O empresário João Coutinho, de 64 anos, foi libertado por sequestradores, no município de Jitaúna. O empresário e fazendeiro havia sido levado da Fazenda Jardineira, em Aurelino Leal, no sul da Bahia, na manhã de domingo (29). De acordo com a polícia, a vítima foi cercada por três bandidos armados, no momento em que concluía a contagem do gado na propriedade, que fica às margens da BR-101.
O delegado Marcos Larroca, que é responsável pelas investigações, não deu detalhes sobre a libertação de João Coutinho. Ainda não se sabe se a família chegou a pagar resgate para a libertação da vítima, que já está em Ubaitaba, onde mora e é dono de uma loja de materiais para construção. Acompanhado de familiares, ele chegou ao município por volta das 23h de terça-feira (31), segundo o site Ubaitaba Urgente.
De acordo com a polícia, João Coutinho estava acompanhado de dois funcionários quando foi cercado e rendido pelos bandidos. Os marginais levaram o empresário e deixaram os trabalhadores amarrados. Eles deixaram um aparelho celular com a promessa de fazer contato para a exigência de pagamento pelo resgate.
A polícia informou que os bandidos usavam gorros para encobrir os rostos (máscara do tipo brucutu), jaquetas e luvas pretas. No momento da abordagem, o empresário resistiu, mas acabou dominado pelos criminosos, que usaram uma picape Toyota Hilux, da própria vítima, para levá-la. Um delegado especializado em sequestro deve assumir as investigações.
O prefeito de Canavieiras, Roberto Almeida, o Dr. Almeida, posou para fotos e disse ter se reunido com o presidente da República, Jair Bolsonaro, na manhã desta quarta-feira (1º), em Brasília, acompanhado do ministro da Cidadania, João Roma. Dr. Almeida passou ao presidente registros fotográficos de obras da gestão e imagens que, segundo ele, comprovariam seu apoio a Bolsonaro em 2018.
O prefeito do município sul-baiano disse estar fazendo um périplo por ministérios em Brasília, apoiado pelo deputado federal Uldurico Pinto Júnior e pelo ministro e pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma. Dr. Almeida mostra-se esperançoso quanto à expectativa de “trazer na bagagem uma série de benfeitorias” para Canavieiras.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Prefeitura de Itacaré, no sul da Bahia, lançaram, nesta terça-feira (31), a Campanha Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica. A ação busca garantir o acesso rápido e fácil à mulher que, pelo isolamento social, se vê impedida de pedir auxílio ao 190 ou comparecer à delegacia de polícia para noticiar a violência sofrida.
A campanha foi criada para reduzir os números de violência doméstica, que aumentaram significativamente no período do isolamento social. O lançamento da campanha contou com a participação do comandante da 72ª CIPM, major Hosanah Rocha, dos empresários locais, proprietários de farmácias, advogados e representantes de diversas secretarias municipais.
A secretária de Desenvolvimento Social, Juliana Novaes, explica alguns passos para denunciar violência doméstica. O sinal “X” feito com batom vermelho (ou qualquer outro material) na palma da mão ou em um pedaço de papel, o que for mais fácil, permitirá que a pessoa que atende reconheça que aquela mulher foi vítima de violência doméstica e, assim, promova o acionamento da Polícia Militar.
Os atendentes, segundo Juliana, recebem cartilha e tutorial em formato visual nos quais são explicados os fluxos que deverão seguir, com as orientações necessárias ao atendimento da vítima e ao acionamento da Polícia Militar, de acordo com protocolo preestabelecido.
COMO DENUNCIAR
A juíza de Direito da comarca de Itacaré, Diva Maria Maciel Rocha Monteiro de Castro, explicou que quando a pessoa mostrar o “X”, o atendente, de forma reservada, usando os meios à sua disposição, registrará o nome, o telefone e o endereço da vítima, e liga para o 190 para acionar a Polícia Militar. Em seguida, se possível, conduz a vítima a um espaço reservado para aguardar a chegada da polícia. Ela informa que, para a segurança de todos e o sucesso da operação, sigilo e discrição são muito importantes. A pessoa atendente não será chamada à delegacia para servir de testemunha.
