Acusados de matar agricultor são condenados pelo tribunal do júri
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal do Júri da Comarca de Ilhéus concluiu, na tarde desta segunda-feira (30), o julgamento de sete indígenas da comunidade tupinambá. Acusados pela morte do agricultor Juraci José dos Santos Santana, além de sequestro da esposa e de uma enteada da vítima, eles foram condenados por homicídio qualificado, cárcere privado e cumprirão penas que variam de dois a 14 anos e cinco meses.

Os crimes foram cometidos em fevereiro de 2014, na zona rural de Una. O indígena réu Cledson Teles Sousa foi absolvido pelo crime de homicídio duplamente qualificado, mas condenado por cárcere privado contra a enteada do agricultor. Acabou punido com dois anos de prisão. Recebeu a pena mais leve.

Cleildo Nascimento Souza e Pascoal Pedro de Souza foram punidos pelo crime de homicídio duplamente qualificado e cárcere privado contra a esposa e enteada do agricultor. Os dois índios tupinambás terão de cumprir 13 anos, 11 meses e seis dias.

Penas maiores sofreram os índios Cleiton Teles Sousa, Nildo de Almeida Teles e Domingos Oliveira de Sousa. Eles terão de cumprir 14 anos e 4 meses de detenção pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e cárcere privado qualificado contra enteada do agricultor, além de cárcere privado contra a esposa de Juraci José.

Antônio José Oliveira dos Santos foi punido pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e cárcere privado contra a entenda do agricultor e contra a esposa da vítima. Ele deve cumprir pena de 14 anos, 5 meses de 25 dias. Os condenados vão aguardar em liberdade até o transito em julgado do processo.

Juraci José dos Santos Santana era líder do Assentamento Ipiranga, no distrito de Vila Brasil, em Una. O agricultor teve a orelha arrancada pelos criminosos. Composto por por 25 jurados e 25 suplentes, o julgamento começou na terça-feira (24) e ocorreu no auditório da Justiça Federal de Ilhéus.

Explosão de caixa eletrônico na madrugada deste domingo || Foto reprodução TV-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um caixa eletrônico de autoatendimento 24 horas foi explodido por quatro homens armados na madrugada deste domingo (29), na cidade de Muniz Ferreira, a cerca de 90 quilômetros de Salvador. Ninguém ficou ferido, segundo informações da prefeitura.

Ainda conforme a gestão municipal, nenhuma quantia em dinheiro foi levada pelos suspeitos. O caixa eletrônico, instalado no Centro de Comercialização e Agricultura Familiar, ficou destruído após a explosão.

Policiais militares do 14º BPM foram acionados pelo Centro Integrado de Informações (Cicom) para ocorrência. Os militares isolaram o local e acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para a adoção das medidas cabíveis.

Os PMs fizeram rondas na região em busca dos suspeitos, mas nenhum deles foi localizado.

Ainda durante as rondas, os militares encontraram um veículo cinza que teria sido utilizado no crime. O automóvel estava com uma placa pertencente a outro veículo, sendo constatado, através do chassi, que o carro possuía restrição de roubo. Do G1.

Idosa foi libertada depois de uma hora de negociação || Foto Dalton Soares/TV Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois homens invadiram uma casa e fizeram uma idosa de 83 anos refém na tarde deste domingo (22), na localidade de Buracão, no bairro Tancredo Neves, em Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a dupla foi presa e a vítima libertada sem ferimentos após mais de uma hora de negociação.

De acordo com informações da SSP-BA, na manhã deste domingo, policiais da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Tancredo Neves) foram acionados para apurar uma denúncia de homens armados na região.

Ao perceberem a presença da equipe, houve um confronto e os suspeitos fugiram. Na ação, um PM foi atingido no colete e um homem foi ferido, socorrido, e levado para um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Horas depois, uma nova denúncia levou outra equipe da Rondas Especiais (Rondesp) Central ao local. Uma granada foi encontrada e uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) foi enviada ao local.

NEGOCIAÇÃO COM OS BANDIDOS

O grupo suspeito percebeu a presença policial e houve novo confronto. Na fuga, os dois homens invadiram o imóvel e manteve a moradora refém.

O major Carlos Castro, comandante da Rondesp Central, informou que equipes da Rondas Especiais (Rondesp) Central conduziram a negociação e libertaram a refém.

