Tempo de leitura: < 1 minuto

O desembargador Roberto Maynard Frank ficará na presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por mais um mandato. No início da noite desta segunda-feira (18), ele foi reeleito para o cargo e cumprirá um mandato de dois anos.

Roberto Maynard foi empossado, na sede do TRE, em Salvador, logo após a confirmação do resultado. Na votação secreta, ele venceu a disputa contra o também desembargador Mário Alberto Simões Hirs.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Cerca de 80 empresários do sul da Bahia devem participar da Bahia Expo & Negócios, em Salvador. A feira começa no próximo dia 28 e vai até 1º de maio, numa parceria do Sebrae com o Senac, e busca promover pequenos negócios baianos nas área de artesanato, alimentos, bebidas, moda e beleza.

Os interessados em integrar a missão regional podem entrar em contato nesse link e garantir a ida junto com o grupo. “Essa é a maior feira de negócios e capacitação empresarial da Bahia. A missão é uma oportunidade de compartilhar experiências e conhecer novidades que vão ajudar a melhorar a gestão dos negócios”, afirma a gestora regional do Sebrae, Karla Peixoto.

A Bahia Expo & Negócios, afirma Karla, conta com programação exclusiva para os três segmentos. “Trata-se ainda de uma excelente oportunidade para fazer networking, ampliar a rede de relacionamento com possíveis fornecedores e compradores”, destaca.

A primeira edição da Bahia Expo & Negócios, promovida por Sebrae e Senac, conta com o patrocínio da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e da Bahiagás e apoio da Prefeitura de Salvador e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

Além de uma intensa agenda de capacitação, o evento terá um espaço dedicado para a exposição de produtos e serviços dos segmentos de alimentos, bebidas, moda, cosméticos, beleza e artesanato. Toda a programação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas no site www.bahiaexpo.com.br, onde também pode ser acessada a programação completa.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O perfil da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna na rede social Instagram foi invadido e a entidade pede que os seguidores fiquem atentos a qualquer movimentação suspeita na plataforma. De acordo com comunicado da instituição, a invasão à conta teria ocorrido no último dia 11, quando os hackers também alteraram a senha do perfil da Santa Casa na rede social.

Hoje (18), segundo a direção da Santa Casa, crackers (criminosos cibernéticos) postaram mensagem solicitando dinheiro emprestado. “Não faça nenhum tipo de transação financeira, pois trata-se de golpe. Por isso, reforçamos que a SCMI não realiza negociações financeiras por telefone ou redes sociais. Somente presencialmente”, diz trecho da nota da entidade.

A Santa Casa informa que, neste momento, não faz nenhuma campanha por meio da internet e que as medidas necessárias para retomada do controle da conta no Instagram foram adotadas. “Espera-se que o mais breve possível a situação seja resolvida e os criminosos sejam identificados e punidos”, acrescenta o comunicado.

O Instagram da Santa Casa tem 23,6 mil seguidores e mais de 1.600 publicações. A rede social também é uma ferramenta de contato muito utilizada pelos usuários dos serviços prestados pelos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e Ana Mariani.

Tempo de leitura: 2 minutos

Consultores do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ) se reuniram com o prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno, Tonho de Anízio, na semana passada, para debater as diretrizes socioambientais do fechamento do lixão do município. Lançado pela Prefeitura no ano passado, o Programa Lixão Nunca Mais prevê o fim do modelo atual de destinação de resíduos sólidos em junho próximo.

O MDR e a GIZ atuam juntos por meio do ProteGEEr. Segundo Hélina Cardoso, diretora do projeto, a parceria com Itacaré começou com a visita do secretário nacional de Saneamento, Pedro Maranhão, ao município. “Ele viu a situação do lixão em Itacaré e logo acionou o projeto ProteGEEr para apoiar nesse processo”, explica a gestora.

As atividades ocorreram de 12 a 14 de abril. Para o secretário de Meio Ambiente de Itacaré, Marcos Luedy, a colaboração dos consultores do MDR e da GIZ iluminou os desafios por vir, que envolvem a inserção produtiva dos catadores do lixão no Centro de Triagem de Resíduos.

