QUASE R$ 13 TRILHÕES JÁ FORAM MOVIMENTADOS VIA PIX

VEÍCULO COM PLACA CLONADA É APREENDIDO PELA PRF EM ITABUNA

ITABUNA: CHOVEU 30 MILÍMETROS EM MENOS DE 5 HORAS

CHUVA FORTE PROVOCA ALAGAMENTOS E DEIXA DESABRIGADOS EM ITABUNA

POLÍCIA DIZ QUE ADOLESCENTE ASSASSINOU EMPRESÁRIO NO EXTREMO-SUL DA BAHIA

COPA DO CATAR 2022: SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL FAZ PRIMEIROS TREINOS NA ITÁLIA

ÚLTIMA NOITE DO FESTIVAL DE REGGAE DE ITACARÉ TEM EDSON GOMES

PROFESSOR DE ILHÉUS ANTECIPOU TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM EM REVISÃO

PRIMEIRA EDIÇÃO PRESENCIAL DO FLISBA COMEÇA NESTA QUINTA (17)

Técnicos iniciaram mobilização da campanha Setembro Verde na Santa Casa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna iniciou a campanha de mobilização para o Setembro Verde, de estímulo à doação de órgãos. A campanha foi iniciada com bate-papo para a sensibilização dos funcionários do Hospital Calixto Midlej Filho, que conheceram um pouco mais sobre o fluxo institucional e os processos sobre a doação de órgãos.

“A Santa Casa de Itabuna tem um importante papel no processo de doação de órgãos no interior da Bahia. Por isso, iniciamos a campanha deste ano com os funcionários da instituição”, relata a coordenadora da CIHDOTT, enfermeira Patrícia Betyar.

A enfermeira explica que a instituição promove, desde a semana passada, ações para orientar e acolher os acompanhantes de pacientes. “Porque são pessoas que podem se tornar multiplicadoras desse grande ato de amor ao próximo. Sabemos que, para muitos que esperam na fila, a doação de um órgão ou tecido é a única chance de recomeço. Quanto mais pessoas se declaram doador, mais vida são salvas”, afirma.

FILA DE ESPERA

De acordo com o Registro Geral da Central de Transplantes da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), no início do ano havia cerca de 2 mil pessoas esperando na fila de doação de órgãos na Bahia. Do total, 1.049 aguardavam o transplante de rins. Outros 893 pacientes esperavam por córneas e 22 por fígado.

Um Levantamento da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) indica que o número de doadores de órgão caiu 26% no Brasil neste ano por causa da pandemia do novo coronavírus. Os procedimentos mais afetados foram os de pulmão (62%), rim (34%), coração (34%) e fígado (28%).

Lojas do shopping aderem a semana nacional de descontos e ações de vendas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Shopping Jequitibá participa, de 2 a 13 setembro, da Semana Brasil 2021. O evento, em nível nacional, é uma iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo e lojistas de diferentes setores em todo o país para alavancar as vendas, reaquecer a economia e renovar estoques para o Natal, além de um “esquente” para a Black Friday.

Neste ano, 47 lojas do Jequitibá participam da Semana Brasil. “Essa é uma oportunidade não apenas para os lojistas ampliarem os negócios, como também para clientes de toda a região aproveitarem os descontos e as promoções especiais durante os onze dias da campanha”, afirma a superintendente do Shopping, Vera Magalhães.

A relação de lojas participantes pode ser conferida no site em
www.shoppingjequitiba.com.br

FUNCIONAMENTO NO 7 DE SETEMBRO

O Shopping Jequitibá definiu os horários de funcionamento durante o feriado de 7 de Setembro, data da Independência do Brasil. Lojas e quiosques abrem das 13h às 21h e a Praça de Alimentação, das 12h às 21h. Já o hipermercado funciona das 8h às 21h; a academia, das 8h às 14h; e a drogaria, das 9h30min às 21h.

O atendimento na barbearia será das 10h às 21h; a lotérica, das 12h às 18h. O atendimento na clínica do shopping e para vacinação será das 14h às 20h. Devido à pandemia, o shopping adotou todos os protocolos de segurança determinados pela Organização Mundial de Saúde, garantindo a segurança de clientes, lojistas e colaboradores.

