Empresas instaladas em Itabuna e em Ilhéus ofertam total de/ 73 vagas de emprego e de estágio nesta quarta-feira (16) com intermediação do SineBahia. São oportunidades para todos os níveis de escolaridade.
O SineBahia em Itabuna, que hoje oferece 60 vagas, atende no andar superior do Shopping Jequitibá até as 16h. Pela manhã, o atendimento é por ordem de chegada. Já em Ilhéus, com 13 vagas, o SineBahia está localizado em frente à Praça Cairu, no Centro.
Os candidatos devem comparecer com todos os documentos de identificação pessoal e de trabalho, além de comprovante de vacinação. Se for pessoa com deficiência (PCD), necessário apresentar laudo médico. Clique em Leia Mais e confira todas as vagas disponíveis.
o Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira (15), que a campanha nacional de imunização contra a gripe começa no dia 4 de abril. Serão distribuídas 80 milhões de doses da vacina Influenza e a estimativa é de que cerca de 76,5 milhões de pessoas nos grupos considerados prioritários sejam imunizadas.
A campanha de vacinação deve ser encerrada no dia 3 de junho. Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a imunização contra a gripe é uma estratégia do Ministério da Saúde para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.
A campanha acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril. Na primeira etapa, entre os dias 4 de abril e 2 de maio, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, que ocorre entre os dias 3 de maio e 3 de junho, serão vacinados crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas e índios.
Nessa etapa, serão imunizados ainda professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, quem faz parte das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de até 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e adultos em presídios.
DOSE ÚNICA
No caso das crianças de seis meses a menores de 5 anos, que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com a apenas uma dose em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
O Ministério da Saúde reforça também a importância da vacinação contra o sarampo. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde.
Policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Mata Atlântica apreenderam, nesta terça-feira (15), mais de R$ 72 mil com um homem acusado de tráfico de drogas. A apreensão ocorreu durante operação na estrada de Ibiruçu de Dentro, zona rural de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia e, segundo a polícia, o dinheiro foi faturado com a venda de drogas.
Os policiais fizeram a apreensão depois que receberam a denúncia de um homem, em um veículo modelo Siena, cor prata, estava exibindo arma de fogo. As equipes foram ao local indicado e abordaram o condutor, que possui passagem pela polícia.
Com o suspeito, os PMs localizaram R$ 72,8 mil, um revólver calibre 32, munições, uma carabina Airsoft e anotações sobre o tráfico de drogas. O acusado, dinheiro e todo material apreendido foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Porto Seguro.
Fechado em 2018 por causa do impasse com o então prefeito Fernando Gomes, o Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi), antigo Ipepi, na Avenida Nações Unidas, será reaberto na próxima quinta-feira (17), às 9h. A unidade hospitalar passou por reforma na estrutura física, que inclui a ampliação da sala de espera, agora com 50 lugares, e ganhou um ambiente climatizado.
O Cemepi terá dois consultórios para atender crianças com sintomas da Covid-19 e gripe H1N1. Já os leitos da enfermaria saltaram de 36 para 42. De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, a unidade também vai oferecer serviços de fisioterapia, radiologia e ultrassom, além de um espaço anexo para a realização de exames laboratoriais.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, afirma que a unidade atenderá urgência e emergência 24 horas. “O Cemepi foi contratualizado e terá internamento de média complexidade. Em casos mais graves será pedida a transferência para o Hospital Manoel Novaes”, explica a secretária.
O Grupo Mateus definirá, nos próximos dias, a data de inauguração da primeira loja da rede no sul e extremo-sul da Bahia. O Mix Mateus vai funcionar em uma área de 6 mil metros quadrados em Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano. As obras da unidade estão avançadas e o atacarejo deverá ser aberto, no máximo, em abril. A unidade foi construída numa associação da empresa com o Grupo Brasileiro. O investimento é estimado em R$ 50 milhões.
Será a segunda loja do grupo maranhense na Bahia. A primeira foi inaugurada em Juazeiro, no mês passado. O investimento em Teixeira de Freitas integra plano de expansão do grupo que planeja ter lojas em todos os estados nordestinos em até 10 anos.
A expansão do grupo ocorre depois da abertura de capital, em outubro de 2020, tornando-o hoje a maior rede de varejo alimentar do Norte/Nordeste e a quarta do país. A unidade de Teixeira de Freitas terá 313 funcionários. Toda a rede emprega 45 mil pessoas, segundo a empresa.