De acordo com os organizadores da campanha, trata-se de forma silenciosa de denúncia colocada à disposição da vítima que, na primeira oportunidade que consegue sair de casa, dirige-se à farmácia ou drogaria cadastrada. Em Itacaré, a denúncia deve ser feita pelo Disque 180 ou pelo WhatsApp 73-99924-1850 e fale com o Núcleo de Assistência Judiciária à Mulher.
A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (1º) um prêmio acumulado em R$ 28 milhões. As seis dezenas do concurso 2.405 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo.
As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas lojas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O valor de uma aposta simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.
De acordo com a Caixa, caso apenas um apostador ganhe o prêmio da faixa principal e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 84 mil de rendimento no primeiro mês.
LOTOFÁCIL DA INDEPENDÊNCIA
Faltam duas semanas para o sorteio do prêmio milionário da Lotofácil da Independência. O concurso 2.320 será realizado no sábado de 11 de setembro e vai pagar o maior prêmio da história da modalidade, com estimativa de R$ 150 milhões.
As apostas podem ser realizadas nas lojas lotéricas ou pela internet, no portal Loterias Caixa ou pelo aplicativo Loterias Caixa.
Para apostar na Lotofácil, basta marcar de 15 a 20 números dentre os 25 disponíveis. O apostador também pode deixar o sistema escolher os números, por meio da aposta no formato Surpresinha.
Ganham prêmios os apostadores que acertarem a partir de 11 dezenas. O preço de uma aposta simples, com 15 números, é R$ 2,50.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta terça-feira (31), a criação de uma nova bandeira tarifária na conta de luz, chamada de bandeira de escassez hídrica. A taxa extra será de R$ 14,20 para cada 100 kilowatt-hora (KWh) consumidos e já entra em vigor a partir do dia 1º setembro, permanecendo vigente até abril do ano que vem.
O novo patamar representa um aumento de R$ 4,71, cerca de 50%, em relação à bandeira vermelha patamar 2, até então o maior patamar, no valor R$ 9,49 por 100 kWh.
A decisão foi tomada em meio à crise hidrológica que afeta o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, é a pior seca em 91 anos. Com as hidrelétricas operando no limite, é preciso aumentar a geração de energia elétrica por meio de usinas termoelétricas, que têm custo mais alto.
De acordo com a Aneel, mesmo com o reajuste recente das bandeiras tarifárias, incluindo a criação do patamar 2 da bandeira vermelha, em junho, a arrecadação extra para custear o aumento da geração de energia segue insuficiente. O déficit na conta de bandeiras tarifárias está em R$ 5,2 bilhões. Além disso, o Brasil precisará importar energia de países vizinhos, ao custo de R$ 8,6 bilhões.
Leia Mais
O Ministério Público Federal (MPF) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de revogação da prisão domiciliar do ex-ministro e ex-deputado Geddel Vieira Lima. O MPF quer o político de volta para prisão para cumprir a sentença de mais de 14 anos de cadeia, em regime fechado.
Em julho de 2020, o STF converteu a execução da pena em prisão domiciliar humanitária com monitoração eletrônica, em função do agravamento geral da saúde do político. A decisão foi depois de Geddel ter testado positivo para a covid-19, além de ser portador de comorbidades.
Na avaliação da subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, “passado mais de um ano desde a concessão da prisão domiciliar, tem-se por presumível que Geddel tenha sido vacinado contra a covid-19, tanto em razão de sua idade quanto por ser portador de comorbidades”.
Ela acrescenta que a população carcerária consta como grupo prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, “razão pela qual é possível considerar baixo o risco de contágio nos estabelecimentos prisionais atualmente”.
Na petição, a subprocuradora-geral aponta que, além dos argumentos já apresentados pelo MPF em favor da revogação da prisão domiciliar, existe fato novo, que é o avanço da imunização da população contra a covid-19.
