Polícias fazem operação contra facção criminosa em Eunápolis || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares e civis cumpriram, na manhã desta terça-feira (2), em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, cinco mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa investigada por envolvimento em sequestro, tortura, cárcere privado, extorsão, homicídios e ocultação de cadáver.

A ação faz parte da Operação Libertatis. Um dos alvos foi preso e outros quatro são considerados foragidos da Justiça. Os mandados foram cumpridos nos bairros Pequi, Moisés Reis, Parque da Renovação, Juca Rosa, Centauro e Antares.

Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e outros materiais de interesse investigativo, que serão submetidos à perícia. Também foram cumpridos dois mandados de prisão no Conjunto Penal de Eunápolis contra custodiados apontados como participantes dos crimes apurados.

A operação é resultado de uma investigação iniciada após o resgate de um motorista por aplicativo, de 33 anos, vítima de sequestro, tortura, extorsão e cárcere privado. Conforme as apurações, o homem foi sequestrado em março deste ano, após atender a uma corrida, sendo levado para uma área de mata utilizada pelo grupo criminoso.

Na ação para o resgate da vítima, os policiais localizaram o cativeiro e foram recebidos a tiros pelos criminosos, que conseguiram fugir pela vegetação. A partir da identificação dos envolvidos, a Polícia Civil reuniu elementos que permitiram representar pelas medidas cautelares deferidas pela Justiça.

Operação do MP-BA prende criminosos em Porto Seguro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma operação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), nesta terça-feira (11), resultou na prisão de quatro suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por invasões e comercialização ilegal de terrenos em Porto Seguro, no extremo-sul do estado. O grupo é acusado de agir com violência para expulsar os proprietários dos imóveis.

De acordo com o MP-BA, os criminosos usavam armas de grosso calibre para ameaçar e expulsar proprietários de suas terras. Os bandidos também se apossavam de terrenos públicos e destinados a projetos sociais. Esses imóveis eram transformados lotes ilegais e comercializados por preços abaixo de valor de mercado.

Os suspeitos detidos nesta terça-feira, na denominada a “Operação Indulgência”, não tiveram os nomes divulgados. Com eles, foram apreendidos documentos, contratos de compra e venda de terrenos, dinheiro, munições de armas de fogo e celulares. Pelo menos outros oito suspeitos de fazer parte do esquema criminoso também são investigados.

O Ministério Público da Bahia informou que detidos são investigados por crimes de organização criminosa armada, associação para o tráfico de drogas, assassinatos, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, ameaça, extorsão, dentre outros crimes.

Homem foi preso por extorsão, hoje (13), em Vitória da Conquista
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis da Bahia cumpriram, nesta segunda-feira (13), mandado de prisão expedido pela Justiça Criminal do Estado da Paraíba contra um homem de 21 anos, residente em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, suspeito de extorquir uma vítima que mora em João Pessoa (PB). A prisão foi feita por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR/Vitória da Conquista), no bairro Ayrton Senna.

Conforme as investigações, em 10 de abril deste ano, a vítima foi contatada por um perfil desconhecido no aplicativo WhatsApp. O suspeito exigiu o pagamento de R$ 6.500,00 para não divulgar fotos íntimas, ameaçando expor o conteúdo e afirmando pertencer a um grupo criminoso.

Sob coação, a vítima fez duas transferências via PIX, nos valores de R$ 4.500,00 e R$ 2.000,00, para uma conta vinculada ao suspeito. No dia 15 de abril, o investigado voltou a fazer contato, utilizando outro número de telefone, tentando obter mais dinheiro por meio de novas ameaças.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva, foram apreendidos três celulares, um simulacro de pistola, nove cartões bancários, uma máquina de cartão, porções de maconha e cocaína, além de facas. O homem foi encaminhado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista, onde permanece à disposição da Justiça.

Carlos Eduardo foi denunciado por 11 mulheres por diversos crimes || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta terça-feira (18), o jogador de futebol Carlos Eduardo Bastos dos Santos, de 25 anos, conhecido como “Tico Baiano”. Investigado pelos crimes de estupro, assalto e extorsão, ele foi detido em Feira de Santana. O atleta teve passagens por times baianos, como Barcelona de Ilhéus, Bahia de Feira e Fluminense de Feira.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, 11 mulheres, com idade de 18 a 43 anos, fizeram denúncias contra o jogador desde junho de 2024, quando as investigações começaram.

