CÂMARA DE ILHÉUS CANCELA AS DUAS SESSÕES DESTA SEMANA

VAZAMENTOS NO CONCEIÇÃO PREJUDICAM ABASTECIMENTO DE BAIRROS, SEGUNDO EMASA

STF RETOMA JULGAMENTO DA DESCRIMINALIZAÇÃO DO USO DE MACONHA

FORRÓ NA PRAÇA ESQUENTA PRÉ-SÃO JOÃO DE ITACARÉ

PROFESSORES DE ILHÉUS FAZEM NOVA ASSEMBLEIA SOBRE CAMPANHA SALARIAL

ADVOGADO VAI AO MP-BA POR ARTISTAS LOCAIS NO ITA PEDRO; PRESIDENTE DA FICC CONFIRMA EDITAL

PROCONs FAZEM MUTIRÃO PARA FISCALIZAR PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS NO PAÍS

ITABUNA: CÂMARA APROVA 8,5% DE REAJUSTE AOS SERVIDORES MUNICIPAIS, QUE TERÃO GANHO REAL

EMPREGOS: DE ENGENHEIRO A GERENTE E RIGGER, VEJA 178 VAGAS EM ILHÉUS, ITABUNA E JEQUIÉ HOJE

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiram, nesta quinta-feira (31), à greve dos servidores da autarquia federal na Bahia. Desde segunda-feira (28), os serviços estão suspensos em sete gerências e nos 140 postos de todo o estado.

A greve faz parte de mobilização nacional dos servidores do INSS e tem adesão em todos os estados brasileiros.

A categoria exige a realização de concurso público. O instituto acumula déficit de 23 mil funcionários, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). Os servidores também cobram reajuste salarial de 19,9% e melhores condições de trabalho nos postos do INSS.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus Jailson Nascimento anunciou hoje (31), em nota à imprensa, sua desfiliação do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Segundo o texto, ele estava insatisfeito com o descumprimento de acordos eleitorais firmados em 2020, quando os socialistas apoiaram a reeleição do prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), indicando o ex-deputado federal Bebeto Galvão para o cargo de vice-prefeito.

Os sinais de que a relação do grupo de Jailson com o governo não estava bem apareceram no início de fevereiro, quando a base governista atropelou o regimento interno da Câmara e extinguiu a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigava as circunstâncias nas quais a Prefeitura de Ilhéus fechou acordo milionário com as empresas Viametro e São Miguel. Presidente da CEI, o vereador Fabrício Nascimento (PSB), filho de Jailson, votou pela continuidade das investigações e desagradou o prefeito.

Após a votação, Marão exonerou pessoas indicadas por Fabrício para cargos comissionados do governo (veja aqui). Ouvido pelo PIMENTA sobre as exonerações, o prefeito argumentou que um vereador da base não pode votar contra os interesses da gestão. “Ou é governo ou não é governo”, disse (relembre aqui).

Tempo de leitura: < 1 minuto

O delegado Humberto Matos deixará a Agência de Serviços Públicos de Itabuna (Arsepi) para comandar a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, que está vaga desde ontem (30) com o pedido de exoneração apresentado por Mariana Alcântara e aceito pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Mariana deixou o cargo alfinetando o governo (reveja aqui). Nos bastidores do governo, porém é dito que ela não teria aceitado bem a ideia de ser remanejada para o comando da Fundação Marimbeta nas mudanças que o prefeito irá operar no secretariado em abril.

Com 25 anos de Polícia Civil, Humberto Matos assume a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna com algumas promessas em mente. “Vamos reestruturar e organizar a Guarda Civil Municipal (GCM), intensificar a Patrulha do Som, combater os crimes ambientais, ordenar as feiras livres, estabelecer critérios de ocupação do solo e reequipar a Defesa Civil do município”, disse ele por meio da assessoria.

PARCERIA COM JUDICIÁRIO E POLÍCIAS

O novo secretário diz ainda que atuará em parceria com o Ministério Público, o Judiciário e as polícias Civil e Militar. “Realizar ações conjuntas com essas instituições para garantir o bem-estar da comunidade é um dos nossos propósitos a frente da pasta. Vou levar toda a experiência adquirida como delegado de polícia para fazer o melhor nesse novo desafio que o prefeito Augusto Castro nos confiou”, garante Humberto Mattos.

