PDT LANÇA CANDIDATURA DE CIRO GOMES À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

MENINO QUE CAIU DE PRÉDIO EM ITABUNA RECEBE ALTA MÉDICA

MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA ABRE 69 VAGAS PARA ESTÁGIO NAS PROMOTORIAS DO INTERIOR

ITABUNA: ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DA UNIFTC PARTICIPAM DE FEIRA DE SAÚDE

CNJ SUSPENDE PROJETO DE UNIFICAÇÃO DE CARTÓRIOS NA BAHIA

CELEBRA ITABUNA É TEMA DE REUNIÃO DE AUGUSTO COM EVANGÉLICOS

CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO

EM ITABUNA, PACIENTES SÃO AFETADOS POR ESCASSEZ MUNDIAL DE INSUMO MÉDICO

GOVERNO FEDERAL ANUNCIA R$ 12 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE 96 CASAS EM ILHÉUS

Plano garantia-safra é antecipado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Devido às limitações impostas pela crise sanitária da Covid-19, a Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), decidiu antecipar o pagamento do Programa Garantia-Safra na safra 2019/2020.

Com isso, agora em abril, mais de 25 mil agricultores familiares de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Sergipe receberão o valor integralmente em parcela única de R$ 850.No total, o montante pago pelo Governo Federal para produtores de 27 municípios nesses sete estados chegará a mais de R$ 21,5 milhões.

Obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais, têm direito a receber o Garantia-Safra os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção nos municípios igual ou superior a 50%.

Quanto aos agricultores que tiveram a concessão do benefício bloqueado, devem acessar “Solicitar Requerimento de Defesa após Bloqueio do Benefício Garantia-Safra”, no Portal gov.br, e seguir as orientações para regularizar a situação. No entanto, se o problema for o benefício bloqueado, devem acessar o perfil no Sistema de Gerenciamento do Garantia-Safra e verificar o motivo do bloqueio por meio da notificação que consta no perfil.

Corpo de "Seu Moura" foi encontrado nesta quarta-feira || Fotomontagem com imagem do Verdinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

Chegaram ao fim, na tarde desta quarta-feira (21), com um triste desfecho, as buscas pelo taxista Amintas Feitosa de Moura Ferreira, de 71 anos. O corpo foi localizado numa área de matagal, numa plantação de cacau, próximo a uma estrada vicinal, nas imediações do trevo de acesso à cidade de Itajuípe.

O corpo estava na mesma região onde foram encontrados, na terça-feira (20), documentos do taxista mais conhecido como “Seu Moura”. Nesta mesma região, “Seu Moura” foi visto, pela última vez, no momento em que era espancado pelos homens que solicitaram uma corrida, no final da manhã de segunda-feira (19). Ele estava com as mãos amarradas para trás e com cordas envoltas ao pescoço. Além disso, tecido foi colocado sobre a cabeça da vítima.

“Seu Moura” atuava na praça de táxi em frente ao Itão, no Centro Comercial de Itabuna. Ele foi visto pelos colegas, pela última vez, por volta das 11h20min da última segunda, quando pegou uma corrida com dois bandidos, que se passaram por clientes. A polícia está recorrendo a imagens de câmeras de segurança de regiões próximas à praça de táxi para identificar os bandidos.

Um veículo Siena, que foi encontrado carbonizado na zona rural de Itapitanga, no sul da Bahia, seria o táxi de “Seu Moura”. Essa confirmação será possível com conclusão da perícia realizada pelo Departamento de Polícia Técnica de Itabuna.

Entre os colegas de profissão em Itabuna, o clima é de tristeza e revolta. Desde segunda-feira que os colegas estavam ajudando a descobrir o paradeiro de “Seu Moura”. Agora, cobram agilidade nas investigações para localizar os dois marginais.

Chuva causa alagamento em várias ruas em Ilhéus|| Foto Agravo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coordenadoria de Defesa Civil de Ilhéus divulgou, nesta quarta-feira (21), um balanço preliminar dos prejuízos causados pela chuva que caiu no município nas últimas horas. Foram 16 pontos de alagamentos, sendo cinco em casas e 11 em ruas públicas no Alto da Conquista, na Avenida Itabuna, na Avenida Ubaitaba, no bairro Nelson Costa, no centro da cidade.

