A LUZ DO ABS ACENDEU?

COM PLANO DE PROTEÇÃO, SSP-BA TENTA CONTER ESCALADA DA VIOLÊNCIA CONTRA INDÍGENAS

EMASA FAZ MAIOR INVESTIMENTO DOS ÚLTIMOS 40 ANOS, DIZ AUGUSTO

ITACARÉ: NEGO DE SARONGA, DO DEM, ANUNCIA APOIO A JERÔNIMO NA DISPUTA AO GOVERNO BAIANO

PROFESSOR REINALDO VÊ MÁRCIO MARINHO FAVORITO PARA A VICE DE NETO

BAHIA: JOSÉ NUNES ASSUME A SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

SINEBAHIA TEM 82 VAGAS DE EMPREGO EM ILHÉUS E VITÓRIA DA CONQUISTA NESTA SEXTA-FEIRA (29)

GRUPO MAKTUB CIRCO E TEATRO CELEBRA 20 ANOS E FAZ LIVE SHOW NESTE SÁBADO

PREFEITURA DE ITABUNA VAI LEILOAR 59 VEÍCULOS; SAIBA COMO DAR O SEU LANCE

Maurício perdeu o controle do carro ao sair da "curva da pedreira", na BR-101
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na tarde de ontem (2),  um carro com seis pessoas bateu numa árvore na BR-101, na saída de Itabuna para Buerarema. Uma das passageiras, Lucinea Muniz, de 20 anos, faleceu no local. O motorista do veículo, Maurício Fontes Dória, foi levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, com ferimentos graves, e morreu nesta quarta-feira (3). Ele tinha 29 anos, morava em Ilhéus e trabalhava como motorista de aplicativo. Outro passageiro, Lucas Cascalho, morreu no mesmo hospital, na noite de terça.

Ontem, após a colisão, os três sobreviventes, Gabriel da Silva Santos, 18 anos, Ismael Oliveira da Silva, 18, e Marcela Souza de Jesus, de 24, foram detidos e levados para a Polícia Civil, pois uma arma de fogo com munições foi encontrada dentro do carro.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento do acidente. A pista estava molhada, e Maurício perdeu o controle do carro ao sair da “curva da pedreira”.

Idosos vão ser vacinados dentro de carros, no sistema drive-thru
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (4), a Secretaria de Saúde de Itabuna vai vacinar idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19, no sistema drive-thru.

O atendimento vai ser realizado das 9 às 14 horas, com quatro postos de vacinação; um na região central da cidade, em frente ao Centro de Saúde José Maria de Magalhães (Sesp); outro no bairro de Fátima, na praça Antoninho Queiroz; o terceiro no bairro Nova Itabuna, em frente à Faculdade Santo Agostinho; e o quarto no bairro Góes Calmon, na Praça Rotary, perto da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Leidiane Silva lidera projeto de marketplace do Shopping Jequitibá
Tempo de leitura: 2 minutos

O Shopping Jequitibá em Itabuna acaba de implantar plataforma de vendas online (marketplace). O conceito de negócio permite que vendedores e compradores realizem transações comerciais no momento da sua conveniência, ultrapassando as barreiras da estrutura físicas e de horários de funcionamento das empresas.

A venda online do Jequitibá começará, inicialmente, com as lojas que fazem parte do mix do empreendimento. O próximo passo será buscar novas categorias que não estão disponíveis no Shopping para complementar e dinamizar a cultura da compra online no sul e extremo-sul da Bahia.

Líder do projeto, Leidiane Silva diz que o marketplace permitirá pulverizar o know-how do Jequitibá para a nova realidade, a das vendas online. “É uma virada de chave para fortalecer e fidelizar a nossa marca que possui 20 anos na Bahia”, afirma.

Nesta primeira etapa, a entrega dos produtos estará disponível apenas para clientes de Itabuna, mas a proposta é abranger toda a região do sul da Bahia, num raio médio de 350 km, tomando como centro regional Itabuna, para o norte, chegando a Gandu, para sul, chegando à Teixeira de Freitas, para leste, até Ilhéus, e para oeste, até Itapetinga. Essa área abrange uma população de aproximadamente 2 milhões e 300 mil habitantes.

PRODUTOS 24 HORAS

Com o marketplace, os clientes poderão adquirir produtos de maneira digital a qualquer hora, por meio do site www.jequitibaonline.com.br, sem a necessidade de se deslocar até o estabelecimento. O diretor do Shopping Jequitibá, Manoel Chaves Neto, diz que as lojas físicas e as lojas virtuais no marketplace são complementares, convergentes e unem forças.

