O governador Rui Costa (PT) anunciou, nesta segunda-feira (11), em Ibicuí, no Médio Sudoeste, que a Bahia terá festejos juninos em 2022. Para auxiliar as prefeituras, o governo do estado vai contratar atrações musicais.
“Confirmamos aqui o São João na Bahia esse ano. Já autorizei a Secretaria de Turismo a organizar e publicar, ainda esta semana, edital para que as prefeituras possam se inscrever no São João”, declarou Rui.
A escolha de Ibicuí para o anúncio levou em consideração a importância econômica e o simbolismo das festas juninas para a cidade. Na visita, Rui também autorizou a construção de uma nova escola estadual no município. Confira o vídeo com o anúncio do São João em 2022.
https://www.instagram.com/reel/CcOP9I9D0F-/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
FIM DO USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA
Ainda em Ibicuí, Rui antecipou que será publicado, na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado, o decreto que torna opcional o uso de máscara de proteção também nos espaços fechados, em todo o território baiano. Um outro decreto, publicado em 02 de abril, já havia tornado facultativo o uso da máscara em áreas abertas.
Os fatores que permitem a nova flexibilização são explicados pela secretária estadual de Saúde, Adélia Pinheiro. “A queda progressiva e sustentada do número de casos ativos e de internações são elementos que possibilitaram a reversão de leitos Covid-19 para outras especialidades. É preciso destacar que ainda permanece obrigatório o uso de máscaras em unidades de saúde e em transporte público de massa”.
A gestora aconselha que pessoas acima de 80 anos, mesmo com esquema vacinal completo, mantenham o uso de máscara em ambientes abertos e fechados.
Uma pesquisa tenta identificar os motivos da hesitação de quem se opõe à vacinação de crianças contra Covid-19 no Brasil. Sob o título “Incerteza quanto à vacinação de crianças para COVID-19 no Brasil: um websurvey”, o trabalho é liderado pelos professores Edson Martinez e Miriane Zucoloto, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP).
O projeto tem colaboradores em diversos lugares do país, inclusive na Bahia, onde atua a professora Carla Dutra, do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. Segundo a docente, a hesitação vacinal não é definida, simplesmente, como rejeição da vacina.
” [A expressão] não classifica uma pessoa como antivacina. Há pessoas que podem recusar todas as vacinas, mas também há pessoas que podem recusar algumas e concordam em receber outras. Há pessoas que podem aceitar as vacinas recomendadas, mas sentem-se inseguras sobre a decisão de vacinar os seus filhos”, explica
A professora explica que os dados colhidos nesse tipo de pesquisa são importantes para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde. Segundo Carla, um estudo recente, também de abrangência nacional, mostrou que 30% dos voluntários tinham algum tipo de desconfiança sobre a eficácia ou a segurança das vacinas contra Covid-19.
Qualquer voluntário acima de 18 anos pode colaborar com a pesquisa. Disponível neste link, o questionário assegura anonimato aos participantes.
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 da Prefeitura de Ilhéus será tema de audiência pública, nesta quarta-feira (13), às 9h, no Palácio Paranaguá, localizado em frente à Praça J.J Seabra, no Centro Histórico.
Junto com o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Orçamento Anual (LOA), a LDO completa a legislação que regulamenta o planejamento e o exercício financeiro do município. Um dos objetivos centrais da LDO é definir as prioridades da gestão no ano por vir, orientando a elaboração da LOA, com base na estratégia traçada no PPA.
Daí a importância da participação de representantes de diversos segmentos sociais nas audiências públicas dedicadas ao tema. Segundo a Prefeitura, o espaço de debate será aberto à população, em especial aos presidentes de sindicatos, associações, cooperativas e representantes de entidades religiosas.
Há pouco, o governador Rui Costa (PT) anunciou que, na tarde de hoje (11), vai assinar decreto para desobrigar o uso de máscara em locais fechados. A obrigação já foi retirada em espaços abertos (veja aqui).
“Neste fim de semana, alcançamos menos de 100 pessoas em leitos de UTI e menos 1.000 casos ativos de #coronavírus na Bahia. Logo, hoje à tarde, assino o decreto liberando as máscaras em ambientes fechados. No entanto, vamos manter a obrigação das mesmas nas unidades de saúde”, escreveu o governador em uma rede social.
