Policiais prendem suspeito da morte de subtenente
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem suspeito de envolvimento na morte do subtenente da reserva Edvaldo Santos de Jesus foi preso, nesta quinta-feira (4), no Cabula, em Salvador, por equipes da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM) e do Grupo de Capturas do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A prisão ocorreu após denúncias encaminhadas à unidade especializada, informando que os suspeitos do crime estavam escondidos numa casa, na Rua Direta de São Gonçalo. O homem ainda tentou fugir. Pulou muros de residências vizinhas, mas foi alcançado pelos policiais.

Porções de maconha, crack e cocaína foram apreendidas com o suspeito, autuado em flagrante por tráfico de drogas. Um inquérito foi instaurado na DHM para apurar a participação do suspeito no homicídio do subtenente.

O CRIME

O corpo de Edvaldo, desaparecido desde o último dia 30, foi localizado em um terreno baldio, na Via Metropolitana, na terça-feira (2). O subtenente da reserva morava em um conjunto residencial, na localidade das Pedreiras, em Simões Filho. Parentes da vítima encontraram a casa revirada e com marcas de sangue.

Cinco pessoas foram assassinadas no extremo-sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil confirmou, nesta segunda-feira (1º), a identificação das cinco pessoas assassinadas, no sábado (30), em um barraco, às margens da BR-101, perto de Montinho, distrito de Itabela, no extremo-sul da Bahia. Entre as vítimas está uma menina de 11 anos, identificada como Raléria das Mercês Silva, que chegou a ser levada para o hospital de Itamaraju.

As outras vítimas foram identificadas como Aliete Souza das Mercês, de 46 anos, e Gean Vieira da Silva, 42, Edson da Silva Pereira, de 42 anos, que era vizinho do casal, além de Simoni Souza das Mercês, 30 anos. Pelo menos oito pessoas foram atingidas e cinco delas morreram.

De acordo com uma testemunha, quatro homens chegaram ao local atirando. A polícia ainda não localizou os criminosos e investiga o que teria motivado o ataque. No momento da chacina, 12 pessoas (entre elas quatro crianças) estavam no barraco, às margens da BR-101.

Esse homem seria uma das vítimas da chacina
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia ainda tenta identificar os autores de uma chacina que deixou, pelo menos, quatro mortos e três pessoas baleadas num barraco, às margens da BR-101, perto do distrito de Montinho, em Itabela, no extremo-sul da Bahia, neste sábado (30). Os feridos estão internados num hospital em Itamaraju. Uma das vítimas é uma criança de nove anos.

Dois mortos foram identificados como Simone Souza e Gean Vieira da Silva, mais conhecido como Geo. Outros três ainda não tiveram os nomes divulgados. Ferida, uma sobrevivente do ataque foi até à beira da pista pedir socorro e motoristas que passavam pelo local acionaram à Polícia Militar.

A sobrevivente contou ainda que o barraco onde estavam foi invadido por homens armados, mas não soube informar quantos eram os criminosos. Também não forneceu detalhes quem era o principal alvo dos criminosos. Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica de Eunápolis.

Gênesis da Silva Souza (à esquerda é acusado de matar a esposa à direita)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis e militares prenderam, no interior do Espírito Santo, Gênesis da Silva Souza, de 33 anos, acusado de assassinar a mulher, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Renata Delfino Moreira, de 32 anos, foi morta a pauladas, no interior da casa do casal, no bairro Dinah Borges, em julho deste ano.

De acordo com a polícia, Gênesis deixou o corpo da mulher sobre a cama, trancou a casa e fugiu.
“Uma amiga de Renata, que também estava no imóvel e encontrou o corpo, disse só ter percebido o crime no dia seguinte, quando achou estranho o fato da vítima não ter saído do quarto”, diz o coordenador da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno.

O delegado informou que o homem, que já havia tentado matar a companheira em novembro de 2019, quando moravam no município de Serra, está sendo recambiado para Eunápolis e ficará à disposição da Justiça. A prisão de Gênesis da Silva foi decretada pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Eunápolis, Otaviano Andrade Sobrinho.

Rosemberg Pinto rebate ACM Neto sobre política de segurança pública do estado
Tempo de leitura: 2 minutos

O líder do Governo na Assembleia Legislativa (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), disse ser vergonhoso o silêncio de ACM Neto e seus aliados, principalmente na Bahia, com a atual situação do Brasil e do povo brasileiro. O parlamentar rebateu declarações do presidente do DEM, ACM Neto, que em visita a Valença, na quinta-feira (31), criticou a política de segurança pública do governo do estado.