Uma pistola de cabo alongado foi apreendida com a dupla, conduzida à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Estudante e mãe foram sequestrados por bandidos na BR-101, no sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

A professora universitária Michele Moreira, de 45 anos, o filho dela, Pedro Oliveira, 21, viveram momentos de pânico durante a noite de segunda-feira (16), quando saíram de Salvador com destino a Ilhéus, via BR-101. Os dois passaram férias no Maranhão, e foram sequestrados quando trafegavam pela rodovia, já no sul da Bahia.

Por volta das 20h30min, depois que passaram por Itamarati (distrito de Ibirapitanga), o carro de Michele (modelo Onix, placa QTY-1C47) foi interceptado por outro veículo com cinco bandidos fortemente armados. Quando o carro dos assaltantes estava emparelhado com o da professora, um dos bandidos apontou uma arma de fogo e aos gritos conseguiu que ela parasse no acostamento, relataram ao Blog do Gusmão.

Com mãe e filho rendidos, três roubaram o carro interceptado e dois levaram as vítimas no outro veículo. Segundo Michele, os bandidos entraram numa estrada de terra e fizeram uma viagem de 90 minutos (aproximadamente) até uma área de mata sem qualquer iluminação. Durante o trajeto, várias vezes Pedro foi ameaçado de morte, levando Michele a implorar pela vida do filho.

DIFICULDADE NA MATA FECHADA

Em seguida, Michele e Pedro foram jogados na mata com a expectativa de serem baleados a qualquer momento. Pedro, que tem 5 graus de miopia, teve os óculos roubados, e por isso, se deslocou com extrema dificuldade pela área de floresta. No deslocamento, Michele tropeçou e ficou muito arranhada.

Cerca de 30 minutos depois, os dois perceberam silêncio e decidiram ficar parados dentro da mata. Após outro tempo de espera, decidiram caminhar sem rumo até encontrar algumas casas numa localidade que eles não sabem identificar.

Michele e Pedro pediram socorro e não foram atendidos nas primeiras tentativas. Após muita insistência e desespero, uma moradora deu uma lanterna para que eles andassem até o asfalto. Os dois caminharam cerca de 40 minutos até a rodovia.

No percurso Michele caiu num pequeno barranco e quase torceu o pé. Ao chegarem no asfalto, pediram socorro aos caminhões que passaram, não foram atendidos e continuaram andando até um assentamento rural conhecido como Entre Rios.

Novamente pediram socorro em frente às casas que encontraram, até que um homem chamado Rubens se sensibilizou com a situação, conseguiu acalmá-los e os transportou até Ubaitaba, onde registraram ocorrência no comando da Polícia Militar. Rubens também emprestou um celular para que Michele e Pedro via Instagram mantivessem contato com a família em Ilhéus.

Familiares foram buscá-los em Ubaitaba e os dois chegaram em Ilhéus às 4h da madrugada desta terça-feira (17).

Os bandidos levaram celulares, uma determinada quantia em dinheiro, um notebook, documentos, cartões de crédito e o carro de Michele, que é professora do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Pedro estuda Direito na mesma instituição.

Segundo a Polícia Civil de Ubaitaba, seis assaltos do tipo, com mortes, aconteceram nessa região nos últimos dois meses. As vítimas disseram que os assaltantes são jovens. As informações são do Blog do Gusmão.

Funcionários de unidade de saúde no Novo São Caetano e pacientes são vítimas de assalto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem dirigiu-se à Unidade Básica de Saúde Amália Lessa, no bairro Novo São Caetano, nesta quinta-feira (5), retornou para casa sem conseguir atendimento médico, por causa de uma ação violenta de marginais. Os bandidos armados invadiram à unidade, levando momentos de pânico aos funcionários públicos municipais e pacientes.

Os marginais ameaçaram de morte e levaram celulares dos profissionais de saúde que haviam acabado de chegar para mais um dia de trabalho. Eles também levaram pertences de quem aguardava pelo atendimento. De acordo com relatos das vítimas, o assalto foi praticado por dois bandidos que fugiram numa motocicleta.

Acionada logo em seguida, uma equipe da Polícia Militar fez rondas pela região, mas até o momento não prendeu os bandidos. Moradores relatam que as ações violentas no bairro acorrem com frequência. “Eles não respeitam ninguém. Estão cada vez mais ousados e agem a qualquer hora do dia”, relatou uma moradora do bairro ao PIMENTA.

Por causa da ação dos bandidos, a Secretaria de Saúde de Itabuna suspendeu o atendimento nesta quinta-feira. Um boletim de ocorrência foi registrado pelas vítimas na delegacia da Polícia Civil. Com medo das ações violentas, alguns profissionais já pensam em solicitar transferência para outras unidades de saúde da rede.