“A transição da gestão atual da Associação dos Catadores para aquela que será desenvolvida no Centro de Triagem é muito delicada e exigirá um esforço muito grande para que tudo dê certo”, acrescenta o secretário.

LIXO EXTRAORDINÁRIO

A exibição do filme Lixo Extraordinário para os membros da Associação dos Catadores ocorreu na quarta-feira (13), no quintal da casa de José Emerson, presidente da entidade. Emerson disse que os catadores têm receio de perder sua única fonte de renda com o fim do lixão, mas confiam no compromisso, assumido pelo governo municipal, de integrá-los à gestão do futuro Centro de Triagem.

Na quinta-feira (14), no encerramento das atividades, foi apresentada a proposta de comunicação do programa de coleta seletiva de Itacaré. Depois, prepostos da CVR Costa do Cacau, responsável pelo aterro de Ilhéus, confirmaram o início da construção da Estação de Transbordo, obra necessária ao fechamento do lixão Itacareense.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comemorou o milésimo parto feito no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, onde nasceu a pequena Cecília Barros, neste Domingo de Páscoa (17). Segundo o pré-candidato a deputado federal pelo MDB, o número prova a necessidade do equipamento e o sucesso da operação iniciada há quatro meses.

Fábio participou da concepção do projeto do hospital, que ocupa o espaço do antigo Hospital Regional Luiz Viana Filho, no bairro da Conquista. “Assim que assumimos a secretaria, tratamos de dar conta da necessidade que o sul e outras partes da Bahia tinham de abrigar uma maternidade de alto padrão. A rapidez com que o Joaquim Sampaio chegou a mil partos só comprova o tamanho dessa demanda e o sucesso do serviço que vem sendo prestado. Trato o hospital como uma obra de grande legado”, acrescenta.

Ele explicou que o hospital ilheense faz parte da estratégia de interiorização dos serviços de média e alta complexidade, tocada pelo governo do estado. “A criação de hospitais materno-infantis em diferentes regiões da Bahia é um dos pilares do projeto de descentralização da saúde, compromisso firmado por mim, enquanto secretário, e pelo governador Rui Costa. Trata-se de oferecer ao povo uma atenção completa: hospitais regionais para emergência e cirurgias de alta complexidade, policlínicas para exames e consultas, materno-infantis para cuidar das mulheres e das crianças”, conclui Vilas-Boas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) iniciou o restabelecimento do fornecimento de água em Itabuna, na madrugada de hoje (18), depois de mais de 48h sem energia elétrica na estação em Rio do Braço, em Ilhéus, decorrente das chuvas e dos fortes ventos que atingem o sul da Bahia. O serviço é restabelecido gradualmente, informa a empresa.

A queda de postes e fiação da rede elétrica aconteceu na última sexta (15). Segundo a Emasa, um força-tarefa mobilizou funcionários da empresa municipal e da Coelba, concessionária do serviço de eletricidade.

Segundo o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a queda de energia pode gerar, em média, atraso de até cinco dias no sistema de manobras. O consumidor que teria seu abastecimento no sábado (16), por exemplo, vai ter que aguardar o fornecimento de água a partir desta quarta-feira (20). “Como trabalhamos com manobras, esse tipo de problema tem um efeito cascata, em cadeia, gerando atrasos em todo o sistema”, explica João.

NOVO SISTEMA

A Emasa e a Prefeitura de Itabuna desenvolveram o projeto do novo Sistema de Abastecimento de Água, que consiste na ampliação da estação elevatória, com o acréscimo de dois conjuntos de motobombas; implantação de pouco mais de dois quilômetros de rede adutora; e construção de dois reservatórios, um com três milhões de litros, no Novo Lomanto, e outro, com cinco milhões de litros, no Novo Jaçanã.