A Defesa Civil registrou ainda 12 deslizamentos de terra em fundos de casas no Alto do Nerival, na Rua da Floresta do Alto do Coqueiro, no Alto da Conquista e no Alto da Rua do Cano. Um caso de maior intensidade ocorreu na Rua do Cacau, onde um morador perdeu todos os móveis.

Chuva causa estragos em Ilhéus

De acordo com o órgão, o índice pluviométrico foi de 75 mm desde as 13 hs de terça-feira (20), até as 5 hs da manhã desta quarta-feira (21). No primeiro momento da tromba d’água, que ocorreu às 13h de ontem, foram 49 mm de chuva, o previsto para dois dias, e que precipitou em apenas 30 minutos.

A Defesa Civil de Ilhéus está em alerta e pede que a população redobre as atenções e os cuidados para prevenir graves ocorrências. Há previsão de um volume de 45 mm até sábado (24). Por isso, o município corre risco de enfrentar novos deslizamentos e alagamentos. Contatos da Defesa Civil de Ilhéus: (73)98178-2255 e (73) 98836-2753.

Servidor público morreu nesta quarta-feira (21)
Tempo de leitura: 2 minutos

O diretor de Tributos da Prefeitura de Itabuna, Anatoly Cunha Sudislowsky, entrou para triste estatística de vítimas do novo coronavírus. O servidor público faleceu nesta quarta-feira (21) depois ser diagnosticado e internado em estado grave com os sintomas da Covid-19. Ele ficou hospitalizado por cerca de dois meses.

Anatoly deixa esposa, Calica, e um filho de nove anos, João Pedro. Ele ingressou na Prefeitura, por meio de concurso público, em 2008. Antes de ser diagnosticado com o novo coronavírus, ocupava o cargo de diretor de Tributos da Prefeitura de Itabuna.

Anatoly Cunha é o segundo servidor do setor de Tributos do município que falece, neste ano, por complicações provocadas pelo novo coronavírus. A primeira funcionária vítima da doença foi Maria das Graças, que morreu no dia 27 de janeiro deste ano.

EXEMPLO COMO SERVIDOR

O secretário municipal da Fazenda e Orçamento, Davi Dultra, lamentou, em nota, a morte de Anatoly Cunha. “Deus sabe de todas as coisas, de todas. Anatoly cumpriu a missão dele aqui na terra, foi bom homem, bom esposo, bom pai e bom amigo, além de um excelente profissional. Perdemos um companheiro importante na nossa missão, mas Deus tem um propósito ainda maior para ele”, disse.

“Precisamos agora orar por ele, para que fique em paz, para que sinta-se bem lá no céu. Por aqui, ficará a lembrança boa de um cabra aguerrido, comprometido, correto e de bom relacionamento com todos. Ficará para todos nós bons exemplos de um ser humano e um profissional bacana. À família desejo força e muita sintonia cm o Pai Celestial”, acrescentou.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais também emitiu nota lamentamdo a morte de Anatoly Cunha. “Mais um guerreiro, servidor público municipal, que perdemos para a Covid-19, o segundo no Setor de Tributos. Neste momento de grande dor, nos solidarizamos com familiares e amigos”, disse.

Por causa do falecimento de Anatoly Cunha, o Setor de Tributos não terá expediente nesta quinta-feira (22).

Jogadores da Seleção Brasileira do primeiro ouro olímpico
Tempo de leitura: 2 minutos

O Brasil conheceu, nesta quarta-feira (21), seus adversários no torneio de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Hoje, um sorteio definiu os grupos da competição e a Seleção Brasileira enfrentará Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita na primeira fase.

Atual campeão olímpico, o Brasil foi cabeça de chave no sorteio. No grupo D, a Seleção Brasileira iniciará sua trajetória olímpica em Yokohama, contra a Alemanha, no dia 22 de julho. A segunda rodada será disputada no mesmo estádio, contra a Costa do Marfim, no dia 25. O fim da fase de grupos será no dia 28 de julho, contra a Arábia Saudita, em Saitama.

O torneio de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 reúne 16 diferentes seleções. Após a fase de grupos, os dois melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, de onde o torneio segue em formato de mata-mata até a decisão.

PRIMEIRA CONQUISTA

Campeão pela primeira vez na Rio 2016, o Brasil vai até o Japão com o objetivo de trazer o bicampeonato para casa. A defesa da medalha de ouro não vai ser fácil, mas os números garantem: a Seleção está no caminho certo para fazer uma grande Olimpíada.