Esta não é a primeira vez que pacientes e profissionais de saúde são vítimas de violência na Unidade Básica de Saúde Amália Lessa. Em setembro de 2020, dois bandidos agiram de maneira parecida com a de hoje. Saquearam quem estava na unidade e fugiram numa motocicleta de placa não identificada. Assim como ocorreu hoje, naquela época, ninguém ficou ferido.

PM atira em bandidos e frustra assalto || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um policial militar impediu um assalto, na tarde de terça-feira (3), em um sítio numa das margens da BR-101, na zona rural de Gandu, no baixo-sul da Baia. O militar reagiu rápido e atirou contra os bandidos que pararam um carro no acostamento e caminhavam em direção a um portão aberto pela esposa do PM. O casal e uma filha saíam de um sítio.

O momento em que os bandidos fazem uma manobra brusca na pista para atacarem as vítimas e a reação do policial militar foram flagrados por câmeras de segurança. A polícia conseguiu prender quatro dos cinco minutos depois da tentativa de assalto. Ferido, um deles teve que ser levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

As imagens das câmeras de segurança mostram também quando a esposa do policial desceu do banco do passageiro e caminhou até o portão. Assim que termina de abri-lo, os bandidos, que tinham passado um pouco do local do crime, deram marcha-à-ré no veículo, uma picape, e um deles desceu apontando a arma em direção à mulher. Em seguida um segundo bandido também desce e dois vão em direção à mulher, que corre.

O PM desce do carro, uma caminhonete preta, e dispara contra os criminosos, que voltam correndo para a picape e fogem com o veículo em macha ré, com duas portas ainda abertas. O policial sai correndo, mas não consegue alcançá-los. O casal estava no veículo com uma filha de cinco anos.

Confira o vídeo que mostra toda a ação.

Jovem foi deixada neste buraco com as mãos amarradas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher de 18 anos foi resgatada com marcas de agressões e com as mãos amarradas, em um buraco de três metros de profundidade perto da BR-367, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. O resgate foi feito por uma equipe do Grupamento de Bombeiros Militares na segunda-feira (2). Ninguém foi preso até o momento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a mulher estava em um buraco construído para criação de peixes. A jovem foi socorrida para um hospital na região e não há informações sobre o estado de saúde dela.

Um homem que passava pelo região, localizada nas imediações da Fazenda dos Capixabas, acionou a a Polícia Militar que, junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), foi ao local. As equipes não conseguiram retirar a vítima do buraco e chamaram os bombeiros. Do G1

Policiais são agredidos ao tentar separar briga em Ilhéus || Fotoreprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois policiais militares ficaram feridos após tentarem separar uma briga na praia do Morro do Pernambuco, em Ilhéus, no sul da Bahia. Um vídeo feito por uma pessoa que estava no local mostra o momento que um dos PMs recebe uma garrafada na cabeça.

Segundo a Polícia Militar, o caso aconteceu por volta das 16h de domingo (1°). Não há informações sobre o que motivou a confusão. Segundo informações de testemunhas, a situação ocorreu após os policiais agredirem com um chute um adolescente de 15 anos, que tem microcefalia, é surdo e mudo.

De acordo com o homem, que preferiu não revelar a identidade, os parentes e amigos dele só partiram para cima dos policiais após a agressão. Os agentes feridos são lotados na 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Eles foram socorridos na viatura e levados para um hospital.

A PM informou que dois homens suspeitos de agredirem os agentes foram detidos. Não há detalhes se eles foram presos. Os nomes não foram divulgados. G1

Criança de sete anos e mão foram assassinadas. Pai da menina é suspeito do crime
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia tenta prender um homem suspeito de degolar a própria filha, uma criança de apenas sete anos de idade. O corpo de Lívia Thauane Rodrigues foi encontrado numa cama em um dos cômodos da casa onde morava com a mãe, no bairro Vila Isabel, na cidade de Casa Nova, no norte da Bahia. Edineuza Carvalho Rodrigues, de 24 anos, mãe da menina, também foi degolada.

De acordo com investigações da Polícia Civil, o acusado, que não teve o nome divulgado, não aceitava o fim do relacionamento com Edineuza Carvalho. Há relatos que o suspeito e a vítima tinham terminado a relação há um ano, mas, por insistência dele, voltaram algumas vezes durante esse período. Na última vez que romperam a relação, a mulher teria decidido que não reataria com o ex-companheiro.