Na semana passada, Rui avisou que a obrigação do uso de máscara em ambientes fechados cairia quando o estado tivesse menos de 1.000 casos ativos de Covid-19. Neste domingo (10), segundo o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), esse número chegou a 907 (confira aqui).
O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou nesse domingo (11), em Seabra, que o processo de criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD) foi paralisado após o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT), em 2016. Segundo Otto, os governos que sucederam o da petista não manifestaram interesse em dar continuidade ao projeto.
“Nós começamos o trabalho para trazer pra Chapada a Universidade Federal da Chapada. Isso foi encaminhado pelo Ministério da Educação. Em 2016, com a cassação da presidente Dilma, esse processo foi parado, completamente parado”, lamentou o senador, que é pré-candidato à reeleição.
O parlamentar disse que o governo federal desprezou a iniciativa pelo fato de o governo baiano ser dirigido por adversários políticos do Palácio do Planalto. “Quando o governo federal discrimina um estado na área de educação, ele merece o repúdio do povo baiano em todos os momentos. Nós haveremos, com a fé que tenho e com a força do povo da Bahia, de voltarmos a colocar no Palácio do Planalto o ex-presidente Lula”, concluiu.
O ato em Seabra contou com a presença do pré-candidato a governador pelo PT, Jerônimo Rodrigues, que lidera o trabalho de formulação do Programa de Governo Participativo (PGP) para o Governo da Bahia.
A Secretaria de Saúde de Itacaré cria táticas para acelerar a vacinação de crianças acima de 5 anos contra Covid-19 e, no sábado (9), o Zé Gotinha entrou em ação para atrair a criançada que ainda não se vacinou. O personagem lúdico recebeu os pequenos visitantes no posto de imunização montado na Praça São Miguel, acompanhado por outros personagens ligados ao universo infantil, a exemplo da Turma do Chaves.
No dia a dia, a campanha é feita no Sindicato Rural de Itacaré, com atendimento de crianças de 5 a 11 anos às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Adolescentes e adultos são atendidos às segundas, quartas e sextas, nos mesmos horários e local.
A vacinação infantil depende da apresentação de documentos da criança e do responsável. São exigidos documento oficial com foto (de ambos), comprovante de residência, cartão de vacina e cartão SUS. No caso das crianças com comorbidade ou deficiência permanente, é necessário apresentar relatório médico sobre a referida condição. Casos os pais não possam acompanhar a criança, a pessoa responsável deve apresentar autorização assinada pelos genitores.
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou o edital para abertura de inscrição, confirmação e atualização de informações para o auxílio permanência de estudantes nas universidades públicas estaduais. O procedimento poderá ser feito a partir desta segunda-feira (11).
Interessados na participação do Projeto Estadual de Auxílio Permanência (Programa Mais Futuro) devem identificar, no momento da inscrição, um dos perfis: 1) Perfil Básico – estudantes em município localizado até 100 km do campus de matrícula – corresponderá ao auxílio de R$ 300,00; 2) Perfil Moradia – estudantes em município localizado a uma distância superior a 100km do campus de matrícula e que mudou de domicílio para frequentar o curso – corresponderá ao auxílio de R$ 600; 3) Perfil Complementar: estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições de Ensino Superior ou entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos Perfis Básico e Moradia.
Alguns dos documentos exigidos são: documento oficial com foto; CPF; Folha Resumo do registro, individual ou familiar, atualizado no CadÚnico; Comprovante de matrícula atual; Comprovante de Residência; e Declaração de inexistência de vínculo empregatício e de não estar cursando e nem ter concluído outro curso de nível superior (Ver relação completa no edital).
A inscrição seguirá até 29 de abril. A lista dos estudantes homologados será disponibilizada pela SEC, em articulação com as universidades, e divulgada por cada uma das respectivas instituições em seus portais eletrônicos. Clique em leia mais para ver o cronograma do processo.
A Organização AVSI Brasil destinou 52 kits para famílias prejudicadas pela enchente que atingiu Uruçuca em dezembro de 2021. Cada kit é composto por geladeira, fogão, colchão e cesta básica. A distribuição do material foi feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a partir do cadastramento realizado pela Defesa Civil do município.
