Cerca de 150 idosos acima de 90 anos foram vacinados contra a Covid-19 na manhã desta quinta-feira (4) em Itabuna. Quase centenária, mas ainda muito lúcida e comunicativa, Dona Egídia Ferreira, 97 anos, não escondeu sua felicidade em receber a primeira dose da vacina. “É uma alegria indescritível. Já vi muita coisa e agora estou presenciando este momento histórico. Estou muito feliz”, disse.
Muito emocionada, Dona Clemilda Cordier, 90 anos, disse que estava isolada dos familiares, mas que, depois da segunda dose da vacina, se sentirá mais tranquila para voltar ao convívio de todos.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou 980 doses da vacina para ser aplicada nesta quinta-feira nos idosos com mais de 90 anos. Foram quatro pontos de vacinação, pelo sistema drive-thru: Praça do Rotary, no bairro Góes Calmon; Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo Ses) no Centro; Praça Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima; e em frente a Faculdade Santo Agostinho (Fasa), no Nova Itabuna.
Amanhã (5), serão vacinados os profissionais de saúde das clínicas particulares que ainda não foram imunizados. “Estamos aguardando uma nova remessa de vacinas pela Secretaria de Saúde da Bahia. Assim que isso acontecer, daremos prosseguimento à imunização dos idosos com mais de 90 anos e dos profissionais de saúde”, informa a diretora da Rede de Frio, Camila Brito.
A saída de mais um paciente da Unidade de Terapia Intensiva Covid do Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, foi muito comemorada, na manhã desta quinta-feira (4). Desta vez, quem concluiu uma etapa do tratamento foi o advogado Ramon Nogueira, de 57 anos, que recebeu alta hospitalar depois de ficar 7 dias internado por causa da doença.
Muito emocionado, Ramon Nogueira recebeu das mãos do provedor da Santa Casa de Itabuna, o também advogado Francisco Valdece, o certificado de etapa vencida. O ato foi acompanhando por familiares e profissionais da Unidade Covid, que vibraram juntos nesse momento de renovação da esperança de dias melhores para o paciente.
Filho do advogado, Ramon Nogueira Júnior se emocionou ao constatar a evolução no quadro de saúde de seu pai e também vê-lo deixar a UTI Covid do Hospital Calixto Midlej Filho. Depois de dias de angústia, a família agora comemora por levar Nogueira de volta para o lar. O paciente seguirá em isolamento domiciliar, com o monitoramento da Vigilância Epidemiológica de Itabuna.
A produção de veículos no país caiu 4,6% em janeiro na comparação com dezembro de 2020, ao passar de 209,3 mil unidades para 199,7 mil. Comparada à produção de janeiro de 2020, quando foram produzidas 191,7 mil unidades, houve aumento de 4,3%. Os dados foram divulgados hoje (4) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“Apesar das dificuldades foi um bom número. Temos falado que a logística tem feito um trabalho excepcional porque ainda temos descompasso e dificuldades e fomos capazes de produzir um bom número para janeiro. Foi menor do que dezembro, mas melhor que janeiro de 2020, considerando todas as circunstâncias”, disse o presidente da Anfavea, Luis Carlos Moraes.
Segundo os dados, as vendas caíram 29,8% em janeiro, com o licenciamento de 171,1 mil unidades ante as 244 mil comercializadas em dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, quando foram vendidas 193,5 mil unidades, a retração foi de 11,5%.
“Janeiro normalmente é um mês mais fraco para o setor, já que dezembro termina em um patamar mais alto todos os anos. É uma queda importante e estamos atentos, mas estamos comparando dados entre janeiros que tiveram com dias úteis diferentes. De qualquer forma, comparada a dezembro, a queda é importante. Vamos acompanhar mais para frente porque ainda não dá para dizer que tem mudança relevante só a partir de um mês”, analisou Moraes.
As exportações chegaram a 25 mil unidades em janeiro deste ano, 34,8% a menos do que o registrado em dezembro, quando foram comercializadas no mercado externo 38,4 mil unidades. Na comparação com janeiro do ano passado, quando as exportações foram de 20,5 mil veículos, houve aumento de 21,9%. “Número bom para a exportação considerando o cenário, com pandemia na América Latina”.Leia Mais
A Câmara de Vereadores de Ilhéus definiu a composição de suas comissões técnicas permanentes, de forma consensual, nesta quarta (3). Agora as comissões têm um prazo de cinco dias, após a publicação no Jornal Oficial, para escolher quem serão os presidentes, vices e membros ativos de cada uma delas.