Durante todo seu período de preparação, a Seleção Olímpica já fez 20 partidas, com 14 vitórias, três empates e três derrotas. Foram 48 gols marcados e 17 sofridos. O artilheiro da Seleção Olímpica é o atacante Matheus Cunha, que já marcou 16 gols (33,3% do total). Atrás dele estão Anthony e Paulinho, com seis gols cada.

Nestas partidas, o técnico André Jardine pôde observar 68 atletas diferentes e conquistar o Torneio Maurice Rivello (antigo Torneio de Toulon), além de assegurar a vaga em Tóquio no Pré-Olímpico da Colômbia, no início de 2020.

CONQUISTAS

Quando o assunto é Olimpíada, o Brasil também é um dos melhores. Sua primeira participação foi em 1952, quando foi até as quartas de final. De lá para cá, foram 13 participações. Desde 1960, a Seleção só não disputou três torneios olímpicos de futebol masculino (1980, 1992 e 2004).

São, ao todo, seis medalhas olímpicas no futebol masculino: duas de bronze, três de prata e uma de ouro, conquistada em 2016. Com esse título, a Seleção Brasileira se juntou a Inglaterra (1908), Bélgica (1920) e Espanha (1992) como um dos únicos times a conquistarem a medalha de ouro dentro de casa. Em todos os tempos, o Brasil também a equipe com mais vitórias na história da competição: 34.

Ilhéus proíbe fogueiras e vendas de bebidas alcoólicas || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir desta quinta-feira (22), o Município de Ilhéus terá um novo horário de toque de recolher. A restrição da circulação noturna passa a vigorar das 22h às 5h até a próxima terça-feira (27). Os estabelecimentos comerciais e de serviços, incluindo os bares, restaurantes e similares, deverão encerrar as suas atividades com até 30 minutos de antecedência do período estipulado.

De acordo com o novo decreto municipal, a venda de bebida alcóolica fica permitida em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no final de semana (sábado e domingo), das 5h até as 22h, durante a vigência do decreto.

Seguem proibidos até 27 de abril de 2021, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas e amadoras e eventos, independentemente do número de participantes, tais como: cerimônias de casamento, eventos desportivos, recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, solenidades de formatura, passeatas e afins.

As academias, centros de treinamento, estúdios e similares voltados para a realização de atividades físicas, poderão funcionar, respeitando a restrição de horário, bem como, todos os protocolos sanitários estabelecidos e a capacidade máxima de lotação de 50%.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscara, com a limitação da ocupação ao máximo de 30% da capacidade do local.

"Seu Moura" à esquerda no destaque sumiu na segunda-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O delegado Marlos Macedo, um dos responsáveis pelas investigações sobre o desaparecimento do taxista Amintas Feitosa de Moura Ferreira, de 71 anos, afirmou há pouco que tem praticamente 100% de certeza que um  Siena encontrado carbonizado, na zonal rural de Itapitanga, na madrugada desta quarta-feira (21), é do profissional. O taxista está sumido desde o final da manhã de segunda-feira (19).

O delgado disse ainda, ao Bahia Meio Dia, da TV Santa Cruz, que policiais militares já estiveram no local onde veículo foi encontrado completamente queimado. Os PMs informaram não haver indicativos de corpo no interior do carro. ” As polícias estão fazendo buscas em toda a região.  A gente conta com o apoio da população. Quem tiver informações deve entrar em contato com a polícia, via 190″,  apelou Marlos Macedo. Uma equipe do Departamento Polícia Técnico já foi para o local.

“Seu Moura”, como é mais conhecido, atua na praça de táxi próxima ao Itão, no Centro Comercial de Itabuna. Ele foi visto pelos colegas, pela última vez, por volta das 11h20min da última segunda, quando pegou uma corrida com dois homens.  Ontem, os documentos do taxista foram encontrados em uma estrada vicinal perto do trevo de acesso à cidade de Itajuípe.

Uma testemunha relatou que viu “Seu Moura” sendo agredido no local, por dois homens, que exigiam dinheiro e a vítima alegava que tinha R$ 250. Essa testemunha informou ainda que tentou falar com a polícia, mas não obteve sucesso de imediato. Só conseguiu depois que o veículo não estava mais no local.

O Bispo Dom Carlos Alberto e o vice-prefeito Enderson Guinho
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vice-prefeito Enderson Guinho confirmou que vai colocar seu nome à disposição para candidatura nas eleições do próximo ano. Formalizou o anúncio em publicação nas redes sociais, na noite desta terça-feira (20), após visita ao bispo diocesano de Itabuna, Dom Carlos Alberto.