Por decreto, Estado mantém protocolos de proteção contra a covid-19
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (31), atualização do decreto nº 20.658, prorrogando até 10 de setembro de 2021 todas as medidas estabelecidas na primeira versão do documento, publicado originalmente em 20 de agosto de 2021. As medidas contra a pandemia do novo coronavírus foram estabelecidas de acordo com a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 nos municípios baianos.

A realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, segue suspensa em todo território do estado da Bahia até 10 de setembro. Até esta data, estão autorizados apenas eventos e atividades com público com até 500 pessoas, como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, passeatas, funcionamento de zoológicos, museus, teatros e afins.

EVENTOS

Nos municípios integrantes de Regiões de Saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 se mantiver superior a 50%, por cinco dias consecutivos, os eventos e atividades devem acontecer com público de até 100 pessoas. O decreto não estabelece restrição de locomoção noturna, medida que também não estava estabelecida na versão original do decreto.

Tempo de leitura: 6 minutos
A situação mais preocupante para o município de Ilhéus é o fato de que, se for repetido o índice aplicado na estimativa do ano de 2022, o número de habitantes ficará abaixo de 156.216, o que levará à mudança de faixa na Tabela do FPM, de 4.0 para 3.9, e que representa um considerável valor em recursos.

José Nazal Pacheco Soub || nazalsoub@gmail.com

Sempre me interessei por conhecer os dados demográficos de Ilhéus, acompanhando e analisando os resultados dos Censos, tendo participado das antigas Comissões de Acompanhamento desde 2010, confiando e acreditando no trabalho do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, posição que ainda mantenho.

Corria o ano de 1999 quando participei de um grupo de trabalho que visava criar uma lei dos bairros ajustada à base censitária do IBGE, para que a divulgação do resultado do Censo de 2000 pudesse contemplar a zona urbana da mesma forma que ocorria com os distritos, que tinham lei com delimitações definidas e seguindo a base. Não houve tempo hábil para atender os prazos.

Em 2009, já pensando no Censo do ano seguinte, juntamente com a então servidora Marilene Lapa, com orientação dos técnicos no IBGE, o resultado foi a Lei 3476, de 30 de dezembro de 2009. A divulgação dos bairros não foi realizada por parte do IBGE em razão de uma inconstitucionalidade, pois parte do bairro Nossa Senhora da Vitória estava no distrito de Coutos e, legalmente, os bairros obrigatoriamente devem estar no distrito sede.

Durante o Censo de 2010, recebi a incumbência do prefeito Newton Lima para coordenar por parte do município o apoio e acompanhamento do processo censitário e, já chegando ao final da coleta de dados, recebi a visita do coordenador do Censo, trazendo a informação de que a previsão estimada da contagem projetava uma população em torno de 185 mil habitantes. Um susto!

Os dados dos últimos censos demográficos confirmam um crescimento populacional acima da média entre as décadas de 70 e 90 e um crescimento negativo acentuado entre 2000 e 2010, fato que oportunizou um estudo dos dados por setor censitário, das três últimas coletas, considerando a situação do setor conforme critério do próprio Instituto, disponibilizado no sítio oficial.

Na sequência, solicitamos uma auditoria e cruzamos os dados da projeção com os mapas dos agentes de endemias, ficando constatado que estava correto. O erro não ocorreu em 2010. Recordo que recebi de um auditor um questionamento sobre a sede do distrito de Rio do Braço, que tinha apenas 24 habitantes, e que na vila quase deserta não existia oferta de serviços públicos regulares além das exigências necessárias para ser sede de um distrito.

Em 1991, a malha censitária de Ilhéus era formada por 196 setores; em 2000, por 237 setores; e em 2010, por 287 setores. Esse crescimento é justificado pela redivisão dos setores, especialmente considerando o crescimento do número de domicílios. Os setores são definidos por situação, conforme regra do IBGE.

Conferindo os dados dos setores de cada Censo, foram encontradas distorções que justificam essa diferença brusca entre os Censos de 2000 e 2010. Na verdade, Ilhéus nunca teve a população anotada em 1991 e 2000. Houve erro na contagem, que pode ser verificado e constatado em três exemplos aqui expostos, e repetido em vários setores. Nos anos onde se registraram os erros, não existia um controle completo das informações colhidas, sendo a coleta anotada nos questionários, além do fato de que a remuneração dos recenseadores ser por produção.

