Estudante foi submetido à cirurgia e se recupera || Foto Radar 64
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um estudante foi esfaqueado por um colega de classe, nesta quarta-feira (23), no Complexo Integrado de Educação Básica, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. A Vítima e o acusado têm 16 anos e estão cursando o 2º ano do ensino médio. A tentativa de homicídio teria ocorrido na frente de professores e outros estudantes da escola.

Ferida na perna e abdômen, a vítima foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Luís Eduardo Magalhães. De acordo com os estudantes, aulas ocorriam normalmente quando um dos rapazes abriu a mochila, pegou a faca e atacou o outro, sem nenhum motivo.

O estudante esfaqueado passou por cirurgia e está fora de perigo. O acusado da tentativa de homicídio prestou depoimento a um delegado da Polícia Civil e foi ouvido também pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Por enquanto, o rapaz ficará apreendido. Ele deverá ser internado.

O diretor do Núcleo Territorial de Educação Costa do Descobrimento (NTE-27), André Luiz Ribeiro, disse que, somente depois do ocorrido, obteve informações de que o estudante que desferiu os golpes de faca sofre de transtornos de ansiedade e faz tratamento. Ele afirmou que esse fato deixou de ser informado pela família do aluno agressor. A Polícia Civil está apurando o caso e o NTE anunciou que está prestando assistência, com psicólogos, às famílias e aos estudantes.

Rússia já ocupa boa parte do território da Ucrânia
Tempo de leitura: 1 minuto

Os ministros das Relações Exteriores do G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) disseram, nesta sexta-feira (4), que estão “profundamente preocupados” com o impacto humanitário dos “ataques contínuos da Rússia” contra a população civil da Ucrânia e acrescentaram que vão responsabilizar os culpados ​​​​por crimes de guerra.

“Reafirmamos que ataques indiscriminados são proibidos pelo direito internacional humanitário. Vamos responsabilizar os culpados ​​por crimes de guerra, incluindo o uso indiscriminado de armas contra civis”, disseram ministros das Relações Exteriores do G7 em comunicado conjunto divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA.

Os ministros das Relações Exteriores de Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA também pediram à Rússia que pare os ataques nas “vizinhanças das usinas nucleares da Ucrânia”.

Forças russas na Ucrânia tomaram a maior usina nuclear da Europa nesta sexta-feira em um ataque que causou alarme em todo o mundo e que Washington disse ter arriscado uma catástrofe, embora autoridades tenham dito mais tarde que a instalação agora estava segura.

MAIS SANÇÕES

Os ministros do G7 acrescentaram que seus países continuarão a impor mais sanções em resposta à agressão russa, que eles disseram ter sido permitida por Belarus.

“O presidente Putin, seu governo e apoiadores, e o regime de [Aleksandr] Lukashenka [presidente da Belarus] , têm total responsabilidade pelas consequências econômicas e sociais dessas sanções”, disse o comunicado conjunto dos ministros das Relações Exteriores do G7.

Os países do G7 também se comprometeram a aumentar o apoio humanitário à Ucrânia. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, encontrou-se com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em Bruxelas, pedindo aos aliados e parceiros da Otan que forneçam à Ucrânia equipamentos e suprimentos para lidar com a invasão da Rússia. Da Agência Brasil.

Irmão foram mortos em Santa Luzia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil tenta identificar os criminosos que executaram, na noite de segunda-feira (21), no bairro São Pedro, em Santa Luzia, no sul da Bahia, dois irmãos. Marcelo dos Santos Fróes, de 22 anos, e Mateus dos Santos Fróes, 19 anos, foram atingidos com vários tiros na casa onde moravam com pais.

De acordo com testemunhas, homens fortemente armados invadiram o imóvel e executaram os dois jovens na frente dos pais deles. Um dos jovens foi morto na sala da casa e outro no quarto. Os criminosos teriam fugido em uma caminhonete de placa não anotada.

Há informações que os irmãos haviam retornado recentemente de São Paulo e que já tinham passagens pela polícia. A Polícia Civil vai ouvir testemunhas durante esta semana para tentar chegar aos criminosos e descobrir a motivação para o duplo homicídio.