O suspeito de assassinar a própria filha e a mãe dela, Edineuza Carvalho, teria ficado revoltado ao saber que a ex-companheira estava iniciando um novo relacionamento. Os corpos de mãe e filha foram encontrados depois que vizinhos estranharam a falta de movimentação na casa onde as vítimas moravam e acionaram a polícia.

Condenado pelo assassinato de idosa de 99 anos é preso em Gandu || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes do Serviço de Investigação da Delegacia da Polícia Civil de Gandu prenderam, na terça-feira (27), um homem condenado pela justiça pelo assassinato de uma idosa de 99 anos. A.N.S., de 40 anos, era considerado foragido da justiça. Ele foi punido com mais de 20 anos de prisão em regime fechado.

De acordo com a polícia, o criminoso A.N.S. estava foragido desde 2018 e sua prisão ocorreu na localidade do Braço do Norte, zona rural de Gandu. Ele foi condenado a cumprir pena de 20 anos e 4 meses de prisão por latrocínio (que é roubo seguido de morte). O crime ocorreu 5 de agosto de 2013, na Fazenda Havaí, localidade da Biribeira, zona rural de Nova Ibiá, onde residia a vítima, dona Rosenita Lopes dos Santos, de 99 anos.

As investigações comprovaram que o criminoso, sabendo que a vítima morava sozinha, ingressou na fazenda para roubar o dinheiro da aposentadoria dela. Ao ser reconhecido empregou violência física que causou a morte da vítima. O criminoso será encaminhado para o conjunto penal.

Mulher vivia em situação de escravidão no interior da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma trabalhadora doméstica, de 59 anos, que estava em condições análogas à escravidão, foi resgatada por fiscais da Auditoria Fiscal do Trabalho. A vítima foi encontrada em uma casa no centro da cidade de São Gonçalo dos Campos, a poucos quilômetros de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

As informações foram confirmadas, nesta quarta-feira (7), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A vítima trabalhava há quase 35 anos em uma casa onde cuidava de serviços domésticos para manutenção do imóvel e conforto da família empregadora, sem nunca ter recebido salário nem ter tido acesso aos direitos trabalhistas.

O órgão afirma que a família administrava as contas bancárias da trabalhadora e repassava valores em torno de R$ 50 a R$ 100, por mês. O dinheiro era utilizado em despesas com higiene pessoal, vestuário e guloseimas.

Mulher era obrigada a viver nesse cômodo || Foto Divulgação

MAUS TRATOS

Em nota, o Ministério do Trabalho e Previdência informou que as condições de trabalho análogas à escravidão foram confirmadas após uma inspeção no local de trabalho e moradia da vítima. Foram também coletados depoimentos de integrantes da família e pessoas que conheciam a relação, além da própria empregada.

Houve relatos de maus tratos, violências psicológicas e violações de direitos.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, a ação de fiscalização ainda não terminou e segue em aberto a negociação para pagamento dos salários e direitos atrasados.

Foi constatado que os empregadores efetuaram algumas contribuições previdenciárias em nome da doméstica como contribuinte individual. Além disso, a família conseguiu aposentá-la judicialmente por invalidez. Porém, desde a concessão do benefício, ela nunca administrou a quantia.

Após o resgaste, a doméstica foi levada a um abrigo, onde é acolhida até que seja decidido um local de moradia com a sua própria família.

Leia Mais

Michelle e Breno foram alvejados após discussão com homem que fez xixi em muro de casa das vítimas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher e seu filho foram baleados por um homem, na madrugada desta terça-feira (6), em frente à casa onde moram no Pontal, em Ilhéus. Michelle Fontes Silveira, 42, e Breno Silveira Carvalho, 18, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital Regional Costa do Cacau.

Mãe e filho moram na primeira casa à direita do Mar Aberto, na Rua Padre Luís Palmeira. Segundo informações, um homem saiu do Mar Aberto e urinou na parede da casa, ato repreendido por Breno. Eles começaram a discutir e trocaram ofensas. O homem foi até um carro, pegou uma arma e disparou contra o rapaz.

Nesse momento, Michelle se pôs à frente do filho e também foi alvejada. Ela foi atingida no abdômen, na lombar e no punho, e o filho, no pescoço. Segundo informação de familiares, Breno corre risco de perder o movimento das pernas, pois teve a coluna gravemente ferida.