Levei esses casos à direção estadual do IBGE em 2018, sem buscar culpados, entendendo que o fato estava prescrito, além do fato de que teríamos um novo censo em 2020, postergado pela pandemia e depois suspenso pelo governo federal. Clique em “Leia Mais”, abaixo, para ler a íntegra do artigo

Leia Mais

Eventos vão discutir alternativas para despoluição do Rio Cachoeira || Foto Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma empresa dinamarquesa, a Ramboll Environ, promete apresentar diagnóstico da situação do Rio Cachoeira, nesta terça-feira (31) a técnicos de instituições como as universidades Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Federal do Sul da Bahia (UFSB), Embasa e Inema, a partir das 14h30min, no auditório Paulo Souto, da Uesc.

Segundo um intermediário da Ramboll, o itabunense Adson Franco, a empresa reuniu todas as informações e diagnósticos de instituições sobre o Rio Cachoeira. A promessa, segundo ele, é de apresentação de “soluções mais baratas e ecológicas” para despoluição do rio.

Presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho cré que os eventos dos próximos dois dias são o primeiro passo para apontar resposta concreta para o problema da poluição que afeta o Rio Cachoeira. “Essa parceria entre a Emasa, Prefeitura de Itabuna e as empresas Portal Santo Agostinho e Ramboll Envirou mostra a determinação da atual gestão em envolver outros agentes para recuperar o Rio Cachoeira”, salienta.

O diretor de Projetos da Secretaria de Planejamento de Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, se mostra entusiasmado com o que será apresentado pela Ramboll aos agentes envolvidos. “A Câmara Técnica de amanhã e o Workshop do dia 1º serão o ponto de partida de um projeto maior que é devolver a vida ao nosso Rio Cachoeira e precisamos envolver toda nossa sociedade nesse desafio”, destaca.

As engenheiras da Ramboll Environ, Alejandra Devecchi, que é gerente de Planejamento Urbano, e Kathlen Procópio, que atuou no monitoramento das ações de recuperação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG) apresentarão os diagnósticos e soluções encontradas pela empresa dinamarquesa para a recuperação do Rio Cachoeira.

Wane Brenda, a "Viúva Negra", é acusada de matar Edvaldo
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma mulher acusada de matar dois namorados por envenenamento em Itabuna, no sul da Bahia, começa a ser julgada nesta terça-feira (31), no fórum local. Wane Brenda Gonçalves de Oliveira, que ficou conhecida como “Viúva Negra”, é suspeita de assassinar Evandro Bomfim de Sousa e Edvaldo Araújo Alves. Ela está presa desde 11 de junho de 2018.

De acordo com a polícia, os dois homens foram mortos por envenenamento por “chumbinho”. As investigações apontaram Brenda Gonçalves como autora dos crimes. A primeira vítima da “Viúva Negra” foi Edvaldo Araújo, que se sentiu mal no final da noite de 16 de abril de 2017.

Evandro e Edvaldo foram mortos por envenenamento, segundo laudos

Pálido, contorcendo-se e suando muito, Edvaldo chegou ao Hospital de Base de Itabuna em um táxi, levado pela namorada com quem vivia há um ano, acompanhada por um sobrinho e um cunhado da vítima. Edvaldo ainda foi reanimado, mas morreu pouco tempo depois no Hospital de Base.

CIUMENTA E POSSESSIVA

A polícia informou que a família da vítima tinha dúvidas sobre a causa da morte, pois a namorada era ciumenta e possessiva. Edvaldo queria o fim do namoro. A família, conforme a polícia, não tinha provas de que a morte tinha sido provocada por Brenda. Por suspeita neste crime que a “Viúva Negra” começa a ser julgada nesta terça-feira.

As investigações apontam que logo após a morte Edvaldo Araújo, Wane Brenda engatou outro namoro. O escolhido da vez foi Evandro Bomfim de Sousa, que viria a ser a segunda vítima da “Viúva Negra”. Evandro passou mal ao ingerir medicamento dado por Brenda em 12 de novembro de 2017, sete meses depois da morte de Edvaldo, conforme a polícia.