CIDADE ESTRATÉGICA
“Para dar suporte à expansão, montamos um time bastante qualificado, com vasta experiência de mercado. Estamos selecionando cidades estratégicas, e Teixeira de Freitas é uma delas”, afirmou o presidente e fundador do Grupo, Ilson Mateus. O Grupo Mateus atua com operações no varejo de supermercados, atacarejo (cash and carry), atacado, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, central de fatiamento e porcionamento.
A vice-presidente estadual do Cidadania e secretária de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Mariana Alcântara, afirmou nesta terça-feira (15) que o partido terá candidatura de Ilhéus na disputa por cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A decisão foi tomada ontem (14), em Itabuna, durante encontro do núcleo regional da sigla. O nome do postulante será divulgado até o final deste mês.
Questionado pelo PIMENTA sobre quais são os possíveis candidatos do partido a deputado estadual, o presidente do Cidadania-Ilhéus, Marcelo Bandeira, afirmou que ainda não pode relevar os nomes no páreo, pois a divulgação ainda depende de conversas internas.
No encontro desta segunda, o grupo também reafirmou apoio às pré-candidaturas do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (UB) ao Governo da Bahia e do vereador soteropolitano Joceval Rodrigues (Cidadania) a deputado federal.
Além de Mariana, participaram do encontro Tales Bispo, membro da Executiva Estadual do partido; Marcelo Bandeira, presidente do Cidadania-Ilhéus; Roberto Freitas, secretário-geral do Cidadania-Ilhéus; Bruno Duarte, tesoureiro do partido em Ilhéus; Erick Valete, tesoureiro do Cidadania-Itabuna; e os representantes do Cidadania Jovem de Itabuna, Joabe Paiva, Victor Santos e Igor Kruschewsky. Atualizado às 17h30min.
Presidente estadual do PCdoB e titular da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães reconhece, na saída do PP da base aliada, uma “perda importante” no seio do governo para a disputa eleitoral de 2022. “É perda importante, mas não significa que está determinado o resultado da eleição”, disse ele, ressaltando que o vice-governador João Leão acompanhava o grupo há bastante tempo.
O rompimento, analisa o dirigente e secretário estadual, aumenta o desafio da base para a disputa em outubro. O grupo governista vai para a eleição com um candidato desconhecido de grande parte do eleitorado, o secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Mas Davidson lembra o papel da militância e do comportamento do governo e dos aliados nos próximos meses para reverter perdas e agregar apoios.
“[O rompimento] cria grau de dificuldade maior, mas nós temos que ir para campo. Temos governo bem avaliado, a força do presidente Lula na Bahia… Vamos pra frente, com militância política e as forças em torno do governo”, afirmou em entrevista ao PIMENTA. Davidson enfatiza a avaliação do governo de Rui como importante para a disputa. “É um grande instrumento para ganharmos a eleição na Bahia, assim como a força do próprio presidente Lula”, acrescenta.
PASSOS PARA ATRAIR NOVOS ALIADOS
Didático, o professor universitário fala dos passos para seduzir possíveis novos aliados. Nos bastidores, comenta-se da possibilidade de atração do MDB e retorno do PDT. “Tudo é construção. Agora, [o importante] é o comportamento que vamos ter no sentido de formatar uma coordenação política que represente os diversos pensamentos e possa agregar mais forças, porque o processo político ainda está em curso”, completa.
O secretário e professor universitário diz que as discussões para as eleições deste ano foram antecipadas. “Geralmente é em junho, começo de julho que se define o processo eleitoral. Nós estamos com processo bastante antecipado. Tem muita água para rolar ainda”, disse ele em Almadina, onde acompanhava o governador Rui Costa.
Nesta terça-feira (15), durante solenidade com o governador Rui Costa (PT) em Almadina, no sul da Bahia, quatro prefeitos filiados ao PP afirmaram que vão apoiar o secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), na disputa deste ano pelo Governo da Bahia. A declaração de apoio foi feita menos de 24h depois do rompimento do Progressistas com o PT baiano.
Os primeiros progressistas divergentes são os prefeitos Juraci da Saúde (Barro Preto), Jadson Albano (Coaraci), Dr. Marival (Nova Canaã) e Paulo Rios (Itororó). Além deles, outros 14 prefeitos e 8 ex-prefeitos da região sul do estado participaram do ato desta terça.