Apesar do acordo e do sentimento de cordialidade entre as bancadas, os vereadores criticaram o número de emendas existentes no Regimento Interno do Poder Legislativo de Ilhéus, o que o torna bastante confuso. Os parlamentares tiveram do presidente da Casa, Jerbson Moraes, a promessa que no decorrer deste ano será feito trabalho de modernização deste conjunto de regras que regem o funcionamento da Câmara. “É fundamental modernizar e nós iremos fazer isso por que aqui a gente não senta para fazer o que quer”, assegurou Jerbson Moraes.
Veja como ficaram as composições das Comissões Permanentes da Câmara de Ilhéus:Leia Mais
A Polícia Federal cumpre mandado de prisão preventiva e outros 10 de busca e apreensão em Sapeaçu e Santo Antônio de Jesus, no âmbito da Operação Palha Grande, na manhã desta quinta (4). Segundo a PF, foram detectadas várias fraudes na concessão de benefícios na cidade.
O mandado de prisão é contra o chefe da agência da Previdência Social na cidade de Sapeaçu que, de acordo com a PF, favorecia supostos segurados especiais rurais do INSS com benefícios de aposentadoria por idade, pensão por morte e salário maternidade. O prejuízo estimado aos cofres públicos é de mais de R$ 2 milhões, informa o Metro1.
A Justiça determinou o afastamento do servidor e suas funções públicas e a proibição do acesso dos investigados a qualquer agência do INSS. Dos 10 mandados de busca e apreensão, em endereços ligados aos grupos criminosos investigados, seis são em Santo Antônio de Jesus e os outros quatro são em Sapeaçu.
Os envolvidos vão responder por organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema informatizado, corrupção passiva e ativa.
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 302 vagas abertas para estágio, jovem aprendiz e profissionais na Região Metropolitana de Salvador e regiões sul, central, sudoeste, oeste e norte da Bahia. Os interessados devem efetuar cadastro no site do IEL Bahia.
Para aqueles que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho como estagiário, o IEL Bahia está com 251 vagas abertas para alunos do ensino médio, técnico e superior. As oportunidades são para diversas áreas, como Administração, Comunicação, Tecnologia da Informação e Engenharia (Elétrica, Civil, de Produção, da Computação).
“O começo do ano é uma boa época para quem procura por estágio, pois como muitos estagiários terminam seus cursos no final do ano, as empresas precisam preencher essas vagas”, diz a gerente de Negócios do IEL Bahia, Edneide Lima.
Já para quem deseja começar a carreira como jovem aprendiz, estão abertas 17 vagas de auxiliar administrativo nos municípios de Salvador, Jequié e Ilhéus.
Criado há cinco anos, o programa de Jovem Aprendiz do IEL trabalha conteúdos relacionados à inovação e aspectos comportamentais, além do exigido pela Lei da Aprendizagem. “Como as empresas começam a buscar talentos desde cedo, nosso programa trabalha bastante os aspectos comportamentais, que são cada vez mais importantes no ambiente de trabalho”, explica Edneide Lima.
Há, ainda, 31 vagas para quem deseja ser contratado como profissional. A maior parte delas é para Salvador e Região Metropolitana. Através do Inova IEL, também estão sendo oferecidas 03 bolsas para profissionais atuarem em Projetos de Inovação.
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta quarta-feira (3), a prorrogação por mais um ano do afastamento cautelar de Gesivaldo Nascimento Britto, José Olegário Monção Caldas, Maria da Graça Osório Pimentel Leal e Maria do Socorro Barreto Santiago, do cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
A decisão atinge também Sérgio Humberto de Quadros Sampaio e Marivalda Almeida Coutinho, do cargo de juiz de direito daquele estado. Todos já estavam fora do exercício de suas funções por deliberação do colegiado desde 5 de fevereiro do ano passado. Por causa da proximidade da data de expiração da medida, o processo foi levado à apreciação dos demais ministros, em questão de ordem, pelo relator, Og Fernandes.