Edvaldo com a “Viúva Negra”, descrita como ciumenta e possessiva || Foto Reprodução

Evandro passou mal e foi encaminhado para o pronto-atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, também em Itabuna. Chegou vomitando e suando muito, segundo testemunhas. O médico disse que Evandro apresentava sintomas de envenenamento. A vítima passou por lavagem estomacal.

TESTE TOXICOLÓGICO CONFIRMOU ENVENENAMENTO

Evandro deixou o Centro de Terapia Intensiva (CTI) quatro dias depois, quando foi transferido para apartamento. Próximo de receber alta médica, ele teve uma parada cardíaca. A equipe médica tentou reanimação e colocou uma sonda gástrica, “por onde saía um material escuro parecido com chumbinho”.

Ele retornou para o CTI e teve morte cerebral confirmada no dia 28 de novembro de 2017, tendo parada cardíaca em 3 de dezembro daquele ano. O teste toxicológico confirmou o que se suspeitava. Evandro havia sido vítima de envenenamento por chumbinho.

Depois da comprovação de que Evandro faleceu por envenenamento, informa a polícia, as famílias das duas vítimas se juntaram para investigações, sendo instaurados dois inquéritos policiais para apurar as circunstâncias das mortes de Edvaldo e Evandro. Após exumação do corpo de Edvaldo e coleta de amostra, os exames deram positivo para envenenamento.

Bahia perde novamente pelo Campeonato Brasileiro || Jorge Rodrigues/AGIF
Tempo de leitura: < 1 minuto

A situação do Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro está cada vez mais complicada. Jogando na noite desta segunda-feira (30), no Maracanã, no Rio de Janeiro, contra o Fluminense, o Tricolor Baiano perdeu, por 2 a 0, em partida válida pela 18ª rodada da competição. Os gols da partida foram marcados por Lucca e Bobadilla.

Com a derrota para o Fluminense, o Bahia estacionou nos 18 pontos, mesma pontuação que o América Mineiro, que abre a zona de rebaixamento. O Tricolor da Boa Terra volta a campo no próximo sábado (4), quando recebe o Fortaleza, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, às 21h, pela 19ª rodada.

Enquanto o Bahia fica cada vez mais perto da zona de rebaixamento, o Fluminense chega aos 21 pontos e subiu para a 13ª colocação. O time do Rio de Janeiro volta a jogar na próxima quinta-feira (2), para enfrentar o Juventude, novamente no Maracanã, em jogo adiado e válido pela 14ª do Campeonato Brasileiro.

MEI ganha mais tempo para regularizar situação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Receita Federal prorrogou o prazo para regularização das dívidas dos Microempreendedores Individuais (MEI) para 30 de setembro. A decisão beneficia cerca de 1,8 milhão de MEIs com tributos e obrigações em atraso referentes a 2016 e a anos anteriores.

Contribuintes que possuam débitos da competência 2016 e que não tenham parcelado neste ano terão suas dívidas enviadas à Procuradoria. MEIs que possuam apenas dívidas de 2017 ou posteriores, ou tenham parcelado em 2021, não terão seus débitos enviados neste momento.

Por causa das dificuldades relativas à pandemia, a cobrança não abrangerá os MEIs com dívidas recentes. Somente os débitos de cinco anos para trás serão inscritos em dívida ativa. Débitos de quem aderiu a algum parcelamento neste ano também não passarão para a cobrança judicial, mesmo em caso de parcelas em atraso ou de desistência da renegociação.

Ação solidária da Coopec distribui 216 cestas básicas
Tempo de leitura: < 1 minuto

No último final de semana, para marcar o Dia de Cooperar (Dia C), a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da Ceplac (Coopec), ligada ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), doou 216 cestas básicas a famílias carentes de Itabuna e Ilhéus.

A primeira distribuição ocorreu em Itabuna, no sábado (28), beneficiando o GAFC (Grupo de Apoio às Famílias Carentes), o Abrigo São Francisco, o Lar Dr. Baldoíno Lopes de Azevedo e o Albergue Bezerra de Menezes.