De acordo com o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, o novo sistema será fruto do maior investimento já realizado pela empresa nos últimos 40 anos. “Serão aportados recursos da ordem de R$ 26 milhões na construção do novo sistema de abastecimento. Com isso, cerca de 80% dos bairros de Itabuna terão água com maior regularidade”. As obras devem começar no segundo semestre deste ano, conforme o gestor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Corpo de Bombeiros e equipe de salva-vidas mantêm buscas por Micael Santos, de 22 anos, que desapareceu, durante o Feriado da Semana Santa, em uma praia de Olivença, litoral sul de Ilhéus. Ele e o irmão João Pedro Borges tomavam banho na praia de Sirihyba, em Olivença, na sexta-feira (15).

O corpo de João Pedro foi encontrado no sábado (16). Até o meio-dia de hoje (18), Micael ainda não havia sido localizado e as suspeitas são de que ele tenha morrido afogado.

As buscas foram mantidas no domingo e hoje. Os irmãos são de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Tempo de leitura: 2 minutos

A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, foi registrada hoje (18) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffman, assumiu a presidência da federação. Luciana Santos (PCdob) e José Luís Penna (PV) são o vice e segundo vice-presidente, respectivamente.

A Assembleia Geral da Federação terá 60 membros. Nove deles serão indicados pelos partidos, de modo equânime, 3 por cada. Já as outras 51 cadeiras serão distribuídas conforme a proporção dos votos obtidos por cada partido nas eleições de 2018 para a Câmara dos Deputados. Cada partido terá de indicar no mínimo 30% de mulheres e no mínimo 20% respeitando o critério étnico-racial.

A nota conjunta dos partidos indica a construção de uma frente ampla em torno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como necessidade histórica para restaurar a democracia e reconstruir o Brasil. Clique em Leia Mais para conferir a íntegra do comunicado.

Leia Mais

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-ministro da Cidadania João Roma (PL) prometeu não esquecer as regiões oeste e extremo-sul da Bahia, caso seja eleito governador da Bahia. O pré-candidato falou em criar “mecanismos de interlocução direta” dos municípios com o governo.

– Ao contrário do que acontece atualmente, não esqueceremos essas regiões onde a Bahia prospera. Queremos uma Bahia integrada para orgulhar o nosso Brasil – afirmou o pré-candidato nesta segunda-feira (18) em entrevista a emissora de rádio em Teixeira de Freitas, extremo-sul baiano.

Roma ainda lembrou as enchentes registradas no extremo-sul, em dezembro passado, período em que ele esteve à frente do Ministério da Cidadania. “O governante tem que ir aonde o povo está. Conhecer o problema e buscar soluções. Vamos trabalhar por toda a Bahia sem esquecer nenhuma região”.

“PAI DO AUXÍLIO BRASIL”

Durante a entrevista à Eldorado FM, Roma se intitulou “Pai do Auxílio Brasil” e ouviu mensagem de ouvinte. “A grande satisfação do homem público é o reconhecimento de seu trabalho. O Auxílio Brasil é uma ajuda do estado para o cidadão superar a dificuldade. Todos nós enfrentamos dificuldades na vida”, comentou João Roma.

Tempo de leitura: 2 minutos

As reclamações sobre a qualidade do transporte público de Ilhéus são recorrentes. A escassez das linhas para os distritos é dos problemas mais criticados pela população. Usuários costumam divulgar fotos e vídeos de ônibus lotados. Os atrasos são frequentes. O acúmulo da insatisfação descamba em protestos, que desgastam a avaliação do governo municipal.

A revelação do acordo milionário da Prefeitura com a Viametro e a São Miguel, feita pelo vereador Tandick Resende (Cidadania), engrossou o caldo da insatisfação popular e deu origem à Comissão Especial de Inquérito (CEI) do Transporte, instaurada em outubro de 2021.

Antes do início das oitivas da Comissão, em fevereiro passado, o presidente da Câmara de Vereadores, Jerbson Moraes (PSD), levou ao plenário requerimento do vereador Alzimário Belmonte, Gurita (PSD). Então líder do governo na Casa, Gurita solicitou a extinção da CEI, o que foi assegurado pela maioria governista (relembre aqui).