– O conceito proporcionará aos lojistas diversidade de público e expansão do nicho; redução de custos, devido à otimização dos processos; economia com a estrutura de marketplace; ampliação do e-commerce do lojista; e agilidade na compra através do pagamento facilitado, e sem necessidade de equipe de suporte – afirma Neto.

Ex-prefeito de Aurelino Leal foi morto em 2007.
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Militar de Santa Catarina prendeu, na tarde de terça-feira (2), um homem de 36 anos, suspeito de envolvimento na morte do prefeito de Aurelino Leal, em 2007. O acusado estava morando no bairro Steffen, em Brusque. Gilberto Ramos de Andrande foi baleado na BR-101, próximo à Fazenda Santa Cruz, em maio de 2007.

Os policiais prenderam o acusado na rua Flávio Luz. Contra ele havia um mandado de prisão pelo crime de homicídio, expedido pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O foragido, que não teve o nome divulgado pela polícia, foi levado à Unidade Prisional Avançada ( UPA). Ele deverá ser transferido para a Bahia nos próximos dias.

Gilberto Andrande foi baleado e morto no dia 5 de maio de 2007. O então prefeito  chegou a ser socorrido, mas faleceu antes de chegar ao hospital.  As investigações concluíram que o mandante do assassinato foi José Augusto Neto, ex-prefeito de Aurelino Leal.

Polícia prende suspeito de matar prefeito de Aurelino Leal

SÉRIE DE MORTES

O vice-prefeito do governo Gilberto, Giovanni Lopes Gagliano, que assumiu comando do executivo do município do município do sul da Bahia após a morte do titular, também foi considerado suspeito de envolvimento no crime. Ele não chegou a ir a julgamento. Gagliano também acabou assassinado. Ele foi morto em Santo Antônio de Jesus, em 2013, anos depois de ter deixado o cargo.

Suspeitava-se que Giovanni teria se unido ao ex-prefeito José Augusto dos Santos Neto para matar Gilberto. Em jogo, R$ 420 mil em precatórios que José Augusto desejava receber. A suspeita era que o valor seria pago assim que Giovanni assumisse a vaga.

Já o ex-prefeito José Augusto foi a júri popular, sendo condenado a 19 anos de prisão. Quase todos os criminosos apontados como executores de Gilberto Andrade foram assassinados. O suspeito preso em Santa Catarina estava sendo procurado há mais de 10 anos.  Da Redação com informações do Portal da Cidade Brusque.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Ainda sem estabelecer uma data, o governador Rui Costa utilizou as redes sociais para dizer que as aulas na Bahia serão retomadas em greve. Segundo ele, a data será definida quando cair o nível de ocupação de leitos de UTI Covid-19 e antes de a maioria da população ser vacinada.

– Vamos voltar às aulas, sim. A retomada das atividades escolares acontecerá antes da maioria da população ser vacinada, mas não podemos ser irresponsáveis em estabelecer uma data enquanto a ocupação de leitos e o número de mortes se mantiver nos níveis atuais – disse ele.

Hoje, a ocupação destes leitos de UTI no Estado está na faixa 68%. O percentual é ainda maior em Itabuna, onde a ocupação dos leitos para casos graves tem ficado acima dos 80% há cerca de 10 dias.

O governador também falou da preparação das escolas para o retorno às aulas. “Estamos preparando as escolas com mais pias, álcool em gel e equipamentos de proteção. Já fizemos um plano de alternância de turnos de aulas para evitar a lotação das salas”.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Já viram geladeira, televisão ou teclados jogados em terrenos baldios? Pois é. Nem todo mundo sabe, mas esses eletroeletrônicos têm, em sua composição, materiais que poluem o meio ambiente e podem fazer mal à saúde das pessoas. Ainda, esses resíduos, chamados de lixo eletrônico (e-lixo), também possuem interesse econômico, podendo ser reciclados.

Para trazer soluções a este problema da destinação incorreta, as pesquisadoras e alunos das universidades Federal do Sul da Bahia (UFSB) e Estadual de Santa Cruz (Uesc) desenvolveram um questionário para a população responder.