Seu Amintas (à esquerda) foi sequestrado e morto por Jarbas Júnior (à direita)
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos acusados de envolvimento no sequestro e assassinato do taxista Amintas Feitosa Moura Ferreira, “Seu Moura”, de 71, anos, foi condenado a 22 anos de prisão em regime fechado. O crime ocorreu em abril do ano passado, depois que o trabalhador aceitou uma corrida solicitada por três homens, no Centro Comercial de Itabuna.

O condenado pelo crime foi Jarbas Silva Júnior que, segundo a polícia, confessou envolvimento no assassinato e está preso no Conjunto Penal de Itabuna. Outro acusado de participar do crime, identificado como Davi Santos Sena, foi encontrado morto em Itapitanga, três dias depois do assassinado do taxista. O corpo de Davi Santos foi achado na localidade conhecida como Estrada da Amizade, próximo ao Parque de Vaquejada.

De acordo com inquérito policial, Amintas Feitosa foi torturado e asfixiado e teve o veículo roubado por três bandidos. Objetos pessoais e uma quantia em dinheiro foram levados pelos criminosos. Além de Jarbas Silva e Davi Santos, um terceiro homem participou do sequestro e morte do taxista. O carro da vítima foi localizado, incendiado, entre os municípios de Aurelino Leal e Itapitanga. Relembre a história aqui.

Marlos Macedo presidiu inquérito da morte de “Seu Moura”

MARLOS MACÊDO: “JUSTIÇA FOI FEITA”

A condenação do acusado foi comemorada pelo titular da Delegacia da Polícia Civil em Itajuípe, Marlos Macedo, que investigou o crime:

“Em quase um ano do assassinato do taxista Amintas Feitosa a justiça foi feita. O autor Jarbas foi condenado a 22 anos de reclusão em regime fechado. Fica a satisfação de mais um crime elucidado e os envolvidos condenados. Isso que me motiva a continuar trabalhando combatendo a criminalidade, em que pese muitas forças contrárias”, afirmou em redes sociais.

Bandidos cercaram trabalhador e levaram motocicleta no centro de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desde o último final de semana que um morador de Itabuna não sabe como fazer para pagar as contas. É que ele perdeu, para dois bandidos armados, a motocicleta Honda Fan, 125, ano 2010, placa NTE-4488, preta, usada para entrega de encomendas.

O trabalhador foi cercado pelos bandidos quando trafegava pelo centro da cidade, na Avenida Garcia. A ação dos marginais ocorreu quando o entregador passava ao lado do edifício Helena Chaves.

De acordo com a vítima, os bandidos estavam bem vestidos, com roupas sociais, e fugiram em direção à ponte do bairro São Caetano. Um dos bandidos era negro e usava barba e outro mais claro, alto. Os dois usavam boné.

O assalto foi por volta das 19h, quando o trabalhador saía para fazer mais uma entrega de pizza. Quem tiver informações sobre o paradeiro da motocicleta deve entrar em contato com a polícia militar ou civil.

Mateus foi morto na noite desta sexta-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi assassinado, no início da noite desta sexta-feira (21), entre os bairros Monte Cristo e Fátima, em Itabuna, no sul da Bahia. Mateus Barros de Oliveira, o “Estrelinha”, de 27 anos, foi atingido com, pelo menos, 14 tiros, por homens ainda não identificados.

De acordo com testemunhas, Mateus Barros ainda tentou escapar, mas foi perseguido, cercado e morto. As primeiras informações são de que a vítima tinha passagem pela polícia. O corpo dele foi removido por uma equipe do Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.

Neto diz que Rui Costa e Wagner "tiraram o braço da seringa"
Tempo de leitura: 2 minutos

Após cerca de 20 dias de férias na Europa e ficar em isolamento após ter contraído covid-19, ACM Neto retomou a pré-campanha ao Governo da Bahia. O pré-candidato do DEM/União Brasil , nesta quarta-feira (19), atacou o governador Rui Costa e o seu antecessor, Jaques Wagner, com fortes críticas à segurança pública.