De acordo com o deputado estadual, o desastroso projeto de país que esta sendo colocado em prática por Bolsonaro é o mesmo que ACM Neto defende. “Vergonhoso é apoiar um presidente , que jogou o país na crise da fome, desemprego e que já registrou 600 mil mortos por Covid-19”, criticou o líder governista.

Rosemberg Pinto observou que a violência aumentou em todo o país sob o governo de Bolsonaro. “As taxas de mortes violentas intencionais por 100 mil habitantes subiram 4,8% em todo o país em 2020 na comparação com 2019. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostra que, dos 50 mil assassinatos notificados, quase 80% dos casos foram com emprego de arma de fogo, o que derruba, inclusive, a tese defendida hoje, mais uma vez por Bolsonaro, de que quanto mais armas, menor a violência”.

CRÍTICAS À POLÍTICA DE ARMAMENTO

O deputado lembrou que esta semana o governador Rui Costa destacou que as armas apreendidas pelas forças de segurança do Estado, durante as operações policiais das últimas semanas, estão com os números de séries raspados, ou seja, são armas, como pistolas, metralhadoras e fuzis, de origem legal que estão indo parar na mão de criminosos.

“Como disse Rui, a política do presidente da República de facilitar o acesso a armas aumentou, e vai aumentar ainda mais a violência no país. O governo federal abastece o Brasil com armas e os policiais, nos estados, estão tendo que enxugar esse derrame patrocinado por essas medidas de Bolsonaro. ACM Neto tem que parar de tentar disfarçar para querer enganar o eleitor”, disse Rosemberg.

Jovem foi morta é assassinada em e enterrada em Porto Seguro|| Foto Radar 64
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam, na terça-feira (28), no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, um homem investigado por suspeita de matar a companheira e enterrar o corpo dela em um terreno baldio, naquela localidade.

Daiane Vieira dos Santos, de 36 anos, convivia há oito anos com Wagner Rodrigues da Silva, 30 anos, que, segundo a polícia, confessou a autoria do crime e indicou o lugar no qual havia ocultado o cadáver. A mulher foi vítima de asfixia, depois de uma discussão do casal. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

O chefe da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior em Eunápolis, delegado Moisés Damasceno, explicou que as investigações foram iniciadas a partir da ocorrência de desaparecimento registrada pelo próprio suspeito, no dia 15 de setembro. “Ele alegou que sua companheira havia saído para trabalhar e não retornou para casa”, disse o delegado.

ENVIOU MENSAGENS COMO SE FOSSE A VÍTIMA

Wagner Rodrigues ainda enviou mensagens como se fosse a vítima, utilizando celular dela. “Apuramos que ele mandava mensagens para amigos e familiares, fingindo que ela havia se separado do marido e, por isso, teria ido embora para Salvador. Porém o padrão do texto divergia do dela, aumentando os indícios do crime”, explicou o delegado.

Além dos depoimentos contraditórios, ainda foi constatado que ele vendeu o aparelho de Daiane. As investigações culminaram no cumprimento do mandado de prisão do feminicida, que está à disposição do Tribunal de Justiça.

Bandido assalta loja em plena luz do dia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia de Itabuna tenta prender dois homens que assaltaram uma açaiteria, na manhã desta segunda-feira (20), na praça principal do bairro Santo Antônio. Um dos bandidos  invadiu a loja de açaí e levou pertences de dois jovens e de uma funcionária do estabelecimento comercial. A ação do marginal foi flagrada por câmeras de segurança. Em uma das imagens, o assaltante aparece caminhando pela calçada.

O bandido entra no estabelecimento, que estava parcialmente fechado. O marginal dirige-se em direção às três pessoas que estavam sentadas à uma mesa e simula estar armado. Em poucos minutos rouba os celulares da funcionária e do jovem. Em seguida, mexe na bolsa dos jovens, que estavam com um bebê.

O bandido ainda tenta encontrar dinheiro no caixa da açaiteria, mas desiste depois de uma busca rápida. Ele estava usando capacete, máscara vermelha e deixa o local na maior tranquilidade. Em seguida, sai na companhia de um comparsa.  Acesse o outro vídeo aqui.

 

Prefeito Augusto Castro tem encontro marcado com autoridades de segurança
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) vai se reunir nesta terça-feira (14), às 9h, na Prefeitura de Itabuna, com autoridades da segurança pública. O objetivo é discutir medidas contra a violência na cidade, que registrou três incêndios a carros na última sexta-feira (10), durante ação coordenada de bandidos.