Deflagrada no fim de 2019, a Operação Faroeste desvendou uma organização criminosa – integrada por membros da cúpula do Judiciário baiano – envolvendo a venda de decisões judiciais e outros crimes que tinham como propósito permitir a grilagem de terras no oeste daquele estado, segundo o Ministério Público Federal (MPF).
ATUAÇÃO EM GRUPO
De acordo com o MPF, o grupo atuava em três núcleos: judicial, causídico e econômico. O núcleo econômico era formado por produtores rurais dispostos a pagar por ordens judiciais que os permitissem legitimar a posse e a propriedade de imóveis onde exerciam as suas atividades. O jurídico contava com desembargadores e juízes, além de servidores do TJ-BA, conforme as investigações.
A Secretaria de Educação de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, anunciou nesta quarta-feira (3), que o calendário letivo 2020/2021 começa em 8 de março. As matrículas já estão abertas e a modalidade de ensino será remota.
De acordo com a secretária de Educação, Dilza Reis, “os professores já estão em seus locais de trabalho, tomando todos os cuidados sanitários – com máscaras, álcool gel, respeitando o distanciamento – buscando caminhos e possibilidades para atender as necessidades dos estudantes”.
Ela afirmou que “foram 30 dias de um trabalho exaustivo em janeiro para criar as condições” para voltar a receber os alunos. “Os professores estão a postos, procurando entender a realidade da sua escola, porque não existe receita pronta e não podemos ficar parados. Em contrapartida, espera-se que os pais e responsáveis também façam a sua parte”, disse Dilza Reis
A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (3), em Ipiaú, um homem acusado de espancar a ex-companheira em praça pública. De acordo com o inquérito policial, a mulher, que não teve o nome divulgado, foi agredida com socos e chutes. Ela ficou com o rosto muito machucado.
As agressões ocorreram no sábado (30), no momento em que a vítima estava conversando com outra pessoa em uma praça. A polícia apurou que a mulher foi agredida porque o ex-companheiro dela, identificado como Sonivaldo de Almeida, não aceitou o fim do relacionamento. Mesmo sendo informado que seria denunciado pela covardia, o homem teria usado as redes sociais para ameaçar a vítima de morte.
A prisão foi decretada pela justiça, depois que ouviu testemunhas e o acusado. O mandado de prisão foi cumprido hoje. O suspeito do crime está detido na delegacia de Ipiaú e deve ser transferido para o Conjunto Penal de Itabuna ou Jequié nos próximos dias.
O Ministério da Educação informou, nesta quarta-feira (3), que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 tem 1.630.046 inscritos confirmados. São 301.438 interessados na certificação de ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio. As provas serão aplicadas no dia 25 de abril em todo o país.
Entre as quatro provas ofertadas pelo Encceja, as áreas que tiveram mais procura pelos inscritos na busca de certificação no ensino fundamental foram língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação (267.314), seguida de matemática (266.155).
Entre os interessados na certificação do ensino médio, a prova de matemática e suas tecnologias foi a mais procurada (1.180.500), seguida pela de linguagens, códigos e suas tecnologias e redação (1.065.461). Essa diferença se explica pelo fato de que inscritos no Encceja 2020 que realizaram edições anteriores do exame podem selecionar apenas as provas em que não obtiveram nota suficiente para certificação.
A depender da escolha do participante durante o processo de inscrição, podem ser aplicadas até quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura de Itabuna editou a Portaria nº 9. 494, de 1º de fevereiro de 2021, que autoriza a formação de Comissão Municipal Organizadora para a realização do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2021.
Segundo a Prefeitura, a contratação temporária de pessoal é necessária em razão da insuficiência de servidores. Por recomendação do Ministério Público estadual, o município dispensou em janeiro passado funcionários contratados de forma precária, sem processo seletivo, informa o governo.
Os candidatos do processo seletivo serão avaliados por meio de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório. O contrato terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) marcou para a tarde da próxima segunda-feira (8) o julgamento do recurso de 268 servidores afastados da Prefeitura de Ilhéus por decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública. Retirados do serviço municipal em janeiro 2019, quando o prefeito Mário Alexandre (PSD) cumpriu a ordem da Justiça, eles apelam à Corte para voltar aos cargos.