No último sábado (16), pouco mais de dois meses após o fim da CEI, o governo divulgou vídeo sobre reunião do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), com representantes das empresas Viametro e São Miguel, ocorrida na quinta-feira (14).

No vídeo, a repórter pergunta a Mário se o problema do transporte público vai ter solução. “Se não tiver, vai ter que ir embora”, responde o prefeito, referindo-se às concessionárias do serviço. “A gente não aguenta mais. Eu sei que é um problema nacional, mas Ilhéus não pode deixar de ser atendido”, emendou. Recentemente, as empresas sinalizaram que pretendem cumprir o contrato até o prazo final, em 2030.

O governo tem feito sua parte na tentativa de reduzir os impactos da pandemia no serviço de transporte, diz Marão. “Mas, essa parceria tem que ser de mão dupla. Ou seja, nós temos que ajudar, mas eles [as concessionárias] têm que atender o nosso povo”.

Na reunião, conforme o prefeito, ele exigiu 100% da frota nas ruas (120 ônibus) e a regularização das linhas dos distritos aos domingos e feriados. Assista.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A pequena Cecília veio ao mundo neste Domingo de Páscoa (17), no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, tornando-se a milésima criança nascida na unidade, que foi inaugurada pelo governador Rui Costa (PT), no dia 6 de dezembro passado.

Cecília nasceu com 51 cm e 3,170g e para auxiliar no seu trabalho de parto, a mãe Driele Ferreira Barros, de 27 anos, utilizou o “cavalinho”, um método humanizado do parto oferecido no CPN, que ajudou no relaxamento, aumento da dilatação e na diminuição de dor da parturiente. Driele pariu contando com a ajuda da enfermeira obstétrica Cileide Conceição e da médica pediatra Verusca Lino.

A sogra de Driele, dona Angélica Miranda, conta que a família veio passar o final de semana no litoral norte de Ponta da Tulha, em Ilhéus, para comemorar a Páscoa. Na madrugada de domingo, Driele começou a sentir contrações e foi levada ao hospital pelo marido Heitor Fernandes. “A princípio, ficamos preocupados para onde levá-la. Foi ela mesma quem me pediu: me leva pro hospital novo, me disseram que lá é maravilhoso”, lembra a sogra.

A chegada à maternidade foi suficiente para acabar com a preocupação de dona Angélica. “Fiquei impressionada com o atendimento, maravilhada com a instalação. Te confesso: pensei que era um hospital particular”, ao referir-se à excelência no atendimento público que encontrou.

Cecília chega em um momento especial e emocionante para toda a família. Ela nasceu na mesma data que seria o aniversário da bisavó, Valdelice Fernandes, falecida um mês atrás. “Minha filha é uma benção de Deus. É a vida que segue o seu fluxo natural”, reconheceu Driele.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A eleição antecipada para escolha da Mesa Diretora da Câmara de Itapé, no sul da Bahia, foi parar na Justiça, após o presidente do Legislativo, Eduardo de Badalo (PCdoB), não aceitar a derrota.

A votação secreta ocorreu em 21 de março. Ive de Reinaldo, também do PCdoB, bateu chapa com o presidente e venceu a disputa por 5 a 4.

Insatisfeito, Eduardo fabricou ata de sessão, conforme o processo que corre na justiça, para tentar anular os efeitos da sessão e, consequentemente, a vitória da chapa adversária.

Ive decidiu recorrer à Justiça. O titular da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, juiz Leonardo Carvalho Tenório de Albuquerque, em mandado de segurança, proclamou a vitória de Ive de Reinaldo.

O PIMENTA teve acesso à decisão do juiz Leonardo Carvalho Tenório de Albuquerque. Ela mantém os efeitos da Ata 190110159, de 28 de março, a que proclamou a vitória de Ive de Reinaldo.

Com base em documentos e vídeos, o magistrado aponta “conduta ilegal” por parte do presidente da Câmara “em se recursar a aceitar o resultado da eleição da Mesa diretora da Câmara Municipal, realizada em 21 de março de 2022, publicando nova Ata em substituição”.

