Garantido na elite do futebol baiano de 2023, após passar pelo Jequié na semifinal da Série B do estadual, o Itabuna inicia a decisão do título da Segunda Divisão no estádio Pedro Caetano, em Ipiaú, no próximo domingo (31). A partida contra o Jacobinense está marcada para as 14h45min e a expectativa é que o estádio receba um grande público.
O Itabuna chegou à final da Serie B do Campeonato Baiano ao empatar o primeiro jogo em 1 a 1 e vencer o Jequié, na partida de volta, no Estádio Waldomiro Borges, por 1 a 0. O gol que colocou o Dragão do Sul na decisão foi marcado pelo lateral direito João Neto, que acertou um lindo chute de fora da área.
O segundo jogo da decisão será no dia 6 de agosto, às 14h45min, no Estádio José Rocha, em Jacobina. O adversário do Itabuna garantiu vaga na final ao passar pelo Juazeiro. O Jacobinense perdeu a primeira partida por 2 a 1 e venceu a segunda por 1 a 0. Na decisão por pênaltis, derrotou o time de Juazeiro pelo placar de 7 a 6. Não existe vantagem na decisão. Se houve empate nos dois jogos, o título será decidido nos pênaltis.
O empresário Tharcísio Aguiar, que atropelou e provocou a morte da cirurgiã-dentista Ranitla Scaramussa Bonella, apresentou-se hoje (26) à Polícia Civil, no Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus, no sul da Bahia. O advogado criminalista Jacson Cupertino, que representa o investigado, confirmou a informação ao PIMENTA.
Tharcísio estava foragido desde 26 de junho, quando foi expedido o mandado de prisão preventiva cumprido hoje. Amanhã (27), ele passará por audiência de custódia.
Na audiência, segundo Jacson Cupertino, a defesa pedirá que a prisão seja revogada. “A gente vai demonstrar a desnecessidade da prisão, uma vez que o laudo pericial demonstra que ele estava [dirigindo] numa velocidade compatível com a via [no momento do acidente]”, disse.
O advogado argumenta que a Vara do Tribunal do Júri, que ordenou a prisão de Tharcísio, não é a instância judicial correta para decidir sobre as demandas do inquérito nem para julgar o caso, pois a perícia técnica constatou que o motorista não dirigia acima do limite de velocidade da pista, que é de 60km/h.
Conforme o laudo, naquela tarde de 11 de junho passado, o carro de Tharcísio estava a menos de 50km/h quando atingiu Ranitla, que atravessava a BA-001 sobre uma faixa de pedestres. Ela foi arremessada a dezesseis metros do local do impacto, segundo o perito criminal João Francisco Monteiro Barragan, que assina o laudo.
Nanci Macedo
Há 19 anos, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece histórias de empreendedoras que inspiram e busca incentivar e contribuir para a profissionalização do empreendedorismo feminino. Em 2017, a vencedora nacional foi a empresária de Itacaré, Cida Aguilar, na categoria Pequenos Negócios (relembre aqui).
Cida concorreu com outras 27 empresárias de todo país. Ela destaca o reconhecimento e a oportunidade de incentivar outras mulheres por meio de sua história. “Além de reconhecimento oficial, que honrou a minha trajetória, pude contar a minha história e inspirar outras mulheres a seguir um caminho empreendedor com profissionalismo”, conta.
A empresária revelou que, desde criança, sempre gostou de desafios. Cida já atuou como vendedora de roupas e automóveis, e consolidou seu próprio negócio, junto com o companheiro, no ramo da hotelaria com a Pousada Ecológica Pedra Torta, localizada em Itacaré, no sul da Bahia. Ela revelou ainda que sempre buscou a consultoria e apoio do Sebrae.

“Fomos pioneiros na cidade com as parcerias do Senac e Sebrae. Fizemos cursos na área de marketing, alimentos seguros, atendimento a clientes, entre outros. Temos uma gestão muito organizada, com missão, visão e valores definidos. Trabalhamos com um serviço de qualidade e valorizamos as pessoas. Não é fácil empreender no Brasil, sobretudo quando buscamos implementar um modelo de excelência. É mais desafiante ainda”, contou.