Eles também estão entrando em contato com os principais agentes desta cadeia produtiva na região: cooperativas de reciclagem, sucateiros, lojas que recebem eletrônicos, lojas de consertos e indústrias. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Para colaborar com a pesquisa, basta responder ao questionário disponível no link https://forms.gle/xobbQGKBXUrTpsVs6

Para respondê-lo, o participante gasta menos de 10 minutos e, ao final, quem responde ganha o acesso a uma cartilha com informações e mapas de como e onde fazer a destinação correta de vários produtos no sul da Bahia. As pesquisadoras convidam todos a conhecer mais sobre o projeto por meio do perfil no Instagram (instagram.com/mineracaourbana)

Tempo de leitura: < 1 minuto

Quem acertar sozinho as seis dezenas do sorteio de hoje (3) do Concurso 2.341 da Mega-Sena deverá receber R$ 25 milhões. O sorteio será realizado a partir das 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.

As apostas podem ser feitas até as 19h nas lotéricas de todo o país, pelo portal da Caixa e pelo app Loterias Caixa, disponível para usuários das plataformas iOS e Android. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena, com seis dezenas, é de R$ 4,50.

Tempo de leitura: 3 minutos

Reunião na sede da Emasa procurou esclarecer dúvidas e eliminar boatos de demissões

Nesta terça (2), uma reunião com dirigentes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e representantes dos trabalhadores esclareceu dúvidas dos funcionários da empresa e buscou eliminar boato de demissões de concursados de 2008. A reunião teve a participação do presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, diretores e representantes dos trabalhadores da Empresa Municipal de Águas e Saneamento Ambiental (Emasa), o líder do governo na Câmara, vereador Manoel Porfírio, e o diretor-executivo do Sindicato dos Trabalhadores em Águas, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (Sindae), Erick Maia.

O advogado Moisés Figueirêdo de Carvalho, coordenador jurídico da Emasa, esclareceu aos representantes dos funcionários que em nenhum momento o tema demissão foi discutido pela atual diretoria e setor jurídico. Segundo ele, ouve a celebração de Termo de Ajuste e Conduta (TAC), em 2014, durante a gestão anterior, entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Emasa para reenquadramento 181 funcionários que estavam em desvio de função.

“No TAC, ficou acordado que o enquadramento desses colaboradores seria realizado por fases e, após a realização de cada fase, a empresa informaria ao MPT. No último dia 12, a Emasa teria que cumprir mais uma etapa do acordo que envolve 27 funcionários. Como a presidência e os diretores foram empossados recentemente, o jurídico da empresa solicitou agendamento de audiência com o MPT para informar o comprimento de outra etapa do reenquadramento desses funcionários”, explica Carvalho.

O presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, disse que a empresa tem necessidade de ampliar o quadro de pessoal e não demitir. “É importante deixar claro que a Emasa tem déficit de pessoal e nunca se falou em demissão. Como vamos demitir funcionários com experiência e que conhecem o funcionamento da empresa?”, questionou.

Líder do Governo, Manoel Porfírio, e Erick Maia, do Sindae, tranquilizam funcionários

CONCURSO DE 2008

A Emasa realizou concurso público, em 2008, para preencher diversas vaga em seu quadro de pessoal, com validade de dois anos. Após o preenchimento das vagas, foram chamados mais 56 funcionários excedentes desse concurso. Na época da assinatura do TAC, o procurador Ilan Fonseca, do MPT, entendeu que, em momento posterior, deveria ser discutida a situação dos 56 funcionários. O procurador consignou na ata de audiência que o certame de 2008 deveria ser interpretado em respeito à estrita legalidade, de forma que os funcionários convocados, além do número de vagas, deveriam ser desligados.

“Isso foi um entendimento do procurador da época. Mas esse entendimento não fez parte do TAC e nenhuma ação com o objetivo de desligar esses funcionários foi ajuizada. Por isso, não entendemos de onde surgiu esse tema demissões na Emasa”, afirma o coordenador jurídico da empresa.

O vereador e líder do Governo na Câmara, Manoel Porfírio, que já foi funcionário da Emasa, pediu que haja harmonia na relação entre a nova direção da empresa e os funcionários. “O diálogo e a harmonia devem prevalecer, para evitar que a informação chegue aos trabalhadores de forma distorcida. Nosso mandato está à disposição para atuar nesse canal de conversa entre os trabalhadores e a direção da Emasa”, ressalta o líder do governo.

O diretor-executivo do Sindae, Erick Maia, se disse satisfeito com o primeiro contato com a nova direção da Emasa. Acrescentou que acredita no bom senso do MPT. Para ele houve uma leitura equivocada em 2014, pois o Edital 001/2008, do concurso, que previa a possibilidade de criação de novas vagas dentro da validade do concurso.