O vice-governador João Leão (PP) afirmou que apoiará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano, caso o petista confirme candidatura à presidência da República. Feita na manhã desta terça-feira (15), a declaração do progressista é uma resposta ao presidente do PT na Bahia, Éden Valadares. Hoje, o dirigente partidário disse que Leão abandonou a aliança com o PT para marchar com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Acho que o presidente do PT na Bahia tem bola de cristal. Minha intenção é apoiar Lula. Só se ele não quiser o meu apoio. Vou até marcar uma viagem para conversar pessoalmente com Lula, olho no olho, para dizer que ele tem meu apoio”, declarou Leão.
Cotado para ser o candidato a senador na chapa liderada por ACM Neto (UB), pré-candidato ao Governo da Bahia, Leão disse ao possível aliado que, se fecharem aliança, apoiará o petista. Ontem (14), matéria da Folha de S. Paulo informou que, apesar do rompimento com o PT baiano, o progressista pode aproximar Neto de Lula.
“Lula me conhece, conhece minha história, e ele quer voto. Meus votos são dele. E estou à disposição para ajudá-lo a ter uma votação estrondosa na Bahia. Meu amigo Éden Valadares está escorregando”, alfinetou João Leão.
Um homem foragido do Conjunto Penal de Itabuna foi preso na manhã desta terça-feira (15), em Ilhéus, por policiais militares. Segundo a 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), por volta das 5h30min, o fugitivo tentou correr da viatura policial quando a avistou no Condomínio Morada do Porto, na zona oeste da cidade.
Alcançado e preso pelos policiais, o homem estava com um revólver calibre 38 e munições. Ele e a arma aprendida foram levados para a sede da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), no centro de Ilhéus.
O jurista Manoel Carlos de Almeida Neto é o novo vice-presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB (gestão 2022-2025). Natural de Ilhéus e com atuação em Brasília e São Paulo, Manoel Carlos foi empossado nesta segunda-feira (14), pelo novo presidente nacional da OAB, Alberto Simonetti. A solenidade contou com a presença dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, Kassio Nunes Marques e Ricardo Lewandowski.
“A Comissão Nacional de Estudos Constitucionais tem a incumbência de balizar os caminhos da OAB na defesa da Constituição e, sobretudo, nos valores que a integram, especialmente, defendendo esses valores perante a Suprema Corte do país”, definiu Ricardo Lewandowski.
LANÇAMENTO
Durante a solenidade de posse do colegiado, Manoel Carlos Almeida Neto lançou o livro “O Colapso das Constituições do Brasil: uma reflexão pela democracia”. A obra recebeu elogio do ex-presidente da República José Sarney, que considera a pesquisa um trabalho insubstituível na literatura do Direito Constitucional.
Na semana de lançamento nacional, o livro ocupou a 12ª posição no top 100 de vendas pelo site da Amazon, no segmento “Especialidades profissional e técnico”, que fez esgotar a obra na editora Fórum.
Manoel Carlos é professor, doutor e pós-doutor em Direito pela USP. No próximo dia 25, assumirá a titularidade da Cadeira 39 da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), antes ocupada pelo fundador da instituição, José Cândido de Carvalho Filho.
A manhã desta terça-feira (15) terminou com chuva e céu nublado em Ilhéus. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo e informou que o volume da chuva no município pode chegar a 50mm até o final do dia, com ventos intensos de 40-60km/h.
No entanto, ainda segundo o instituto, é baixo o risco de que a precipitação provoque alagamentos, descargas elétricas, corte de energia e queda de galhos de árvores na cidade. Apesar disso, o Inmet recomenda que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores nem estacionem veículos perto de torres de transmissão e de placas de propaganda. O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado.
Casos de emergência devem ser comunicados à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros, por meio dos telefones 199 e 193, respectivamente.
O deputado estadual e líder do governo Rui Costa na Assembleia Legislativa (Alba), Rosemberg Pinto (PT), crê no apoio de 80% dos prefeitos do PP à candidatura do petista Jerônimo Rodrigues ao governo da Bahia. O parlamentar revelou ao PIMENTA que o desembarque do PP da base aliada, ocorrido ontem (14), era previsível:
– A saída do PP já era um pouco esperada, uma vez que havia uma pressão muito grande [do diretório] nacional deles no sentido de fortalecer a candidatura do nosso adversário nacionalmente (Jair Bolsonaro) – afirmou.
Rosemberg acompanha o governador Rui Costa em agenda oficial em Almadina, no sul da Bahia, nesta manhã. Ele comentou a escolha do PT para disputar o governo baiano em 2022.
“Jerônimo é a pessoa que mais rodou a Bahia com o governador Rui Costa nos últimos anos, tem a sua cara. Foi uma boa escolha”, avalia. “O governador será o condutor dessa sucessão”, acrescenta o parlamentar e líder do governo.