INSCRIÇÕES ABERTAS
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 prorrogou as inscrições até o dia 31 de julho. Podem participar, gratuitamente, mulheres de todo o Estado maiores de 18 anos, proprietárias de pequenos negócios, microempresas ou microempreendedoras individuais (MEI) e produtoras rurais que possuam inscrição estadual de produtor, número do Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF) ou declaração de aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou que explorem atividade pesqueira e possuam registro no Ministério da Pesca.
As inscrições podem ser feitas por esse link. A competição tem um histórico de grandes aprendizados e trocas de conhecimento entre mulheres do todo o Brasil. Além das premiações, que incluem capacitações, viagens, tablets, celulares, divulgações, mentorias e networking, as histórias podem inspirar diversas outras mulheres a entrarem para o mundo do empreendedorismo.
Desde sua reestruturação, em junho, a Comissão de Humanização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, passou a organizar atividades temáticas na unidade. A proposta é realizar ações internas, alinhadas com as campanhas nacionais referentes à saúde e a assuntos sensíveis e importantes para sensibilizar pacientes, acompanhantes e funcionários.
Durante este mês está em andamento o Julho Amarelo e, paralelamente, já está em fase de planejamento o Agosto Lilás, informa o presidente da Comissão de Humanização, enfermeiro Názio Santana. “Nosso grupo está organizado, alinhado e engajado com essa proposta de sensibilizar as pessoas e chamar atenção para temas relevantes”, declarou.
De acordo com a proposta de trabalho, afirma Názio, integrantes da comissão se reuniram, na última semana, para discutir e programar as ações do Agosto Lilás. “Nossos membros, de diversos setores do hospital, discutimos questões sobre essa campanha de enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o necessário fim dessa prática extremamente danosa”, argumentou.
De acordo com Názio Santana, o enfermeiro João Henrique Araújo Andrade, gerente de Enfermagem do HRCC, sugeriu que profissionais da Emergência fossem treinados para melhor acolher demandas relacionadas à violência contra a mulher. “Além disso, João Henrique nos informou que havia solicitado a elaboração, pela coordenação do setor, um manual de atendimento a pacientes vítimas de violência, isso será uma contribuição muito importante para o atendimento humanizado no HRCC”, avaliou.
Quanto ao Agosto Lilás na unidade hospitalar, o presidente da Comissão de Humanização informou que os trabalhos continuam. “Faremos outras reuniões para consolidar nosso planejamento, com objetivo de começar essa ação no início do próximo mês”, concluiu.
O projeto Cozinha do Amanhã está com inscrições abertas para o curso gratuito de Gastronomia Social e Sustentável, voltado para jovens que moram em Itacaré, no sul da Bahia. A iniciativa é do Instituto Capim Santo e, neste ano, tem apoio do Instituto Localiza. A inscrição deve ser feita até a próxima sexta-feira (29), por meio de formulário digital.
Os 50 jovens selecionados para a segunda turma de Itacaré iniciarão o curso no próximo dia 15, na unidade do instituto no município. A capacitação se estenderá por quatro meses, totalizando 200h de aulas práticas e teóricas.
Além de técnicas para preparo de pães, massas, peixes, carnes, entre outros, os alunos irão conhecer a história da gastronomia, boas práticas e nutrição. Farão, ainda, visitas técnicas para aprimorar o aprendizado.
Ao final das aulas, os alunos terão de criar uma receita autoral. No fim deste ano, o instituto vai selecionar a melhor criação e incluí-la no cardápio do restaurante Capim Santo, em São Paulo, comandado pela chefe Morena Leite. A renda gerada pela venda do prato será destinada à instituição filantrópica.
A coordenadora do Núcleo Regional Sul de Saúde, Domilene Borges, informou ao PIMENTA que a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, nesta terça-feira (26), o primeiro caso de varíola dos macacos em Ilhéus.