Tempo de leitura: 5 minutos

Empresas instaladas em Itabuna e Ilhéus, na região sul, e em Valença, no baixo-sul baiano, estão com oferta de 163 vagas de emprego, de estágio e de Jovem Aprendiz nesta quinta-feira (31). São 89 oportunidades em Itabuna, 20 em Ilhéus e 54 em Olivença.

O candidato precisa apresentar carteiras de Identidade (RG) e de Trabalho (impressa ou digital), CPF e comprovantes de residência, escolaridade e de vacinação. Os interessados devem procurar as unidades do SineBahia nestes municípios.

A unidade do SineBahia em Valença funciona no SAC, na Rua Augusta Guimarães, Centro. Em Ilhéus, o atendimento é feito no SAC, em frente à praça Cairu. Já em Itabuna, o SineBahia atende no piso superior do Shopping Jequitibá (Beira-Rio). O atendimento encerra-se às 16h. Clique em Leia Mais, abaixo, e confira todas as vagas disponíveis.

Leia Mais

Tempo de leitura: 2 minutos

Rosemberg Pinto (PT), deputado estadual e líder do Governo Rui Costa na Assembleia Legislativa, disse aprovar a escolha do vereador soteropolitano Geraldo Jr. (MDB) como o vice na chapa do pré-candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues (PT). “[É] Uma chapa moderna e representativa”, avaliou. A majoritária está fechada tendo o senador Otto Alencar (PSD) pré-candidato à reeleição.

Os nomes ao governo baiano e ao Senado serão pré-lançados em evento com a participação do ex-presidente Lula (PT), no Wet, na Paralela, em Salvador, às 14h desta quinta-feira (31). Do ato também participam o governador Rui Costa e o senador Jaques Wagner, ambos do PT, além de prefeitos, vereadores, deputados e pré-candidatos. O senador Angelo Coronel (PSD) também é esperado. O evento deverá reunir em torno de 3 mil pessoas, a capacidade máxima do espaço de eventos.

– Estou satisfeito com a escolha de uma pessoa jovem na idade e nas ideias. Agora, temos um nome do interior (Jerônimo), outro da capital (Geraldo Jr) e, no Senado, contamos com a experiência do amigo e atual senador Otto Alencar (PSD). Temos um histórico de grupo, de vitórias, e a certeza de que cuidamos da Bahia melhor do que todos os anos anteriores a 2006 – afirmou Rosemberg.

Do MDB, Geraldo Jr (à esq.) foi escolhido o vice de Jerônimo Rodrigues (PT)

Novato no grupo, Geraldo Jr. é o nome que o MDB apresentou para compor a chapa. Vereador e presidente reeleito da Câmara de Salvador, Geraldinho, como também é chamado, teve o “aprovo” dos caciques petistas. Consta que o senador Jaques Wagner trabalhou pela reeleição de Geraldinho à presidência da Câmara de Salvador, na terça (29), assegurando votos de vereadores da oposição para ele.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Saúde André Cezário informou que a Prefeitura de Ilhéus e o Governo da Bahia discutem o destino do convênio do Sistema Único de Saúde (SUS) com o Hospital Santa Dulce, antigo Vida Memorial. Hoje (30), a instituição privada anunciou a paralisação dos serviços de pediatria vinculados ao contrato público, devido à falta dos pagamentos referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

“Reunimos hoje com o Estado para definir como ficará [a relação contratual]. Amanhã terá uma nova reunião”, resumiu André Cezário, em mensagem de texto enviada nesta noite ao PIMENTA.

A direção do hospital se manifestou por meio de nota publicada no site Ilhéus.net. O texto informa que, em setembro de 2021, portaria do governo do estado estabeleceu que todos os atendimentos de pediatria seriam concentrados no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, inaugurado em dezembro. No entanto, segundo a gestão da entidade, a vigência do contrato com o SUS vai até 5 de janeiro de 2023, e o hospital foi orientado a manter o serviço de “porta de entrada”. O texto não esclarece se a orientação partiu do governo estadual ou da prefeitura.

Até o momento, o Hospital Materno-infantil não implementou todos os serviços pediátricos de média e alta complexidade, que ainda são ofertados à população por meio de convênios de instituições privadas com o SUS.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) prossegue com inscrições abertas para o curso de qualificação de microempreendedor individual (MEI), no campus de Ilhéus. Os interessados têm até o dia 4 de abril para assegurar uma das 500 vagas ofertadas no município do sul da Bahia.