O Tribunal do Júri da Comarca de Itabuna concordou com as provas apresentadas pela acusação e condenou, nesta terça-feira (31), Wane Brenda Gonçalves de Oliveira a 21 anos de prisão, em regime fechado. A “Viúva Negra”, como ficou conhecida nacionalmente, foi punida pelo assassinato de Edvaldo Araújo Alves, morto por envenenamento em 2017.
A defesa da “Viúva Negra” informou que vai recorrer da condenação. Ela está presa desde 11 de junho de 2018, quando a polícia descobriu que, além de Edvaldo Araújo, Evandro Bomfim de Sousa também havia morrido por envenenamento. A segunda vítima também namorou a condenada.
De acordo com a polícia, Wane Brenda Gonçalves também assassinou Evandro. Ele passou mal ao ingerir medicamento dado por Brenda em 12 de novembro de 2017, sete meses depois da morte de Edvaldo, conforme a polícia. Ela ainda será julgada pela morte de Evandro, mas a data do júri popular não foi definida. Saiba tudo sobre os crimes acessando aqui.
Um bate-papo virtual da reitora Joana Guimarães com a empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho Administrativo do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, marcou a abertura da Semana de Acolhimento, atividade que iniciou, nesta segunda-feira (30), o quadrimestre letivo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
No início do diálogo, Joana Guimarães destacou a desenvoltura com que Luiza Trajano une a atividade empresarial às ações sociais que lidera. Segundo a empresária, isso se deve à compreensão de que as mudanças positivas só acontecem a partir da organização social. “Percebi, estudando e analisando, que as transformações do país nascem de uma sociedade civil organizada. Elas não nascem de nenhum líder, de nenhum salvador da pátria”, argumentou.
A empresária também explicou o projeto Unidos pela Vacina, por meio do qual empresas se uniram para dar suporte logístico e ajudar estados a distribuir as vacinas contra a covid-19 para municípios de difícil acesso.
Outro tema da conversa foi o programa de trainees da rede varejista presidida por Luiza, que destinou todas as vagas para candidatos negros e negras. Confira o bate-papo na íntegra.
Duas pessoas foram presas em flagrante durante a operação “Corações de Ferro”, iniciada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) para investigar sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, por um grupo empresarial do setor de comércio atacadista de materiais de construção.
Apesar dos flagrantes terem sido durante a operação, os presos foram detidos por posse de drogas e armas. A operação aconteceu em Salvador e Ilhéus, no sul da Bahia, e cada suspeito foi preso em uma das cidades. Eles não tiveram identidade divulgada.
Em Salvador, o suspeito foi encontrado com latas de lança perfume e compridos de ecstasy, além de três armas de fogo e munições. Já em Ilhéus, o homem foi encontrado com duas armas de fogo.
POLICIAIS CUMPREM 18 MANDADOS DE BUSCA E APREENSÃO
No total, a operação teve 23 alvos, entre eles pessoas jurídicas e físicas. Dezoito mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo 11 em Ilhéus e os outros sete na capital baiana. Documentos, celulares, computadores e outros objetos, como maquinetas de loja, foram encontrados.
A alta da inflação nos últimos meses fez o governo elevar a previsão para o salário mínimo no próximo ano. O projeto da lei orçamentária de 2022, enviado hoje (31) ao Congresso Nacional, prevê salário mínimo de R$ 1.169,00, R$ 22,00 mais alto que o valor de R$ 1.147,00 aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) .
A Constituição determina a manutenção do poder de compra do salário mínimo. Tradicionalmente, a equipe econômica usa o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano corrente para corrigir o salário mínimo do Orçamento seguinte.
Com a alta de itens básicos, como alimentos, combustíveis e energia, a previsão para o INPC em 2021 saltou de 4,3% para 6,2%. O valor do salário mínimo pode ficar ainda maior, caso a inflação supere a previsão até o fim do ano.
PROJEÇÃO DO PIB
O projeto do Orçamento teve poucas alterações em relação às estimativas de crescimento econômico para o próximo ano na comparação com os parâmetros da LDO. A projeção de crescimento do PIB passou de 2,5% para 2,51% em 2022. Já a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado como índice oficial de inflação, foi mantida em 3,5% para o próximo ano.