– Nesses quatro governos do PT, dois governos de (Jaques) Wagner, dois governos de Rui (Costa), o que a gente presenciou foi o governador tirar o braço da seringa [se omitiram]. Os governadores simplesmente transferiram a responsabilidade. Quando perguntavam a Rui ou a Wagner, eles diziam que era um problema nacional. Verdade, é um problema nacional. Agora, tem muitos estados que estão reduzindo a criminalidade. Por que não a Bahia está crescendo? – questionou.

O pré-candidato ainda ressaltou, segundo ele, a condição da Bahia de “campeã nacional do número de homicídios” desde 2017, respondendo por 14% dos homicídios do país no período. “Quando a gente pega os dados de 2020 para 2021, houve uma queda no número de homicídios e mortes violentas no Brasil. Na Bahia, cresceu”, criticou.

LEGADO DE VIOLÊNCIA

Ainda observando a criminalidade no estado, ACM Neto também falou das condições de trabalho das forças de segurança no estado. “Tem lugares aqui em Salvador que a polícia não consegue entrar. O legado que vai ser deixado por 16 anos do governo do PT na área da segurança pública, infelizmente, é de violência”, acrescentou.

Segundo Neto, a questão social utilizada como justificativa para os números elevados também influencia. “Mas isso não pode ser desculpa. A primeira coisa que tem que é que o governador tem que encarar o problema, tem que ter coragem pra se envolver na solução”.

LEGALIZAÇÃO DA MACONHA

Ele ainda ironizou a defesa que o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, fez da legalização da maconha. “Não pode ficar transferindo a responsabilidade para o secretário de Segurança Pública, para o comandante geral da Polícia Militar. Veja o absurdo, outro dia o secretário de Segurança Pública disse outro dia que a solução para os problemas da violência era legalizar as drogas em nosso estado. Meu Deus do céu, isso é um absurdo”, ressaltou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os Prefeitos e Prefeitas dos municípios consorciados ao Consórcio Litoral Sul (CDS-LS) se solidarizam com o Presidente da AMURC e Prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral, cujo município tem sido vítima de ações violentas, provocadas por facções criminosas.

Para os gestores municipais, é importante que o Governo do Estado discuta urgentemente com os municípios, propostas e soluções que resultem na garantia da vida humana.

“É de suma importância ampliar o diálogo com o Governador Rui Costa e o Secretário de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, no sentido de debater a segurança pública no Sul da Bahia, pois não há fatos isolados. As ações têm que ser sistêmicas e com o envolvimento de todos os entes federados”, declarou o Presidente do Consórcio Litoral Sul e prefeito de Itacaré, Antônio de Anísio.

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – Litoral Sul integra a Amurc, e todos os municípios consorciados estão solidários ao Prefeito e Presidente, Marcone Amaral e prontos para atuarem em conjunto.

Em solidariedade: Almadina – Prefeito Milton Cerqueira; Aurelino Leal – Prefeito Rodrigo; Barro Preto – Prefeito Juraci da Saúde; Buerarema – Prefeito Vinicius Ibrann; Coaraci – Prefeito Jadson Albano; Floresta Azul – Prefeita Gicélia Santana; Ibicaraí – Prefeita Monalisa Tavares; Ilhéus – Prefeito Mário Alexandre; Itabuna – Prefeito Augusto Castro; Itacaré – Prefeito Antônio de Anízio; Itapé – Prefeito Naeliton Rosa; Itapitanga – Prefeito Ró de Beto: Maraú – Prefeito Manassés Souza; Ubaitaba – Prefeito Asclepíades Almeida (Bêda) e Uruçuca – Prefeito Moacyr Leite.

Comerciante é morto dentro do próprio estabelecimento
Tempo de leitura: 2 minutos

Moradores de Itajuípe, no sul da Bahia, vivem um clima de medo por causa da onda de violência que tomou conta da cidade nas últimas 24 horas. Foram registrados, pelo menos, três homicídios entre a tarde de segunda-feira (20) e início de noite de hoje. Uma das vítimas foi o dono de um bar, que teve o estabelecimento invadido por cinco homens armados.