MULTA EM CASO DE DESCUMPRIMENTO 

Além de confirmar a validade da eleição e a vitória da chapa de Ive, o juiz Leonardo Albuquerque também determinou multa diária de R$ 1 mil, até o limite de R$ 50 mil, a ser aplicada a Eduardo de Badalo, caso ele se negue a cumprir o mandado.

A vereadora ainda denunciou, no mandado de segurança, a perseguição do presidente da Câmara à servidora Ana Cristina Alves Souza, responsável pela redação da ata da sessão. Eduardo suspendeu a redatora.

Tempo de leitura: 2 minutos

O professor de Direito, escritor e articulista Efson Lima toma posse como novo membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI) na próxima sexta-feira (22), no Salão Nobre da instituição. A solenidade está prevista para as 19h.

Articulista de jornais diários baianos e um dos coordenadores do Festival Literário Sul-Bahia (Flisba), Efson teve o apoio necessário de votos já na indicação para a ALI, o que dispensou a eleição para escolha do novo membro, informou o presidente da Academia, Pawlo Cidade. Toma assento à cadeira 40 da Academia.

Conforme previsto, Efson Lima será saudado pela ex-presidente da ALI Maria Luiza Heine, na próxima sexta (22), na sede da Academia de Letras de Ilhéus, na Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, Centro, Ilhéus, Bahia, Brasil.

Efson foi aluno de Maria Luiza Heine, que lembra dos tempos de faculdade. “[Efson] Era aquele aluno que se aproximava para conversar, querendo ir além do assunto dado. Um dia me procurou querendo saber mais da Academia de Letras de Ilhéus, cresceu e adquiriu conhecimento para conhecer a Academia por dentro. Vai entrar pela porta da frente”, orgulha-se a ex-presidente.

GANHO INESTIMÁVEL PARA A ACADEMIA

Presidente da ALI, Pawlo Cidade vê na chegada de Efson ganho inestimável para a nossa Academia. Ele ressalta a experiência, a dedicação e o amor pelas letras que enxerga no novo membro.

Já o poeta, ensaísta e membro das academias de Letras da Bahia (ALB) e de Ilhéus (ALI) Aleilton Fonseca, vê Aleilton na Academia com imensa alegria, prazer e satisfação. “A Academia de Letras de Ilhéus ganha muito com a sua participação efetiva nas atividades de promoção da nossa Literatura.”

O jornalista e consultor cultural Alderacy Pereira teve Efson Pereira como seu aluno, ainda na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em 2004. “Recordo, nitidamente, dos olhos dele brilhando e me apresentando seus primeiros artigos de opinião”, relembra, completando: “Quando vejo um texto assinado pelo articulista Efson Lima, leio com grande interesse e volúpia”, encerra, não sem destacar o orgulho ao saber da posse do escritor e professor na ALI.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Única empresa produtora de níquel sulfetado no Brasil, a Atlantic Nickel concluiu o terceiro embarque de minério para exportação neste ano de 2022. A carga com 10.185,8 toneladas de concentrado de níquel sulfetado zarpou do Porto de Ilhéus (BA) em direção à Finlândia, no continente europeu, atingindo total de 29 mil toneladas comercializadas este ano. Os dois primeiros embarques de 2022 tiveram como destino o Canadá e a China.

O concentrado de níquel sulfetado é componente fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos. A Mina Santa Rita, localizada em Itagibá, também no sul da Bahia, havia encerrado 2021 com desempenho operacional e financeiro recorde, após 11 embarques e 110.409,75 toneladas exportadas, dois anos após o início das operações por meio da Atlantic Nickel.

“Observar o que já alcançamos nos dá ainda mais energia para trilhar o caminho de novas realizações que temos pela frente. Enquanto celebramos os nossos resultados crescentes, estamos certos de que cumprimos também o compromisso primordial com a sustentabilidade. Operamos um modelo de produção eficiente, que não perde de vista o propósito de promover o desenvolvimento socioeconômico de Itagibá e região”, diz o diretor geral de operações, Ricardo Campos.