Trata-se de paciente que fez viagem ao continente europeu há pouco tempo, voltou ao Brasil com sintomas da doença e está em isolamento no Hospital Regional Costa do Cacau. Já o primeiro caso suspeito do município, de paciente que não viajou ao exterior, foi descartado, acrescenta Domilene Borges.
Até o momento, o estado tem 6 casos confirmados da doença; cinco em Salvador e, agora, um em Ilhéus. Outros 31 casos suspeitos são investigados, após notificações dos municípios de Barra (01), Ibicaraí (02), Laje (01), Mutuípe (03), Porto Seguro (01), Salvador (15), Santa Cruz Cabrália (01), Santo Antônio de Jesus (03), São Miguel das Matas (01) e Vitória da Conquista (03).
O Ministério da Cidadania antecipou o início do pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600,00 para o mês de agosto, conforme instrução normativa publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (25).
As datas de pagamento foram definidas com base no dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) e nas datas de nascimento dos beneficiários, segundo a tabela abaixo.

O benefício de R$ 600,00 será pago por cinco meses, de agosto a dezembro de 2022.
Itabuna hoje mostra ao Brasil que, na política, existem, sim, diferenças ideológicas, diferenças partidárias, diferentes interesses, mas que o respeito às diferenças deve prevalecer.
Augusto Castro
Na próxima quinta-feira, dia 28, Itabuna completará 112 anos de emancipação político-administrativa. Ao longo de pouco mais de um século, o ex-prefeito Fernando Gomes teve 45 anos de sua vida diretamente ligada a esta cidade.
Itabuna e Fernando Gomes estão entrelaçados. O legado de Fernando está em cada canto do nosso município.
Entre nós, sempre prevaleceu o respeito. E reconheço em Fernando Gomes a figura de um grande líder político. Dono de uma personalidade única, despertava os mais diversos sentimentos entre aliados e adversários, mas, com um carisma genuíno, conquistava todas as pessoas que dele se aproximavam.
Soube cultivar a lealdade de seus aliados e eleitores. Itabuna e Fernando Gomes sempre serão inseparáveis. O povo desta cidade, por cinco eleições, confiou a Fernando o seu destino. Também lhe deu três mandatos de deputado federal, sendo um constituinte.
Todos nós políticos somos levados a diariamente tomar decisões importantes e complexas. Por vezes, erramos. Mas Fernando foi um político que nunca teve medo de tomar decisões e de assumir os bônus e os ônus de suas decisões.
Como político, nunca fugiu de uma boa briga em defesa de Itabuna. Principalmente, contra os poderosos. Sempre de cabeça erguida, conquistou parte da população da nossa cidade, com a imagem do político corajoso e determinado, mas aberto ao diálogo.
Com seu jeito simples, Fernando era um homem de grande visão política e administrativa. Conseguiu criar uma multidão de seguidores, que reconhecia nele o líder político.
Itabuna hoje mostra ao Brasil que, na política, existem, sim, diferenças ideológicas, diferenças partidárias, diferentes interesses, mas que o respeito às diferenças deve prevalecer. Itabuna mostra ao Brasil que essas diferenças, por maiores que sejam, tornam-se mínimas diante de um povo que reconhece os grandes nomes de sua história.
Parafraseando o saudoso presidente Getúlio Vargas, em sua carta testamento, eu digo: Fernando hoje deixa a vida para definitivamente entrar na história de Itabuna.
Nesse momento em que nos despedimos de Fernando Gomes, em meu nome, da minha esposa Andrea Castro, dos integrantes do nosso governo e, principalmente, da gente de nossa cidade, agradecemos a esse homem do povo por tudo que ele fez por Itabuna.
Solidarizo-me, mais uma vez, com seus familiares, amigos e aliados e peço a Deus que o receba em paz e com muita luz.
Augusto Castro é prefeito de Itabuna.