Encapuzados, fizeram vários disparo contra o comerciante Josevaldo Nascimento do Santos, conhecido como “Nego do Bar”, que ainda tentou se esconder em um cômodo do estabelecimento comercial, mas foi perseguido pelos atiradores. As imagens da câmera de segurança mostram que os cinco criminosos atiraram ao mesmo tempo contra a vítima. Informações extraoficiais indicam que que o dono do bar tinha ligações com o crime.

Durante o ataque, um dos bandidos “vacilou” e foi flagrado pela câmera. Ele iria sair do estabelecimento sem o capuz na cabeça, mas percebeu e retornou para um dos cômodos do bar e cobriu novamente o rosto. No momento do ataque, a vítima estava acompanhada por outro homem, que teve a chance de fugir, mas permaneceu no estabelecimento. Ele levou um empurrão de um dos criminosos que deixava o local.

GUARDAS MUNICIPAIS

Nego do Bar foi a terceira vítima da violência em Itajuípe nas últimas horas. Os outros mortos pelos criminosos foram os guardas municipais Márcio Severo dos Santos, de 34 anos, e Josenito Santos de Oliveira, 49, que era diretor da Guarda Civil de Itajuípe. Os dois homens trafegavam numa motocicleta quando foram atacados pelos criminosos no centro da cidade. Josenito ainda foi atacado com golpes de facão e morreu no local.

Márcio Severo foi socorrido para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, mas acabou falecendo nesta terça-feira (21). O delegado de Itajuípe, Marlos Macedo, informou que quatro pessoas estão envolvidas com os dois homicídios. Uma delas foi baleada numa operação policial e teria morrido.

Guarda municipal é assassinado no centro de Itajuípe|| Fotoreprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Itajuípe, no sul da Bahia, viveram momentos de pânico na tarde desta segunda-feira (20). Bandidos armados chegaram atirando contra dois homens e um deles morreu no local. Ele foi identificado como Josenito Santos de Oliveira, de 49 anos, que atuava na guarda municipal em Itajuípe.

O funcionário público trafegava de moto quando foi atacado pelos bandidos. De acordo com relatos de testemunhas, Josenito Santos ainda tentou escapar, mas foi cercado e morto. Outro homem, que estava na garupa da motocicleta, também foi atingido e levado em estado grave para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

O carona da moto não foi identificado. Até o início da noite desta segunda-feira ninguém tinha sido preso. A polícia trabalha com várias hipóteses para o assassinato e a tentativa de homicídio.

Homem foi assassinado em Itabuna|| Foto Verdinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi assassinado, na noite desta segunda-feira (6), na rua Firmino Alves, no bairro Mangabinha, em Itabuna. A vítima foi identificada como Jucimar Alves Costa, o Mamá, de 37 anos, que foi morto com pelo menos nove disparos de pistola. O homem estava no interior de um veículo quando foi atingido.

De acordo com relatos de moradores, Mamá tinha passagens pela polícia. Em junho do ano passado, por exemplo, o homem morto na noite de hoje foi detido em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na época, ele foi acusado de dirigir um carro com restrição de roubo.

Além de Mamá, uma mulher foi baleada. Ela é conhecida como Ana Clara, que foi socorrida para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Não há informações sobre o estado de saúde dela, que foi atingida na cabeça. A polícia tenta identificar e prender os atiradores. A polícia investiga várias hipóteses para o assassinato e a tentativa de homicídio.

Quatro das vítimas da chacina de Itabela
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (19), em Itabela, no extremo-sul da Bahia, três suspeitos de participação numa chacina que deixou cinco pessoas mortas e outras duas feridas. O ataque criminoso ocorreu no dia 30 de outubro, às margens da BR-101, próximo ao distrito de Montinho.

O ataque ocorreu no momento em que 12 pessoas estavam num barraco. De acordo com testemunhas, os bandidos já chegaram ao local atirando. Os criminosos não pouparam nem mesmo as crianças. Duas delas foram baleadas e uma menina de 11 anos não resistiu aos ferimentos.