Sem mencionar especificamente o cargo eletivo que vislumbra no horizonte, escreveu que as dificuldades deste momento de pandemia escancaram “a necessidade de representatividade estadual e federal em nossa cidade e região”.

Também não é certo por qual partido disputará o pleito. Nos bastidores da política regional, a saída de Guinho do Cidadania é dada como certa e já teria sido objeto de reunião interna da legenda. Republicanos e DEM são dois dos destinos especulados até aqui.

TRAJETÓRIA ASCENDENTE

Enderson Bruno dos Santos foi eleito vereador de Itabuna aos 23 anos, em 2016, pelo PDT. Dois anos depois, candidatou-se a deputado estadual e recebeu 12.789 votos. Nas eleições de 2020, já filiado ao Cidadania, desempenhou papel importante para o convencimento do eleitorado de que a chapa liderada pelo atual prefeito Augusto Castro (PSD) representava “a mudança que o povo quer”, lema da dupla na campanha vitoriosa.

Reunião na sede da Seinfra, nesta terça, entre o titular da pasta, Marcus Cavalcanti, deputados e prefeito
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (20), durante reunião na Secretaria de Infraestrutura do Estado, em Salvador, entre o titular da pasta, Marcus Cavalcanti, o prefeito de Itapitanga, Ró de Beto (PSB), os deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Paulo Magalhães (PSD), além do secretário do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, foi anunciada a licitação para a recuperação da estrada Itapitanga/Coaraci, no Sul da Bahia. Serão restaurados 29 quilômetros da BA-651.

De acordo com Ró de Beto, essa é uma antiga reivindicação dos moradores de Itapitanga. “Aguardávamos por essa notícia há oito anos e estamos felizes, pois será importante para a economia da nossa cidade”, disse.

O secretário Marcus Cavalcanti afirmou que todo o processo burocrático deverá ser finalizado até maio, e as obras começarão no início do segundo semestre de 2021.

Lídice da Mata comemorou a notícia e destacou o empenho do prefeito Ró de Beto em atuar junto ao governo baiano para a requalificação da rodovia. “O prefeito sempre nos pediu ajuda para este pleito, e o secretário Marcus Cavalcanti foi bastante sensível e nos atendeu para levarmos essa boa nova ao povo de Itapitanga”, finalizou.

Apenas quatro governadores não assinaram a carta para políticas ambientais
Tempo de leitura: 2 minutos

Às vésperas da Cúpula Mundial do Clima, nos dias 22 e 23, e em um cenário de críticas internacionais às políticas ambientais do governo federal, o Fórum de Governadores se reuniu com representantes da Embaixada dos Estados Unidos para solicitar parcerias no tema das mudanças climáticas.

O fórum entregou uma carta, assinada por 21 governadores, dirigida ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentando a posição do colegiado sobre ações necessárias para a preservação do meio ambiente e o combate aos impactos prejudiciais das alterações no clima e defendendo parcerias com a gestão do democrata.

No documento, eles indicam a vontade de firmar parcerias com o objetivo de promoção do equilíbrio climático, de cadeias econômicas verdes e de adoção de tecnologias que diminuam a emissão de carbono.

“Juntos podemos construir com agilidade a maior economia de descarbonização do planeta, criando referências para impulsionar a transição da economia mundial para um modelo carbono neutro, orientando uma retomada verde pós-pandemia”, sugerem os governadores.

RESPONSABILIDADES COM REDUÇÃO DE GASES

As autoridades brasileiras elencam no texto as suas responsabilidades com a redução dos gases de efeito estufa, o estímulo a energias renováveis, o combate ao desmatamento, à proteção do bem-estar dos povos indígenas e formas de viabilizar massivos reflorestamentos.

“A aliança Governadores pelo Clima está estruturando políticas climáticas, sociais e econômicas interligadas (base do desenvolvimento sustentável) e vem construindo intercâmbios com governadores, lideranças da América Latina e governos da Europa”, argumentam os governadores na carta.

O intuito, acrescentam os governadores, é “apresentar inovações e parcerias de alto impacto, que considerem o protagonismo das agendas locais, para alcançarmos o desenvolvimento sustentável de maneira mais ampla”.

Não assinam a carta os governadores do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Santa Catarina.