O autor das tentativas de homicídio fugiu do local e não foi preso até o momento desta publicação. A Polícia Civil é responsável pela investigação do caso e pode usar imagens de câmera de segurança para identificar o atirador.

Arivan Magalhães foi morto a facadas por um vizinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem acusado de assassinar um vizinho, a golpes de faca, foi ouvido nesta segunda-feira (21) na Delegacia Territorial em Ilhéus. O crime foi registrado na noite de sábado (19), no bairro Nelson Costa, e teria ocorrido após uma discussão por causa do som alto na residência da vítima, identificada como Arivan Magalhães de Almeida, de 34 anos.

O acusado seria um servidor público aposentado, que se apresentou hoje e alegou legítima defesa. De acordo com a polícia, o acusado alegou que a confusão teria começado, após insistentes pedidos para que Arivan Magalhães baixasse o volume ou desligasse o som. A vítima deixou viúva e duas filhas pequenas.

Como se apresentou depois do flagrante e é réu primário, o suspeito pelo assassinato do jovem vai aguardar o andamento das investigações em liberdade. A polícia ouvirá testemunhas do crime ainda nesta semana.

Empresário foi assassinado em Eunápolis|| Fotomontagem Verdinho Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil informou, nesta segunda-feira (14), que um adolescente, de 17 anos, confessou ter assassinado empresário Israel Quirino dos Santos, de 50 anos. O crime ocorreu no interior de uma empresa de comunicação visual, no bairro Dinah Borges, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Acompanhado de um advogado, o suspeito se apresentou hoje na delegacia do município.

O corpo do empresário foi encontrado na madrugada de domingo (13), no interior do estabelecimento comercial. O acusado era ex-funcionário de Israel Quirino e contou ter discutido com a vítima por causa de uma dívida trabalhista no valor de R$ 900, conforme informou a polícia. O suspeito teria contado ter usado uma marreta para atingir a vítima.

O acusado foi identificado após análise de imagens transmitidas pelo empresário por meio de videochamada com a esposa, segundo a polícia. A vítima fez a ligação por vídeo para mostrar que o acusado estava no estabelecimento fazendo ameaças. “Ele é ex-funcionário da vítima e informou que foi ao local cobrar um valor que o empresário lhe devia, quando usou uma marreta que encontrou no local”, detalhou o delegado Moisés Damasceno, da 23ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil Eunápolis.

A Polícia Civil trabalha para conclusão do inquérito. Depois, o resultado das investigações será remetido ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), que denunciará o acusado pelo ato infracional na Vara da Infância e Juventude da Comarca de Eunápolis. O empresário deixou esposa e três filhas: 16, 20 e 24 anos.

Acusado de estuprar criança foi preso em flagrante
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi preso, nesta terça-feira (25), em Itabuna, minutos depois de invadir um apartamento no condomínio Pedro Fontes, no bairro São Roque, e estuprar uma menina de sete anos, segundo informou a Polícia Civil. O acusado foi identificado como Rodrigo Santana dos Santos, de 26 anos, detido em flagrante por uma  equipe da Polícia Militar quando fugia pela BR-101.

Rodrigo Santana foi  ouvido na Delegacia  Especializada no Atendimento a Mulher (Deam) e confessou o crime, conforme a polícia. Segundo relatos de moradores do condomínio confirmados pela polícia, Rodrigo bateu à porta do apartamento, que foi aberta pela menina. Ele pediu água e a criança, inocentemente, foi buscar, sendo seguida pelo criminoso. Perto do banheiro, ele determinou que a vítima tirasse a calcinha. Ela negou-se. O bandido obrigou a criança e praticou o ato violento.

Em seguida, o criminoso fugiu. A mãe informou que deixou a filha sozinha ao sair rápido para comprar um refrigerante. Quando retornou, encontrou-a chorando e ensanguentada. A criança passou por exames médicos em um hospital infantil em Itabuna e está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar.

REINCIDENTE

Natural do município de Camacan, Rodrigo Santana confessou não somente a violência contra criança, mas relatou  também ter sido preso em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, pela prática de estupro. Ele informou  que, junto com outros internos, havia saído de um centro de recuperação para solicitar donativos para a instituição, onde estava internado há quatro meses.

A polícia pediu a prisão preventiva de Rodrigo Santana, que será encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna. Se condenado, ele pegará de oito a 15 anos de prisão. O pastor que coordena o centro de recuperação onde Rodrigo estava internado lamentou o crime e disse que está prestado assistência à família.