A ação em Ilhéus se concentrou na zona norte, com a entrega das cestas básicas a famílias dos morros Cominho e Corante e da Barra. A iniciativa teve o apoio da ONG Ilhéus Solidário.

“TEM MUITA GENTE PRECISANDO”

A situação econômica do país aumentou o número de brasileiros em situação de insegurança alimentar, contingente acima de 120 milhões de pessoas. Na campanha, a diretora administrativa da Coopec, Milena Sabino, constatou a mazela da fome na região e destacou o trabalho voluntário dos colaboradores. “Estou muito feliz por nossa cooperativa cumprir o seu papel em nossa comunidade. Sabemos que tem muita gente precisando”, disse.

O advogado itabunense Dinailton Oliveira quer voltar à presidência da OAB-BA || Foto Antônio Queirós
Tempo de leitura: 2 minutos

Radicado em Salvador desde 1993, o advogado itabunense Dinailton Oliveira, 65 anos, está em visita à terra natal. No último sábado (28), ele conversou com o PIMENTA sobre a intenção de voltar à presidência da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), cargo que exerceu de 2004 a 2006. Argumenta que pretende retomar o trabalho que, segundo ele, foi renegado por todos os sucessores. Trata-se da militância em defesa do aperfeiçoamento da estrutura do Poder Judiciário e das prerrogativas do exercício da advocacia.

Dinailton relembra que, na sua gestão, a partir do movimento “Justiça pra valer”, a OAB da Bahia articulou convênio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e a Assembleia Legislativa do Estado (Alba). O objetivo era fazer um levantamento das necessidades do Poder Judiciário e propor medidas para dinamizar o processamento das ações.

Feito o diagnóstico, os três poderes se comprometeram a adotar, num prazo de até 120 dias, as medidas recomendadas, a exemplo da contratação de mais servidores e juízes por meio de concurso. Já naquela época, um só juiz chegava a ter mais de 20 mil processos sob a sua responsabilidade, afirma Dinailton. “É humanamente impossível resolver os problemas da população com o Judiciário com essa estrutura”.

Dinailton afirma que os dirigentes que o sucederam na OAB pediram o arquivamento da representação ao CNJ e o convênio não foi à frente.

DOUTOR MOTORISTA

Parte importante da remuneração do advogado depende dos resultados dos processos e, enquanto a tramitação das ações pode demorar décadas, as contas a pagar não esperam. Isso tem levado membros da categoria a buscar trabalhos alternativos  “Lá em Salvador, por exemplo, eu ando sempre de aplicativo Uber e já peguei inúmeros colegas dirigindo Uber, sendo motorista de aplicativo para sobreviver”, conta Dinailton.

Para ele, falta atitude proativa à da direção da OAB para dar suporte aos advogados em início de carreira. “Nossa Ordem, há muito, só tem visado interesses pessoais dos seus componentes. Não vi uma ação sequer para beneficiar a maioria. Ficam aí só fazendo festinhas, como se a grande maioria dos advogados não tivesse consciência política para perceber que a nossa instituição é uma arma muito forte para que eles possam sobreviver da advocacia e sejam respeitados”, disparou.

PRERROGATIVAS EM XEQUE

Preocupa Dinailton o modo como advogados são tratados no exercício da profissão. Para ele, o tratamento desrespeitoso contra a categoria parece ter virado regra e isso, muitas vezes, prejudica a qualidade da atuação profissional na defesa dos interesses dos clientes. “Hoje em dia, os advogados não estão sendo respeitados nas suas prerrogativas por ninguém, nem por policial, nem por delegado, nem por juízes, nem por Ministério Público. É como se estivéssemos numa terra arrasada.

Casos de truculência também são comuns. “Recentemente, um colega nosso teve a carteira quebrada por um policial quando ele se identificou como advogado. Tem coisas que, às vezes, a gente acha inacreditável que esteja acontecendo”, lamenta Dinailton Oliveira.

INADIMPLENTE NÃO VOTA

A eleição para a OAB-BA será na segunda quinzena de novembro de 2021 (a data ainda não foi definida). Dos mais de 76 mil inscritos na Ordem no estado, apenas 25 mil estão aptos a votar, estima Dinailton. Além dos profissionais que faleceram ou ingressaram em carreiras judiciais, os inadimplentes com a Ordem não têm direito a voto. O itabunense repudia a regra. “Eu sempre defendi que os inadimplentes têm direito de votar, porque eles não deixam de ser advogados”.