O influenciador digital Iran Ferreira, 20, o cara da luva de pedreiro, revelou que fez o maior contrato publicitário da sua vida, nesta segunda-feira (25), em publicação numa rede social.
– Fala, minha tropa! O cara da luva de pedreiro tá aqui em São Paulo. Graças a Deus, pai! Vim fazer o contrato da minha vida, o maior contrato do cara da luva de pedreiro. Graças a Deus, pai! Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém. Receba! Aguardem, viu? – declarou o boleiro aos 17 milhões de seguidores que tem no Instagram.
O filho ilustre de Quijingue, famoso por misturar sua habilidade no futebol com manifestações de fé em vídeos curtos, não deu detalhes sobre o novo contrato. Desde o final de junho passado, os negócios de Iran Ferreira são intermediados por seu novo empresário, o ex-jogador de futsal Falcão.
Hoje (26), começa a ser emitida a nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”.
O primeiro estado a emitir a carteira será o Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira (26). Em seguida, virão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais estados.
A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório.
O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.
ATUALIZAÇÃO DE DADOS
A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.
A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados.
O governador Rui Costa chega a Itabuna, em instantes, para a despedida ao ex-prefeito Fernando Gomes, falecido na tarde do último domingo (24). Ontem, Rui já havia lembrado do legado deixado pelo ex-prefeito de Itabuna e ex-deputado federal (reveja aqui).
Para participar do velório e enterro de Fernando, o mandatário baiano suspendeu a agenda oficial que teria em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, nesta terça. Rui e Fernando se aproximaram politicamente ainda na disputa eleitoral de 2016 e se tornaram amigos declarados. À época, o ex-prefeito não contou com apoio de ACM Neto para disputar o comando do Centro Administrativo Firmino Alves. Os dois se reaproximaram neste ano. Neto esteve no velório ontem à tarde.
VELÓRIO NO TEATRO
O corpo de Fernando está sendo velado em uma das obras-símbolo da gestão local tocada em parceria de município e estado, o Teatro Municipal Candinha Doria. Após cerca de duas décadas de iniciado, o equipamento cultural foi concluído e inaugurado em julho de 2019, no último mandato do ex-prefeito, quando o estado liberou mais de R$ 21 milhões. O enterro do ex-prefeito está previsto para as 11h, no Cemitério Campo Santo, no centro da cidade. Atualizado às 8h05min.
As contas externas brasileiras registraram déficit de US$ 2,8 bilhões em março. No mesmo mês do ano passado foi registrado déficit de US$ 5,2 bilhões nas contas que representam as compras e vendas de mercadorias, serviços e transferência de renda com outros países.
Divulgadas nesta segunda-feira (25) pelo Banco Central, as estatísticas do setor externo referentes ao mês de março mostram que, na comparação interanual, “houve aumento de US$ 6,6 bilhões no saldo da balança comercial de bens, parcialmente compensado pelas elevações de US$ 2,8 bilhões no déficit em renda primária e de US$ 1,1 bilhão no déficit em serviços”.
Ainda de acordo com a autoridade monetária, o déficit em transações correntes nos 12 meses encerrados em março ficou em US$ 23,5 bilhões, valor que corresponde a 1,41% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma dos bens e dos serviços produzidos no país). Em fevereiro, o déficit estava em US$ 26 bilhões (1,59% do PIB); e em março de 2021 estava em US$ 22,8 bilhões (1,62% do PIB).
Com relação à balança comercial de bens, o Banco Central registrou, em março, superávit de US$ 6,1 bilhões. No mesmo mês de 2021, o saldo estava negativo em US$ 514 milhões.
Segundo o BC, as exportações de bens ficaram em US$ 29,7 bilhões, enquanto as importações somaram US$ 23,6 bilhões. Esses valores representam, respectivamente, alta 21,1% e redução de 5,8% em comparação a março de 2021.