Da Agência Sebrae
A empresária Rhanna Novaes começou a empreender em 2014 com vendas de acessórios femininos pelas redes sociais e de porta em porta, em Ilhéus, sul da Bahia. Somente em 2018, Rhanna optou por abrir sua primeira loja física, e, a partir daí, começou a contar com o apoio do Sebrae. “Desde o início eu não queria trabalhar como amadora e vi no Sebrae o parceiro ideal para ajudar a profissionalizar o meu negócio e também contribuir com a minha tomada de decisões”, declara.
Rhanna conta que, a partir das consultorias do Sebrae, a empresa que administra, a Dona Carmem Acessórios, começou a identificar as necessidades do seu público e potencializar os investimentos de maneira assertiva nos produtos que comercializa na loja, que vão desde acessórios de confecção própria a looks completos, incluindo uma linha vegana de sandálias.
RENOVA VAREJO
Além das consultorias gratuitas que Rhanna participou nos últimos anos, recentemente ela investiu no Renova Varejo, programa que tem transformado o comércio baiano, ajudando a impulsionar as vendas no presencial e digital, através de consultoria especializada em estoque, gestão, vendas, marketing e digitalização. Com aporte financeiro do Sebrae, o empresário tem até 70% de desconto na hora da inscrição.
“Foi um investimento que tem trazido um bom retorno, pois o Sebrae tem me auxiliado em diversas áreas da empresa. Nós não crescemos só em vendas, mas aumentamos também o nosso network a partir dos treinamentos. Eu tive a oportunidade de conhecer outros segmentos e trocar experiências. Isso contribuiu bastante para o meu crescimento e amadurecimento profissional,” pontua Rhanna.
De acordo com a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, o movimento Renova Varejo auxilia os empresários que buscam acompanhar a mudança do perfil do consumidor. “Nós estamos vivendo um momento em que as empresas precisam estar atentas à presença digital e uma das premissas do Renova Varejo é focar no marketing digital, na capacidade de colocar as empresas para vender a partir das redes sociais ou de outras mídias digitais. Isso tem trazido uma competência fundamental para os negócios que querem sobreviver a este novo perfil do consumidor que foi potencializado a partir do fenômeno da pandemia”, destaca.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O Sebrae finaliza em setembro o treinamento 2021 do Renova Varejo com um ciclo de palestras online, nos dias 1º e 3, além de um último encontro presencial, com data a definir, exclusivo para os empresários que fazem parte do programa.
Karla Peixoto, gestora do programa no Sebrae em Ilhéus, lembra que o Renova Varejo 2022 já está com as inscrições abertas. “Os empresários do ramo da moda, minimercado, comércio de alimentos, material de construção e equipamentos de informática já podem se inscrever através do link. As vagas são limitadas e já existe uma lista de espera para esse novo ciclo, é fundamental que o empresário não espere iniciar, mas manifeste a sua intenção em integrar o novo grupo”, finalizou.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga ações e omissões do governo federal no combate da pandemia de covid-19 aprovou, nesta terça-feira (31), a convocação da Karina Kufa para depor na condição de testemunha. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é o cliente mais ilustre de Karina. Ela foi tesoureira do Aliança, partido natimorto que Bolsonaro tentou fundar.
Na CPI, os senadores querem informações sobre o jantar que a advogada ofereceu, em sua residência, a José Ricardo Santana, ex-secretário-executivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Na oportunidade, Karina apresentou José Ricardo a Marconny Faria. Segundo os parlamentares, Marconny e José Ricardo atuaram como lobistas da Precisa Medicamentos, empresa que intermediou o contrato do Ministério da Saúde com a Bharat Biotech, fabricante da vacina Covaxin.
A data do depoimento ainda não foi marcada. O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão, manifestou o desejo de que a advogada seja ouvida na primeira quinzena de setembro.