Paloma foi morta brutalmente há 8 anos; crime nunca foi resolvido || Foto Radar Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Naquela noite de 24 de dezembro de 2012, Paloma disse à mãe, Maria do Carmo Goldmann, que um dia a casa delas teria uma Ceia de Natal farta. A jovem de 18 anos não tinha ideia de que aquela seria sua última refeição em família.

No dia seguinte, terça-feira (25), Carminha foi trabalhar cedo – não estava de folga no feriado porque era empregada de um hotel. Antes de sair, foi ao quarto de Paloma e se despediu. No meio da tarde, Paloma ligou para a mãe e perguntou se podia beber o vinho que estava na geladeira. Quando voltou para casa, no final do expediente, Carminha não encontrou a filha nem a garrafa de bebida. Deduziu que ela havia saído para beber na rua.

Por volta das 20 horas, Carminha telefonou para a filha. A jovem estava num local com música alta e disse à mãe que, provavelmente, não dormiria em casa, algo que nunca havia feito. Como estava cansada, Maria do Carmo dormiu cedo. Na madrugada de 26 de dezembro, acordou num sobressalto e constatou que a filha ainda não tinha voltado para casa.

Quando amanheceu, a mãe ouviu de uma amiga da filha que Paloma poderia ter saído com um homem apelidado de Bêda, morador do bairro Hernani Sá. Como mora no bairro vizinho, o Nelson Costa, Carminha foi a pé à casa de Bêda, que disse não saber do paradeiro da jovem e que mal a conhecia.

Desesperada, Maria do Carmo foi à Polícia Civil e apontou Bêda como principal suspeito pelo desaparecimento de Paloma. Na quinta-feira (27), Carminha não estava conseguindo se concentrar no trabalho e saiu mais cedo. À tarde, quando chegou em casa, recebeu um telefonema do Departamento de Polícia Técnica (DPT), solicitando que ela fosse à unidade, localizada no Centro de Ilhéus, para verificar se um corpo encontrado no lixão do Cururupe era o de sua filha. Carminha desmaiou ainda ao telefone. Depois, refeita, foi ao DPT e identificou o corpo da filha.

CRIME NUNCA FOI SOLUCIONADO

O laudo da perícia técnica constatou que Paloma Goldmann Santos sofreu violação sexual e depois foi morta com, pelo menos, 25 facadas. Bêda chegou a ser ouvido no inquérito policial. Ao fim das investigações, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entendeu que não existiam indícios para acusá-lo. Lá se vão quase 9 anos, o crime nunca foi solucionado.

Maria do Carmo não sofre muito no Dia das Mães, porque lembra da filha dizendo que essa era uma data criada para movimentar o comércio. Ela sente mais falta de Paloma no Natal, época que já achava triste mesmo antes do assassinato da caçula.

Jef Rodriguez, da banda OQuadro, na capa do seu primeiro álbum solo || Foto Alice Magalhães
Tempo de leitura: < 1 minuto

O rapper Jef Redriguez, da banda OQuadro, acaba de lançar Spiritual EP, seu primeiro disco solo. O álbum chegou hoje (30) às plataformas de streaming e ao canal do artista no Youtube. O músico Rafa Dias (RDD) assina a produção musical da obra, que leva o selo da Isé Música Criativa. Ouça.

Spiritual EP tem apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Consulta quer opinião da sociedade sobre destino de área verde da Soares Lopes || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Vereadores de Ilhéus recebeu mais de 1.300 manifestações, por meio de consulta popular, sobre as formas de uso e ocupação dos espaços públicos da Avenida Soares Lopes. Esta primeira parcial é de manifestações recebidas até a última sexta-feira (27).

O levantamento é uma iniciativa da comissão parlamentar especial que discute o destino da urbanização da Soares Lopes. O trabalho é presidido pelo vereador Vinícius Alcântara (PV). A relatoria coube ao vereador Ivo Evangelista (Republicanos). Instaurada no último dia 3, a comissão tem prazo de 120 para entregar o relatório.