Desde dezembro do ano passado, Uruçuca recebeu ajuda de diversas entidades. “O que nos enche de alegria e esperança por dias ainda melhores. Em etapas, nossa comunidade vai se reconstruindo.”, celebra o prefeito Moacyr Leite Júnior (União Brasil).

A AVSI Brasil é responsável pelo encaminhamento dos donativos às cidades mineiras e baianas afetadas pelas chuvas e enchentes do final do ano passado. A iniciativa tem apoio financeiro da Petrobras e da Fundação BB, ligada ao Banco do Brasil.
Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apontam queda de 21,7% de crimes de feminicídio no estado nos três primeiros meses de 2022 em comparação a igual período do ano passado. A redução leva em consideração índices de todo o território baiano, informa a SSP-BA.
De 1 de janeiro a 31 de março foram contabilizados cinco casos a menos que no ano passado, saindo de 23 ocorrências para 18 casos. A capital baiana registrou uma morte, computando três casos a menos que no trimestre de 2021. A redução foi de 75%.
Já os municípios do interior do estado contabilizaram dois a menos que em 2021, registrando um decréscimo de 11%, totalizando 15 crimes.
REDE DE PROTEÇÃO
A Secretaria informa ter ampliado a rede proteção ao público feminino, principalmente no interior do estado. Recentemente, a Polícia Civil inaugurou, com o apoio da Prefeitura, o Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) de Senhor do Bonfim.
Vítimas de violência de gênero podem contar ainda com 15 Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher da Polícia Civil (Deams) e outros quatro Neams.
Já a Polícia Militar dispõe da Operação Ronda Maria da Penha, com capilaridade em diversas regiões do estado, que monitoram e fiscalizam medidas protetivas concedidas em favor de vítimas de violência doméstica.
O Atlético é o novo bicampeão baiano de futebol. Neste domingo (10), o time de Alagoinhas derrotou o Jacuipense por 2 a 0, na casa do adversário, no Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, após empatar o primeiro jogo em 1 a 1, no estádio Antônio Carneiro.
Os gols do título do Carcará foram marcados por Thiaguinho, aos 14min da etapa inicial, e Paulinho, aproveitando rebote, aos 48 minutos do segundo tempo, após o goleiro Mota defender pênalti.
De acordo com as estatísticas da Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Atlético encerra a participação no Estadual com título também de melhor ataque, com 22 gols marcados, além de ter o artilheiro da competição, Miller, com seis gols marcados.
O Atlético está em finais do Baianão desde 2020, quando foi vice-campeão. Já no ano passado, derrotou o Bahia de Feira e conquistou o primeiro título. O bicampeonato chegou em 2022, tornando-se a primeira equipe do interior a conquistar este feito.
COPA DO BRASIL
Além do título baiano, o Carcará também conquistou as vagas na Copa do Brasil e na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2023. O time somou oito vitórias, três empates e duas derrotas. Vice-campeão, Jacuipense também garantiu vaga na Copa do Brasil. Abaixo, confira a partida na íntegra.
A Bahia registrou, neste domingo (10), o menor número de casos ativos de covid-19 desde abril de 2020, primeiro ano da pandemia que provocou a morte de mais de 29,7 mil baianos, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Foram 907 casos de pacientes internados ou em isolamento por causa da infecção pelo coronavírus. É o segundo dia consecutivo com registro de menos de 1.000 casos ativos.
Nas últimas 24 horas, de acordo com a Sesab, foram registrados 35 casos de Covid-19, 76 recuperados e 5 óbitos. A Sesab alerta que os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. “A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas”.
USO DE MÁSCARA
O menor número de casos ativos de covid-19 permite a desobrigação do uso de máscara mesmo em ambientes fechados na Bahia, conforme anúncio feito pelo governo estadual na última semana (relembre aqui) por meio de rede sociais. Já no sábado (9), o Estado registrou menos de mil casos ativos.
A Cáritas Brasileira, instituição católica ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai entregar 300 cartões de auxílio financeiro, kits de limpeza e higiene infantil a famílias afetadas pelas enchentes de dezembro passado em Itabuna. A assessoria da Cáritas continua visitando os locais afetados e fazendo o cadastro de quem perdeu os bens no período das fortes chuvas.