Garotas de programa estariam entre as vítimas do suspeito. À Polícia, elas afirmaram que o jogador se passava por cliente e, ao chegar no local do encontro, utilizava arma de fogo para extorquir e roubar as mulheres. Ele teria as obrigado a fazer transferências bancárias. Tico também é suspeito de roubar dinheiro em espécie das vítimas.

Estudantes também denunciaram o jogador. Conforme a SSP-BA, Carlos Eduardo teria preferência por universitárias que moravam sozinhas. Uma delas foi vítima de roubo e extorsão quando saía de casa. Outras duas acusam o suspeito de invadir suas residências e de ameaçá-las com uma faca. No último caso, as mulheres ficaram pelo menos três horas sob a ameaça do suspeito.

Preso de forma preventiva, o jogador foi submetido a exames, passou por interrogatório e está à disposição da Justiça. Neste ano, Tico disputou o Campeonato Goiano de Futebol pelo CRAC.

Operação investiga esquema de agiotagem em Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) cumpriu, na tarde desta sexta-feira (16), em Porto Seguro, no extremo-sul do estado, dois mandados de busca e apreensão nas residências de um juiz de direito e de um empresário. Eles são investigados por crime de agiotagem.

De acordo com o Ministério Público Estadual, o juiz e o empresário são acusados de conceder empréstimos a juros superiores aos limites legais. Os valores desses empréstimos eram transferidos para contas bancárias indicadas pelos beneficiários, que emitiam cheques em garantia, os quais eram repassados pelo empresário ao magistrado para que ficassem custodiados até o pagamento integral da dívida, conforme investigações.

As investigações do MP-BA foram iniciadas a partir do compartilhamento, pela Corregedoria-Geral da Justiça do TJ-BA, de informações trazidas em procedimento administrativo que constatou indícios de condutas delitivas na comarca de Porto Seguro. Os mandados de busca a apreensão cumpridos hoje foram expedidos pelo Tribunal de Justiça.

Os acusados são alvos na “Operação Descobrimento”, deflagrada pelo MP-BA, por meio da Unidade de Assessoramento e Investigação da Procuradoria-Geral de Justiça (Unai) e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Sul (Gaeco Sul). A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Suspeito é detido pela Polícia Civil em Itapetinga
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil de Itapetinga, no sudoeste baiano, prendeu um homem suspeito de assediar e extorquir mulheres usando perfil falso em uma rede social. Ele é um dos alvos da Operação Átria, deflagrada em todo o País. O investigado teria feito 117 vítimas.

A investigação teve início há sete meses, quando uma das vítimas procurou a Polícia. “Ela relatou que o suspeito, com quem trocou mensagens e fotos íntimas, passou a exigir o valor de R$ 3 mil para não tornar público os conteúdos”, informou a delegada Déborah Soares Pereira, titular do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam).

Segundo a Polícia, o homem usava um perfil falso para atrair mulheres e, após o envio de conteúdos íntimos das vítimas, tentava extorqui-las. A conduta foi enquadrada como crime de violação sexual mediante fraude e extorsão. Seis mulheres já registraram ocorrência contra o suspeito. Ele foi preso nesta segunda-feira (11), em Itapetinga.

Com a prisão, é esperado que outras vítimas compareçam às delegacias para denunciar os crimes, afirma a delegada Déborah Soares. O homem foi levado para a cadeia, passou por exames e está à disposição da Justiça.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Pelo menos dois policiais foram presos em uma operação que investiga a prática de crimes como sequestros, extorsão e homicídios na Bahia, na manhã desta terça-feira (3).

As prisões foram efetuadas em Salvador, mas agentes permanecem em cumprimento de mandados em Camaçari, também na Região Metropolitana da capital. Além dos policiais, um civil acabou detido na Operação Só Rasteira, uma referência à banda podre da polícia e traição à corporação.

Estão na rua, nesta operação, efetivo de cerca de 60 policiais. Conforme a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), armas, munições, telefones celulares, maquinetas de cartão e documentos com indícios de fraude foram apreendidos. 