– Vamos participar da audiência do dia 10, que tratará da TAC, junto com a Emasa. Confiamos no bom senso do MPT, pois, na época houve um equívoco, uma vez que o concurso de 2008 foi feito dentro das regras de todo concurso e os 56 funcionários foram chamados dentro da validade do mesmo – ressalta o diretor sindical. Também participaram da reunião o diretor de Planejamento e Extensão, José Silva e Santos, o diretor Técnico, Bruno Sales Mendonça, e o advogado da Emasa Bruno Macedo.

Polícia Federal apreende cocaína enviada pelos Correios
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma ação conjunta da Polícia Federal com a Polícia Militar da Bahia resultou na prisão, nesta terça-feira (2), de uma mulher, de 30 anos, no momento em que ela recebeu 3 quilos de cocaína pelos Correios. A droga foi interceptada no bairro Queimadinha, em Feira de Santana. Não foi informado de onde a “encomenda” foi enviada.

Os policiais chegaram ao endereço onde a cocaína -dividida em três tabletes- estaria sendo enviada depois de denúncia, informando sobre dia e local onde a droga seria entregue. A mulher ainda apresentou uma nota fiscal para tentar convencer os policiais que tinha feito uma compra de um produto lícito. Na nota foi informado que o produto entregue era um videogame.

A mulher, que não teve o nome divulgado, foi autuada em flagrante pelo crime de tráfico interestadual de drogas. A polícia investiga quem enviou a “encomenda” e tenta identificar os demais envolvidos no crime.

Indústria brasileira registra queda|| Foto José Fernando Ogura
Tempo de leitura: 2 minutos

A produção industrial cresceu pelo oitavo mês consecutivo e avançou 0,9% na passagem de novembro para dezembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo com a alta acumulada de 41,8% no período, a indústria fechou 2020 com queda de 4,5%, intensificando o recuo de 1,1% de 2019. É o pior resultado para um ano desde 2016, quando houve queda de 6,4%.

A Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta terça-feira (2) pelo IBGE, mostra também que, no último trimestre do 2020, o setor avançou 3,4%. Levando em conta o patamar pré-pandemia, de fevereiro, a produção em dezembro esteve 3,4% acima. Na comparação com dezembro de 2019, houve alta de 8,2%.

O avanço de dezembro frente a novembro alcançou três das quatro grandes categorias econômicas e 17 de 26 ramos pesquisados. Para o gerente da pesquisa, André Macedo, esse resultado mostra uma regularidade de crescimento na produção industrial nos últimos meses. “Esse perfil generalizado de expansão está presente neste período”, explica.

MELHORES DESEMPENHOS

Entre as atividades, a maior influência segue sendo a de veículos automotores, reboques e carrocerias (6,5%). O segmento acumula expansão de 1.308,1% na produção nos últimos oito meses, eliminando a perda de 92,3% registrada no período março-abril de 2020. Entretanto, no acumulado de 2020 contra 2019, o setor também foi a maior influência negativa (-28,1%).

Outra influência positiva na passagem de novembro para dezembro veio da metalurgia, com 19% de alta, sexta taxa consecutiva e acumulado de 58,6% no período julho-dezembro. “É um segmento que tem atuado acompanhando o crescimento na produção da indústria automobilística”, diz Macedo. No ano, entretanto, a metalurgia acumulou queda de -7,2% contra 2019.

Em dezembro também se destacaram as indústrias extrativas, com alta de 3,7% frente a novembro, interrompendo três meses de resultados negativos consecutivos. No acumulado de 2020, o setor apresentou queda de 3,4% contra 2019.

Leia Mais

Rally dos Mares passará por Itacaré e Ilhéus || Foto Tatiana Azeviche
Tempo de leitura: 2 minutos

O destino turístico de Morro de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (2), os participantes da sétima edição do Rally dos Mares, que tem número recorde de 170 inscritos. A prova reúne esportistas de vários estados brasileiros, além de dois estrangeiros. A novidade este ano é a presença feminina, com três representantes na equipe de São Paulo.

Em Morro, eles permanecem até a manhã de quinta-feira (4), quando seguem para Barra Grande. Está programada ainda uma parada para pernoite em Itacaré. Depois os participantes navegam até Ilhéus, em num percurso total de 400 quilômetros.