O público-alvo são beneficiários do Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) e seus familiares ou cadastrados no sistema Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Para participar do curso, é necessário ser maior de 18 anos e ter o ensino fundamental completo.

O curso é gratuito e tem como objetivo incentivar a formalização dos profissionais para que possam se registrar como microempreendedores individuais. As aulas acontecem presencialmente em escolas municipais parceiras, conforme quadro de vagas disponibilizados em cada edital. A carga horária total é de 160h. Acesse aqui o edital e página de inscrição do curso.

Os estudantes selecionados que estejam cursando regularmente as aulas receberão, mensalmente, um auxílio no valor de R$ 3,75 a hora/aula, por meio da Bolsa-Formação, regida pela Lei nº12.513/2011, que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O pagamento do auxílio será feito no mês seguinte ao cursado.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais rodoviários federais apreenderam, nesta quarta-feira (30), no interior da Bahia, um caminhão-baú transportando mercadorias sem nota fiscal. O flagrante ocorreu no km 408 da BR-242, no município de Seabra.

O caminhão Ford/Cargo foi parado para fiscalização de rotina. O motorista de 53 anos apresentou os documentos de porte obrigatório, porém não foram apresentadas as notas fiscais dos produtos, o que constitui crime tributário.

O motorista disse que a carga de macarrão foi embarcada em Salvador. Já o carregamento da cerveja ocorreu em Feira de Santana. Ele informou que as mercadorias eram transportadas para o estado de Goiás. Foram apreendidos 14.643 litros de cerveja e mais 10.200 pacotes de macarrão instantâneo.

Diante das informações obtidas foi constatada, em princípio, a ocorrência de Transporte de mercadoria nacional sem nota fiscal. A ocorrência foi encaminhada para a Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ/BA) para os procedimentos administrativos, o que incluí pagamento do imposto sonegado e multas.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Publicado nesta quarta-feira (30) o decreto que estabelece a continuidade da tributação reduzida sobre combustíveis. Com isso, o diesel, gasolina, etanol e gás de cozinha seguirão pagando ICMS com base em valores congelados em 1º de novembro de 2021. O decreto estadual reflete os termos de convênio acordado pelos fiscos estaduais.

No caso do diesel, o efeito da decisão foi manter por mais 12 meses o valor congelado para cobrança. Para os demais combustíveis, a prorrogação do congelamento foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), por mais 90 dias, até 30 de junho.

A pesar do congelamento do ICMS nos últimos meses, os preços nas bombas seguiram aumentando em todo o país. Por isso as secretarias estaduais de Fazenda insistem em cobrar ação mais concreta por parte do Governo Federal e da Petrobras, tendo em vista já estar demonstrado que as frequentes altas registradas nas bombas decorrem da política de preços dos combustíveis atrelada ao mercado internacional.

LUCRO RECORDE

Enquanto a Petrobras registrou lucro líquido de R$ 106 bilhões em 2021, apenas a Bahia, de acordo com a Sefaz-BA, arcará com uma perda bruta de arrecadação de cerca de R$ 897 milhões entre abril e dezembro de 2022, em decorrência da prorrogação do congelamento do ICMS. O cálculo não inclui as perdas do período de janeiro a março nem aquelas decorrentes de uma eventual nova prorrogação para os congelamentos relativos à gasolina, ao etanol e ao gás de cozinha.

“A Petrobras, que gera a maior parte da sua produção em território brasileiro, com custos em reais, precisa explicar à população brasileira por que continua dolarizando os valores praticados para o consumo interno, o que tem resultado em forte pressão inflacionária”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O impacto da batida entre a moto que conduzia e um carro arremessou o motociclista Laílson Santos Ribeiro em cima do outro veículo, nesta terça-feira (29), em Ilhéus. O acidente aconteceu na BA-001. Ele sobreviveu, mas foi ferido.

A companheira de Laílson, Lorena Oliveira Souza de Jesus, estava na garupa da moto e também ficou ferida. Socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu-192), o casal foi levado para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há informações sobre o estado de saúde deles.

O motorista do carro, Jorge Rocha de Cerqueira, não se feriu. A Polícia Rodoviária Estadual o submeteu a teste de etilômetro e constatou que ele não consumiu bebida alcoólica antes de dirigir. A ocorrência foi registrada na delegacia da Polícia Civil, que investigará a causa do acidente. Informações do G1.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A secretária de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Mariana Alcântara, pediu exoneração do cargo, nesta quarta-feira (30), em carta entregue ao prefeito Augusto Castro (PSD). Presidente do Cidadania no município e vice-presidente do partido na Bahia, ela informou ao mandatário que se dedicará à construção das candidaturas da legenda nas regiões sul e sudoeste do estado e à pré-candidatura de ACM Neto (UB) a governador.