São cumpridos mandados de  prisão  e de busca e apreensão. As investigações são da Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro, do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

Tempo de leitura: < 1 minuto

Investigações da 26ª Delegacia Territorial (DT) de Abrantes, em Salvador, culminaram, na quarta-feira (20), na prisão em flagrante de um ex-assessor do deputado federal Pastor Abílio Santana (PSC-BA). O parlamentar estava sendo ameaçado pelo suspeito. O pastor Dejardes Cézar da Silva Filho, ex-chefe de gabinete de Abílio, teria pedido R$ 180 mil para não divulgar um vídeo no qual ele seria acusado de abuso sexual, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Os policiais da unidade flagraram Dejardes Cézar da Silva Filho após ele receber a quantia de R$32 mil, em espécie, no estacionamento de um supermercado, situado na Estrada do Coco. Ele foi encaminhado para unidade policial, onde foi autuado com base no Artigo 158, do Código Penal.

ABUSO SEXUAL

A titular da 26ª DT/Abrantes, delegada Elaine Laranjeiras, explicou que as apurações foram iniciadas depois que o deputado registrou ocorrência na unidade. “Ele relatou que o ex-assessor e outra ex-funcionária de seu gabinete, estariam ameaçando divulgar vídeos acusando-o de abuso sexual. A mulher teria chegado a postar uma foto, com informações caluniosas”, detalhou a delegada.

Com base nas informações a respeito das negociações propostas pelo suspeito, a equipe da Polícia Civil chegou ao flagrante, quando o ex-assessor acabava de receber parte do valor imposto para não divulgar o material.

“O inquérito segue com o objetivo de identificar a participação de outras pessoas”, acrescentou a delegada, que deve indiciar a mulher envolvida no esquema de extorsão.

material apreendido com policiais suspeitos
Tempo de leitura: < 1 minuto

Cinco soldados da Polícia Militar da Bahia acusados de envolvimento em com extorsões, mediante sequestros, foram presos  neste sábado (23) por uma Força-Tarefa da Secretaria da Segurança Pública para combater policiais corruptos. O grupo atuava em Salvador e na Região Metropolitana.

Os mandados de prisões foram cumpridos no início da manhã, na RMS. Armas, munições, celulares, computador e relógios importados acabaram apreendidos por equipes da Corregedoria Geral da SSP e da PM.

A investigação apontou que o grupo sequestrava traficantes de drogas ou parentes dos criminosos e exigia dinheiro para liberação. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, as ações ilícitas ocorreram na capital e na Região Metropolitana de Salvador, em janeiro deste ano.

Os soldados, após depoimentos, foram levados para o Batalhão de Choque da Polícia Militar da Bahia, em Lauro de Freitas. Todos responderão a Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e, ao final do procedimento, podem ser expulsos da corporação.

Dinheiro e armas são apreendidos com policiais acusados de extorsão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar prenderam, na Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador, dois policiais militares da Bahia por crime de extorsão. Os PMs, que não tiveram os nomes divulgados, foram detidos em flagrante, na tarde de segunda-feira (13).

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, os policiais exigiam uma quantia de um homem. Os acusados indicaram o local para que a vítima deixasse a quantia.  Após ter a exigência atendida, os dois PMs chegaram em uma motocicleta para retirar o dinheiro, momento em que receberam voz de prisão.

Com os suspeitos, foram foram encontrados três aparelhos celulares e duas pistolas, sendo uma calibre 380 e outra ponto 40, além da uma quantia em dinheiro. Eles acabaram se identificando como policiais militares lotados na 40ª CIPM.

Os dois militares, assim como todo material apreendido, foram apresentados na sede do Draco. Em seguida eles foram encaminhados à Corregedoria Geral da Policia Militar para adoção das medidas cabíveis e agora se encontram no Centro de Custódia Provisória, na Mata Escura, em Salvador, à disposição da Justiça.

Tempo de leitura: 2 minutos

Polícia chegou a Maurício dos Santos por meio do WhatsApp (Foto Divulgação).
Polícia chegou a Maurício dos Santos por meio do WhatsApp (Foto Divulgação).