No evento de abertura, na noite de segunda-feira (1º), no Wish Hotel da Bahia, o presidente da Associação Brasileira Rally dos Mares de Jet Ski (Abramjet), Fernando Mendonça, explicou que esta prova encaixa-se na categoria de Resistência (as outras são Regularidade e Velocidade). “Nesta modalidade, todo mundo faz a largada junto e chega junto, a ideia aqui é a segurança”, afirmou.

Há, no entanto, a disputa opcional pelo Cinturão de Rei dos Mares, para o jet ski mais rápido. O tempo diário de navegação do Rally dos Mares vai de aproximadamente 9 horas até 14 horas. A partir deste horário, os participantes têm o período livre, hospedando-se em um hotel dos pontos de pernoite.

Leia Mais

Acidente mata mulher e deixa cinco feridos em Itabuna || Reprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas em uma acidente, na tarde desta terça-feira (2), na BR-101, na saída de Itabuna para Buerarema. A pessoa que morreu foi identificada como Lucinea Muniz, de 20 anos. O acidente foi causado depois que o motorista perdeu o controle do veículo, que rodou na pista e chocou-se com uma árvore.

Dois homens em estado grave foram levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Eles foram identificados como Lucas Cascalho e Maurício Albuquerque Nero Fontes, que seria motorista de aplicativo e não teria envolvimento com os acusados. Os outros ocupantes do carro eram Gabriel da Silva Santos, 18 anos, Ismael Oliveira da Silva, 18, e Marcela Souza de Jesus, de 24 anos, que foram conduzidos para a delegacia.

De acordo com o Verdinho, pelo menos cinco dos seis ocupantes do veículo, um Volkswagen Gol, placa PKJ-1030, de Ilhéus, são integrantes de um grupo criminoso que atua no sul da Bahia.  Os suspeitos seriam moradores de Camacan. Eles estariam fugindo de uma operação policial realizada hoje naquele município. Um revólver foi encontrado no carro.

Secretário argumenta que transferência de recursos dependia de documentação só entregue hoje pela Santa Casa
Tempo de leitura: 2 minutos

O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, disse ao PIMENTA que o município transferiu hoje (2) R$ 350 mil para a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, mantenedora do Hospital São José e da Maternidade Santa Helena.

Como informamos na última semana, profissionais das duas unidades cobram o pagamento dos salários referentes ao mês de dezembro de 2020. A entidade alegou que dependia do repasse dos recursos da Prefeitura para quitar os vencimentos dos trabalhadores.

Na sexta-feira (29), com a mediação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), município e Santa Casa firmaram acordo para que o dinheiro fosse enviado ontem (1º)  pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Segundo Magela, a Sesau não enviou os recursos na segunda-feira porque a Santa Casa não havia entregado os documentos necessários, o que ocorreu hoje. Por isso, enfatiza o gestor, nenhum acordo foi descumprido. “Não é verdade que a gente não tinha cumprido [o acordo mediado pelo Ministério Público]. Não vou dizer que foi de má-fé que falaram, mas não é verdade. A gente iria pagar na segunda-feira. Nós cobramos [os documentos] na segunda-feira, só entregaram hoje a documentação toda”.

O secretário lamentou a notícia de que não teria honrado o compromisso. “É chato. Pode publicar o que quiser. Pode bater, falar que sou incompetente. Agora, escuta, pelo menos, porque, realmente, a Santa Casa fez sacanagem, foi chantagem. Como é que a gente descumpriu o acordo, se ela não entrega o documento? É pouco republicano. Dá vontade de cancelar o incentivo. Quer dizer, nós doamos. Levamos para o conselho, achamos importante ajudar. É uma ajuda – essa é a palavra: ajuda. 350 mil a mais, e ainda inventa uma coisa dessa? Hoje eu falei com o provedor: ‘Isso aí é coisa de mandar para’, mandei mensagem para o promotor: ‘Era caso até de cancelar’. É maldade, mas faz parte do jogo. Eu tenho que ter calma, tranquilidade”.

Magela também ressaltou que o valor transferido hoje não é o pagamento de serviços prestados ao SUS. Trata-se de socorro financeiro à entidade filantrópica. “Ao todo, vai ser um incentivo de R$ 1.470.000”, informa.