A reunião terá a presença do comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Souza Lopes, do coordenador da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), delegado André Aragão, do diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Adriano Jácome, do comandante da Cipe Cacaueira, major Fábio Oliveira, da comandante da Guarda Civil Municipal, Roseane Santos e da secretária municipal Mariana Alcântara (Segurança e Ordem Pública). Juízes das Varas Criminais e de Execução Penal também vão participar do diálogo.

Armas e drogas foram apreendidas no Teotônio Vilela, em Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar apreenderam, no sábado (11), em Ilhéus, 33 tabletes de maconha e duas submetralhadoras calibres 9 mm e 22, duas balanças, celular e munições. Uma mulher foi conduzida para a delegacia e dois suspeitos conseguiram fugir.

As ações tiveram início por volta da meia noite de sábado, quando equipes faziam o patrulhamento no bairro de Teotônio Vilela, em Ilhéus, e descobriram a chegada dos entorpecentes, em um imóvel. Os PMs iniciaram o acompanhamento e, próximo à Avenida Jorge Amado, um suspeito percebeu a presença dos policiais e correu atirando.

“Houve troca de tiros mas, como o local por onde ele fugiu é de difícil acesso por se tratar de uma área de manguezal, não conseguimos encontrá-lo. Nas buscas, identificamos a casa onde as drogas estavam, recebemos autorização para entrar e localizamos os materiais com a mulher”, contou a subcomandante da 70ª CIPM, capitã Elane Campos.

No local, além das drogas e armas, também foram encontradas duas balanças e munições. Já por volta das 9h30min, durante rondas na Rua Vereador José Fernandes, naquele bairro, denúncias sobre um outro homem portanto arma de fogo e retirando drogas de uma casa, para serem entregues, foram verificadas pelos policiais.

Os PMs identificaram o suspeito mas, após perceber a aproximação da guarnição, o homem fugiu deixando para trás 14 tabletes de maconha. Todo o material foi encaminhado para a 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.

Policial é morto por bandidos em Porto Seguro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um policial militar de Buerarema foi baleado, neste sábado (11), em uma troca de tiros com bandidos no distrito de Pindorama, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Antônio Elias Matos da Silva ainda foi socorrido para o Hospital Regional de Eunápolis, mas não resistiu aos ferimentos.

Natural de Itabuna,  Antônio Elias estava na Polícia Militar da Bahia há seis anos e morava em Buerarema. Atualmente estava lotado na Companhia Independente de Policiamento Tático(Rondesp -Sul). O PM era casado e deixa duas filhas pequenas. A esposa do policial está esperando o terceiro filho.

Duas pessoas (um homem e uma mulher) suspeitas de envolvimento com a criminalidade no distrito Pindorama também foram atingidas. Elas também não resistiram aos ferimentos. Os nomes dos acusados não foram divulgados. O confronto ocorreu por volta das 4h30min de hoje.

 

João Coutinho foi libertado na terça-feira|| Fotomontagem Ubaitaba Urgente
Tempo de leitura: < 1 minuto

O empresário João Coutinho, de 64 anos, foi libertado por sequestradores, no município de Jitaúna. O empresário e fazendeiro havia sido levado da Fazenda Jardineira, em Aurelino Leal, no sul da Bahia, na manhã de domingo (29).  De acordo com a polícia, a vítima foi cercada por três bandidos armados, no momento em que concluía a contagem do gado na propriedade, que fica às margens da BR-101.

O delegado Marcos Larroca, que é responsável pelas investigações, não deu detalhes sobre a libertação de João Coutinho. Ainda não se sabe se a família chegou a pagar resgate para a libertação da vítima, que já está em Ubaitaba, onde mora e é dono de uma loja de materiais para construção. Acompanhado de familiares, ele chegou ao município por volta das 23h de terça-feira (31), segundo o site Ubaitaba Urgente.

De acordo com a polícia, João Coutinho estava acompanhado de dois funcionários quando foi cercado e rendido pelos bandidos. Os marginais levaram o empresário e deixaram os trabalhadores amarrados. Eles deixaram um aparelho celular com a promessa de fazer contato para a exigência de pagamento pelo resgate.

A polícia informou que os bandidos usavam gorros para encobrir os rostos (máscara do tipo brucutu), jaquetas e luvas pretas. No momento da abordagem, o empresário resistiu, mas acabou dominado pelos criminosos, que usaram uma picape Toyota Hilux, da própria vítima, para levá-la. Um delegado especializado em sequestro deve assumir as investigações.

