas também devem sofrer mudanças no comando para atender a rearranjo eleitoral depois do despejo de nomes do PDT e PL, que devem apoiar ACM Neto em 2022.