A coleta de opiniões é uma das ferramentas da pesquisa da comissão, que também ouve especialistas de diversas áreas do conhecimento e, na última sexta-feira (27), realizou audiência pública na Câmara. Interessados em colaborar com a consulta podem responder o questionário neste link.

SEM FÓRUM NA AVENIDA

Foi uma decisão da Câmara, ao votar projeto de lei da Prefeitura de Ilhéus, que reacendeu o debate sobre o destino da área verde da Avenida Soares Lopes. No dia 14 de julho, a maioria dos vereadores aprovou a cessão de direito de uso de terreno na Avenida ao Tribunal de Justiça do Estado Bahia (TJ-BA) para a construção de um novo fórum.

O vice-prefeito José Nazal (Rede) disse que a decisão foi um erro histórico. Além disso, no dia 21 de julho, em discurso no plenário da Câmara, questionou a legalidade da cessão da área de 9,7 mil metros quadrados (veja aqui).

Fonte ouvida pelo PIMENTA afirma que, apesar da aprovação do Legislativo, o projeto de lei vai cair no esquecimento. Segundo ela, a repercussão negativa da proposta e as regras do termo de adesão assinado pela Prefeitura junto à SPU (Secretaria do Patrimônio da União) inviabilizam a construção do fórum na Avenida.

João Coutinho foi libertado na terça-feira|| Fotomontagem Ubaitaba Urgente
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais do sul e sudoeste da Bahia estão mobilizados para tentar localizar um empresário sequestrado, na manhã de domingo (29), na Fazenda Jardineira, em Aurelino Leal, no sul da Bahia. O veículo, uma Toyota Hilux, placa RCX 3C36, de propriedade da vítima, foi encontrado na zona rural de Jaguaguara, na região de Jequié, no sudoeste do estado.

De acordo com testemunhas, os bandidos invadiram a fazenda, amarraram três trabalhadores e levaram o empresário João Coutinho, que teria tentado escapar, mas acabou dominado e levado. A polícia informou que os marginais deixaram um aparelho de celular na propriedade, com os trabalhadores, e informaram que pediriam um resgate de R$ 1,5 milhão para libertá-lo.

Delegado Marcos Larocca investiga o caso

João Coutinho foi cercado pelos bandidos logo depois que concluiu a contagem do gado na Fazenda Jardineira, por 11h30min. O veículo foi encontrado abandonado, no sudoeste da Bahia, horas depois do empresário ser levado. Até as 12h de hoje os sequestradores não tinham feito contato com família da vítima.

O delegado Marcos Larocca disse que o empresário, dono de propriedades em Aurelino Leal e Ubaitaba, há três anos foi vítima de assalto. Na época, os bandidos levaram R$ 148 mil. Qualquer informações sobre os bandidos e o paradeiro do empresário podem ser repassadas à polícia pelo telefone 181.

Lukinhas faleceu nesta segunda-feira, vítima de leucemia || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Atleta do Grapiúna Atlético Clube, o jogador Lucas Santana, Lukinhas, faleceu nesta segunda-feira (30), vítima de leucemia. O atleta, de apenas 25 anos, deixou marcas no time para além do desempenho em campo e gols marcados. A alegria com que encarava desafios e se relacionava com as pessoas encantava a todos.

A confirmação da morte do atleta ocorreu em comunicado emitido pelo presidente do Grapiúna, Álvaro Castro, que aponta uma das principais características do ser humano Lukinhas. “Um de nossos mais festivos e entusiastas membro de nossa família”.

O dirigente do clube que disputou a Série B do Baiano de Futebol 2021 falou, ainda, do “profundo sentimento de perda” e informou que o clube se colocava à disposição da família. Ainda não foi informado onde o corpo será velado nem horário do enterro.

Secretário municipal de Esportes, o vice-prefeito Enderson Guinho também se pronunciou por meio de redes sociais. “Durante a preparação do Grapiúna para o campeonato Baiano, fiz amizade com muitos dos jogadores, e Lukinhas foi um deles. Resenhista, sempre estava de bem com a vida, e será essa lembrança que ficará”, escreveu. Abaixo, confira vídeo de homenagem ao atleta.