CONSÓRCIO NORDESTE

O Consórcio do Nordeste também entregou uma carta à Embaixada dos Estados Unidos, em que coloca os compromissos dos governos estaduais com o meio ambiente. Entre eles estão a conservação das áreas de Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Amazônia e em aumentar as áreas protegidas e qualificar a gestão das unidades de conservação.

No documento, os governadores do Nordeste também manifestaram o intuito de trabalhar para a recuperação de floresta em unidades de conservação, ampliar os programas de agricultura de baixo carbono e promover análise dos programas de regularização ambiental.

De acordo com o coordenador do Fórum de Governadores, governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, se comprometeu a enviar a carta ao presidente Joe Biden no âmbito da Cúpula Mundial do Clima. Da Agência Brasil.

"Seu Moura" está desaparecido desde ontem
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dona Normalice Ferreira,  mulher do taxista Amintas Feitosa, mais conhecido como “Seu Moura”, fez um apelo emocionante para que as pessoas repassem informações corretas que ajudem a polícia a descobrir, o mais rápido possível, o paradeiro do marido. Nesta terça-feira (20) foram encontrados documentos do profissional de Itabuna, que está desaparecido desde o final da manhã de segunda-feira (19).

Os documentos foram encontrados em um ramal de uma fazenda,  próximo ao trevo de acesso à cidade de Itajuípe.  De acordo com dona Normalice Ferreira, uma testemunha contou que viu, ontem,  dois homens agredindo e exigindo dinheiro ao taxista. Eles estavam no táxi no local onde os documentos foram deixados.

Normalice Ferreira informou que a testemunha ainda tentou contato com a polícia, mas não obteve sucesso de imediato.  Ela relatou que essa testemunha estava indo para a cidade quando percebeu a ação dos bandidos. “Meu marido teria respondia que tinha R$ 250. Eu peço misericórdia a esses indivíduos que estão com o meu marido. Que o libertem logo”.

Normalice Ferreira relatou que está vivendo uma angústia muito grande e que o marido é diabético e faz uso de medicação. “Muitas pessoas estão orando e pedindo para ter fé, mas eu não sei se vou encontrá-lo com vida. Agradeço aos taxistas que fizeram mutirão nesta terça-feira, aos amigos, a população em geral, e a vocês, da imprensa.  Peço que continuem nos ajudando”.

Nesta terça-feira, policiais rodoviários federais, civis e militares fizeram buscas em várias cidades da região. “Seu Moura” mora em Itabuna há 40 anos e é uma pessoa muito querida pelos clientes e colegas de profissão.
https://pimenta.blog.br2021/04/19/familia-de-itabuna-procura-taxista-desaparecido/

Ex-vereador Abraão Ribeiro recebeu alta nesta terça-feira
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-vereador e ex-secretário do município de Itabuna Abraão Ribeiro, de 63 anos, recebeu, na tarde desta terça-feira (20), alta médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do Hospital Calixto Midlj Filho (HCMF). Ele ficou 18 dias na unidade após ter o quadro de saúde agravado por causa da doença.

Abraão Ribeiro deu entrada no HCMF no dia 31 março e foi internado em um leito clínico da unidade Covid-19. Porém, dois dias depois teve o quadro de saúde agravado, sendo transferido para UTI, onde fez uso do capacete especial (Helmet), equipamento de ventilação mecânica não-invasiva (VNI), que vem sendo utilizado, em alguns casos, como alternativa a intubação do paciente.

Ao deixar a UTI nesta terça, o ex-vereador recebeu, das mãos da médica Giulia De Luca, o certificado de etapa vencida da Covid-19. Recepcionado com palmas pelos parentes e amigos, Ribeiro agradeceu a Deus e aos profissionais de saúde pelo atendimento recebido. “Vencemos a Covid!” comemorou Abraão Ribeiro. Liberado para concluir o tratamento em casa, ele será acompanhado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itabuna.

O filho dele, Abraão José Ribeiro Neto destacou que hoje é um dia especial para a família. “Foram 20 dias de muita angústia, mas chegou a hora de celebrar. A saída de meu pai da UTI representa alegria, contentamento e esperança de que é possível vencer a doença, com o poder de Deus, o profissionalismo e competência da equipe”, afirmou o filho do paciente.

Veja o momento em que Abraão deixou o hospital.