As vítimas foram Aliete Souza das Mercês, de 46 anos, o marido dela, Gean Vieira da Silva, 42, e Edson da Silva Pereira, 42 anos, Simoni Souza das Mercês, 30 anos, e Raléria das Mercês Silva, de 11 anos. A criança era sobrinha de Simoni.

Os nomes dos presos não foram divulgados pela polícia, que informou que procura outros dois suspeitos de participação da chacina. As prisões foram determinadas pela justiça. Ainda foi divulgada a motivação para os homicídios.

Acusado de estupro, casal se apresenta à polícia
Tempo de leitura: < 1 minuto

O casal suspeito de estuprar uma mulher e transmitir o crime durante uma “live” se apresentou à polícia de Brumado, no sudoeste da Bahia, na tarde desta terça-feira (9), acompanhado de um advogado.

De acordo com o titular da Delegacia Territorial (DT) de Brumado, delegado Paulo Henrique de Oliveira, na ocasião, foram cumpridos os mandados de prisão preventiva decretados contra os suspeitos, que agora ficam à disposição da Justiça.

O crime aconteceu na zona rural de Brumado, no dia 24 de outubro, e os suspeitos foram identificados como Gleison Moreira Pinheiro, de 33 anos, e Kelly Suane Teixeira Apolinário, de 24. Ainda segundo o delegado, Gleison trabalha como Dj e é bastante conhecido na região.

A polícia também detalhou que a vítima era maior de idade e foi drogada e alcoolizada antes de ser estuprada. Não há informações sobre como o caso foi denunciado, nem sobre o estado de saúde da vítima.

O local onde o crime foi praticado passou por perícia do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que recolheu objetos e provas. Do G1.

A criança foi morta enquanto dormia com avó
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares prenderam um dos suspeitos de participar do assassinato de Elisa Vitória de Jesus, de dois anos, em Santa Luzia, no sul da Bahia. O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi conduzido para a sede da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior em Itabuna, onde foi autuado em flagrante, horas após o crime.

“As roupas usadas por ele no momento da ação violenta foram apreendidas em sua casa. O homem foi reconhecido pela mãe da vítima”, informou o coordenador da 6ª Coorpin, delegado Evy Paternostro. Outros dois suspeitos de participação no assassinato da criança estão sendo procurados.

A menina foi morta na sexta-feira (5), quando dormia na casa da avó, no bairro Belanísia, em Santa Luzia, onde morava com os pais e uma irmã. De acordo com a polícia, o suspeito e mais dois comparsas invadiram o imóvel à procura do pai da vítima, que não estava no local.

Como represália, os criminosos atiraram na criança. “Seguimos com as investigações para identificar e localizar os outros envolvidos no crime. O flagranteado já teve a prisão preventiva solicitada à Justiça”, acrescentou Evy Paternostro.

Jovens são sequestradas em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas mulheres foram abordadas, dominadas e levadas por homens armados, no início da tarde deste sábado (6), no bairro Zildolândia, em Itabuna, no sul da Bahia. As mulheres estavam se preparando para deixar um prédio quando os sequestradores apareceram,  caminhando tranquilamente em direção ao veículo onde uma delas já estava ao volante. Veja a ação dos marginais no vídeo no final da matéria.

A outra estava entrando pela porta do carona, na frente, mas foi obrigada a descer e entrar e sentar no banco de trás  do veículo Ford Ranger, cinza, de placa RDC3B00. A outra mulher segue a mesma orientação dos bandidos, que agem com muita tranquilidade. Em seguida, um dos marginais assume o volante, enquanto outros motoristas passam pelo local, mas não percebem a ação.

De acordo com informações de amigos, a ação dos bandidos ocorreu por volta das 13h30min. Um deles está de camisa laranja ou vermelha, com calça jeans, e o comparsa vestia camisa branca e calça preta. Uma das vítimas seria Valéria Teixeira, filha do empresário Valtério Teixeira, falecido no ano passado. A outra mulher seria amiga dela, Daisy Matos. A ação durou pouco mais de um minuto. Os homens teriam seguido em direção à BR-101, no sentido Itajuípe. Mais detalhes a qualquer momento.