Na última quarta-feira (27), o provedor da Santa Casa, Eusinio Lavigne, disse que o município ainda não havia quitado os valores correspondentes a serviços realizados em novembro de 2020. Segundo ele, a Sesau deveria ter pago por eles em dezembro. Magela, por sua vez, alega que o prazo é outro. “Novembro você paga em janeiro, dezembro você paga agora em fevereiro. Isso é normal, é protocolar, você tem que auditar as contas. Não pode pagar antes”.

Ouvido pelo PIMENTA na noite desta terça (2), o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Lessa, endossou a informação do secretário, acrescentando que esse é um procedimento comum na administração de recursos enviados aos municípios pelo Ministério da Saúde.

Conselheiros e representantes do governo durante encontro nesta terça
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os conselheiros tutelares de Itabuna normalizaram o atendimento após reunião com a secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Andrea Simas, em que foi fechado acordo para regularização de salários e ações para melhorar as condições de trabalho. A reunião ocorreu na tarde desta terça (2). O Conselho Tutelar estava funcionando parcialmente desde ontem (1º).

O acordo passa pela valorização dos conselheiros tutelares de Itabuna, por meio de um projeto de lei a ser enviado à Câmara de Vereadores. O projeto assegura reajuste salarial e a restruturação da sede do Conselho Tutelar. Além da secretária, do procurador municipal Cláudio Soares e do diretor administrativo financeiro da Secretaria, Bruno Bagdede, a reunião contou com as presenças dos conselheiros Joelma Gonçalves, coordenadora do Conselho I; Itamar “Zezé” Santos, coordenador do Conselho II; Givanildo Ferreira, Rosa Sousa e Joabe Andrade.

A secretária garantiu que as horas extras, referentes ao mês de janeiro, serão pagas até a próxima quinta-feira. O pagamento será mantido até dezembro deste ano. Nos meses de novembro e dezembro de 2020, os conselheiros tutelares de Itabuna ficaram com os salários atrasados. Na gestão do prefeito Augusto Castro, diz Andrea, os conselheiros receberam pagamento com o auxílio periculosidade e sem o adicional noturno, por causa de um acordo com a gestão anterior.Leia Mais

Estudantes desenvolvem inseticida e bioplástico em pesquisas no CEEPAMEV
Tempo de leitura: 2 minutos

Os estudantes da rede estadual de ensino estão cada vez mais se destacando em feiras científicas de projeção nacional, com seus projetos de iniciação científica. É o caso de alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, localizado em Ilhéus, que estão com dois projetos científicos na final da 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). No total, a rede estadual de ensino conta com a participação de mais 18 projetos finalistas. A feira será realizada, em formato virtual, entre os dias 15 e 27 de março.

O coordenador Executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, ressaltou a importância da participação dos estudantes na FEBRACE. “Apesar da suspensão das atividades pedagógicas, por conta da pandemia, a nossa rede de estudantes e professores pesquisadores se manteve ativa ao ponto de demarcar mais um ano de participação na FEBRACE virtual. É natural que este ano tenhamos algumas inovações, a título de fortalecimento da rede colaborativa de popularização da ciência, que envolve uma ação articulada entre a SEC e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Os dois projetos em destaque são “A utilização do inhame (Colocasia esculenta) na produção do bioplástico”, desenvolvido pelos estudantes Amanda da Silva, Stephanie Viana e Felipe dos Santos, que fazem o curso técnico em Química; e o “Produção de inseticida a partir da folha de mandioca (Manihot esculenta)”, desenvolvido pelos estudantes Iran Pereira de Oliveira, Ayla de Souza e Diogo dos Santos, do mesmo curso. Ambos os projetos foram orientados pelas professoras Margarete de Araújo e Maria Iracy Sousa.

A estudante Amanda falou sobre o objetivo do projeto de sua equipe. “Estamos desenvolvendo a produção de um bioplástico a partir do inhame e, assim, pretendemos ajudar na diminuição da poluição no meio ambiente. Ficamos felizes por participar da FEBRACE, pois é uma oportunidade incrível de mostrar o nosso projeto e a nossa capacidade, além de ser uma uma forma de ver que todo o nosso esforço está valendo a pena”.

Para o estudante Iran de Oliveira, a feira dará mais visibilidade ao projeto de sua equipe. “Criamos o inseticida a partir da folha da mandioca, no intuito de ajudar os pequenos agricultores que sofrem com os ataques de insetos, como formigas e lagartas. Estamos realizando um sonho ao participar da FEBRACE, pois vamos poder divulgar o nosso projeto e contribuir com o meio ambiente, oferecendo um produto natural”.