FORÇA DE LULA
O deputado também acredita na força eleitoral do trio baiano e do ex-presidente Lula para vitaminar o nome de Jerônimo, hoje secretário estadual da Educação e antes titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O pré-candidato petista foi escolhido em reunião na semana passada.
– Aqui, na Bahia, sem dúvida alguma, o grande eleitor, além do senador Wagner, do governador Rui Costa e do senador Otto Alencar, é o ex-presidente Lula. Estamos com muita tranquilidade, porque entendemos que qualquer candidato apoiado pelo presidente Lula já sai com percentual mínimo de 30%, com largada muito forte. Tenho convicção de que vamos ganhar essas eleições e dar continuidade a esse projeto que orgulha a Bahia, orgulha muito o Brasil e a todos nós – enfatizou.
Ainda durante a agenda em Almadina, Rosemberg apontou prefeitos do PP que, segundo ele, já confirmaram apoio a Jerônimo na disputa em outubro. “Nós vamos manter [o apoio declarado de] 80% dos prefeitos [do PP]. Aqui [em Almadina], temos Jadson Albano (Coaraci), Paulo Rios (Itororó), Dr. Marival (Nova Canaã) e Naeliton Rosa (Itapé). Todos eles declararam apoio a Rui Costa e a Jerônimo”, elencou, observando o “grande poder de articulação do governo”
A julgar pelas declarações dos representantes da Viametro e da São Miguel na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira (14), o acordo por meio do qual a Prefeitura de Ilhéus assumiu o compromisso de pagar R$ 15 milhões às concessionárias não foi suficiente para resolver as dificuldades financeiras alegadas pelas empresas. “O sistema [público de transporte], hoje, está fadado a parar”, declarou Josemir Dias, representante da São Miguel, durante reunião na Casa do Povo.
Conforme Josemir, a última folha de pagamento dos rodoviários da São Miguel, vencida há poucos dias, não foi paga de forma integral. Também criticou a existência do transporte alternativo na cidade, que, segundo ele, atrapalha o faturamento das concessionárias.
Já o preposto enviado pela Viametro à reunião, Carlos Alberto, lembrou que, nos últimos anos, o preço do litro do diesel, combustível usado nos ônibus, saltou de R$ 3,20 para R$ 6,71, enquanto a tarifa ilheense é de R$ 3,80 desde 2019.
PARA VEREADOR, PANDEMIA JÁ NÃO JUSTIFICA DEFICIÊNCIAS DO TRANSPORTE
Também presente no debate, a vereadora Enilda Mendonça (PT) chamou atenção para as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos que moram nos distritos afastados da zona urbana, especialmente os estudantes, que sofrem com o número reduzido de ônibus em circulação. “O foco dessa reunião é: como é que o aluno que está nos distritos vai chegar à escola, principalmente à noite?”, questionou a parlamentar.
O presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Câmara, vereador Augustão (PT), afirmou que a pandemia de Covid-19 não pode mais ser usada como justificativa para as deficiências do sistema de transporte, agora que a maioria da população está vacinada contra a doença e as restrições às atividades econômicas foram praticamente eliminadas.
O presidente estadual do PT, Éden Valadares, reagiu à saída do Progressistas da base governista com um petardo. Segundo afirmou na manhã desta terça-feira (15), o partido do vice-governador João Leão vai caminhar com as hostes bolsonaristas, como já o faz em outros estados.
“Após 14 anos de apoio, o PP abandona o projeto de Lula e Rui na Bahia. O que aconteceu? Prevaleceu a opinião do PP bolsonarista? Foram convencidos por Ciro Nogueira e Arthur Lira? O fato é que deixam de trilhar o caminho de Lula para marchar ao lado de Bolsonaro e aliados na Bahia”, disse Éden.
Apesar do torpedo, o dirigente petista afirmou que a disputa eleitoral se dará no campo das ideias, sem ofensas. Segundo ele, a chapa governista, agora liderada pelo secretário de Educação Jerônimo Rodrigues (PT), pré-candidato a governador, vencerá o pleito deste ano.
“PT e PP tomam estradas diferentes. Voltamos a ser adversários e não inimigos; com disputa de argumentos, sem xingamentos. Foi assim em 2006 e vencemos. Com humildade e confiança na liderança de Lula, Rui e Wagner, afirmo: venceremos novamente em 2022 com Jerônimo governador”, concluiu.

