Na carta, Mariana diz, em tom crítico, que acreditou no projeto apresentado por Augusto à sociedade grapiúna. “Como líder partidária e itabunense, coloquei o melhor de mim para que tudo aquilo que oferecemos à população se tornasse realidade. Hoje, sei que grande parte não foi”, alfinetou.

A líder partidária também afirma esperar que o governo municipal consiga entregar o que prometeu aos itabunenses. “Porque, senhor prefeito, não há mais tempo a perder”.

Também agradeceu à equipe da secretaria e pediu que Augusto não meça esforços no trabalho pelo município. “Faça tudo o que for possível para nossa Itabuna retomar seu crescimento e a vida das pessoas melhorar”, concluiu.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Jr. (MDB) teve seu nome confirmado como vice na chapa do pré-candidato a governador da Bahia pelo PT, Jerônimo Rodrigues. Quem confirmou a chapa foi o governador Rui Costa (PT) durante entrevista à TV Itapoan.

– Nós vamos ter um Geraldo na presidência da República, e um Geraldo aqui na vice-governadoria. Os dois vices serão Geraldo. É Lula e Geraldo e aqui Jerônimo e Geraldo – disse ele na entrevista concedida nesta quarta-feira (30), um dia antes do anúncio oficial da chapa, que ocorrerá no Wet, em Salvador, com a presença do ex-presidente Lula, que disputará a presidência da República tem um Geraldo como vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, agora no PSB.

A chapa majoritária ao governo da Bahia pela base aliada terá Jerônimo Rodrigues (PT) para governador, com Geraldo Jr. (MDB) na vice e o senador Otto Alencar (PSD) candidato à reeleição.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O apresentador de televisão Luciano Huck visita Itabuna nesta quarta-feira (30) e foi filmado durante gravação do seu programa na TV Globo, Domingão com Huck, na Rua de Palha, uma das comunidades mais prejudicadas pela enchente do último Natal. O global também foi fotografado na região da Mangabinha (Burundanga e Bananeira).

Huck visita a Bananeira e conversa com o herói Jean de Oliveira.

Huck veio a Itabuna para gravar um quadro do programa com famílias vítimas da segunda maior enchente da história do município. Na foto acima, o apresentador conversa com Jean de Oliveira, um dos grandes heróis anônimos da cheia do Cachoeira em dezembro. Ele e um irmão perderam a casa, mas conseguiram resgatar mais de 120 famílias em uma embarcação improvisada. Assista.

Outra gravação de cinegrafista amador mostra Huck durante a conversa com Jean de Oliveira. Confira.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato a deputado federal Fábio Vilas-Boas confirmou hoje (30) sua filiação ao MDB. As conversas do ex-secretário de Saúde da Bahia com o partido foram iniciadas há mais de seis meses.

A confirmação do ingresso do médico nas fileiras do MDB antecipa a entrada do partido na base do governador Rui Costa (PT), movimento que deverá ser confirmado ainda na tarde desta quarta-feira (30), quando lideranças emedebistas farão pronunciamento via internet.

Se confirmada, a composição partidária deve apresentar o nome do presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior, como pré-candidato a vice-governador da chapa liderada pelo secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, postulante do PT ao Governo da Bahia.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois suspeitos de matar o motorista por aplicativo Diego de Araújo Monteiro e atear fogo no carro dele foram presos, na terça-feira (29), por policiais da Delegacia de Homicídios (DH) de Juazeiro. O crime foi cometido em 13 de março, no município.

O delegado Thiago Pessoa explicou que as investigações indicaram que a dupla pretendia assaltar a vítima. “Verificamos que ao anunciarem o roubo do veículo, o motorista teria se desesperado e tentado pegar um objeto debaixo do banco, nesse momento os criminosos desferiram golpes de arma branca contra ele”, detalhou o delegado.

Ainda de acordo com os levantamentos, os suspeitos atearam fogo no carro de Diego, com o objetivo de apagar os vestígios e dificultar a apuração do crime. “O veículo foi encontrado carbonizado”, acrescentou o titular. A dupla, de 19 anos, já estava com as prisões preventivas decretadas e permanece custodiada, à disposição da Vara Criminal.