Os cartões ainda não tem data para serem entregues, mas a distribuição deverá ocorrer nas paróquias de cada bairro da cidade. A ajuda humanitária é feita pela União Europeia, Cáritas Suíça e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef Brasil) com o suporte das dioceses de Ilhéus, Itabuna e Teixeira de Freitas, na Bahia.
Assessora da organização católica, Ana Paula Latrilha informou que o levantamento já foi concluído nos bairros Nova Itabuna, Nova Ferradas, Ferradas e Jaçanã. “Entre os critérios para receber ajuda humanitária estão ter perdido a casa na enchente, em vulnerabilidade social, morar de aluguel ou desempregado”, explicou.
Ana Paula disse que a equipe é formada por quatro pessoas que atendem Itabuna, Ilhéus e Itajuípe. “Em Ilhéus, damos suporte a famílias do Salobrinho, Vila Cachoeira e Banco da Vitória, onde os cartões do benefício já foram entregues”.
O governador Rui Costa visitará Ibicuí, nesta segunda-feira (11), para o anúncio de obras de infraestrutura e de abastecimento de água, a partir das 9h. O gestor assinará ordem de serviço para construção do novo Colégio Estadual Manoel Novaes e entrega a ponte sobre o Rio Novo, na BA-130, ligando Ibicuí a Ibitupã.
Conforme a agenda, Rui ainda anuncia convênios de Ibicuí com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). Um deles é destinado à construção de 60 unidades habitacionais, por meio do Programa Bahia, Minha Casa, e o segundo para pavimentação de ruas na sede e nos distritos de Água Doce e de Ibitupã. Outro convênio, entre a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) e o município, será para a construção de Areninha no bairro Tancredo.
Ainda em Ibicuí, o governador vai autorizar a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) a fazer licitação para implantação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) no distrito de Ibitupã e expansão da ordem de serviço para início das obras de melhoria e ampliação do SAA de Ibicuí, incluindo o abastecimento de Itaiá, distrito de Firmino Alves.
A inflação acelerou para 1,62% em março, após ficar em 1,01% em fevereiro. Esse foi o maior resultado para o mês de março desde 1994 (42,75%), antes da implantação do Real. No ano, o indicador acumula alta de 3,20% e, nos últimos 12 meses, de 11,30%, acima dos 10,54% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mês passado, os principais impactos vieram dos transportes (3,02%) e de alimentação e bebidas (2,42%). Os dois grupos, juntos, contribuíram com cerca de 72% do índice do mês. No caso dos transportes, a alta foi puxada, principalmente, pelo aumento nos preços dos combustíveis (6,70%), com destaque para gasolina (6,95%), que teve o maior impacto individual (0,44) no indicador geral.
No grupo dos alimentos e bebidas, a alta de 2,42% decorre, principalmente, dos preços dos alimentos para consumo no domicílio (3,09%). A maior contribuição (0,08) foi do tomate, cujos preços subiram 27,22% em março. A cenoura avançou 31,47% e já acumula alta de 166,17% em 12 meses. Também subiram os preços do leite longa vida (9,34%), do óleo de soja (8,99%), das frutas (6,39%) e do pão francês (2,97%).
O grupo habitação (1,15%) teve aumento por conta do gás de botijão (6,57%). Os preços subiram devido ao reajuste de 16,06% no valor médio de venda para as distribuidoras, em março. A alta de 1,08% da energia elétrica também contribuiu para o resultado do grupo.
Como tem ocorrido em quase todos os sorteios neste ano, a Mega-Sena acumulou mais uma vez. As dezenas sorteadas, na noite de sábado (9), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, foram 08 – 33 – 40 – 42 – 48 e 51. A estimativa é que no próximo sorteio, na quarta-feira (13), sejam sorteados R$ 60 milhões.
No concurso de ontem, a quina teve 81 ganhadores e cada um receberá R$ 57.198,65. Os acertadores da quadra (6.197) receberão o prêmio individual de R$ 1.068,04. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.