As importações no âmbito do Regime Aduaneiro Especial para Bens destinados às Atividades de Pesquisa e de Lavra das Jazidas de Petróleo e de Gás Natural (Repetro) totalizaram US$153 milhões em março (US$ 6,5 bilhões em março de 2021). “Excluindo-se as operações do Repetro, a comparação interanual das importações registrou incremento de 26,3%”, disse o BC.
O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região na Bahia está com inscrições abertas para seleção que visa o preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva para estágio de estudantes dos ensinos médio, técnico em Segurança do Trabalho e nível superior em diversas áreas. Para cadastro de reservas há vagas em cidades como Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Jequié, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Feira de Santana.
Há ainda vagas no cadastro de reservas em cidades em Eunápolis, Barreiras, Camaçari, Guanambi,Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Itapetinga, Jacobina, Valença, Vitória da Conquista, Simões Filho, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Irecê, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Candeias e Salvador. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto.
Não há cobrança de taxa de inscrição. No ato da inscrição, o candidato deve informar a localidade em que deseja exercer suas atividades. O processo seletivo será composto por uma etapa de prova objetiva online.
O valor da bolsa auxílio é de R$ 601,25 por mês para jornada de 4 horas/dia para estagiário de nível médio e técnico profissionalizante. Já para estágio de nível superior, o valor é de R$ 841,75 por mês para a mesma jornada. Além disso, estão contemplados seguro contra acidentes pessoais e haverá o pagamento do auxílio-transporte.
O Tribunal do Júri da Comarca de Itabuna julga, nesta terça-feira (25), Rogério Gomes, acusado de tentar matar a esposa Ingrid Katiuschia, em 2012. A sessão de julgamento começa às 8h30min, no salão do fórum da cidade, no Loteamento Nossa Senhora das Graças. A acusação será feita pela promotora de justiça Larissa Avelar, que terá como assistentes as advogadas Jurema Cintra Barreto e Lara Kauark.
Em 1995, Ingrid Katiuschia e Rogério Gomes eram adolescentes, com apenas 15 anos de idade, quando se casaram. Em 2012, já com 17 anos de convivência marital, no dia 22 de setembro, Rogério teria atropelado a esposa de forma brutal. Ingrid ficou internada em um leito da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por mais de 60 dias em estado gravíssimo. O fato ficou conhecido como o atropelamento do Jardim do Ó.
Ingrid foi escalpelada, perdeu massa cefálica, teve esmagamento dos órgãos internos, quebrou a bacia em dezenas de partes e recebeu muitas bolsas de sangue. Infelizmente, o Hospital de Base de Itabuna perdeu seu prontuário. Hoje, ela é uma pessoa considerada inválida e com deficiência permanente constatada pelo INSS.
VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
A advogada Jurema Cintra ressalta que o Brasil vem passando por uma onda terrível de violência contra as mulheres, e este caso é emblemático. “Maridos não podem atropelar suas mulheres, deixá-las inválidas e ficar impunes. Assim foi o caso de Maria da Penha que está numa cadeira de rodas por conta da violência que sofreu. Esta história não pode se repetir em nossa cidade.
Cintra acrescenta que mulheres advogadas estão empenhadas nesta condenação. Fazemos um apelo para as mulheres, as estudantes, as donas de casa de Itabuna irem ao fórum para acompanhar o caso. Quem puder estar presente, estamos recomendando que use roupa branca, para simbolizar um clamor por paz nos lares e homens conscientes, é o que mais defendemos”, afirma a advogada.
O sepultamento do ex-prefeito Fernando Gomes foi antecipado das 14h para as 11h desta terça-feira (26), no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.
Antes, às 10h, haverá nova missa de corpo presente, no Teatro Candinha Doria, onde ocorre o velório. A primeira missa foi celebrada na tarde hoje.
A morte do ex-prefeito, aos 83 anos, neste domingo (24), gerou reações de lideranças políticas, a exemplo do governador Rui Costa (PT) (assista aqui), e manifestações de populares, além de ampla cobertura da imprensa regional.