O traficante Maurício dos Santos, o “Budel”, de 30 anos, foi preso, ontem (24), por policiais do Grupo Especializado de Repressão aos Crimes por Meios Eletrônicos (GME), que investigavam denúncia de extorsão feita a Aldemir Moreira, ex-prefeito de Jaguaquara, no sudoeste baiano. “Budel” foi localizado na Fazenda Grande I, em Salvador, flagrado com dez trouxas de maconha. Uma equipe da Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (Dreof) prestou apoio à ação.
As investigações foram iniciadas em 18 de setembro, quando Aldemir Moreira registrou queixa no GME, informando que, dois dias antes, o criminoso, até então não identificado, ligou para o seu celular ameaçando matar seus familiares, caso a quantia de R$ 20 mil não fosse depositada numa conta bancária fornecida por ele. As ameaças incluíam mensagens de texto encaminhadas ao celular da vítima.“Budel” chegou a diminuir o valor exigido para R$ 3 mil, mas não foi atendido.
O celular do ex-prefeito foi periciado e, por meio de uma foto existente numa conta do WhatsApp, o GME obteve uma pista sobre quem seria o criminoso. Ao investigar a conta bancária, descobriu-se que pertencia a um amigo do traficante. Ouvido pela polícia, o titular da conta informou que forneceu seus dados bancários para Maurício, que alegou precisar receber um dinheiro que lhe era devido.
O amigo também informou aos policiais que Maurício poderia ser encontrado na Fazenda Grande I. Depois de preso, “Budel” confessou que encontrou o nome e o número do telefone do ex-prefeito na agenda de um celular usado, comprado de um desconhecido. Ele disse ainda que teve a ideia de praticar a extorsão depois de pesquisar na Internet sobre quem era Aldemir Moreira.
Autuado em flagrante por tráfico de drogas, Maurício será ouvido, nos próximos dias, pelo titular do GME, delegado Charles Leão. A polícia vai investigar se ele também extorquiu outras pessoas cujos nomes constam na agenda do celular que foi apreendido. “Budel” já foi encaminhado ao Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), na Mata Escura.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Elber ameaçava publicar fotos da ex-namorada na internet (Foto PC/BA).
Elber ameaçava publicar fotos da ex-namorada na internet (Foto PC/BA).

Elber Gama Lima, estudante de Direito, acabou preso após chantagear e ameaçar publicar na internet fotos íntimas da promotora de eventos e ex-namorada. A prisão ocorreu ontem, no Largo da Madragoa, na Ribeiro, em Salvador, quando ele iria receber R$ 200,00 da vítima.
Os dois iniciaram namoro em agosto do ano passado, mas a relação chegou ao fim em janeiro, segundo a vítima. A partir de então, Elber passou a telefonar e enviar emails exigindo R$ 50,00 para não exibir fotos da ex-namorada na internet.
Segundo denúncia à delegada Vânia Seixas, a ex-namorada pagou a quantia, mas o chantagista voltou a pedir mais: R$ 200,00, a ser pago ontem. Os dois se conheceram pela internet.
A titular da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) disse que Elber também obrigou a ex-namorada a fazer sexo com um amigo dele, identificado como Laion. O chantagista vai agora responder por extorsão e ameaça. O amigo será convidado para prestar esclarecimentos. Elber ficará preso na carceragem da DEAM de Brotas, segundo a assessoria da Polícia Civil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Acusado de extorsão contra empresários, o blogueiro João Andrade Neto obteve o direito de ficar em prisão domiciliar.  O benefício foi concedido pelo desembargador Nilson Castelo Branco, do Tribunal de Justiça da Bahia, que atendeu pedido do advogado Dinailton Oliveira.

A defesa justificou a solicitação, alegando que Andrade Neto enfrenta problemas de saúde.

Tempo de leitura: < 1 minuto

João Andrade é preso pela segunda vez (Foto Tiago Melo/BN).

Ontem, o empresário João Andrade Neto foi preso pela segunda vez em seis meses. E, de novo,  acusado de extorquir empresários e políticos para não publicar denúncias contra os mesmos no Pura Política. Hoje, ele tomou a decisão de encerrar as atividades do site. Mas não é o fim do negócio. O empresário pôs o endereço à venda, conforme nota divulgada na página inicial do site. Alega, dentre outras coisas, “perseguição” e estar sofrendo de “problema de saúde”…

Tempo de leitura: < 1 minuto

O delegado de polícia civil em Iguaí (BA), Teodoro Sampaio Guimarães Neto, foi flagrado recebendo R$ 1.500,00 de um traficante, ontem, por volta do meio-dia. O dinheiro foi apreendido pelo delegado regional Marcus Vinícius Oliveira.
O pagamento da extorsão foi gravado em vídeo, segundo relata uma fonte da polícia em Iguaí. “O clima na cidade é de tensão e incredulidade”, revela.
A incredulidade se deve ao fato do delegado, conhecido por sua arrogância, ter sido flagrado recebendo o dinheiro mas, mesmo assim, permanecer em liberdade. Teodoro Sampaio responderá a processo administrativo e pode ser demitido a bem do serviço público.