O advogado Iruman Contreiras, um dos representantes da categoria no processo, confirmou ao PIMENTA que a apelação está na pauta dos desembargadores. O recurso vai ser julgado pela 3ª Câmara Cível, com relatoria da desembargadora Silvia Carneiro Santos Zarif, que concedeu decisão liminar favorável aos servidores em março de 2019. O Supremo Tribunal Federal (SFT), porém, suspendeu os efeitos da decisão três meses depois.
Contreiras afirma que o julgamento da primeira instância tem vícios insanáveis, o que, segundo ele, vai causar a anulação da sentença.
Deu como exemplo o prazo para que o vínculo dos servidores com o município fosse questionado por meio de Ação Popular. “A ação só pode ser ajuizada até cinco anos após o fato”, argumentou, antes de lembrar que os trabalhadores ingressaram no serviço público entre 1983 e 1988, quando o princípio constitucional do ingresso via concurso público ainda não exista, já que a própria Constituição Federal foi promulgada em 5 de outubro de 1988. De acordo com o advogado, esse é um vício preliminar, ou seja, deveria ter sido observado pelo juízo antes do julgamento do mérito.
Na apelação, a defesa dos servidores também alega que o processo violou o princípio do contraditório, pois a categoria, apesar de ter sido atingida em cheio pela decisão, não teve a oportunidade de apresentar defesa. “Como é que você demite alguém sem chamar essa pessoa para ter direito a se defender? Cadê o devido processo legal?”, questiona Iruman.
O julgamento do recurso já foi adiado cinco vezes. Contreiras acredita que não haverá novo adiamento, a não ser que aconteça algo excepcional em Salvador. “Não tem mais nada que possa justificar o adiamento, salvo se Bolsonaro mandar atirar no Palácio de Ondina e explodir o Governo da Bahia. Aí é um fato que pode justificar”.
Representantes da agricultura familiar e de instituições públicas e financeiras se reúnem, no próximo dia 11, para discutir crédito para a agricultura de Itacaré, no sul da Bahia. O encontro foi solicitado pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), José Ferreira (Bubu).
A ideia é que, da reunião, participem representantes da CAR, Bahiater, Sindicato Rural, Colegiado Territorial, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Seagri, Sema, Setur, Secad e Procuradoria Jurídica do Município. Os produtores e Prefeitura de Itacaré querem discutir criação de mecanismos para ampliar as linhas de crédito para os agricultores, além da comercialização dos produtos da agricultura familiar.
A Coelba vai realizar manutenção da rede elétrica em ruas e avenidas de Itabuna, na próxima segunda-feira (8), das 9h às 14 horas. O serviço exigirá a interrupção do fornecimento de energia para áreas do bairro Santo Antônio e do Centro Comercial.
Segundo a Coelba, os locais que serão afetados são as avenidas Amélia Amado e Inácio Tosta Filho, além das ruas Adolfo Moura, Anchieta, Arueira, Rua C, Osvaldo Cruz, Pau Brasil e Piraja. As travessas José Coelho e Nogueira também estão na lista.
De acordo com a empresa, a manutenção é necessária para melhorar as condições de funcionamento da rede. Já o desligamento temporário garante a segurança dos técnicos responsáveis pelo serviço.
Responsável por avaliar a segurança dos fármacos utilizados no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu retirar a exigência de que uma vacina esteja na fase 3 de testes com humanos para receber autorização de uso emergencial contra a Covid-19. A Anvisa vai formalizar a decisão nesta quarta-feira (3), segundo o site JOTA e a CNN.
A vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia, ainda não chegou à fase 3 no Brasil. Esse era um dos empecilhos para que a Anvisa autorizasse o seu uso no país, o que ainda depende da apresentação de documentos ao órgão regulador.
Apesar das outras pendências, na prática, o recuo da Anvisa deixa os baianos mais próximos da vacinação em larga escala, pois o Governo da Bahia tem acordo prévio com a fabricante russa e sua representante no país, a União Química, para comprar até 58 milhões de doses do imunizante, que já é utilizado em outros países. Em outra frente, o Estado recorreu ao Supremo Tribunal Federal para ser autorizado a comprar a Sputnik.
A decisão da Anvisa também pode agilizar o uso emergencial de outras vacinas contra a Covid-19 no Brasil, a exemplo da Covaxin, de origem indiana.