O poeta, ator e advogado Ramon Vane, falecido em janeiro de 2017, ganha peça inspirada em suas multifaces artísticas
Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto Vozes Encena Interior 2021, do Grupo Vozes, coloca em cartaz nesta semana o espetáculo Flores de Verão o segundo da série. Escrita e dirigida por Silvia Smith, a peça homenageia o poeta, ator e advogado Ramon Vane (1959-2017). Além da própria diretora, o elenco reúne os atores Guto Pacheco e Elaine Belavista.

“A ideia é realizar um recital dramático com poemas do escritor Ramon Vane Santana, a partir do livro ‘Pé No Chão e Flores de Verão’, explica Silvia. Ela também destaca “o papel do artista na transformação do ser humano e da sociedade, tendo como instrumento a sua arte, as flores de verão. É preciso estar atento e forte, pé no chão, comprometido com os desafios humanos e sociais, porém sem perder a dimensão da poesia, da paixão artística e do potencial criador”.

Os três atores vão representar um personagem inspirado em Ramon Vane. Embora apresentem características diferentes, as múltiplas faces do poeta têm algo em comum: desejam ardentemente o voo como potência da criação artística, que transforma e impulsiona a vida.

A apresentação está marcada para as 19 horas desta quinta-feira (22), no canal do Vozes Encena Interior no Youtube.

FOCO REGIONAL

Os três espetáculos do projeto celebram artistas da região Sul da Bahia, especialmente de Itabuna e Buerarema, terra natal de Ramon Vane. Todos foram adaptados para transmissão via internet. Flores de Verão será o segundo da série.

A iniciativa é financiada pelo Governo Federal com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC).

O presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso, em imagem extraída de vídeo publicado nas redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A mudança do feriado municipal de São Jorge de sexta-feira (23) para sábado (24), determinada pela Prefeitura, causa prejuízo aos trabalhadores do município, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Rodrigo Cardoso (PCdoB), que divulgou vídeo sobre a decisão na noite desta segunda-feira (19).

Segundo o líder sindical, o adiamento vai no sentido contrário do caminho escolhido por outras prefeituras, que costumam antecipar feriados para diminuir as oportunidades de transmissão do coronavírus.

Na opinião de Rodrigo, a mudança prejudica especialmente os comerciários, operários da construção civil e servidores públicos. Dirigindo-se aos membros dessas categorias, disparou que o prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), “resolveu roubar” o dia de descanso remunerado deles.

MUDANÇA EVITA AGLOMERAÇÕES DE FERIADÃO, ARGUMENTA PREFEITURA

Quando anunciou a alteração excepcional no calendário de feriados do município, em nota publicada na noite de sexta-feira (16), a Prefeitura argumentou que seu “objetivo é evitar o feriado prolongado e as aglomerações, uma vez que no dia 21 de abril, dia de Tiradentes, será feriado nacional”.

Profissionais de saúde do Costa do Cacau são vacinados contra a H1N1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Para atender as diretrizes preconizadas nos programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e Imunização Ativa (PIA), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, iniciou, nesta segunda-feira (19), a campanha de imunização contra a gripe H1N1. A doença, causada por uma mutação de um tipo vírus gripal, também é conhecida como Influenza tipo A ou gripe suína.

Entre 2009 e 2010 a infecção afetou grande parte da população mundial, segundo informações da Fiocruz. Atualmente o controle epidemiológico da doença ocorre por meio de vacinação anual indicada para grupos prioritários, como portadores de determinadas comorbidades, algumas profissões específicas, idosos, crianças, trabalhadores da saúde, entre outros, conforme indicado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Jaline Nunes, enfermeira do Trabalho do HRCC, a primeira etapa da campanha de vacinação no hospital atenderá funcionários que tomaram a segunda dose da CoronaVac, imunizante contra a Covid-19, há mais de 14 dias. “Essa é recomendação do ministério e da Sesab. Vamos imunizar esse grupo primeiro e posteriormente pretendemos vacinar profissionais que tomarão a segunda dose da AstraZeneca Oxford, cumprindo os aprazamentos devidos das suas aplicações”, disse.

A enfermeira ainda ressaltou a importância da imunização contra a H1N1, no atual cenário de pandemia do novo coronavírus. “Com a vacinação de proteção da Influenza tipo A, nós reduzimos os números desses quadros gripais no ambiente hospitalar, isso é muito importante. Além de aumentarmos a proteção diante dessa gripe, podemos ter resultados mais precisos nos diagnósticos da Covid-19, assim tomamos as medidas necessárias para diminuir os riscos de contaminação também do coronavírus”, concluiu.