O CONTRATO DE COMPRA DA COVAXIN
A Covaxin é a vacina mais cara já negociada pelo Ministério da Saúde. Sua dose custaria R$ 75,25, mais do que os R$ 50,17 da Janssen ou os R$ 60 da Pfizer, e muito acima da dose da AstraZeneca, que saiu a R$ 15,85.
Com valor global de R$ 1,6 bilhão, o contrato da Covaxin foi o único que teve uma empresa, a Precisa Medicamentos, intermediando a negociação entre o governo e o fabricante da vacina.
A negociação da Covaxin também foi mais rápida do que a média das outras vacinas, durou três meses, enquanto as tratativas para a compra da Pfizer, por exemplo, se arrastaram pelo dobro desse tempo.
Assinado em 25 de fevereiro, o contrato da Covaxin teve outra peculiaridade. Somente ele foi antecedido por envio de carta oficial do presidente Jair Bolsonaro ao Chefe do Executivo do país de origem da vacina, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi. Na missiva, datada de 8 de janeiro, Bolsonaro informa a intenção do Brasil de comprar a Covaxin, que, naquela altura, não tinha sequer os resultados finais dos testes clínicos em humanos.
Após as descobertas da CPI da Pandemia, o Ministério da Saúde suspendeu e extinguiu o contrato.
O Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Itabuna vai participar do 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde (ConVIVS), promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde. A 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde ocorrerá de 2 de setembro a 10 de novembro, com o tema “SUS Forte: Vigilância, Serviço e Gestão no Combate à Pandemia”.
O tema do projeto de Itabuna é “Educação Permanente em Saúde: Nós, os nós e os laços em tempos de pandemia”. Segundo a apoiadora institucional de Educação Permanente em Saúde Dayse Santos, a iniciativa resultou na ampliação do índice de notificação e monitoramento de casos de covid-19; facilitou a interlocução da rede de atenção primária com o setor de vigilância municipal e reduziu a demanda espontânea para serviços de média e alta complexidade.
O projeto de Itabuna foi um dos 25 selecionados dentre os 439 trabalhos inscritos, oriundos das cinco regiões do Brasil. “Para nós, a seleção no Congresso é motivo de muita alegria, pois é uma oportunidade de a atenção primária demonstrar e assegurar o seu lugar de ‘porta de entrada’ preferencial para a rede SUS. Além disso, mostra o compromisso da gestão municipal com o serviço público de saúde”, comemora Dayse Santos.
A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) suspendeu o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de ensino. A volta estava marcada para o dia 6 de setembro, com atividades em formato híbrido (presença alternada dos alunos em sala). A nova data não foi definida.
De acordo com a Seduc, o objetivo da medida é garantir que o retorno presencial ocorra somente depois da imunização completa de todos os profissionais da rede. Por enquanto, todas as escolas devem manter a rotina de exercícios não-presenciais.
A gestão municipal destaca que mantém a distribuição do kit alimentação e do roteiro de aprendizagem para os estudantes. As atividades letivas desta semana podem ser retiradas nas escolas até sexta-feira (3).
Ainda conforme a Seduc, mais de 40 unidades escolares foram reformadas para adequação dos espaços de convivência aos protocolos de segurança contra a covid-19.
A primeira etapa das obras de construção do Porto Sul, em Ilhéus, será inaugurada nesta quarta-feira (1º), às 10h, com a presença de executivos da Bahia Mineração e do governador Rui Costa.
A Bamin e o governo baiano inauguram a ponte sobre o Rio Almada, via que ligará a retroárea do Porto Sul ao terminal marítimo no litoral norte de Ilhéus (BA-001).
A ponte e o canteiro do projeto de mineração em Ilhéus foram construídos em menos de 12 meses, contando com recursos de R$ 250 milhões.
O Porto Sul é um empreendimento executado pelo Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin) e é resultado de investimentos de R$ 2,5 bilhões. O novo terminal portuário permitirá a ampliação do corredor logístico na Bahia viabilizando também a atração de novos negócios para a região.


