Paloma foi morta brutalmente há 8 anos; crime nunca foi resolvido || Foto Radar Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Naquela noite de 24 de dezembro de 2012, Paloma disse à mãe, Maria do Carmo Goldmann, que um dia a casa delas teria uma Ceia de Natal farta. A jovem de 18 anos não tinha ideia de que aquela seria sua última refeição em família.

No dia seguinte, terça-feira (25), Carminha foi trabalhar cedo – não estava de folga no feriado porque era empregada de um hotel. Antes de sair, foi ao quarto de Paloma e se despediu. No meio da tarde, Paloma ligou para a mãe e perguntou se podia beber o vinho que estava na geladeira. Quando voltou para casa, no final do expediente, Carminha não encontrou a filha nem a garrafa de bebida. Deduziu que ela havia saído para beber na rua.

Por volta das 20 horas, Carminha telefonou para a filha. A jovem estava num local com música alta e disse à mãe que, provavelmente, não dormiria em casa, algo que nunca havia feito. Como estava cansada, Maria do Carmo dormiu cedo. Na madrugada de 26 de dezembro, acordou num sobressalto e constatou que a filha ainda não tinha voltado para casa.

Quando amanheceu, a mãe ouviu de uma amiga da filha que Paloma poderia ter saído com um homem apelidado de Bêda, morador do bairro Hernani Sá. Como mora no bairro vizinho, o Nelson Costa, Carminha foi a pé à casa de Bêda, que disse não saber do paradeiro da jovem e que mal a conhecia.

Desesperada, Maria do Carmo foi à Polícia Civil e apontou Bêda como principal suspeito pelo desaparecimento de Paloma. Na quinta-feira (27), Carminha não estava conseguindo se concentrar no trabalho e saiu mais cedo. À tarde, quando chegou em casa, recebeu um telefonema do Departamento de Polícia Técnica (DPT), solicitando que ela fosse à unidade, localizada no Centro de Ilhéus, para verificar se um corpo encontrado no lixão do Cururupe era o de sua filha. Carminha desmaiou ainda ao telefone. Depois, refeita, foi ao DPT e identificou o corpo da filha.

CRIME NUNCA FOI SOLUCIONADO

O laudo da perícia técnica constatou que Paloma Goldmann Santos sofreu violação sexual e depois foi morta com, pelo menos, 25 facadas. Bêda chegou a ser ouvido no inquérito policial. Ao fim das investigações, o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entendeu que não existiam indícios para acusá-lo. Lá se vão quase 9 anos, o crime nunca foi solucionado.

Maria do Carmo não sofre muito no Dia das Mães, porque lembra da filha dizendo que essa era uma data criada para movimentar o comércio. Ela sente mais falta de Paloma no Natal, época que já achava triste mesmo antes do assassinato da caçula.

Comerciante de Itabuna é morto com vários tiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

O dono de uma distribuidora de bebidas foi assassinado, no início da noite de sexta-feira (6), na rua João Mangabinha Filho, no  bairro Mangabinha, em Itabuna, no sul da Bahia. Os bandidos fizeram, pelo menos, 20 disparos contra o homem identificado como Anderson Simões dos Santos, mais conhecido como “Gui”, que ainda tentou se proteger, mas acabou atingido em várias regiões do corpo.

O comerciante chegou a ser socorrido por vizinhos para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, mas teria morrido ainda no caminho. O corpo da vítima, que era muito querida no bairro Mangabinha, foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica de Itabuna e deve ser sepultado ainda neste sábado (7). Não há informações sobre o horário do enterro.

De acordo com relatos de testemunhas, os bandidos que atiraram contra “Gui” estavam em um Fiat Argo, prata, com placa de Salvador. A Polícia Civil vai recorrer a câmeras de segurança da região para tentar identificar e prender os criminosos. A polícia trabalha com várias hipóteses para o homicídio. Atualizado às 19h39min.

Bandidos chegaram num carro branco para assaltar casal, no último sábado, na Avenida Soares Lopes
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma câmera de segurança flagrou o momento em que dois bandidos roubaram o carro de um casal, no último sábado (24), na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus (relembre aqui). Confira a gravação.

O veículo roubado é um Corsa Sedan, preto, placa-EBL-4598. Informações que ajudem a localizá-lo podem ser enviadas à polícia por meio do telefone 190.

Rodrigo Silva foi morto neste sábado em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil ainda tenta prender os criminosos que atiraram, na madrugada deste sábado (24), em quatro pessoas que se encontravam em estacionamento de uma transportadora, na BR-101, próximo aos bairros Odilon e Manoel Leão, em Itabuna. Um dos feridos morreu no local. Ele foi identificado como Rodrigo Silva dos Santos, morador do Zizo.

Leia Mais